Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Jair exalta apoio da torcida e lamenta derrota: "Botafogo foi superior"


Treinador destaca as mais de 11 mil pessoas que estiveram presentes na Arena Botafogo e deram força à equipe carioca, apesar do resultado contra o Santos



Botafogo chegou mais vezes ao gol do Santos,
 mas não conseguiu marcar (Foto: ARMANDO
PAIVA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO)
Apesar da derrota por 1 a 0 para o Santos na noite desta quarta, que rendeu ao Alvinegro o primeiro revés em quatro jogos, os mais de 11 mil botafoguenses não deixaram de apoiar o time. Prova disso é o reconhecimento do técnico Jair Ventura. Segundo o treinador, ele viu algo pela primeira vez em oito anos de clube. Para ele, o Botafogo se portou melhor dentro de campo, mas não conseguiu descontar a vantagem santista.


- Estou há quase nove anos no Botafogo e não recordo de um momento de uma derrota com o apoio da torcida. Triste igual, sabemos da importância de vencer em casa. Mas tivemos o apoio da nossa torcida, quero parabeniza-la e pedir desculpa pelo resultado. Tivemos muito mais oportunidades, mas a bola não quis entrar. Futebol é assim. Você ganha fora e perde em casa, mesmo jogando melhor - disse o treinador.


Ao todo, o Alvinegro carioca finalizou 16 vezes, mais que o dobro da quantidade do Santos, que chegou em sete oportunidades ao gol do Botafogo. A última foi no lance derradeiro do jogo, aos 49 minutos da etapa final, do goleiro Sidão. O arqueiro tentou uma bicicleta na grande área, mas Vanderlei conseguiu fazer a defesa. A tentativa foi exaltada por Jair, que elogiou também o jogo com os pés do arqueiro.


- O Sidão joga muito bem com os pés. Ele pega bem na bola. Quase marcou um lindo gol. Uma pena. Não é comum, mas é um recurso. Quase fez um belo gol.


Confira outros tópicos na coletiva de imprensa de Jair Ventura

Desempenho
A performance hoje foi muito boa, a entrega... Não faltou sacrifício. A equipe lutou até o fim do jogo, até o ultimo minuto, mas a bola não quis entrar.


Lesões
Não quero usar isso como muleta. Mas você perde seu artilheiro, perde seu lateral... É difícil. Uma hora a gente paga o preço. Não temos uma semana de trabalho há muito tempo. Mas não dá pra reclamar. Mas agora com essa sequencia de jogos não tem como os jogadores não machucarem.


Cruzamentos na área
Trabalhamos muito com scouts, com a situação de tentar equilibrar os dois lados. Conseguimos com bola na trave, chances de gol, mas a bola não quis entrar. Quando você joga com um atacante de referência (Canales), tem que apostar nessa situação.


Arbitragem
Difícil falar de arbitragem. Parece desculpa. Ainda não vi os lances. Achei estranha a cera no primeiro tempo e apenas um minuto de acréscimo. Mas não compete a mim ficar reclamando.


Superior ao Santos?
Gostei da performance. Também não podemos tirar o mérito do Santos, terceiro colocado, com jogadores de Seleção. Quando sofremos um gol logo no início, eles conseguiram segurar a bola, congelar o jogo. É um time muito experiente, um bom time. Mas não é nenhuma mentira dizer que o Botafogo foi superior hoje, tanto que a torcida aplaudiu no fim.


EmersonEstamos estudando, confio no Diego também. Hoje achei que seria melhor o Emerson, para não mudar muito a linha de quatro. Pode ser que ele continue na lateral.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro

Com gol no início, Santos vence o Botafogo, que pressiona e reclama


Zeca faz 1 a 0 aos três minutos do primeiro tempo e recoloca o time paulista no G-4. Equipe carioca finaliza bem mais, mas sem gol, e sai insatisfeita com a arbitragem


Zeca (à dir.) comemora o gol do jogo
 com Ricardo Oliveira na arena do
adversário (Foto: Agência Estado)
O Santos venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, na arena da Ilha do Governador, e voltou ao G-4 do Campeonato Brasileiro. A posição do time paulista, conquistada com o gol de Zeca, marcado no início do primeiro tempo, só será consolidada ao fim da 25ª rodada se o Corinthians não vencer o Coritiba também nesta quarta ou o Atlético-MG perder para o Sport na quinta.


O resultado interrompeu uma sequência de três vitórias da equipe carioca, que saiu de campo insatisfeita com a arbitragem.


VEJA A TABELA DO BRASILEIRÃO


Pela 26ª rodada, no domingo, o Botafogo visita o Vitória, às 18h30, no Barradão. No mesmo horário, o Santos recebe o Santa Cruz no Pacaembu.


O jogo
O Santos jogou três minutos no primeiro tempo, até abrir o placar: Zeca roubou a bola de Neilton e, de fora da área, acertou uma bomba no canto esquerdo de Sidão. Depois disso, só deu Botafogo. Na primeira etapa, o time carioca finalizou oito vezes, criando sete chances reais de gol – contra uma da equipe paulista, a da bola na rede.


Aos 25 aconteceu a jogada mais polêmica: após Vanderlei espalmar a bola no travessão, ela sobrou para Neilton, que não conseguiu finalizar e reclamou de um empurrão de Zeca. Na descida para o vestiário, os botafoguenses reclamaram bastante do árbitro Paulo Vollkopf.


O segundo tempo mudou pouco. O Botafogo, inclusive, aumentou a posse de bola, de 54% para 57%. Criou, concluiu, mas não empatou. O Santos, ao contrário da etapa inicial, até que conseguiu armar alguns contra-ataques, mas sem perigo.


A chance mais perigosa do Glorioso aconteceu aos 18 minutos, quando Neilton bateu de fora da área e a bola raspou a forquilha esquerda de Vanderlei. Aos 28, mais reclamação, sobre um impedimento marcado de Camilo.


Nos acréscimos, até o goleiro Sidão foi para a área adversária: no rebote do cruzamento, mandou a bola de bicicleta, mas no meio do gol, para fácil defesa do colega de posição Vanderlei. O placar de finalizações terminou 16 a 7, mas o que vale, o do jogo, ficou 1 a 0 para o Peixe.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro

G-4 é logo ali! Com meta silenciosa, Bota recebe o Santos e tenta a quadra



Com a melhor campanha do returno, Alvinegro se aproxima da parte de cima da tabela. Após desencantar, Canales terá nova chance na vaga de Sassá, machucado



Com Camilo em grande fase, Bota tem
 motivos para sonhar (Foto: Vitor Silva
/SSpress/Botafogo)
Embalado por três vitórias seguidas, o Botafogo recebe o Santos nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Arena Botafogo, na Ilha do Governador. A sensação é que o pior já passou. Após conviver durante todo o primeiro turno com a ameaça de rebaixamento, o time, enfim, engrenou. Melhor campanha e defesa menos vazada do returno, cinco vitórias nos últimos seis jogos no Campeonato Brasileiro... A maré definitivamente virou, e a zona de rebaixamento – separada por oito pontos - parece ser algo do passado.


Cheirinho de Libertadores? Em General Severiano, todos estão de nariz entupido. Embora seja possível, o sonho ainda é distante. A 14 rodadas do fim, o Botafogo é o 9º colocado e está a cinco pontos do G-4. E até para não colocar uma pressão extra sobre o grupo que começa a respirar no Brasileiro, o assunto, por ora, é evitado no clube. O que não impede a euforia de torcedores nas ruas e nas redes sociais.


Para tentar engatar a quarta vitória seguida, Jair Ventura terá problemas. Machucados, Airton e Sassá estão fora. Canales terá nova chance. Com Carli suspenso, Diego e Renan Fonseca disputam uma vaga na defesa. Victor Luís está mantido na lateral, com Diogo improvisado no meio.





Na quinta colocação, o Santos tem 39 pontos, cinco a mais que o Botafogo. O time da Vila Belmiro também chega ao jogo embalado pela vitória no clássico contra o Corinthians, no domingo. Caso vença, o Botafogo chegará à quarta vitória seguida e igualará a marca do time de 2013 que, comandado por Seedorf, chegou a liderar o Campeonato Brasileiro.


Um dos principais clássicos do futebol brasileiro, Botafogo e Santos já se enfrentaram 104 vezes em toda história, com pequena desvantagem dos cariocas: foram 40 derrotas, 36 vitórias e 28 empates, com 152 gols marcados e 181 sofridos. Só um desses duelos até hoje foi realizado na Ilha do Governador: foi no dia 14 de agosto de 2005, em partida do Brasileirão, o jogo terminou em 3 a 3, com gols de Alex Alves, duas vezes, e Émerson para os donos da casa.

Botafogo x Santos

Local: Arena Botafogo, Rio de Janeiro - RJ
Data e horário: quarta-feira (14 de setembro), às 19h30 (de Brasília)
Provável time: Sidão, Emerson (Diego), Renan Fonseca (Emerson), Emerson Silva, Victor Luis; Bruno Silva, Dudu Cearense, Diogo Barbosa, Camilo; Neilton e Canales.
Desfalques: Jefferson e Rodrigo Lindoso (em fase de transição), Airton e Sassá (lesionados), Carli (suspenso).
Pendurados: Airton, Anderson Aquino, Bruno Silva, Fernandes, Renan Fonseca, Sassá, Sidão e Victor Luis
Arbitragem: Paulo H Schleich Vollkopf (MS), auxiliado por Cicero Alessandro de Souza (MS) e Marcos dos Santos Brito (MS).
Transmissão: SporTV (menos RJ), Premiere e PFCI (com Luiz Carlos Júnior e Roger Flores)


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro