Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

O segundo "Loco" do Botafogo: as origens e razões do apelido de Gabriel Cortez


Histórias de indisciplina no Equador do "Cazares melhorado" são tidas como coisas do passado. Aos 24 anos, casado e com uma filha pequena, reforço pretende vida nova no Alvinegro


Gabriel Cortez será o segundo "Loco" da história do Botafogo. Apelido que dá esperanças ao torcedor porque evoca o nome de Sebastián Abreu. Por enquanto, o novo reforço não quer ser comparado ao atacante uruguaio. Mas, fora de campo, o meia equatoriano mostrou uma autenticidade que faz lembrar o ídolo alvinegro.


O GloboEsporte.com foi atrás de jornalistas equatorianos e pessoas ligadas ao atleta para buscar informações sobre a origem do apelido de Cortez. Segundo Mayra Ubidia, repórter e comentarista da DirecTV Sports, a razão de o chamarem de "Loco" é curiosa e um tanto generosa.


- Na sua terra, que é Esmeraldas, ele, quando começou a ganhar dinheiro, foi a seu povo e sua cidade e começava a lançar dinheiro para ajudar a sua gente. Aí, por causa disso, falavam: "É o Loco Cortez, o Loco Cortez". E porque também tem uma personalidade super espontânea, hiperativa e alegre.



Gabriel "Loco" Cortez chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira — Foto: Davi Barros/GloboEsporte.com


Considerado por membros da diretoria alvinegra como "um Cazares melhorado", Cortez sofreu no passado com problemas de indisciplina. Apesar da constante menção à alegria e espontaneidade do jogador - inclusive nas comemorações dos gols -, alguns jornalistas ressaltam que pela experiência no Equador, Cortez não é um jogador simples de se lidar.


Revelado pelo Independiente del Valle, e integrante do time vice-campeão da Libertadores, o meia brigou com o treinador do clube ao ser substituído em uma partida. De acordo com Leo Herrera, outro jornalistas ouvido pela reportagem, os problemas continuaram no Emelec.


- Ele foi sacado do time titular em 2017. Pouco depois, disse para um veículo daqui que não queria renovar porque tinha propostas do Barcelona de Guaiaquil e do México, para onde foi. Porém, sofreu com muita lesões. Na temporada passada esteve no Emelec com muitas intermitência (lesões e pouco espaço enquanto era dirigido por Rescalvo). Quando Rescalvo assumiu, teve um problema de indisciplina além da lesão - viajou ao México para tratar de assuntos pessoais sem a permissão do treinador - e se ausentou por vários dias. Quando voltou, seu nível já estava muito abaixo do demonstrado em 2017.



Gabriel "Loco" Cortez, quando atuava pelo Emelec, seu último clube antes do Botafogo — Foto: Reprodução/Instagram


- Infelizmente jogou pouco no Emelec, infelizmente. Ele gostava de festas com os jogadores, álcool e isso diminuiu o rendimento dele, lastimosamente. É um grande jogador, grande jogador, mas tinha muitos problemas de indisciplina fora de campo. Dentro de campo, quando está disciplinado, é indiscutível que é um craque - afirmou Andrés Marriot.


"Se ele tivesse a cabeça no lugar durante toda a carreira, não conseguiríamos contratar. É muito bom" - disse um dirigente alvinegro à reportagem


Com mais uma experiência no exterior, Cortez terá a oportunidade de mostrar a maturidade que pessoas ligadas a ele e ao Botafogo pregam que agora, casado e com uma filha, o atleta adquiriu. É o que falta para, aos 24 anos, embalar de vez na carreira. Quem o viu jogar ou convive com ele destaca o potencial e elogia a qualidade do meia equatoriano.


Caberá a Cortez mostrar dentro de campo o que a torcida espera dele. Assim como foi com o primeiro "Loco" do clube. Ele terá até o fim desta temporada, quando termina o acordo atual com o Botafogo, que será assinado após os exames médicos.


Fonte: GE/Por Davi Barros e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Botafogo treina sem Pedro Raul e Luiz Fernando antes de estreia na Copa do Brasil; veja provável escalação


Centroavante vem sentindo dores musculares enquanto o segundo teve febre e se recupera do desgaste do clássico contra o Vasco


O Botafogo fez nesta terça-feira, no estádio Nilton Santos, o último treino antes da viagem para o Rio Grande do Sul, onde enfrenta o Caxias nesta quarta. Cícero e Joel Cari, poupados contra o Vasco, treinaram normalmente. Porém, dois desfalques na atividade foram Pedro Raul e Luiz Fernando.


Pedro Raul vem sentindo dores, que segundo Alberto Valentim "têm diminuído". Ele viaja com a equipe, e será avaliado no dia do jogo. Luiz Fernando teve febre e se recupera de um alto desgaste após o clássico contra o Vasco, no último domingo. O treinador também não confirmou sua presença na partida.



Pedro Raul, com dores, será reavaliado e pode dar lugar a Navarro na Copa do Brasil — Foto: MAGA JR/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO


Valentim comentou a ausência de Pedro Raul em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira:


- Provavelmente joga o Navarro. Mas está essa briga boa com o Igor Cássio. Jogadores jovens, que contamos muito. Precisarei muito de todos no decorrer do jogo.


Sobre Luiz Fernando, Valentim afirmou:


- O Luiz Fernando não estava bem. Também não subiu para o treino. Vamos esperar para ver se tem condições de jogo.


Confira a equipe titular que treinou sem os dois jogadores: Gatito; Fernando, Marcelo Benevenuto, Joel Carli, Guilherme; Cícero, Thiaguinho, Alex Santana, Bruno Nazário; Luis Henrique e Navarro.



Fonte: GE/Por Caíque Andrade — Rio de Janeiro

Gabriel "Loco" Cortez chega ao Rio de Janeiro e é aguardado pelo Botafogo nesta terça


Meia equatoriano de 24 anos assinará contrato de empréstimo com o Alvinegro até o fim da temporada



O Botafogo está prestes a anunciar mais um reforço para a temporada de 2020. Trata-se de Gabriel "Loco" Cortez, meia equatoriano que atuou no Emelec no ano passado. O jogador de 24 anos chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira, no aeroporto do Galeão.


Em rápida conversa com a imprensa, o meia destacou o tamanho do clube e mostrou otimismo com a possibilidade de jogar com Honda.


- Botafogo é um clube grande, que está me abrindo as portas, espero aproveitar ao máximo e quero fazer tudo bem no Botafogo. Não conheço o Honda, mas seremos companheiros e espero que saia tudo bem.



Gabriel "Loco" Cortez (de branco) chega ao Rio para assinar com o Botafogo — Foto: Davi Barros


Cortez desembarca no Rio faltando apenas a aprovação nos exames médicos para ser anunciado pelo Alvinegro. O contrato do jogador, que pertence ao Guayaquil City, é de empréstimo com opção de compra por 1 milhão de dólares (R$ 4,25 mi). O último do meia foi o Emelec, do Equador, onde fez 18 jogos e marcou cinco gols.


No meio de campo ele terá a concorrência de Bruno Nazário, Honda e Leandrinho. Os dois primeiros foram contratados pelo Botafogo para esta temporada, enquanto Leandrinho é cria da base do Glorioso e estava emprestado ao Sport em 2019.


O meia equatoriano é um dos 13 reforços do Alvinegro para a temporada. Além de Gabriel Cortez, o Botafogo também conta com os seguintes jogadores a partir desta temporada:


Zagueiro: Ruan Renato;

Laterais: Barrandeguy, Danilo Barcelos, Guilherme Santos e Warley (ainda foi anunciado, mas treina com o elenco);

Volantes: Luiz Otávio e Thiaguinho;

Meias: Bruno Nazário, Honda e Gabriel Cortez (ainda não foi anunciado);

Atacantes: Lecaros, Pedro Raul e Gabriel Novaes (ainda não foi anunciado).


Fonte: GE/Por Davi Barros — Rio de Janeiro