Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

Com gol de letra no fim, Figueira bate Botafogo e vai às oitavas da Copa BR


Cariocas pressionam no inicio do jogo, mas catarinenses crescem na etapa final e são coroados com gol da classificação nos acréscimos



Como na primeira partida, o jogo foi decido nos minutos finais. Desta vez, melhor para o Figueirense. Marcão, de letra, marcou aos 47 do segundo tempo, dando a vitória ao Figueirense por 1 a 0 sobre o Botafogo, na noite desta terça-feira, no Engenhão. Após ser pressionado durante todo o primeiro tempo de jogo, a equipe catarinense voltou melhor na segunda etapa. As entradas de Dudu, Yago e Everaldo promovidas por Argel Fucks coroaram a classificação da sua equipe, que passa para as oitavas de final.

O público total da partida foi de 7.116, sendo 6.485 os pagantes. A renda foi de R$ 132.710,00. Com a vitória sobre o Botafogo pelo placar de 1 a 0, o Figueirense se credencia para as oitavas da Copa do Brasil, ainda sem data acertada. Seu adversário será definido por sorteio, já que os times que estão na Libertadores deste ano entram a partir da próxima fase na competição nacional.

Marcão marca o gol da classificação do Figueirense sobre o Botafogo e avança na Copa do Brasil (Foto: André Durão)

O Botafogo pressionou desde o começo. Com boas jogadas do quarteto formado por Elvis, Octávio, Luis Henrique e Pimpão, a equipe carioca chegava com perigo ao ataque. O Figueirense procurava espaços para o contra-ataque, sem muito sucesso. Tanto que, em todo o primeiro tempo, a equipe catarinense finalizou somente quatro vezes, com apenas uma bola na direção do gol de Jefferson. Aos 33 minutos, Elvis se machucou em dividida, voltou, mas aos 37 foi substituído por Tomas Bastos. Argel Fucks tirou Jefferson e colocou Dudu. As substituições ajudaram o time do Sul crescer nos minutos finais.

No retorno, a pressão mudou de lado. Em desvantagem no placar agregado, o Figueirense saiu mais para o jogo. René Simões sacou Octávio e colocou Daniel Carvalho para dar mais experiência e cadência ao meio de campo, mas viu Roger Carvalho quase marcar contra aos 24 minutos. O jogo ficou mais aberto para as equipes, com boas chances de ambos os lados. Com as entradas de Everaldo e Yago, o time catarinense chegou por diversas vezes com perigo, mas parou em Jefferson, que fez defesas decisivas. No entanto, o camisa 1 não conseguiu evitar o gol de letra de Marcão, que carimbou o passaporte do Figueirense para a próxima fase da competição nacional.


Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Eventual eliminação na Copa do Brasil pode levar o Botafogo à Sul-Americana


Possibilidade é remota, uma vez que Alvinegro teria de torcer por combinação de resultados, em caso de derrota para o Figueira. Por ora, clube não pensa na hipótese


Uma eventual eliminação da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira, pode provocar uma situação curiosa. Dependendo de outros resultados na competição, um fracasso contra o Figueirense pode levar o Botafogo a disputar a Copa Sul-Americana, no segundo semestre.

Seria a oportunidade para o clube voltar a disputar um torneio internacional, após a decepção na Libertadores do ano passado, quando o Botafogo foi eliminado na fase de grupos. O técnico René Simões, no entanto, garante que sequer chegou a pensar na possibilidade, uma vez que a ideia é avançar na Copa do Brasil.

- Não penso nisso. Só penso no Figueirense e nessa sequência do Botafogo. Quero classificar, e espero que consiga. Não pensei nisso, não. Eu tenho por hábito sempre consultar a direção sobre as pretensões. Quando fomos contratados, a meta era chegar entre os quatro do Carioca. Claro que isso não estava escrito, mas se eu não conseguisse, seria demitido. Depois, o pedido era para ascendermos à Série A. Não foi pedido nada em relação à Copa do Brasil. Agora, foi dito para seguirmos nessa competição, tentar a classificação. Então, queremos passar para a outra fase - disse o técnico René Simões.

René Simões diz que não pensa em uma possível disputa de Sul-Americana do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
A combinação que levaria o Botafogo à Sul-Americana em caso de eliminação para o Figueirense não é fácil. O Brasil tem direito a oito vagas no torneio. A princípio, duas já têm donos, e outras seis estão em disputa. A CBF estabelece que as seis equipes eliminadas até a terceira fase da Copa do Brasil, com melhor classificação no Campeonato Brasileiro do ano anterior, disputam a Sul-Americana. Nesse caso, os quatro clubes que conseguiram acesso à Série A estão à frente dos times rebaixados para a Série B, caso do Botafogo.

Nesse panorama, Goiás, Joinville e Avaí, já eliminados da Copa do Brasil, estão à frente do Botafogo. Como há dois duelos entre equipes da Série A nessa fase (Coritiba x Ponte Preta, e Sport x Santos), outras duas vagas ficariam com os perdedores desses confrontos. Nesse caso, o Botafogo teria de torcer para Flamengo, Vasco, Palmeiras, Grêmio e Bahia avançarem na competição para ficar com a vaga restante.

Outra possibilidade seria torcer pelo Ceará contra o Tupi-MG. Campeão da Copa do Nordeste, a equipe de Fortaleza conquistou o direito de disputar a Copa Sul-Americana. No entanto, caso o Vozão avance na Copa do Brasil, mais uma vaga se abrirá na competição continental. A outra já definida é do Brasília, campeão da Copa Verde.

 
Por Chandy Teixeira e Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

René admite jogar "com regulamento debaixo do braço" contra o Figueira


Depois de ficar no 2 a 2 jogo de ida da Copa do Brasil, Alvinegro pode até empatar nesta terça, no Engenhão: "Tem que jogar de acordo", diz o técnico




René quer jogadores calmos contra o Figueira
(Foto: Vitor Silva / SSPress)
René Simões é um técnico que gosta de lançar mão de todas as ferramentas que o seu time possui. Mesmo que elas estejam "fora" do campo de jogo. O exemplo claro é a vantagem do Botafogo nesta terça-feira contra o Figueirense, no Engenhão, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Como empatou o primeiro duelo em 2 a 2, em Santa Catarina, o Alvinegro pode até empatar por 0 a 0 e 1 a 1 que ainda sai classificado.

Fugindo do lugar comum, René Simões entende que em competições com formato de mata-mata, exemplo da Copa do Brasil, é preciso jogar de acordo com o regulamento e entrar em campo com ele "debaixo do braço". Tudo isso sem constrangimento.

- Depende muito da competição. Jogo de mata-mata você sempre tem que jogar com o regulamento debaixo do braço. É claro que você tem que jogar de acordo. Mas também é muito difícil, com as características do Botafogo, empatar. A gente empata por casualidade. É ter calma. Esse jogo contra o Figueirense vai ser muito duro. O Argel (Fucks) coloca uma equipe muito guerreira dentro de campo. Vai ser difícil, mas muito gostoso - analisou René Simões.

Vivendo a primeira oscilação na Série B depois de dois jogos consecutivos sem vencer - com um empate e uma derrota -, o técnico também comemorou a oportunidade de "esquecer" o Brasileirão momentaneamente. Para explicar os benefícios de mudar de competição dentro da temporada, o técnico utilizou mais uma de suas famosas metáforas, desta vez utilizando a profissão de jornalista como exemplo.

- Isso é um exercício muito ​b​om​ (mudar momentaneamente de competição)​. ​É​ fantástico. É como se​ você, jornalista esportivo,​ de repente tivesse que comentar um desfile de modas e​ ainda​ escrever sobre isso. É mudar completamente de ares. Isso é um exercício bom para mente do jogador. Não vejo algo ruim não, vejo como uma coisa boa​ -disse René.

O Botafogo enfrenta o Figueirense, nesta terça-feira, às 21h, no Estádio Nilton Santos, pela Copa do Brasil. O Figueirense precisa vencer ou empatar, desde que marque pelo menos três gols. Caso o placar do primeiro encontro se repita, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real.

Por Chandy Teixeira Rio de Janeiro/GE

Início de Luis Henrique lembra o de Túlio Maravilha pelo Botafogo


A exemplo da joia de 17 anos, ídolo alvinegro teve ótima estreia, mas passou os dois jogos seguintes em branco antes de voltar a balançar as redes. Vem gol do camisa 9 nesta terça?



Já com 24 anos, Túlio estreou contra o América.
E fez gol! (Foto: Reprodução de internet)
O início arrasador de Luis Henrique encheu os alvinegros de esperança. Na vitória de 5 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, o jovem de apenas 17 anos fez dois gols. Nos dois jogos seguintes, o atacante passou em branco, mas não há com o que se preocupar. O ídolo Túlio Maravilha também teve ótima estreia pelo Glorioso e passou duas partidas sem estufar a rede antes de deslanchar com muitos gols. Ou seja, a joia tem boa inspiração para brilhar no jogo desta terça-feira, contra o Figueirense, às 21h, no Estádio Nilton Santos, pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida terá transmissão em tempo real pelo site do LANCE!.


Há ainda outras coincidências nos casos de Luis Henrique e Túlio Maravilha. Nas duas partidas em que passou em branco, depois de estrear com três gols, o ex-camisa 7 e o time do Botafogo sofreram com expulsões. Na sexta-feira passada, a equipe alvinegra teve Willian Arão expulso. Como os botafoguenses costumam apelar para a superstição, este parece ser um bom presságio para o Glorioso.

É provável que Luis Henrique seja substituído no decorrer da partida contra o Figueira, devido ao desgaste físico dos últimos jogos. Ele chegou a sentir câimbras na partida contra o Ceará e foi substituído. O técnico René Simões comentou sobre a situação do atleta para o duelo contra o time catarinense.

– No jogo passado, ele enfrentou uma marcação pesada. Falei para ele se acostumar. Não sei se vai dar para ele aguentar a partida toda, mas vai dar para iniciar a partida com certeza – comentou René, confirmando a escalação da joia alvinegra para a partida da noite de hoje.

Avançar de fase na competição nacional representa mais confiança para o Botafogo após tropeços na Série B. O Glorioso não esconde que a prioridade do ano é voltar à elite do Campeonato Brasileiro, mas chegar longe na Copa do Brasil aumenta as chances de levantar uma taça na temporada e também rende mais dinheiro ao clube, seja com patrocinadores ou premiações.

Como empatou em 2 a 2 no jogo de ida, o Alvinegro Carioca tem a vantagem de empatar em 0 a 0 ou 1 a 1 para avançar às oitavas de final da competição nacional.

No primeiro duelo contra o Figueirense, o Botafogo chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas reagiu e buscou o empate, com gols de Diego Giaretta e Luis Ricardo. O resultado foi muito comemorado pelos cariocas porque o gol que deu a igualdade no placar saiu aos 48 minutos do segundo tempo.

O DESLANCHAR DE TÚLIO MARAVILHA

Estreia - Túlio estreou pelo Botafogo na goleada de 6 a 0 sobre o América, no dia 30 de janeiro de 1994, no Estádio Caio Martins, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Logo na primeira partida pelo Glorioso, o artilheiro fez três gols.

Em branco - Nos dois jogos seguintes à estreia, o artilheiro Túlio Maravilha passou em branco, contra Olaria e Americano. A torcida, porém, não sabia que o melhor ainda estava por vir.

Brilhou - Após passar dois jogos em branco, o matador alvinegro fez os dois gols da vitória no clássico contra o Fluminense, no dia 20 de fevereiro de 1994. O placar ficou no 2 a 1.

Embalou - Herói no clássico contra o Fluminense, Túlio Maravilha embalou de vez no Botafogo e fez muitos outros gols. Nas duas partidas após o Clássico Vovô, ele foi decisivo e três gols, sendo dois contra o Campo Grande e um sobre o Madureira.

*Os dados usados nesta reportagem foram coletados pelo historiador e pesquisador Pedro Varanda.


Vinícius Perazzini - LANCENET! 

Bota recusa oferta da Lusa, e Jeferson Paulista é relacionado pela 1ª vez


Após ser dado como carta fora do baralho por René Simões, meia deve ficar no banco contra o Figueirense, nesta terça, após três meses treinando com o elenco




Octávio pode não ser o único estreante do Botafogo nesta terça-feira. Há três meses treinando, Jeferson Paulista foi relacionado pela primeira vez por René Simões e pode fazer sua reestreia no clube. Emprestado ao Rio Claro no início da temporada, o meia retornou após a disputa do Campeonato Paulista e, desde então, vinha treinando normalmente com o restante do elenco.

Jeferson Paulista chegou a ser descartado por René Simões. Em sua reapresentação, o treinador afirmou que o jogador não estava nos planos. No entanto, ele permaneceu no elenco e convenceu, nos treinos, de que pode ajudar. Na última semana, o Botafogo recusou uma proposta de empréstimo da Portuguesa pelo atleta. 

Após três meses, Jeferson Paulista é relacionado pela primeira vez no Botafogo (Foto: Satiro Sodré / SS Press)

- Futebol é assim. Um dia você não está nos planos e no outro é titular. Fiquei muito feliz por ser relacionado depois de três meses buscando meu espaço nos treinos. Espero retribuir toda a confiança do René. Se possível entrando no jogo e dando o meu melhor. À princípio, ele deixou claro que não contava comigo. Não desanimei, continuei focado e buscando meu espaço. Eu sabia que a qualquer momento as coisas poderiam mudar - comemorou Jeferson.

Ainda na base, Jeferson Paulista chegou ao Botafogo em 2012, vindo do São Paulo. O meia canhoto, de 23 anos, tem contrato com o clube até o fim do ano.

Por Marcelo BaltarRio de Janeiro/GE

Para espantar a crise, Bota e Figueira decidem vaga na Copa do Brasil


Apesar de líder, clube carioca vive momento ruim na Série B, assim como equipe catarinense, que vem de duas derrotas na Série A. No jogo de ida, empate por 2 a 2



Um jogo para apagar os focos de crise e avançar na Copa do Brasil. É assim que Botafogo e Figueirense tratam o encontro desta terça-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela terceira fase da competição. Após tropeçar no Campeonato Brasileiro e ver a liderança da Série B seriamente ameaçada, o clube carioca volta ao Rio de Janeiro, após dois jogos, e aposta na invencibilidade como mandante na temporada para seguir. A equipe catarinense, que vem de duas derrotas na Série A, também tenta juntar os cacos e abafar o momento ruim.

Na primeira partida, há quase dois meses, em Florianópolis, empate por 2 a 2. O resultado favorece ao Botafogo, que joga por empates em 0 a 0 ou 1 a 1. O Figueirense precisa vencer ou empatar, desde que marque ao menos três gols. Caso o placar do primeiro encontro se repita, a decisão da vaga será nas cobranças de pênaltis.

Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Botafogo sabe que uma eliminação em casa pode encurtar a paciência da torcida, que anda desconfiada com a queda de rendimento do time, apesar da liderança da Série B. Ao contrário dos outros cinco jogos da Copa do Brasil, René Simões deve ir com a força máxima. O que não significa, no entanto, que o time não terá mudanças. Elvis e Octávio treinaram entre os titulares e começam a partida. O primeiro ganha nova chance após ficar fora dos dois últimos jogos, enquanto o segundo terá a primeira oportunidade desde o retorno de empréstimo à Fiorentina.
 
Figueirense e Botafogo empataram em 2 a 2 no primeiro jogo da Copa do Brasil (não usar em SC) (Foto: Agência Estado)

O tempo foi inimigo do Figueirense para o importante duelo. Depois de perder para o Santos, no sábado, a comissão técnica optou pela permanência em São Paulo para facilitar a logística e a equipe fez apenas um treinamento com o grupo completo. O técnico Argel Fucks não abre mão da Copa do Brasil e prometeu colocar um time ofensivo para buscar a vaga nas oitavas de final.

Flávio Rodrigues Guerra apita o jogo, auxiliado por Carlos Augusto Nogueira Junior e Anderson José de Moraes Coelho, todos de São Paulo. A Fox Sports transmite a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.




Botafogo: o time terá mudanças para a partida contra o Figueirense, nesta terça-feira. O técnico René Simões confirmou que Elvis e Octávio serão titulares. Eles entram nas vagas de Tomas Bastos e Lulinha, que iniciaram a partida contra o Bragantino. Luis Ricardo (cansaço) e Carleto (dores nas costas) são dúvidas. O Botafogo deve ir a campo com Jefferson, Luis Ricardo (Diego), Renan Fonseca, Roger Carvalho, Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Octávio, Elvis; Rodrigo Pimpão e Luis Henrique.

Figueirense: Argel não confirmou, mas a equipe deve ter o retorno do meia Ricardinho, poupado contra o Santos. Outra ausente, mas com a volta assegurada, é o goleiro Alex Muralha. O volante Jefferson joga novamente na lateral direita em detrimento da suspensão do titular Leandro Silva. Ainda, a formação pode ter a presença de Marcão no ataque. Com o que tem à disposição, o comandante tende a mandar a campo o time com: Alex Muralha; Jefferson, Marquinhos, Bruno Alves e Cereceda; Paulo Roberto, Fabinho, Ricardinho e Rafael Bastos; Thiago Santana e Everaldo (Marcão).




Botafogo: recuperado de lesão muscular, Diego Jardel está em fase de transição e não joga. Andreazzi e Camacho estão no departamento médico. Gilberto segue com a seleção brasileira na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Figueirense: Thiago Heleno, Nirley, França, Carlos Alberto, Juninho e Elias estão lesionados, e Leandro Silva está suspenso.




Botafogo: Diego Giaretta e Elvis

Figueirense: Nirley, Leandro, Yago e Roberto


Por GloboEsporte.comRio de Janeiro/GE