Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Botafogo anuncia a contratação do atacante Luis Henrique




Jogador volta ao clube em que estreou como profissional emprestado até o fim de 2023




O Botafogo anunciou o retorno do atacante Luis Henrique. Ele volta ao clube que estreou como profissional e chega emprestado até o meio de 2023. Ele será apresentado na tarde desta sexta-feira, no Nilton Santos.


O acordo prevê a opção de compra ao fim do vínculo. Porém, há metas que, se batidas por Luis Henrique (como número de jogos atuando, por exemplo), o dispositivo evolui para obrigação de compra.



O clube anunciou a "volta pra casa" do jovem jogador nas redes sociais com emojis e um vídeo com uma música de Zeca Pagodinho: "Debaixo do meu chapéu". Nele, Luis Henrique fala que manda no próprio destino e que foi chamado por Luís Castro. Veja o vídeo abaixo.


+ Joia 2020: Luis Henrique, o atacante observado pelo Bayern que terminou o ano como titular do Botafogo







Confira o vídeo de apresentação de Luís Henrique, reforço do Botafogo (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/XmIGYpugmYg" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)




Luis Henrique foi anunciado pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo




+ Dois anos, um gol: como foi a passagem de Luis Henrique, reforço do Botafogo, na França


O movimento foi tratado como "operação de guerra", pois contou com viagem de André Mazzuco, diretor esportivo do Botafogo, para apresentar proposta e projeto à família de Luis Henrique, na Paraíba, no nordeste brasileiro. Paralelo a isto, a equipe de John Textor apertou o cerco ao Olympique, que tinha uma proposta do Flamengo em mãos.


Os ajustes para atender os pedidos do clube francês foram encaminhados. O Botafogo pagará, caso as metas sejam cumpridas pelo jogador, aproximadamente oito milhões de euros - o que corresponde a R$ 42 milhões na cotação atual, valor muito próximo ao que recebeu em 2020 pela venda ao Olympique - por toda a transação.


+ Leia mais notícias do Botafogo



"Desistência foi um discurso para tentar amenizar um possível chapéu", diz Renata de Medeiros sobre interesse do Flamengo em Luis Henrique, possível novo reforço do Botafogo (https://ge.globo.com/video/desistencia-foi-um-discurso-para-tentar-amenizar-um-possivel-chapeu-diz-renata-de-medeiros-sobre-interesse-do-flamengo-em-luis-henrique-possivel-novo-reforco-do-botafogo-10742102.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Pertencente ao Três Passos, do Rio Grande do Sul, para atuar ainda na base alvinegra, Luis Henrique se destacou e subiu para o time profissional com 17 anos. Ele jogou nas duas últimas rodadas do Brasileirão de 2019 e deu uma assistência. Na temporada seguinte, foi titular absoluto no Campeonato Carioca e início do Campeonato Brasileiro. Com 19 jogos, marcou dois gols e deu cinco assistências.


No Olympique de Marselha, entrou em campo 49 vezes nas duas temporadas em que ficou por lá. Ganhou massa muscular, mas não teve números expressivos. No total, marcou um gol e deu passe para seis.

Chay negocia com o Bahia e está perto de deixar o Botafogo



Meia pode reencontrar Enderson Moreira e Eduardo Freeland, com quem foi campeão da Série B em 2021



O Bahia está muito próximo de fechar a contratação do meia Chay, do Botafogo. A negociação é tratada com otimismo e, caso concluída, será por empréstimo com opção de compra até o fim desta temporada. Ainda está sendo debatido a divisão de salário entre os clubes e o valor da multa caso o Bahia compre o jogador no fim do período. O clube baiano confirma que o meia é uma das opções mapeadas. A informação inicial foi divulgada pelo jornalista Daniel Braune e confirmada pelo ge.


A equipe baiana teve a concorrência de outros times da Série B deste ano, mas pesou a favor a relação do meia com Enderson Moreira. Além dele, Chay vai encontrar também o diretor de futebol Eduardo Freeland. Os três foram peças importantes na campanha da equipe na Série B do ano passado, quando o Bota começou mal, mas se recuperou e terminou com o título da competição.


+ Jeffinho é titular do Botafogo pela 1ª vez, e dribles viralizam; veja o vídeo





Chay em campo no penúltimo jogo pelo Botafogo, contra o América-MG pela Copa do Brasil — Foto: Vitor Silva/Botafogo



+ Aborto, adoção e morte do pai: destaque do Bahia, Rezende tem história contada pela família


Chay perdeu espaço desde a chegada de Luís Castro e dos reforços contratados pelo time, principalmente após a oficialização da SAF. Com a chegada do técnico português foram 14 jogos, sendo oito como titular. Ele ficou de fora da relação da partida contra o Santos.


O meia foi um dos destaques do Botafogo em 2021. Após bom Campeonato Carioca pela Portuguesa, o camisa 14 foi contratado pelo Bota e, junto de Rafael Navarro, fez ótima dupla na luta pelo acesso da equipe à primeira divisão.




Os gols de Chay pelo Botafogo na Série B 2021 (https://ge.globo.com/video/os-gols-de-chay-pelo-botafogo-na-serie-b-2021-10141911.ghtml)



Ao todo, Chay tem 50 jogos com a camisa do Botafogo. Ele marcou oito gols, todos na temporada passada, e deu 11 assistências.



Fonte: GE/Por Davi Barros, Renata de Medeiros e Tiago Lemos — Rio de Janeiro e Salvador

Renovação de Matheus Nascimento com Botafogo e reunião da Libra: o itinerário de John Textor no Brasil



Norte-americano chegou ao Brasil em cima da hora para acompanhar derrota do Botafogo sobre o Santos, mas terá outros compromissos no país




John Textor é o dono do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O relógio já passava dos 20 minutos do primeiro tempo quando John Textor chegava em um helicóptero na Vila Belmiro para acompanhar Santos x Botafogo. O norte-americano, que tinha desembarque ao Brasil previsto para esta quinta-feira, adiantou a data em um dia e chegou ao país mais cedo que o esperado.


+ Jeffinho é a boa notícia do Botafogo na derrota para o Santos


As primeiras horas em terras tupiniquins não foram nada agradáveis. O dono do Botafogo viu a equipe criar, mas ser superada pelo Peixe e acumular a quarta derrota seguida. Os compromissos de Textor no país vão além do que este duelo, contudo.


O norte-americano pretende ter uma reunião pessoalmente com os representantes de Matheus Nascimento para selar a renovação do atacante de 18 anos com o Botafogo. Os ajustes para a extensão do vínculo do atleta foram encaminhados em um encontro durante o último fim de semana, mas o empresário quer colocar "os pingos nos is". O atual vínculo do jogador acaba no fim do ano.

John Textor também irá à Brasília na sexta-feira para participar de uma reunião da Libra sobre a Liga Brasileira de Clubes. O Botafogo se comprometeu em se filiar com o grupo em maio e o empresário vai se reunir com alguns representantes dos clubes envolvidos para debater detalhes do formato futuro da possível competição.


O norte-americano está em constante contato com André Mazzuco sobre as questões de negociações - existem reuniões diárias entre o norte-americano e a diretoria brasileira. Daqui, porém, o empresário buscará adiantar, de vez, situações que estão emperradas, como é o caso de Martín Ojeda, do Godoy Cruz-ARG.

Textor, claro, vai acompanhar o jogo do Botafogo contra o Athletico Paranaense in-loco no Estádio Nilton Santos no próximo sábado. Como de praxe, ele fará visitas às estruturas do Alvinegro - com foco no CT - para acompanhar como estão as obras.


E MAIS: Botafogo cria, mas erros individuais da defesa custam resultado
Luís Castro tira responsabilidade dos jogadores na derrota do Botafogo
Fernando Marçal diz que Botafogo não merecia perder para o Santos
Botafogo avança em renovação de Matheus Nascimento após reunião
Botafogo quer contratar goleiro jovem para iniciar 'transição' de Gatito



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Análise: Botafogo aumenta repertório ofensivo, mas ainda esbarra em falhas defensivas



Apesar da derrota para o Santos, na Vila Belmiro, time de Luís Castro apresentou evoluções promissoras



O que falta a um time que soma 10 derrotas em 13 jogos e marca apenas um gol nas últimas sete partidas? A pergunta poderia enumerar muitas justificativas se esses números do Botafogo fossem analisados friamente. Mas o fato é que a lista de problemas do time que perdeu por 2 a 0 para o Santos nesta quarta (20) está bem menor do que a da equipe do início desta sequência negativa.


+ Castro cita alto número de arremates e elogia Botafogo em derrota


A começar pela diferença no papel. Por exemplo: Daniel Borges, lateral-direito, era improvisado no flanco oposto. Agora, o Botafogo parece estar prestes a resolver o setor com a chegada de Marçal, que estreou na Vila Belmiro. Chay jogava com mais frequência e, na viagem para Santos, ficou fora da lista dos relacionados por opção técnica. Gustavo Sauer estava no DM. Lucas Fernandes ainda amadurecia as boas atuações que vem emendando. Jeffinho não havia sido "descoberto" por Castro.


Elencar pontos positivos em meio a um período ruim pode soar exagero. No entanto, é nítida a evolução do Botafogo nos dois últimos confrontos, mesmo que o placar tenha terminado desfavorável para os cariocas diante do Atlético-MG e do Santos.




Jefinho em ação no Santos x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O gol não saiu, mas não por falta de tentativa: foram 22 finalizações - metade delas, no alvo, segundo o Footstats. Para o time de Luís Castro, restou assistir à noite inspirada do goleiro João Paulo, que acumulou defesas difíceis e lamentar uma bola na trave em arremate de longe de Lucas Fernandes.


Principalmente nos 15 minutos iniciais da partida, algumas ideias de Luís Castro ficaram bem evidentes. Neste período, o Botafogo finalizou quatro vezes, empurrando o Santos contra o próprio gol. As jogadas de ataque foram promissoras.


+ Atuações do Botafogo: Saravia e Kanu são os piores em derrota


A começar pelo chute na trave de Lucas Fernandes e à forma como a bola chegou até o meia. O lance começou na defesa com Kanu, que acionou Oyama no círculo central. O volante deu dois toques na bola: um para dominar e outro para passar para Tchê Tchê, que encontrou Lucas Fernandes na intermediária de ataque também com apenas dois toques.




Melhores momentos: Santos 2 x 0 Botafogo, pela 18ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/pf5zKu0patI" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)


Apenas cinco segundos e sete toques separam o momento em que a bola saiu dos pés de Kanu e encontrou a perna direita de Lucas Fernandes. Todos os passes foram verticais, o que indica que o Botafogo pode apostar no aprimoramento desta solução para surpreender os adversários na sequência do Brasileirão.


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


Outra estratégia que começou a ser esboçada foi a marcação na saída de bola do Santos. Em um minuto, o Botafogo criou duas chances assim. A primeira delas surgiu com Tchê Tchê pressionando Madson, que tentava sair de seu campo defensivo avançando pela direita. O movimento do volante botafoguense fez o lateral adversário forçar o passe em direção à sua própria área, onde Matheus Nascimento aproveitou o cochilo santista para ficar cara a cara com João Paulo, que conseguiu a defesa.


A segunda começou com Saravia no lado oposto. Ele roubou a bola quando o Santos ensaiava sair em contra-ataque. O lateral avançou até ingressar na área e chutou cruzado, no pé da trave adversária. Neste momento, a melhor opção era, em vez de concluir, acionar Matheus Nascimento, que estava livre na pequena área, a poucos metros do argentino. Outra chance oriunda da pressão na saída de bola adversária.



"Baita injustiça", lamenta Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/baita-injustica-lamenta-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10777567.ghtml)



É clichê recorrer a uma conclusão simplista e dizer que o Botafogo merecia ter ganho o jogo, pois, contra o Santos, a produção ofensiva melhorou e realmente deixou essa impressão - tanto que Luís Castro disse exatamente isso em sua entrevista coletiva. No entanto, o time continua pecando na transição defensiva, na bola aérea e contando com repetidos erros individuais de, principalmente, Kanu e Saravia. Por consequência, acaba com o placar em desvantagem ao fim da história.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Há evolução no Botafogo, e o resultado positivo parece ser questão de tempo para corresponder às atuações. A perspectiva otimista também leva em consideração os reforços que estão por chegar (como é o caso do atacante Luis Henrique) e os que estão por se afirmar (como Marçal e Eduardo, que estrearam contra o Santos após chegarem na segunda janela de transferências).


O certo é que o time das 10 derrotas em 13 jogos e apenas um gol nas últimas sete partidas parece começar a ficar distante do Botafogo que entrou em campo contra o Atlético-MG e contra o Santos, pelo Brasileirão.