Páginas

domingo, 11 de abril de 2021

Análise: perto de segundo desafio da temporada, Botafogo ainda faz testes em busca de time ideal


Após semana cheia de treinos, equipe alvinegra consegue criar mais diante do Volta Redonda, mas abusa dos erros defensivos e encontra dificuldades para segurar resultado positivo




Após uma semana livre para treinos, a segunda de Marcelo Chamusca desde o início da temporada, o Botafogo mostrou pouca evolução no 2 a 2 contra o Volta Redonda. Apesar da maior presença ofensiva, como destacou o próprio treinador, a equipe manteve os erros defensivos e deixou escapar os três pontos após estar duas vezes à frente do placar. A três dias do segundo desafio mais importante de 2021, pela segunda fase da Copa do Brasil, a comissão técnica ainda busca o time ideal.


Este é o sexto empate do Botafogo em nove jogos do Campeonato Carioca. Mais que os resultados, colocados em segundo plano no Estadual usado como laboratório, o Botafogo ainda não aderiu à mecânica de Chamusca e desempenha mal na temporada.


+ Navarro lamenta empate: "Pecamos muito"




Rafael Navarro e Felipe Ferreira fizeram os gols do Botafogo contra o Volta Redonda — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Desde sempre, o principal objetivo do clube em 2021 é o acesso para a Série A do Brasileirão. Por isso, a confiança no trabalho do treinador, que tem experiência no quesito. Porém, a Copa do Brasil tem importância grande no planejamento - esportivo e financeiro - e há a preocupação para o jogo de quarta-feira contra o ABC, em Natal. Sem pré-temporada e com pouco tempo para trabalhar, Chamusca segue com os testes nos jogos oficiais.



O jogo com o Volta Redonda escancarou que ainda há muito a ser mudado nesse Botafogo. O time está em aberto, e a verdade é que poucos jogadores se firmaram como titulares. Além do setor defensivo, com exceção para Rafael Carioca, hoje apenas Matheus Frizzo conquistou a vaga. Felipe Ferreira, em evolução, aparece bem na recomposição, na criação e nas finalizações e também merece a titularidade no momento. Marco Antonio cresce para ganhar espaço.



Botafogo abriu o placar aos 2 minutos do primeiro tempo em boa movimentação de Felipe Ferreira
Aos 39 minutos, Naninho aproveitou sobra na área para empatar para o Volta Redonda
No segundo tempo, aos seis minutos, Rafael Navarro infiltrou, ganhou do marcador e encobriu o goleiro
Dez minutos depois, o artilheiro Alef Manga aproveitou liberdade na área do Botafogo para empatar novamente para o Voltaço




Falta uma peça essencial para dar sentido ao jogo de Chamusca. O treinador segue em busca de um articulador, que não parece que será encontrado nesse elenco. Até por isso o Botafogo segue no mercado em busca de um camisa 10. Mesmo com as 18 finalizações e as boas participações de Felipe Ferreira e Marco Antonio, o time não teve domínio do meio de campo.


+ Veja as atuações do Botafogo


A saída para esse papel no time hoje pode ser Matheus Frizzo. Para isso, Chamusca precisa liberar mais o volante, que se destacou como camisa 10 na base do São Paulo. Uma das insistências do técnico até aqui é a utilização de Marcinho no meio-campo chegando para cumprir a função de segundo atacante, situação que pouco rendeu. Apesar da velocidade, Ênio também não se firmou no ataque. Ainda é frágil fisicamente e erra nas decisões.


Um dos testes da noite foi a entrada de Rafael Carioca no time titular. É compreensível que o recém-contratado precisa ganhar ritmo de jogo e entrosamento com a equipe, mas em sua estreia o lateral-esquerdo foi uma das notícias negativas do Botafogo.




Testes de Chamusca: treinador usou 31 jogadores em dez jogos à frente do Botafogo.




Rafael Carioca não foi bem em estreia pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O Botafogo pouco desarmou e interceptou as jogadas adversárias - foram seis desarmes alvinegros contra 19 do Volta Redonda. O número, somado aos 67 passes errados, deu a falsa impressão de recuo e perda de intensidade do time. Foram pouquíssimas bolas roubadas no meio, mesmo com uma equipe que jogou com três volantes e dois pontas que são meias e faziam bem a recomposição.


Números de Volta Redonda x Botafogo:

Posse de bola: 50% x 50%
Finalizações: 16 x 18
Escanteios: 3 x 6
Faltas: 27 x 22
Passes errados: 62 x 67
Desarmes: 19 x 6


A realidade é que o time de Chamusca não sofreu muitas investidas do Volta Redonda, além dos lances dos gols e um ou outro chute perigoso. Por algum tempo, principalmente na etapa inicial, o Botafogo manteve a concentração e o controle do jogo, com Marco Antonio afiado pelo lado esquerdo. Já Ricardinho não conseguiu acompanhar o ritmo. Assim aconteceu também com o sistema defensivo, que não foi nada combativo quando a equipe da casa partiu para a reação no Raulino de Oliveira.


+ Confira a tabela do Campeonato Carioca 2021



Com o empate e as substituições na reta final do segundo tempo, o Botafogo perdeu agressividade e, diferentemente do primeiro tempo, acertou poucas finalizações, situação que já vinha incomodando Chamusca. Incomoda também as dificuldades em sair nas transições e armar os contra-ataques.


Em processo de construção, a equipe do Botafogo tem decisão na próxima quarta-feira, às 21h30, contra o ABC, no Frasqueirão. Momento de minimizar os erros e potencializar o que Chamusca viu e fez de melhor em seus dez jogos.



Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro