Páginas

sábado, 26 de maio de 2018

A sina de Leandrinho: afastar lesões e recuperar o prestígio no Botafogo


Alberto Valentim alerta que meia ainda precisa "melhorar muito" fisicamente para voltar a ser relacionado para as partidas. Promessa da base, ele vai completar, em junho, nove meses parado








No próximo dia 11 de junho, Leandrinho completará nove meses afastado dos gramados. Uma das maiores apostas do Botafogo nos últimos anos, o meia vive a sina de ainda não conseguir se firmar na equipe prefissonal. Próximo de completar 22 anos, sua curta carreira é marcada pelo combate às lesões, que o deixaram fora de momentos importantes do Alvinegro e, consequentemente, o impediram de mostrar o futebol que todos esperam.


A qualidade técnica de Leandrinho é indiscutível e já foi destacada por muita gente dentro do clube. Um deles foi o técnico Jair Ventura, que chegou a utilizá-lo como segundo volante na equipe titular na temporada passada, antes da grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito, em setembro.



Jair Ventura foi o último técnico a usar Leandrinho (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)


O meia chegou a se recuperar e ter a expectativa de voltar a jogar no início do Campeonato Brasileiro, na estreia contra o Palmeiras. Mas ele não foi relacionado, voltou a sentir problemas físicos e uma nova lesão muscular, segundo revelou Alberto Valentim em entrevista coletiva na última sexta-feira. O técnico disse que Leandrinho precisará convencer quando estiver 100%.


- O Leandrinho voltou de lesão, ainda não está bem fisicamente e precisa melhorar. Ele precisa melhorar, muito. Ele precisa treinar mais forte, precisa recuperar... Entendo porque ele ficou parado. (...) Mas é um jogador que a gente espera se ele realmente voltar com o tempo de treinamento, porque infelizmente ele teve, desde que cheguei aqui, duas lesões. Recuperando de uma e depois outra com a minha chegada.


Siso, "coaching" e reequilíbrio muscular



Leandrinho utilizando o Kineo durante recuperação no Botafogo (Foto: Reprodução / Instagram)


Antes dessa lesão, porém, Leandrinho já tinha sofrido com uma sequência de problemas na coxa esquerda. Depois de muitos exames, encontraram resposta em um raio-x dentário – estudos da medicina mostram que inúmeras vezes as infecções, inflamações bucais e problemas sistêmicos têm relação com contusões musculares.


Ele foi aconselhado a extrair os sisos e retirou os quatro. O meia ainda fez um trabalho com um "coaching" esportivo promovido pela "Magnitude Group", empresa que gerencia a carreira do atleta, com foco em equilibrar o lado emocional e readquirir confiança para ficar motivado quando retornasse. Voltou zerado e não havia mais se machucado até a grave lesão de ligamento.


Mensagem na web e nova tatuagem

É inevitável o abatimento diante da situação. Mas Leandrinho evita abaixar a cabeça. Longe dos holofotes e das entrevistas, o meia tem se expressado através de suas redes sociais. No mês passado, publicou uma mensagem motivacional para si mesmo:


"Desistência não, eu não aceito. No final do túnel existe luz. E a sua cruz, é tão pesada quanto a minha"



Nova tatuagem de Leandrinho no braço tem leão e relógio (Foto: Divulgação / Instagram)


Nos últimos dias, o jovem também deu uma mudada no visual e fez uma tatuagem no braço, com uma imagem de um leão, um relógio, o número 96 do ano em que nasceu e um enigmático "09".


Substituto de João Paulo?

Quando o meia João Paulo sofreu as graves fraturas na tíbia e fíbula durante partida contra o Vasco no último dia 19 de março, muita gente chegou a lamentar ainda mais a ausência de Leandrinho, considerando que o jovem poderia ser o substituto ideal para a vaga do companheiro. Mas não é o que pensa Valentim.



Joia da base, Leandrinho ainda carrega grande esperanda da torcida (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


- Não acho que ele é da função do João. Ele não marca como o João, não tem a pegada do João... Ele é um outro jogador, tem outras características, ele é mais 10. O João você podia até colocar de primeiro volante, segundo ou uma linha de três que às vezes a gente faz. Então é totalmente diferente - disse na coletiva de imprensa realizada nesta sexta.


Leandrinho tem 46 partidas pelo Botafogo e cinco gols. Quando estiver 100%, terá que mostrar nos treinos que tem condições de ganhar uma nova oportunidade. Como meia, terá a concorrência de Leo Valencia, Renatinho, Marcos Vinícius e João Pedro. Resta saber se, enfim, ele conseguirá afastar as lesões e provar que pode ser um grande reforço para o Brasileiro e Sul-Americana.



Fonte: GE/Por Felippe Costa e Thiago Lima, do Rio de Janeiro