Páginas

domingo, 13 de janeiro de 2013

O difícil foi aturar O “Ruim Marques”


Opinião do Torcedor

 Marcinho Silva


Com gol de Felype Gabriel, os titulares do Botafogo venceram o primeiro tempo do jogo-treino contra o Macaé por 1 a 0, realizado na tarde de hoje no centro de treinamento da CBV, em Saquarema, onde o Alvinegro carioca cumpre a segunda parte de sua pré-temporada.

No segundo tempo, o técnico Oswaldo de Oliveira resolveu por os reservas em campo e o time não foi mais o mesmo. O Macaé tomou conta da partida e virou o jogo para 3 a 1. O jogo foi marcado por jogadas ríspidas de ambas as partes e cartões amarelos.

O difícil foi aturar O “Ruim Marques”. A torcida alvinegra que viu o jogo (o jogo-treino não foi aberto ao público, mas cerca de 150 pessoas acompanharam as atividades sobre o muro do CT da CBV) até que começou apoiando o time, mas não teve jeito: ele foi muito mal.

Do meu ponto de vista, analisando pelo primeiro tempo, o time foi bem. Dos estreantes, o Bolivar e o Julio César tiveram bom desenpenho, o que não posso dizer do Rodrigo Defendi e do Henrique, que foram discretos.

É isso. Vamos aguardar a estreia no Cariocão.

Por BotafogoDePrimeira

Técnico do Botafogo elogia jogo-treino, mas lamenta confusões contra o Macaé

Zagueiro Antônio Carlos discutiu com atacante do Macaé e quase foi às vias de fato
Os titulares do Botafogo venceram o Macaé, no primeiro teste do ano, por 1 a 0, neste domingo, no centro de treinamento da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), em Saquarema. Apesar de não valer muita coisa, os ânimos se exaltaram e Antônio Carlos discutiu asperamente com Ricardinho. O atacante da equipe sul-fluminense também arranjou tumulto com Fellype Gabriel. O técnico Oswaldo de Oliveira elogiou a qualidade da partida, mas lamenta as confusões ocorridas.

“Estamos iniciando o trabalho. o pessoal ainda está preso, ressentindo muito da carga de trabalho. O objetivo é esse mesmo. Ficar aqui até quinta e iniciar a temporada contra o Duque de Caxias. Gostei do jogo-treino, mas não pela agressividade. Isso é eventual. Gerou uma discussão, mas minha intensão era ajeitar alguns detalhes da equipe”, disse.

Oswaldo elogiou a postura dos titulares, que dominaram as ações do confronto e venceram por 1 a 0. Na etapa complementar, o Alvinegro utilizou todos os reservas do elenco e foi derrotado por 3 a 0. O treinador diz que o importante não é o resultado, mas o entrosamento e o recondicionamento físico dos atletas.

“Não serviu para avaliar. O Bolívar não precisa disso, por exemplo. É muito experiente. Estão se aplicando, entrosando, a pré-temporada serve para isso mesmo. Gostei do primeiro tempo. Ficamos com a bola e dominamos as ações”, afirmou.

TITULARES DO BOTAFOGO VENCEM MACAÉ COM GOLAÇO DE FELLYPE GABRIEL


O Botafogo não teve problemas para vencer seu primeiro desafio em 2013. Fellype Gabriel marcou o gol da vitória, após linda jogada. Os titulares jogaram o primeiro tempo, que teve 50min. Já os reservas assumiram a missão na etapa complementar – que durou 60min. Os suplentes não tiveram boa atuação e foram derrotados por 3 a 0 – gols de Norton, Dudu e Anderson Manga. O Botafogo teve total domínio da partida. O gol saiu cedo, logo aos 8min. Fellype Gabriel recebeu no meio de campo e driblou dois jogadores até a entrada de grande área, onde chutou colocado no canto direito do goleiro Luis Henrique para fazer o único dos titulares.

Titulares deverão ser mantidos

A equipe titular que venceu o Macaé foi: Jefferson; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel, Andrezinho, Lodeiro; Rafael Marques. Oswaldo de Oliveira se demonstrou satisfeito com o desempenho da equipe e deverá manter os 11 para os próximos treinamentos. Segundo o treinador, essa deverá ser a equipe da esteia na Taça Guanabara no dia 20.

O Botafogo ficará em Saquarema até a próxima quinta-feira, quando retornará ao Rio de Janeiro. No domingo, o Alvinegro terá sua primeira partida oficial do ano contra o Duque de Caxias, no Engenhão.

Bernardo Gentile Do UOL, em Saquarema (RJ)

Em duelo brigado e com crítica a Rafael Marques, titulares do Bota vencem Macaé



Em tempo de 50 minutos, time principal leva a melhor com gol de Fellype Gabriel. Na segunda etapa, reservas são superados pelos macaenses, que marcam três vezes



Botafogo x Macaé - Rafael Marques (Foto: Paulo Sérgio)
Rafael Marques passou em branco e ouviu
 críticas da torcida (Foto: Paulo Sérgio)
No primeiro desafio em 2013, em jogo-treino neste domingo no CT da CBV, em Saquarema (RJ), a equipe titular do Botafogo derrotou o time principal do Macaé por 1 a 0, com gol de Fellype Gabriel. Os titulares alvinegros atuaram durante tempo de 50 minutos, dando lugar aos reservas em uma etapa complementar de 60 minutos. O duelo foi pegado, com direito a cartões amarelos, desentendimentos e críticas da torcida ao atacante Rafael Marques.

Os titulares tiveram apenas o desfalque do holandês Clarence Seedorf, que chega a Saquarema nesta segunda-feira. A equipe começou com: Jefferson; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Lodeiro, Fellype Gabriel e Andrezinho; Rafael Marques.

O jogo-treino não foi aberto ao público, mas cerca de 150 pessoas acompanharam as atividades sobre o muro do CT da CBV.

GLORIOSO MELHOR DE INÍCIO

Com Rafael Marques como atacante titular, o Botafogo entrou em campo no sistema 4-2-3-1 e mostrou boa movimentação logo nos primeiros minutos de jogo, sendo premiado com um belo gol logo aos oito do primeiro tempo. Em jogada individual de muita agilidade, Fellype Gabriel cortou dois marcadores vindo da esquerda para o centro, correu para a entrada da área e de fora dela deu um chute certeiro, abrindo o placar.

Atrás na contagem, o Macaé tentou avançar no terreno de jogo, mas parou na dupla de zaga formada por Bolívar e Antônio Carlos, pouco incomodando o goleiro Jefferson. Por sua vez, mais dinâmico, o Botafogo quase ampliou aos 21 minutos. Andrezinho fez jogada individual da entrada da área, deu um drible de corpo no defensor e passou para Fellype Gabriel. De frente para o gol, o meia pegou mal, perdendo o equilíbrio e facilitando a vida do goleiro Luiz Henrique.

DUELO FICA PEGADO

A segunda metade do primeiro tempo foi de tempo fechado, literalmente. No céu, o sol deu lugar a nuvens carregadas e trovões. Em campo, Gedeil, do Macaé, e Marcelo Mattos, do Botafogo, receberam cartões amarelos por entradas mais fortes. Já aos 38 minutos, Antônio Carlos se desentendeu com Ricardinho e colocou o dedo perto do rosto de Ricardinho. Só não houve briga por conta de separação rápida da "turma do deixa disso".

O nível técnico do jogo caiu e a torcida não gostou. Após um domínio errado do atacante Rafael Marques, a torcida se irritou de vez e a torcida gritou "Henrique, Henrique!", pedindo pelo atacante reserva. Logo depois, Rafael Marques isolou uma finalização e recebeu novas críticas.

Aos 47, mais confusão. Fellype Gabriel reclamou de jogada mais ríspida e se desentendeu com o macaense Danilo. Não houve cartões, mas ambos levaram uma bronca do árbitro. Foi o último ruído de uma etapa agitada.

ALVINEGRO MUDA TOTALMENTE

Para o segundo tempo, todos os 11 titulares alvinegros foram substituídos e o time ficou com: Renan, Rodrigo Dantas, André Bahia, Rodrigo Defendi e Lima; Fabiano, Jeferson, Cidinho e Vitinho; Sassá e Henrique. Pelo Macaé, o tempo virou com apenas uma mudança, Michel entrou no lugar de Ricardinho.

O time reserva alvinegro até começou bem, assustando o Macaé em cabeceio de Cidinho e chute de Jeferson, mas logo o rival alvinegro fez valer a força de sua escalação principal e igualou o marcador. Aos 16 minutos, Jones bateu falta, a bola bateu na barreira, mas no rebote Norton acertou um petardo de fora da área, sem chances para Renan.

Depois do empate, o Macaé colcou mais reservas em campo e o jogo voltou a ficar equilibrado. Ambos os times revezaram nas finalizações. Com boas defesas, Renan, do Botafogo, chegou a ter o nome cantado pela torcida.

Porém, o Macaé conseguiu vazar a defesa alvinegra aos 33 minutos: Dudu marcou o gol da virada. Após cruzamento da esquerda, a bola bateu na zaga e sobrou para o atacante fazer 2 a 1. Dez minutos depois, Anderson Manga ampliou para o Macaé. Após boa tabela pelo meio, o meia saiu livre e tocou na saída de Milton, que havia entrado no lugar de Renan.

Por fim, o lateral-esquerdo Julio Cesar, o zagueiro Matheus, o volante Gegê e o goleiro Andrey também entraram no Botafogo durante a etapa final.
FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 X 3 MACAÉ

Local: CT da CBV, em Saquarema (RJ)
Data/hora: 13/1/2013, às 16h (de Brasília)
Cartões amarelos: Marcelo Mattos e Jeferson (BOT); Gedeil (MAC)
Gols: Fellype Gabriel, 2'/1ºT (1-0); Norton, 16'/2ºT (1-1); Dudu, 33'/2ºT (1-2); Anderson Manga, 43'/2ºT (1-3)

BOTAFOGO: Jefferson (Renan, depois Milton Raphael, em seguida Andrey); Lucas (Rodrigo Dantas), Bolívar (André Bahia), Antônio Carlos (Rodrigo Defendi, depois Matheus Menezes) e Márcio Azevedo (Lima, depois Julio Cesar); Marcelo Mattos (Fabiano), Renato (Jeferson), Lodeiro (Cidinho), Fellype Gabriel (Vitinho) e Andrezinho (Sassá, depois Gegê); Rafael Marques (Henrique). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

MACAÉ: Luiz Henrique (Rerysson); Daniel, Diego, Douglas Assis e Rodrigo Fernandes; Gedeil (Wágner Eugênio), Leandro Teixeira (Felipe Alves), Norton e Danilo (Anderson Manga); Ricardinho (Michel) e Jones (Dudu). Técnico: Toninho Andrade.

Vinícius Perazzini Saquarema (RJ)LANCENET! 


Festa para El Loco, no Uruguai


O Nacional-URU preparou uma festa para apresentar Loco Abreu neste domingo



O Uruguaio, que deixou o Botafogo, participou agora a pouco de um evento festivo ao lado dos fanáticos torcedores, que atenderam ao chamado do ídolo. 



Veja as fotos da festa:



No evento, Loco Abreu foi apresentado como novo jogador do Nacional-URU. O atacante foi o protagonista da recepção especial no Estádio Parque Central, na capital uruguaia.

A festa foi marcada de propósito para esse dia 13, número que consagrou o atacante. O evento foi aberto aos torcedores do Nacional, que lotaram a parte destinada a eles no Parque Central, estádio que tem capacidade para 25 mil pessoas e foi sede da primeira Copa do Mundo, em 1930.

El Loco, assim como no Botafogo, também é considerado um grande ídolo no Tricolor de Montevidéu, clube do seu coração e por onde já passou três vezes. 

Em princípio, Botafogo e Nacional acertaram empréstimo de um ano pelo jogador, mas Abreu pediu rescisão de contrato para poder encerrar a carreira em seu país. Pelo Alvinegro, o vínculo do estrangeiro iria até agosto de 2014, fato amplamente divulgado na imprensa.

Diante dos acontecimentos, só resta a torcida do Botafogo aguardar a despedida formal que o jogador prometeu fazer, depois de atuar 101 vezes, marcando 62 gols, e tendo conquistado o título carioca de 2010, o mais recente do clube de General Severiano.

Por BotafogoDePrimeira

Com português mais afiado, Lodeiro se sente em casa no Botafogo


Uruguaio diz estar mais adaptado, mas que ainda tem dificuldade para entender os companheiros: 'O problema é quando falam entre eles'


Lodeiro já está mais adaptado ao Brasil
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Depois de uma adaptação complicada no segundo semestre do ano passado, no qual conviveu entre o Botafogo e a seleção do Uruguai, Lodeiro terminou 2012 como titular do time. Agora, ele tem a chance de fazer a sua primeira pré-temporada no Brasil e vem se sentindo cada vez mais à vontade com os companheiros e o país.

Uma das melhoras visíveis é com a língua. Lodeiro já consegue se comunicar melhor com os companheiros, mas ainda tem problemas em algum momento. Agora, no entanto, consegue levar mais na brincadeira e a intimidade dentro do grupo é cada vez maior para isso.

- Trato de falar algumas palavras em português. Quando não sei, vai em espanhol mesmo. O idioma é bem parecido e quando falo diretamente com um companheiro entendo tudo. O problema é quando falam entre eles, aí não entendo nada. Tenho que prestar muita atenção - brincou Lodeiro.

Nessa melhora de adaptação e com o grupo quase completo para o início da temporada, já que Seedorf chega segunda-feira à noite e Dória, Jadson e Bruno Mendes estão com a seleção brasileira sub-20, Lodeiro espera melhores resultados. Pricipalmente, encerrar uma busca intensa por uma vaga na Taça Libertadores, competição que o Botafogo não disputa desde 1996.

- Sempre quando um jogador começa do zero com todo o time é melhor. Estamos fazendo as coisas com calma, buscando nosso objetivo de chegar à Libertadores - comentou o uruguaio.
Trato de falar algumas palavras em português. Quando não sei, vai em espanhol mesmo. O idioma é bem parecido e quando falo diretamente com um companheiro entendo tudo. O problema é quando falam entre eles, aí não entendo nada"
Lodeiro

Antes de tentar essa vaga, que o Botafogo poderá conseguir no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil ou na Copa Sul-Americana, há o Campeonato Carioca pela frente. Lodeiro considera o time favorito ao título.

- O Botafogo sempre é favorito. Seja no Carioca, no Brasileiro ou em qualquer competição por sua história de boas campanhas. Temos que pensar em fazer uma boa pré-temporada, pois o ano é longo. Depois, pensaremos jogo a jogo - afirmou.

Individualmente, Lodeiro tem uma disputa intensa para se manter como titular. Mais uma vez, ele, Fellype Gabriel, Andrezinho e Seedorf são os principais candidatos para as três vagas dos armadores utilizados por Oswaldo.

- Não vejo como uma disputa. Ter vários jogadores para uma mesma posição é bom. Se quem jogar estiver bem, fico no banco e não vejo problema. São meus amigos - disse Lodeiro.

Neste domingo, às 16h (de Brasília), Lodeiro será titular no jogo-treino com o Macaé, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema. O Botafogo atuará com Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Lodeiro; Rafael Marques.

Por Thales SoaresSaquarema, RJ