Páginas

domingo, 31 de julho de 2022

Análise: por que não repetir escalação é um problema para o Botafogo



Elenco sofre com problemas médicos mais uma vez quando teria continuidade



O Botafogo começou o segundo turno como passou toda a primeira parte do Brasileirão: com problemas médicos ou físicos que impede o técnico Luís Castro de repetir a escalação. A ausência contra o Corinthians foi o meia Eduardo, que fez o time completar o 22º jogo sob comando do treinador com mudança nos titulares.


+ Luís Castro se assusta com "excesso de adversidades"





Marçal protege a bola em Corinthians x Botafogo — Foto: Marcos Ribolli


A situação é vista pelo treinador como um problema, por vezes fora do controle do clube. As mudanças forçadas dificultam ainda mais a tarefa de dar forma a um elenco que recebeu 16 caras novas para esse ano, além de uma comissão técnica diferente.


- Para uma equipe que está em construção, é complicado. Não é que o Patrick não seja um grande jogador. É que as equipes são feitas de pequenas sociedades. Como Mezenga-Marçal-Jeffinho. Ou Tchê Tchê-Lucas Fernandes-Eduardo. Quando se desmontam essas pequenas sociedades, a equipe também se desmonta um pouco - explicou Castro.


+ Marçal fica menos de 15 minutos em campo




Veja a coletiva de Luís Castro após a derrota do Botafogo para o Corinthians (https://ge.globo.com/futebol/video/veja-a-coletiva-de-luis-castro-apos-a-derrota-do-botafogo-para-o-corinthians-10807342.ghtml)



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!



Reforços fazem falta

Com 12 minutos do primeiro tempo, o Botafogo perdeu os dois reforços desta janela que ganharam vagas de titulares. Eduardo foi cortado horas antes da partida. Marçal sentiu problema muscular com pouco tempo em campo. O prejuízo não foi só a repetição de time que não aconteceu, mas pelo abalo com a perda de duas peças que encaixaram rapidamente.


Luís Castro admitiu que a saída de Marçal foi um motivo determinante para o Botafogo ter o lado esquerdo da defesa bombardeado pelo Corinthians. Aquela ponta passou a ser protegida por dois garotos, Mezenga e Hugo, que não foram bem na partida.





Melhores momentos: Corinthians 1 x 0 Botafogo, pela 20ª rodada do Brasileirão 2022 (<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/U7RmcgkBxAM?start=4" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>)



Na frente, o meio de campo sofreu para abastecer os atacantes, que ficaram isolados. Até o gol do Corinthians, aos 25 minutos, os números eram equilibrados. No intervalo, porém, o time da casa já tinha tentado o dobro de finalizações em comparação com o Bota.





Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!



Problemas menores

Ameniza a situação o fato de as questões médicas da vez não serem tão graves quanto a onda de lesões que fez estrago no elenco nos últimos tempos. Eduardo teve febre e mal-estar, situação que deve ser contornada com a semana livre de trabalho. Sobre Marçal, a primeira avaliação foi de um problema leve na perna direita, que pode nem ser uma lesão propriamente dita.




"O Botafogo não soube jogar o jogo", analisa Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-botafogo-nao-soube-jogar-o-jogo-analisa-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10807348.ghtml)



Por isso, há chance de o Botafogo conseguir colocar de novo a escalação que agradou há duas rodadas. Já que a próxima partida é no sábado, em casa, às 16h30 (de Brasília), contra o Ceará. A semana livre possibilitará, também, dar melhor forma a jogadores como Rafael, Carli e Del Piage, recém-saídos do departamento médico.



O Botafogo é o 12º colocado na tabela do Brasileirão. Com 24 pontos, a equipe pode ver a vantagem sobre a zona de rebaixamento cair para dois a depender dos resultados da rodada.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — São Paulo