Páginas

domingo, 15 de janeiro de 2023

Lucio Flavio lamenta derrota do Botafogo na estreia do Carioca



Técnico do time B destaca bom começo de partida e atribui queda de desempenho à falta de experiência



O treinador do time B do Botafogo, Lucio Flavio, lamentou a derrota por 1 a 0 para o Audax na estreia do Campeonato Carioca de 2023 no estádio Nilton Santos, em golaço marcado por Higor Leite do meio-campo. O treinador destacou o bom começo de partida da equipe e atribuiu a queda de desempenho à falta de experiência.


- Não foi a estreia que esperávamos. Time teve uma resposta boa no primeiro tempo. Até pela situação de ser uma equipe jovem, pelo erro que aconteceu, o time deixou o passe ficar mais lento. Depois da parada, ajustamos, time voltou a ter o controle com chances de empatar. Até por ser o primeiro jogo e ter pouco tempo em jogos oficiais, o time sentiu um pouco pela postura do adversário. Trabalhamos muito o jogo por dentro em situações que a gente poderia dar velocidade nessa bola por fora e por precipitação de passes não conseguimos a conclusão - analisou




Lucio Flavio — Foto: Sergio Santana



Apesar da derrota, quem chamou atenção dos torcedores e analistas foi o meio-campo Raí. Pelos pés do camisa 10 passaram as principais chances do Botafogo na partida. Lucio fez questão de elogiar o jogador após o confronto.


- O Raí é um jogador que acreditamos muito no potencial. É técnico, já fez parte do elenco profissional ao longo de 2022, principalmente o Estadual. Até em razão de ser um jogador com característica como a dele, nós procuramos sempre dar a melhor condição possível para conseguir desenvolver dentro do jogo, da própria forma como a equipe joga, apostando muito nesse talento dele - concluiu.


O Botafogo volta à campo na próxima quinta-feira (19), às 19h30, contra o Volta Redonda no estádio Raulino de Oliveira, agora com o time principal comandado por Luís Castro. O Glorioso é o 10º colocado no Cariocão com 0 ponto e saldo -1.


Planejamento

- Muito em razão de a equipe principal ter feito aquela viagem pra Inglaterra no fim do ano. Os jogadores tiveram um período maior de férias e no primeiro momento tinha a possibilidade de pré-temporada do time principal fora, mas não aconteceu. Houve esse ajuste em relação à programação. Os ajustes podem acontecer no dia a dia na condição que o principal definir. Como houve reapresentação tardia do elenco principal, houve esse tipo de programação. Temos um jogo no meio de semana, a equipe principal atuará e, provavelmente, na outra jogará a equipe B. A partir daí o clube vai tomar as decisões em relação aos jogos que joga time B ou A. Provavelmente essa definição vai acontecer ao longo da próxima semana.



Planejamento pode ser alterado caso precise de pontos?

- Existe uma definição mais curta em relação à próxima rodada e a terceira. A partir da quarta rodada o clube vai analisar até por questão do próprio período da equipe principal. A equipe B está muito ligada à programação da equipe principal. Não existe ainda uma definição exata de que o time A joga esse e o B aquele. Provavelmente vamos ajustar ao decorrer dos dias conforme for observado, até em relação à parte física e tática da equipe A. Vamos trabalhando esse planejamento em cima do que vem da equipe principal.




Melhores Momentos de Botafogo 0 x 1 Audax pela 1ª rodada do Campeonato Carioca



Raí

- O Raí é um jogador que acreditamos muito no potencial. É técnico, já fez parte do elenco profissional ao longo de 2022, principalmente o Estadual. Até em razão de ser um jogador com característica como a dele, nós procuramos sempre dar a melhor condição possível para conseguir desenvolver dentro do jogo, da própria forma como a equipe joga, apostando muito nesse talento dele. É um jogador que esperamos que possa produzir cada vez mais e ganhando experiência. Estamos falando de um jogador de apenas 20 anos mas que já demonstra uma capacidade enorme para poder ir buscando o espaço aos poucos no contexto profissional.


Possibilidade de mescla e Darius Lewis

- É claro que em razão da equipe B ter retornado antes, existia já essa primeira possibilidade de atuação da equipe B, esse planejamento vai sendo feito ao longo desse período já que o elenco principal se reapresentou mais tarde, em fase de ganho físico. Muito em cima do que o Luís analisar, nós vamos trabalhar em cima disso. Em realação ao Darius, é um jogador de velocidade, atrevido. Foi bom quando ele entrou, a gente precisava desse jogador que vai para cima do adversário. A gente fica feliz pela adaptação desses jogadores jovens e o desenvolvimento deles que é um dos objetivos dessa categoria.


Time com características do Luís Castro?

- É uma ideia que já vem da equipe principal. Quando o clube iniciou o Botafogo Way era com esse propósito de criar uma ideia de clube, com uma equipe que possa ter posse de bola, construir o jogo e, óbvio, com o decorrer do tempo vamos buscando isso cada vez mais. Existe diferença em relação a características de elenco, mas precisamos procurar ter as ideias parecidas com a do elenco principal, de ter esse jogo aproximado, buscar chegar muito ao último terço do campo e tentar finalizar as jogadas, já que esse é um princípio que entendemos que o Luís nos passou e vamos tentar seguir essa linha, basicamente.



"Ninguém quer ver o que a gente viu hoje", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/ninguem-quer-ver-o-que-a-gente-viu-hoje-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-11282356.ghtml)


Pressão sobre o time B

- Acho que independente de ter sido o time B ou não, toda estreia é um pouco diferente. Tem ansiedade, por ser uma situação nova, um elenco novo. A gente passa hoje por esse processo por conta do que eu mencionei anteriormente, de ter jogadores atuando pela primeira vez em ambiente profissional. O clube também aposta muito em ter esses jogadores aproveitados no time de cima. Dando a eles a chance de jogar em competições como essa vai fazer com que eles amadureçam e dar chance de jogar no time principal. O jogo por si só e estar vestindo a camisa do Botafogo é uma pressão e os jogadores tem consciência de tudo isso.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Sérgio Santana — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Vermudt e JP Galvão se salvam em jogo fraco



Time é derrotado por 1 a 0 para o Audax na estreia do Campeonato Carioca, no Nilton Santos



Igo Gabriel [GOL]: estava adiantado no lance do gol do Audax e ficou vendido na jogada, mas se redimiu em partes com uma boa defesa no começo do segundo tempo. Nota: 5,5.


Ryan [LAD]: atuação regular. Foi melhor na defesa do que no ataque, onde não apareceu com muita frequência. Nota: 5,5.


Henrique Vermudt [ZAG]: atuação segura. Foi firme nas disputas que levou com os atacantes com o Audax e ainda teve função importante na saída de bola. Nota: 6,5.


Lucas Mezenga [ZAG]: Uma tarde para ser esquecida. Errou o passe no meio-campo que gerou o gol do Audax, além de ter feito faltas duras e tomado um cartão amarelo de forma desnecessária. Nota: 4,0.


Hugo [LAE]: apareceu com frequência no corredor esquerdo, mas deixou espaços na defesa e sofreu no setor. Nota: 5,5.


+ Meia do Audax, primo de Kaká faz gol do meio-campo contra o Botafogo; veja o vídeo





Botafogo perdeu para o Audax na estreia no Campeonato Carioca — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



+ Botafogo perde para o Red Bull Bragantino e está eliminado da Copinha


JP Galvão [VOL]: responsável por rodar a bola no meio-campo, teve uma partida sólida na função que foi colocado. Foi um dos mais criativos do time no segundo tempo. Nota: 6,5.


Del Piage [VOL]: até por toda a experiência que possui no time de cima, esperava-se um jogo melhor. Jogou como primeiro volante e ficou sumido da partida. Nota: 4,5.


Raí [MEI]: deu passes promissores no início da partida, inclusive tendo criado uma boa chance para Iago ainda nos minutos iniciais, mas sumiu no restante do duelo. Nota: 5,5.


Dudu [ATA]: até deu um chute perigoso no primeiro tempo, mas na maior parte da partida ficou sumido. Nota: 5,0.


Iago [ATA]: não se escondeu do jogo, mas forçou muitos dribles de forma desnecessária. Dificultou a continuidade de jogadas que poderiam ser promissoras. Nota: 5,0.


JP Bardales [ATA]: atuação apagada. Sem se criar no meio dos zagueiros do Audax no primeiro tempo, recuou para tentar aparecer mais na etapa complementar, mas continuou sumido. Nota: 4,5.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora





Melhores Momentos de Botafogo 0 x 1 Audax pela 1ª rodada do Campeonato Carioca


+ Leia mais notícias do Botafogo


Entraram

Matheus Cabral [ZAG]: não esteve em sincronia com o resto da defesa. Errou a linha de impedimento em um lance e deixou Rafael na cara do gol, mas o 9 do Audax perdeu uma chance clara. Nota: 5,0.


Luis Phelipe [ATA]: além de ter levado um cartão amarelo por falta boba, perdeu um gol feito por tentar uma cavadinha na cara do gol. Estreia para esquecer. Nota: 4,5.


Joffre [ATA]: veio cheio de gás no segundo tempo, mas ficou mais na vontade do que na técnica. Correu muito mas pouco criou. Nota: 5,5.


Caio Vitor [MEI]: deu mais qualidade para o meio-campo do Botafogo, mas nada muito efetivo para mudar o placar. Nota: 6,0.


Darius Lewis [ATA]: entrou já na reta final da partida. Sem nota.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Estreia do Botafogo no Carioca exige responsabilidade extra para Lúcio Flávio



Treinador comanda o time B do Glorioso neste domingo, diante do Audax, no Nilton Santos





Glorioso estreia neste domingo pelo Carioca (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Além de estrear com uma vitória, Lúcio Flávio terá outro desafio importante na primeira rodada do Campeonato Carioca. O ex-jogador e atual treinador da equipe sub-23 alvinegra precisará dar início para "Botafogo Way", uma prática que vem sendo exigida por John Textor e tem sido trabalhada internamente no clube.

A ideia da SAF é implementar uma identidade definida em todas as categorias. Durante uma entrevista realizada ao longo desta semana, Lúcio Flávio reforçou que buscará efetuar um estilo de jogo parecido com o que vem sendo aplicado por Luís Castro na equipe principal.


+ MERCADO DA BOLA: Acompanhe as movimentações dos clubes nesta janela de transferências


A ideia exige paciência e cautela, tendo em vista que as categorias possuem diferentes expectativas e materiais humanos. No entanto, a tendência é que esta unificação do modelo de jogo seja colocada de vez em prática em 2023.

Nesta janela de transferências, Glorioso acertou com reforços pontuais para qualificar seu time B. Nomes como Luis Phelipe, João Fernando, Eduardo Jesus e João Fernando foram contratados para atuar nos primeiros jogos do Estadual e servir como opção ao longo da temporada.

Além dos reforços, Botafogo também conta com jogadores promissores no time B. Bernardo Vallim, por exemplo, viajou para excursão da Inglaterra com os jogadores do elenco principal, é apontado como uma das joias do clube e participará dos primeiros jogos do Carioca.

Com reforços qualificados chegando e jogadores promissores no elenco, Lúcio Flávio ganha mais possibilidades de promover mudanças e implementar um estilo de jogo bem definido na equipe. O time B do Botafogo entra em campo neste domingo, às 16h, diante do Audax, no Nilton Santos.

 
E MAIS: 




Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Botafogo carrega tabu em estreias de Carioca nos últimos anos



Clube não vence na partida inicial do Estadual há seis anos; time sub-23, comandado por Lúcio Flávio, dá pontapé inicial neste domingo, contra o Audax



O Botafogo dá o pontapé inicial na temporada 2023 às 16h deste domingo, contra o Audax, no Estádio Nilton Santos, pela 1ª rodada do Campeonato Carioca. Estreias de Estadual não têm sido lá algo muito bom para o time, que vive um tabu e não vence estes jogos há seis anos.


+ Alvos do Botafogo, Gio González e Pellistri não entram em campo neste sábado pela Europa


A equipe não vence a abertura de uma temporada desde 2016 - na ocasião, triunfo por 2 a 0 sobre o Bangu em São Januário com gols de Gervásio Nuñez e Renan Fonseca. Desde então, foram cinco empates e uma derrota.


Em 2016, vale lembrar, o Botafogo foi vice-campeão estadual, perdendo a final para o Vasco. O último título do clube de General Severiano veio em 2017, justamente em cima do rival de São Januário.


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora





Lucio Flavio, do Botafogo, no CT Lonier — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Para 2023, o Botafogo terá "dois times" para o Carioca. Sem poder levar o time principal aos Estados Unidos, como previa o planejamento inicial, a diretoria vai dividir a equipe sub-23, comandada por Lúcio Flávio, nos jogos dos fins de semana, e o time principal, do treinador Luís Castro, nos compromissos no meio da semana.



Lucas Piazon recebe de Daniel Borges e marca para o Botafogo em jogo-treino (https://ge.globo.com/video/lucas-piazon-recebe-de-daniel-borges-e-marca-para-o-botafogo-em-jogo-treino-11280431.ghtml)


ÚLTIMAS ESTREIAS DO BOTAFOGO EM CARIOCAS


2016: Bangu 0 x 2 Botafogo
2017: Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçu
2018: Botafogo 2 x 2 Portuguesa
2019: Portuguesa 3 x 1 Botafogo
2020: Volta Redonda 1 x 0 Botafogo
2021: Botafogo 0 x 0 Boavista
2022: Boavista 1 x 1 Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro