Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Com falha bisonha de goleiro rival, Botafogo vence o Macaé pela Série B


Rafael cometeu um erro absurdo e contribuiu para triunfo alvinegro no Nilton Santos




Jogadores do Fogão fazem festa na vitória desta terça (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)

Se o Botafogo não fez uma exibição de gala, pelo menos a sorte estava do seu lado. Em uma partida equilibrada e recheada de erros individuais, a equipe alvinegra derrotou o Macaé, nesta terça-feira, por 2 a 1, no Nilton Santos. Igor Julião (contra) e Fernandes marcaram para o Glorioso. Alísio descontou para os visitantes.

Com o resultado, o Botafogo abriu uma vantagem de 8 pontos à frente do segundo colocado, Paysandu, que no sábado faz um confronto direto com Vitória,

Empurrado pela torcida, o Botafogo começou querendo impor o ritmo do jogo, mas esbarrou na retranca adversária. Mesmo com alguns titulares de volta, como Navarro e Carleto, o Glorioso não conseguiu ameaçar a meta da equipe alvianil no início do jogo.

Aos 10 minutos, porém, uma falha bizarra da defesa do Macaé fez a sorte mudar para o Botafogo. Que, mesmo sem querer, abriu o placar. No lance, o lateral Igor Julião, ex-Fluminense, foi pressionado e recuou para Rafael. O goleiro furou feio e viu a bola morrer no fundo das redes.


Falha bizarra da defesa do Macaé abriu o placar do jogo no Niltão (Foto: Reprodução/Premiere)

A partir daí, o time alvinegro cresceu, passou a ameaçar com mais frequência. Até ampliar o placar aos 29 minutos, com um bonito gol de Fernandes. O volante recebeu na entra da área, limpou a zaga e acertou o ângulo de Rafael.

O jogo parecia resolvido para os alvinegros. Mas um falha do lateral Luis Ricardo, aos 36 minutos, fez o Macaé entrar novamente no jogo. O camisa 4 perdeu a bola, não voltou para marcar e permitiu que Diego recebesse e cruzasse para Aloísio descontar de cabeça.

O segundo tempo veio e Botafogo diminuiu o ritmo. A equipe alvinegra optou mais por se defender, do que buscar o terceiro gol. Essa escolha, porém, fez com que o torcedor vivesse fortes emoções como um gol anulado para o Macaé aos 24 minutos, após uma defesa de Jefferson à queima roupa.

No últimos minutos, a partida ficou aberta com chances para os dois lados. O Botafogo, porém, explorou os contra-ataques e segurou como pôde a pressão até o apito final.


FOTOS: Botafogo vence o Macaé e abre vantagem na Série B (Foto: Celso Pupo/Lancepress!)


FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 1 MACAÉ


Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 22/9/2015, às 19h
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Cartões Amarelos: Alisson e Carleto (BOT); Igor Julião, Ramon, Gedeil, Pipico (MAC)

Gols: Igor Julião, contra (10'/1ºT); Fernandes, 29'/1ºT; Aloísio, 36'/1ºT

BOTAFOGO: Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca (Alisson, 15'/2ºT), Giaretta e Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Fernandes e Daniel Carvalho (Elvis, 29'/2ºT); Neilton (Sassá, 16'/2ºT) e Navarro. Técnico: Ricardo Gomes

MACAÉ: Rafael, Igor Julião (Dos Santos, intervalo), Frauches, Ramón e Diego; Gedeil, Alisson, Juninho, Aloísio e Fernando Santos (Anderson Manga, intervalo); Pipico (Anselmo, 29'/2ºT). Técnico: Josué Teixeira

Leia mais no LANCENET!

Série B: chances de título do Bota são de 71%, e luta por G-4 fica mais intensa


Se o Brasileiro terminasse hoje, Paysandu, Vitória e Bahia também garantiriam o acesso, mas outros oito times seguem na disputa. Risco de o Mogi cair é de 96%





A cada partida que passa, o Botafogo fica mais próximo de garantir o seu retorno à elite do futebol brasileiro. Não só pelos seus próprios méritos, mas também graças à uma certa "ajudinha" dos adversários. De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, com a vitória fora de casa por 1 a 0 sobre o Boa Esporte, pela 27ª rodada da Série B do Brasileiro, o Glorioso chegou aos 52 pontos e aumentou as suas chances de acesso de 95% para 97%. Para conquistar o título, a probabilidade é de 71%. Caso chegue aos 74 pontos, o clube de General Severiano dificilmente deixará de ser campeão.


- Atualmente, a média de pontos do Botafogo é de 1,9 por jogo. Caso vença as duas próximas partidas, o clube terá média de dois pontos por jogo, se tornando ainda mais forte candidato ao titulo e aumentando a sua chance de conseguir o acesso até com antecedência se mantiver esse desempenho. Como o nível da Série B é mais fraco, qualquer time a partir dos 70 pontos tem muita probabilidade de ser campeão. A média de pontos do Atlético-MG na Série A é a mesma do Botafogo. A diferença é que além de enfrentar adversários mais difíceis, o Galo também tem o Corinthians na sua frente com aproveitamento ainda maior - analisa Tristão.


Como se não bastasse ter feito a sua parte, o Alvinegro ainda foi beneficiado com a derrota do vice-líder Paysandu, que mesmo atuando no Mangueirão, foi superado pelo Náutico por 1 a 0 e permaneceu com 47 pontos. Apesar do resultado negativo, a probabilidade de o Papão subir é de 67%. Apesar de ser uma porcentagem é importante manter o foco e a atenção, pois a disputa pelo acesso segue intensa e acirrada.


Na sequência aparece o Vitória, que vem de um empate por 0 a 0 diante do ABC, em Natal, e apresenta 64% de possibilidades de disputar a Primeira Divisão em 2016. Embora tenha a mesma pontuação do Leão baiano (46), o Bahia, que empatou em casa por 1 a 1 com o Sampaio Corrêa, fecha o grupo dos clubes com maiores chances de conseguir uma das quatro vagas na Série A do ano que vem com 47%. Tal diferença é explicada pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local. Com relação ao título, Paysandu e Vitória têm 9% de probabilidade de serem campeões, enquanto o Bahia apenas 3%, assim como o Santa Cruz e o Sampaio Correa.


Numa competição marcada pelo equilíbrio, onde um simples resultado pode interferir de modo direto na tabela de classificação, outras oito equipes seguem na luta por um lugar no G-4 faltando 11 rodadas para o término do Brasileirão. São elas: Sampaio Correa (42%), Santa Cruz (36%), América-MG (26%), Bragantino (8%), Náutico (7%), Luverdense (4%), além de Paraná e CRB, ambos com 1%. Pelos cálculos de Tristão, o time que somar 64 pontos praticamente garantirá o seu acesso.


A disputa para escapar do rebaixamento também promete fortes emoções até o fim. Na última colocação, com 22 pontos, o Mogi Mirim, que sofreu a 13ª derrota ao perder em casa para o Paraná por 2 a 1, tem 96% de chances de cair, superando o ABC que tinha 91% e após o empate com o Vitória apresenta 94% de probabilidade de disputar a Série C em 2016. Logo atrás vem o Boa Esporte, cujo risco de queda é de 93%. Com a derrota para o Santa Cruz por 2 a 1, em Pernambuco, a probabilidade de o Ceará ser rebaixado aumentou de 61% para 68%. Primeiro time no Z-4, a distância do Vozão para o Atlético-GO, 16º colocado, é de seis pontos. Embora as chances sejam menores, outros seis times ainda não escaparam totalmente do rebaixamento: Macaé (22%), Atlético-GO (11%), Oeste (9%), Criciúma (4%), CRB (2%) e Paraná (1%). O curioso é que tanto o CRB como o Paraná ainda têm chances de conseguir o acesso como também de ser rebaixado. Nas contas de Tristão Garcia, o clube que somar 45 pontos se livra da queda.

Por Eduardo de Sousa Rio de Janeiro/GE

Botafogo assina termo para voltar a mandar jogos no Estádio Caio Martins


Sem o Estádio Nilton Santos em parte de 2016, por conta da Olimpíada, Glorioso voltará ao "caldeirão" de Niterói. Nova arena terá 20 mil lugares; veja possíveis datas de abertura



Arquibancada desta imagem dará lugar a
'tobogã' maior. Outros dois 'tobogãs' ficarão
 atrás dos gols (Foto: Cleber Mendes/L!Press)
O Estádio Caio Martins será o lugar de todo alvinegro durante parte de 2016. Em evento realizado nesta terça-feira, em Niterói (RJ), o Botafogo e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude assinaram o termo de cooperação para a revitalização da arena. Desta forma, o Glorioso mandará seus jogos do Campeonato Carioca-2016 e parte do próximo Brasileiro na Cidade Sorriso. Os passos seguintes a serem dados pela diretoria alvinegra são apresentar para a imprensa o projeto do estádio e o plano de captação de recursos para a obra.

A reestreia do Botafogo no Caio Martins poderá ser na primeira semana de fevereiro (dia 3 ou 4), contra a Portuguesa, ou mesmo antes (30 ou 31 de janeiro), quando o time inicia sua caminhada na competição estadual diante do Bangu – duelo no qual, em tese, o adversário é o anfitrião. A volta ao antigo "caldeirão" foi uma alternativa encontrada pelo Alvinegro, que terá de entregar o Estádio Nilton Santos em novembro deste ano ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

As obras - que custarão em torno de R$ 12 milhões - ainda não têm data para começar. Porém, quando o Glorioso pisar no gramado niteroiense 12 anos depois de sua despedida (uma derrota para o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro), tudo não estará igual como era antes. Três "tobogãs" (dois atrás dos gols e um frontal) elevarão a capacidade do estádio de 12 mil para 20 mil pessoas. Além disso, a área social terá dado lugar a camarotes. Toda essa mudança concluirá o processo de reforma do Caio Martins, que já conta com o recém-trocado gramado.

Em seu discurso, no cerimonial desta terça-feira, o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, agradeceu a oportunidade concedida por Niterói.

- O Botafogo hoje tem um orgulho muito grande. Orgulho de um filho que volta para casa. O Botafogo também, como bom filho, entendeu que voltava para uma Niterói diferente, grande, com maior poder de investimento. O projeto é em fases. Não sei se seremos capazes de realizar todas elas imediatamente, mas estamos buscando. Posso dizer a Niterói um muito obrigado, pois, como disse o Bruno (Souza), não estamos sozinhos nessa - disse o mandatário do Botafogo.

A ideia de união foi ressaltada pouco antes pelo secretário de esporte e lazer de Niterói, Bruno Souza. O ex-jogador de handebol e medalhista pan-americano pegou no embalo de "You'll Never Walk Alone", de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, para deixar claro o apoio ao clube.

- É um enorme prazer estar anunciando uma parceria que começou com um enorme diálogo. Ter grandes eventos em Niterói sempre foi um sonho para o niteroiense. O Caio Martins é uma joia da cidade. Se em algum lugar da história ou do seu hino, o Botafogo é uma estrela solitária, aqui não. Aqui vocês podem ter certeza de que nunca estarão sozinhos - afirmou.

Já o prefeito da cidade, Rodrigo Neves, destacou o bom diálogo com a diretoria alvinegra e afirmou que a prefeitura vai contribuir com os custos da reforma.

- Nossa conversa foi sempre boa, desde o início. Vou até confessar: até os 12 anos de idade eu era vascaíno - revelou o agora flamenguista prefeito, antes de completar: - Sou prefeito de todos. Acho que é um dia muito especial. Estou muito feliz. O projeto ficou pronto na semana passada e nós vamos investir 600 mil reais da prefeitura. Então, vamos fazer a reforma do ginásio juntos. O Botafogo vai trazer visitantes para Niterói.

No fim de agosto, em reunião com o presidente do Botafogo, o prefeito de Niterói fez três pedidos ao clube. O primeiro é para que o Alvinegro não implante qualquer projeto imobiliário na área do Caio Martins. A outra exigência diz respeito a uma parceria do Glorioso com o Canto do Rio. Por fim, a Prefeitura espera que não ocorra caos no trânsito da cidade durante os jogos e conta com o clube para um ordenamento urbano no entorno do alçapão.

CAIO MARTINS TAMBÉM SERÁ CASA DE CLUBE DE NITERÓI

Quem também se beneficiará com a medida é o Canto do Rio. O tradicional clube de Niterói vai disputar a Série C do Carioca no ano que vem, depois de ficar um longo período afastado do futebol profissional, e usará o espaço em seus compromissos. Outra ajuda do Alvinegro ao Alvianil será o empréstimos de atletas.

- Temos um esboço e nele está justamente esse empréstimo de jogadores. Vamos procurar a CDL, Ampla, Águas de Niterói... - garantiu o presidente do Canto do Rio, Rodney Melo.

FOTOS: Confira imagens históricas do Estádio Caio Martins

























Caio Martins na Série B de 2003 (Foto: Reprodução)

Patrick Monteiro - LANCENET!