Páginas

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Botafogo faz contraproposta ao Cruzeiro e inclui Roni em negociação por Bruno Silva


Empresário do jogador, Carlinhos Sabiá se reune com clube carioca e apresenta oferta mineira. Além de quantia em dinheiro, Alvinegro pede atacante que está no Japão para fechar negócio





Negociação entre Botafogo e Cruzeiro por Bruno Silva se arrasta (Foto: André Durão)


A novela envolvendo Bruno Silva ganhou um novo capítulo e está mais perto do fim. Em reunião na tarde desta terça-feira, em General Severiano, o empresário Carlinhos Sabiá levou ao Botafogo uma proposta oficial do Cruzeiro pelo volante. A oferta inclui uma quantia em dinheiro e mais um jogador, que não teve o nome revelado, mas foi recusado pelo Alvinegro.


Não houve acordo, mas é possível dizer que a negociação avançou. O Botafogo enviou uma contraproposta e pediu a inclusão do atacante Roni, que está emprestado pelo Cruzeiro ao Albirex Niigata, do Japão. A bola está com a diretoria da Raposa, que estuda a pedida e deve responder nas próximas horas. A expectativa é de que o acordo seja fechado até esta quarta.



Roni estava emprestado ao Náutico antes de ir para o Japão (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)


Roni tem contrato no Japão até 1º de janeiro, e com o Cruzeiro, até 8 de abril de 2018. Na época da negociação, o clube mineiro informou que havia vendido os direitos dele aos japoneses, mas a reportagem confirmou que o atacante realmente está emprestado. A diretoria vai solicitar o retorno do atleta, porém, provavelmente precisará compensar o clube asiático financeiramente.


No primeiro encontro, na semana passada, o Cruzeiro colocou uma lista de jogadores que poderiam entrar na negociação. Entre eles, nomes com Rafael Marques e Elber. Nenhum deles empolgou o Botafogo. Outro interessado em Bruno Silva, o Inter praticamente desistiu do negócio. A vontade do jogador em jogar em Belo Horizonte pesou.


BRUNO SILVA


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Gabriel Duarte, Marcelo Baltar e Thiago Lima, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

Gatito ou Jefferson em 2018? Jair diz já ter a resposta, mas a esconde


Treinador do Botafogo terá que escolher entre o ídolo e o paraguaio, que brilhou em 2017. No ano que vem, ao contrário deste, os dois goleiros partem em condições de igualdade




Jefferson e Gatito Fernández (Foto: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo)


Uma das muitas dúvidas que circulam entre os torcedores do Botafogo neste fim de ano é saber quem será o titular na meta alvinegra em 2018: o ídolo Jefferson, dono do maior salário do clube, que começou esta temporada com uma lesão ou o paraguaio Gatito Fernández, que defendeu oito de 14 pênaltis em 2017, ganhou dois prêmios individuais e "roubou" a vaga após Helton Leite se machucar contra o Olimpia? O técnico Jair Ventura diz já estar decidido, mas faz mistério e ainda explica o que pesou para a decisão: meritocracia.

- Já está definido. Na cabeça do treinador está sempre definido. Não posso revelar, vocês vão ter que esperar até o primeiro jogo. É uma decisão difícil, são dois grandes atletas, um com história recente, outro com história mais do passado, mas são dois grandes atletas. O Botafogo está muito bem servido, isso é o importante. Quando sair a escalação eu vou explicar o porquê. Se eu falar agora, você já vai saber quem é – comentou o técnico, em entrevista à Rádio Tupi.

Os dois têm contrato com o Glorioso até o final de 2018, mas alguns torcedores demonstram certa insegurança: será que algum dos goleiros vai querer deixar o time, insatisfeito com a reserva? Além do ídolo, que fará 35 anos no próximo dia 2, e do paraguaio, o Botafogo conta com Saulo, Helton Leite e Daniel. O segundo, porém, pode ser emprestado ao São Caetano, enquanto o primeiro, quarto na hierarquia da posição neste ano, tem contrato se encerrando no próximo dia 31 e ainda não sabe se fica pro ano que vem.


Fonte: Lancenet/Rio de Janeiro (RJ)

Fábio vive bom momento na Inglaterra, mas diz: "Sonho jogar no Botafogo"


Ex-Manchester United, irmão gêmeo de Rafael, lateral é titular no Middlesbrough, afirma que quer renovar contrato por três anos, mas balançaria com proposta do time de coração




Há quase 10 anos, os gêmeos Rafael e Fábio deixaram o Brasil para atuarem no Manchester United. Eram jovens de apenas 17 anos e cercados de expectativa para se tornarem grandes nomes do futebol brasileiro. O primeiro, lateral-direito, atuou em 170 partidas pelos Red Devils e hoje é titular do Lyon, na França. Fábio, lateral-esquerdo, jogou menos pelo clube inglês: 56 vezes. Depois, rodou por equipes menores da Inglaterra até chegar ao Middlesbrough, onde está atualmente. Apesar de não ter alcançado o mesmo sucesso que o irmão, vive boa fase na segunda divisão do país e acredita estar no auge de sua carreira.



Fabio assumiu a titularidade do Middlesbrough na atual temporada (Foto: Getty Images)


A verdade é que Fábio teve sim bons momentos, mas jamais atingiu o nível que se esperava. Teve chances no Manchester United, como na decisão da Liga dos Campeões de 2010/11, quando foi titular na derrota para o Barcelona. Na Seleção, foi chamado por Mano Menezes e atuou em amistosos contra Gabão e Costa Rica, em 2011. Mas, ficou devendo. Agora, em equipes menores e com menos pressão sob seus ombros, o lateral brasileiro parece ter se encontrado. Virou titular absoluto no Middlesbrough, na segunda divisão inglesa, e tem colecionado boas atuações, segundo ele próprio analisa.


- Acho que estou no auge da minha forma física, com 27 anos, aprendi muito com esses 10 anos na Inglaterra. Me assistindo, e vendo o que tenho jogado, acho que estou no meu melhor momento sim (...) Quando cheguei no Manchester, acho que fiquei tímido, vinha do Fluminense, Seleção, capitão (do Brasil sub-17)... no Manchester, eu perdi um pouco a confiança, não evoluí o que esperavam. Depois, eu fiquei tendo altos e baixos. Joguei final de Champions, mas não tive consistência. Fui para a Seleção com o Mano, mas eu não estava bem naquela época e fui mal, não joguei bem. Quando fui para os outros times, tiveram os rebaixamentos, perdia a confiança - explicou o lateral em entrevista por telefone ao GloboEsporte.com.




No Middlesbrough, Fábio é querido pela torcida. Não poderia ser diferente com um clube que sempre abraçou jogadores brasileiros e tem como um de seus maiores ídolos Juninho Paulista, que disputou finais da Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa na temporada de 1996/97. O lateral se disse impressionado com o carinho e afirmou que fotos do ex-meia estão espalhadas pelo CT e pelo estádio do "Boro" e o nome do ex-são-paulino e é sempre falado e lembrado pelos torcedores.


- O Juninho é o Pelé para eles. Não estou exagerando. É o maior ídolo da história do Middlesbrough. É como é o Zico para o Flamengo. Os caras falam do Juninho aqui o tempo todo, é impressionante. Eu não sabia que era tão grande assim (...) Não sei se por ser brasileiro também, mas o torcedor gosta muito de mim. Disso não dá para reclamar. No Cardiff também acontecia. Até no Manchester, mesmo não jogando tanto, a torcida sempre gostou muito de mim - afirmou.



Fabio ficou no Manchester United entre 2008 e 2014 (Foto: Reuters)


Porém, o pensamento de Fábio volta e meia está no Brasil. Apesar de ter crescido nas divisões de base do Fluminense, o lateral é torcedor confesso do Botafogo. Nas redes sociais, posta com frequência mostrando seu amor pelo Alvinegro do Rio de Janeiro, assim como seu irmão Rafael. O lateral confessa que ambos sonham em, no futuro, atuarem juntos no clube de coração. Com contrato perto do fim - em junho de 2018 - ele espera renovar com o Middlesbrough, mas diz que balançaria com uma proposta do Glorioso.


- O Botafogo me balança sempre. Eu sou botafoguense e meu sonho é jogar no Botafogo. Eu penso em fazer um contrato de mais três anos, ficar até os 30 anos (no Middlesbrough). Depois, quero jogar no Botafogo e encerrar minha carreira lá. Claro que eu e o Rafael temos o sonho de jogar juntos sim. Jogamos em funções parecidas, na lateral, mas de repente eu me mudo para volante (risos). Mas temos sim esse sonho de jogar juntos pelo Botafogo - confessou.



Fabio não esconde a torcida pelo Botafogo nas redes sociais (Foto: Reprodução / Instagram)


O maior problema para deixar a Inglaterra neste momento é o próprio Middlesbrough. Apesar do contrato próximo do fim, o clube pode exercer uma cláusula de renovação automática e ainda negocia uma extensão de vínculo com o lateral. Em junho deste ano, após a queda para a segunda divisão, Fábio pediu para deixar a equipe e, com proposta de fora, como do Sporting, de Portugal, e do Cruzeiro, pensou em voltar ao Brasil. No entanto, a saída foi dificultada pelos ingleses, que pediram um valor acima da realidade para liberá-lo.


No entanto, a ideia de sair do Middlesbrough já deixou de ser prioridade para Fábio. O lateral explica que sua boa fase o fez ter mais paciência e vontade de permanecer por mais tempo na Inglaterra. Somado a isso, o momento vivido pelo Brasil, com crises políticas e de violência, o deixa com o pé atrás para retornar ao país.


- Me deixa triste ver como está o Brasil. Se o país estivesse melhor, tanto na parte política como de violência, talvez eu teria voltado há mais tempo. A qualidade de vida é boa aqui na Inglaterra, mas tem o frio, sempre chovendo... tem poucas coisas para fazer. Sou muito ativo, gosto da praia, de bater um futevôlei, de sair com os amigos. Eu quero voltar para o Brasil. Minha opinião já mudou várias vezes, então não sei se voltaria agora. Há quatro meses eu estava pensando muito em voltar. Hoje, eu já penso de outra maneira - disse, deixando claro que deve permanecer mais tempo na Inglaterra.


E, se aparecesse uma proposta do Flamengo? Será que a idolatria de Fábio pelo Botafogo atrapalharia uma negociação? Sem pensar duas vezes, o lateral garantiu:


- Sem ser no Botafogo, eu só jogaria no Fluminense (no Rio). Por ter começado a carreira lá, tenho esse carinho. Mas só.

MANCHESTER UNITED


Fonte: GE/Por Thiago Quintella, Rio de Janeiro