Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Em semana exaustiva, Botafogo aponta descanso como prioridade


Delegação alvinegra encara uma verdadeira maratona entre viagens para Fortaleza e Atibaia. Jogadores admitem desgaste, mas garantem time inteiro contra o Bragantino



Maratona e correria são palavras que definem bem a semana do Botafogo. Desde segunda-feira, o time se vê às voltas com treinos, viagens e jogos. Na segunda, a equipe treinou pela manhã no Estádio Nilton Santos e embarcou em seguida para Fortaleza, em um voo de três horas de duração.Terça-feira foi dia de jogo contra o Ceará. Na quarta, o trajeto foi longo. No avião, foram quase quatro horas da capital cearense a São Paulo. Depois, a delegação ainda enfrentou mais de uma hora de ônibus até Atibaia. Nesta sexta, serão mais 30 quilômetros até Bragança Paulista, onde o time enfrenta o Bragantino, antes de retornar ao Rio de Janeiro, no sábado.

– O que desgasta bastante é a viagem, principalmente no avião, onde ficamos meio apertados. No meu caso, o joelho dá aquela inchada, com muitas horas dentro do avião. Mas sabíamos desde o começo que seria essa batalha. Na Série B não tem jeito. Um dia você joga em Belém, depois no Ceará, amanhã em São Paulo... – ressaltou Carleto. 

Willian Arão ressalta boa logística para superar cansaço das viagens (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)

Titular em 33 partidas do Botafogo na temporada, Willian Arão também falou sobre o desgaste da maratona de viagens e jogos. Para o volante, no entanto, o time está recebendo todo o suporte e estará inteiro contra o Bragantino.

– Foram viagens longas, mas a logística foi muito boa. Ficamos em bons hotéis e tivemos cuidado com a alimentação. É óbvio que tem o desgaste do avião. Foram quase quatro horas de voo. Depois mais uma hora de ônibus. Mas o time está bem, estamos tendo um suporte muito grande. Nesta sexta vai estar todo mundo 100% – garantiu Willian Arão. 

Preparador físico, Ednilson Sena destaca treinos moderados para os jogadores (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)
Segundo o preparador físico do Botafogo, Ednílson Sena, em uma semana como essa o repouso é até mais importante do que os treinos para que os atletas se recuperem rapidamente entre uma partida e outra.

– Geralmente temos que nos preocupar com o pós-jogo, com o trabalho de recuperação. Fisioterapia, nutrição, fisiologia... Tudo isso é importante nessa hora. O que nos preocupamos mais é com o descanso do atleta. Fica difícil treinar, então treinamos moderadamente. Não temos nem 48 horas do jogo contra o Ceará, depois tivemos uma viagem longa. Temos atletas que já jogaram 30 partidas na temporada. Então é muito importante nessa hora ter essa sensibilidade, poupar alguns jogadores dos treinos, estar sempre suplementando e descansando o elenco – frisou o preparador físico do Botafogo.

Líder da Série B com 24 pontos, o Botafogo enfrenta o Bragantino nesta sexta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos. O retorno ao Rio acontece no sábado pela manhã. O time treinará no fim de semana no Estádio Nilton Santos.

Por Marcelo BaltarAtibaia, SP/GE

Lulinha treina na vaga de Daniel Carvalho, e Botafogo está definido


Com o titular suspenso, meia vence a disputa com Gegê e começa jogo contra o Bragantino, nesta sexta. Octávio se junta ao grupo em Atibaia




O Botafogo está definido para enfrentar o Bragantino. Em treino na tarde desta quinta-feira, no CT de um resort em Atibaia, o técnico René Simões escalou Lulinha na vaga de Daniel Carvalho. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o meia sequer viajou para São Paulo. Sem mistério, o Botafogo treinou com Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão, Tomas Bastos e Lulinha; Rodrigo Pimpão e Luis Henrique. O camisa 9, que chegou a ser dúvida devido ao desgaste na partida contra o Ceará, na última terça, está confirmado.

Sorriso aberto: Lulinha treina entre os titulares e começa o jogo contra o Bragantino (Foto: Marcelo Baltar)

Além de Lulinha, outra novidade no treino foi a presença de Octávio. Com a suspensão de Daniel Carvalho, o meia foi convocado às pressas e se juntou ao grupo na quarta-feira, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O armador, de 21 anos, retornou de empréstimo à Fiorentina no mês passado, foi inscrito nesta semana na Série B do Campeonato Brasileiro e pode ter, contra o Bragantino, sua primeira chance com René Simões.

Como costuma acontecer nas vésperas dos jogos, o treino desta quinta-feira foi curto. Durou pouco mais de uma hora. René trabalhou a parte tática, especialmente o posicionamento nas jogadas defensivas e ofensivas de bolas paradas.

Líder da Série B com 24 pontos, o Botafogo enfrenta o Bragantino nesta sexta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos. O retorno ao Rio acontece no sábado pela manhã. O time treinará no fim de semana no Estádio Nilton Santos.


Por Marcelo BaltarAtibaia, SP/GE

Após pane, defesa do Botafogo se acerta e volta a ser a melhor da Série B


Nos treinos e com muita conversa, time muda postura tática defensiva depois da derrota para o Macaé e passa ileso nos jogos contra Sampaio Corrêa e Macaé



Talvez, lá na frente, no final do ano, o Botafogo olhe para trás e veja a derrota contra o Macaé, há dez dias, como um marco na campanha na Série B. Até então invicto, o time carioca sofreu um colapso e foi bombardeado no Estádio Cláudio Moacyr. Técnica e taticamente, o Alvinegro teve uma exibição desastrosa no primeiro tempo e perdeu a partida por 4 a 2. Desde então, muito papo e uma nova postura tática para evitar novas panes defensivas. Por enquanto, as mudanças vêm dando certo, e a defesa passou ilesa nos dois últimos jogos, contra Sampaio Corrêa e Ceará.

- O jogo contra o Macaé não "aconteceu" para nós. Não estávamos no nosso melhor, a equipe não se encontrou e não encaixamos a marcação. Depois daquele jogo, conversamos muito e passamos a nos posicionar melhor. A partir dali, tivemos um novo começo para a equipe na parte tática. Vem dando certo - comemorou o zagueiro Roger Carvalho.

Contra o Ceará, no Castelão, a defesa não deixou a bola passar e jogo ficou no 0 a 0 (Foto: Kiko Silva/Agência Diário)

Após a derrota em Macaé (veja os gols do jogo no vídeo abaixo), René Simões reconheceu que a equipe, inconscientemente, estava acomodada com a folga na liderança da Série B e cobrou uma nova postura. Nos treinos, na base da conversa, o time se acertou. Os sustos defensivos não acabaram - vide a partida contra o Ceará -, mas a bola parou de entrar.

- Conversamos muito depois daquele jogo e deu certo. Temos que continuar nessa pegada, e estamos evoluindo. Estamos buscando a perfeição para fazer bons jogos e, quem sabe, não sofrer gols - disse Roger.

Outro reforço importante na defesa alvinegra foi Jefferson. Após defender a seleção brasileira na Copa América, o goleiro retornou ao Botafogo e não sofreu gols nos jogos contra Sampaio Corrêa e Ceará. No Castelão, inclusive, ele foi o principal responsável pelo empate sem gol, com ao menos três grandes defesas.

- O Jefferson dispensa comentários, é goleiro da seleção brasileira e o nosso capitão. Sem dúvida, ele vem nos ajudando muito lá atrás - concluiu o camisa 2 do Botafogo.




E apesar dos quatro gols sofridos em Macaé, o Botafogo voltou a ter a melhor defesa da Série B. Em 11 rodadas, o clube carioca foi vazado sete vezes. Líder da competição, com 24 pontos, o time também tem o melhor ataque, ao lado do próprio Macaé. As duas equipes do Rio de Janeiro marcaram 21 gols, cada.

Por Marcelo BaltarAtibaia, SP/GE

Obrigado a mexer, René pode escalar jovem surpresa no time titular


Técnico faz elogios a Octavio, que pode substituir Daniel Carvalho contra o Bragantino



Octavio foi elogiado pelo técnico (foto:divulgação)
Procura-se um camisa 10. Sem poder contar com Daniel Carvalho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico René Simões terá de achar um substituto para o meia no jogo contra o Bragantino, nesta sexta-feira, em Bragança Paulista, São Paulo. As opções são variadas, mas há uma surpresa entre elas: Octavio.

O jovem de 21 anos foi relacionado para o duelo contra o Braga e se juntará aos demais companheiros de elenco no treino desta quinta-feira, em Atibaia, também em São Paulo. O apoiador voltou ao Glorioso recentemente após passar um ano emprestado à Fiorentina (ITA). Em cerca de 20 dias, Octavio agradou a René Simões pela dedicação nos treinos. O meia ganhou elogios do treinador alvinegro.

– Ele foi inscrito na Série B e vem treinando muito bem. É um garoto que teve um comportamento tático e técnico excepcional nos treinamentos. Vamos ver se ele consegue colocar isso no jogo. Se ele conseguir, teremos um grande reforço. Estou trazendo ele (para o jogo contra o Bragantino) porque estou gostando – disse o treinador alvinegro.

O meia Gegê também aparece bom boas chances para ocupar a vaga de Daniel Carvalho. Ele entrou no lugar do titular no decorrer da partida contra o Ceará, na terça-feira, e também foi elogiado por René.

– Quando o Gegê entrou, ganhamos mais o meio campo, foi quando tivemos mais oportunidades no jogo – destacou o comandante.

Apesar de ser atacante, Sassá também surge como opção para substituir Daniel Carvalho. Num esquema mais ofensivo, que já foi utilizado contra CRB, na goleada de 4 a 1, no Estádio Nilton Santos, o jogador formado nas categorias de base do clube teve uma chance entre os titulares, ao lado de Rodrigo Pimpão e Bill. Porém, esta formação tem menos força do que com a entrada de Octavio ou Gegê. Isso porque o jogo contra o Bragantino será realizado na casa do adversário. Além disso, Sassá fez apenas a primeira partida dele após se recuperar de um estiramento na coxa esquerda.

Substituto natural de Daniel Carvalho nos últimos jogos, Diego Jardel está lesionado. Ele ainda não se recuperou de um problema na coxa direita e não tem previsão de retorno aos treinos do Botafogo.

OUTRA DISPUTA NO MEIO

Enquanto Octavio, Gegê e Sassá disputam para saber quem vai ocupar a vaga de Daniel Carvalho, a meia esquerda também pode ter mudanças. O meia Tomas, titular contra o Ceará, teve uma atuação apenas razoável e foi substituído por Lulinha, que deu mais velocidade e força ofensiva ao time alvinegro. Por isso, é possível que o técnico René Simões faça mais de uma mudança na equipe.

Lulinha já teve oportunidades no time, mas não conseguiu se firmar entre os titulares. Já Tomas apareceu na equipe nos dois últimos jogos. Ele chegou com status de titular nesta temporada, após ser vice-artilheiro da Série B do ano passado, com 15 gols, mas ainda não demonstrou o mesmo bom futebol no Glorioso.

O jovem Fernandes, formado nas categorias de base, é outra opção para a meia esquerda. Ele teve boas atuações no Campeonato Carioca, caiu rapidamente nas graças da torcida, mas não conseguiu manter o bom rendimento na Segundona. Na goleada sofrida para o Macaé, ele foi substituído ainda no primeiro tempo – por Lulinha – e, por isso, dificilmente voltará a ser titular na partida contra o Bragantino.

Leia mais no LANCENET! 

Sucesso de joia não surpreende, e base do Bota aposta em novos frutos


Técnico do sub-17, Felipe Conceição, que trabalhou dois anos com Luis Henrique, diz que outras revelações irão estourar em breve: "Vai sair mais coisa dessa plantação"




Felipe Conceição, técnico do Botafogo sub-17
 (Foto: Sátiro Sodré/SS Press)
O início avassalador de Luis Henrique no Botafogo surpreendeu muita gente, mas não Felipe Conceição. Treinador da equipe sub-17, ele conviveu por dois anos com a nova sensação alvinegra e não foi pego de surpresa com o desempenho do jovem no time profissional. Para Felipe, era apenas uma questão de oportunidade para o garoto estourar.

- Não me surpreendeu. Quando o Manoel Reina (diretor da base) me perguntou sobre o Luis Henrique, dei a minha opinião e disse que achava que ele já poderia ir bem entre os profissionais. Não foi uma surpresa para mim. Ele surpreendeu muita gente, mas não a mim. Ele vem correspondendo às expectativas - garantiu Felipe Conceição.

As ainda curtas trajetórias de Felipe Conceição e Luis Henrique se misturam. Os dois chegaram praticamente juntos ao Botafogo e conviveram por dois anos. Nesse período, passaram por duas categorias da base alvinegra (sub-15 e sub-17) e cresceram dentro do clube. Com a promoção do jogador ao elenco principal, a parceria profissional acabou, mas a amizade continua.

- Há dois anos, eu estava fazendo curso de treinador da CBF e realizando estágio no Botafogo, quando o Luis Henrique chegou para fazer testes. Nessa época, já percebi o talento e comentei como ele era muito bom. Ele ficou no clube, e eu assumi a categoria sub-15. Iniciamos praticamente juntos nossas caminhadas no Botafogo. No ano passado, subimos para a equipe sub-17. Ele é um menino espetacular, disciplinado e com um potencial muito grande. Conheço o Luis muito bem. Ele tem muita maturidade, é um garoto concentrado e focado no trabalho. Continuamos nos falando, trocamos mensagens. Ele está muito feliz com tudo o que está acontecendo. Desejo toda a sorte a ele. Não falamos mais sobre táticas. Isso agora é com o René. Mas ficou a amizade, e o carinho continua o mesmo - disse o treinador.


LEIA MAIS:Taça BH Sub-17 começa nesta quinta-feira: conheça 14 possíveis destaques


O sucesso precoce de Luis Henrique no time profissional não surpreendeu, mas Felipe aposta alto em relação ao futuro do garoto. Para ele, o atacante tem potencial para evoluir e se tornar um grande jogador.

- Eu acho que ele pode se tornar um dos melhores do país, sem dúvida, pelo potencial e características que tem. O Luis tem uma explosão muito forte e um vasto e eficiente repertório de finalizações. Ele tem tudo para chegar longe. Lógico que o caminho é longo, ele tem muito a evoluir, mas o talento está ali.

Luis Henrique Botafogo x Sampaio Correa (Foto: Estadão Conteúdo)
Novos frutos

Na opinião de Felipe Conceição, os botafoguenses podem ficar animados. A ascensão meteórica de Luis Henrique motivou a garotada da equipe sub-17. Segundo o treinador, essa geração - vice-campeã da Copa do Brasil da categoria - ainda dará muitas alegrias ao torcedor alvinegro:

- Conseguimos criar uma identificação muito forte nesses dois anos de trabalho, construímos algo bacana, construímos valores. Meu sentimento é de alegria, assim como o sentimento dos meninos. Eles estão motivados e acreditam que possam seguir o mesmo caminho do Luis. Já na Copa do Brasil sub-17, eu falei que esse time tem a chance de ser a base profissional do Botafogo daqui a um tempo. Não gosto de citar nomes, mas temos muitos jogadores que em breve acredito que estarão entre os profissionais. É uma geração muito talentosa e que está amadurecendo muito rapidamente. Vai sair mais coisa dessa plantação. Vem mais por aí.

Botafogo x Vitória, final da Copa do Brasil sub-17 (Foto: Satiro Sodre/SSPress)
Nesta quinta-feira, a equipe sub-17 do Botafogo estreia na Taça BH, contra o Tupinambás, em Juiz de Fora. O time é o mesmo que ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil da categoria, há dois meses. O único desfalque é Luis Henrique, agora jogador profissional do Botafogo.

- A base foi mantida, mas perdemos o Luis Henrique. Mas essa é uma perda que levo com alegria, e a considero uma vitória - completou.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Prazo se esgota nesta quinta, e Bota deve ir à Fifa por dinheiro de Dória



Clube notifica Olympique, que deveria ter depositado cerca de R$ 3,5 mi, referentes à primeira parcela, no início do mês. Diretoria, agora, quer valor integral: R$ 21 milhões




O Botafogo perdeu a paciência e notificou, nesta quarta-feira, o Olympique de Merselha pelo atraso na primeira parcela referente à venda do zagueira Dória, no ano passado. O valor de € 1 milhão (cerca de R$ 3,5 mi) deveria que caído na conta do clube no dia 1ª de julho, mas até o momento o pagamento não foi efetuado. Em documento enviado ao clube francês, o Botafogo estipulou essa quinta-feira como prazo final. Caso o dinheiro não seja depositado, a diretoria alvinegra planeja ingressar nesta sexta-feira com uma ação na Fifa.

- O pagamento não foi realizado no prazo e enviamos uma notificação ao Olympique. O prazo acaba nesta quinta-feira. É o dia “D”. Se o dinheiro não entrar ou eles não entrarem em contato conosco, vamos à Fifa nesta sexta-feira cobrar o valor integral garantiu o diretor jurídico do Botafogo, Domingos Fleury. 

Robinho Dória Palmeiras x São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)
Dória foi negociado em agosto passado com o clube francês por € 6 milhões (cerca de R$ 21 milhões). No acordo, o Botafogo deveria receber a primeira parcela de € 1 mi no início de julho. Em 2016, segundo o contrato, o Olympique teria de efetuar mais dois pagamentos, em julho e dezembro, de € 2 milhões (cerca de R$ 7 mi), cada. A última parcela, de € 1 milhão, seria acertada no meio de 2017. O clube carioca, no entanto, planeja cobrar o valor integral, caso o primeiro pagamento não seja efetuado até esta quinta-feira.

- Vamos à Fifa. Sabemos que é um processo demorado, mas é um procedimento eficaz. Caso não cumpram, eles podem perder pontos e até serem rebaixados na França. Acredito que, com a notificação, o Olympique entre em contato conosco. Estamos aguardando - disse Fleury.

Pouco aproveitado por Marcelo Bielsa na França, Dória foi emprestado ao São Paulo no início do ano. O contrato de empréstimo acabou na semana passada, mas o clube paulista ainda negocia um novo acordo com o Olympique.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE