Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2022

Botafogo será prioridade mesmo após compra do Lyon, garante John Textor



Empresário norte-americano diz que criar um ecossistema colaborativo entre clubes de elite é o único jeito de concorrer com os maiores do mundo, conduzidos por oligarcas e estados soberanos



A pergunta necessária depois da confirmação de que John Textor se tornou acionista majoritário do Lyon, da França: Qual será a prioridade? O Lyon vai lhe tirar energia e atenção? John Textor respondeu à pergunta de maneira rápida e precisa:


"A prioridade é o Brasil, sério! O clube. na França, tem sido conduzido pelo mesmo presidente nos últimos vinte anos, Jean Michel Aulas, e ele continuará sendo o presidente e CEO. Meu tempo integral da operação é e continuará sendo no Botafogo. Temos uma tremenda oportunidade de reestabelecer o clube e criar uma Premier League para o Brasil. Tudo no Brasil é uma histórica oportunidade. É cativante e eu não vou gastar meu tempo fazendo muito mais coisas fora."


Criar um Premier League depende de muitas circunstâncias. Por exemplo, da unidade dos dirigentes em busca da formação da Libra Brasileira. Hoje, o projeto está dividido. O Botafogo apoia a criação da Libra, para conduzir o Brasileiro a partir de 2025.




John Textor, acionista do Botafogo, comemora vitória com a torcida botafoguense (https://ge.globo.com/futebol/video/john-textor-acionista-do-botafogo-comemora-vitoria-com-a-torcida-botafoguense-10578247.ghtml)



Textor vai além. Fala de ter o Botafogo como ponta de lança de um projeto mundial, colaborativo, entre os clubes em que tem ações ou controle. Caso do Crystal Palace, da Inglaterra, o Moleeenbeck, da Bélgica, e agora o Lyon, sete vezes campeão francês.


"Para ser claro, quando eu iniciei este projeto, tentei criar o primeiro ecossistema colaborativo de clube que ajudarão uns aos outros de maneira que o dinheiro não consegue. Será a única maneira de competir com os gigantes do mundo, que têm como proprietários oligarcas ou estados soberanos."


Palavra de John Textor. O Botafogo e o Brasil são sua prioridade.



Fonte: GE/Rio de Janeiro

Parceria no Botafogo? Veja jogadores sem espaço no Lyon, novo clube de John Textor


Intercâmbios entre atletas de clubes parceiros são comuns e podem ser alternativa com novo 'co-irmão' do Botafogo; Henrique, Thiago Mendes e Tetê são os brasileiros





Henrique, Thiago Mendes e Kadewere (Montagem Lance! Fotos: Divulgação / Lyon)



'Intercâmbios' e transferências entre clubes parceiros são rotina para os times que pertencem a John Textor. Uma nova instituição chegou para somar nessa "rede mundial de talentos", o Lyon, clube adquirido pelo norte-americano na última segunda-feira. O Botafogo, claro, também pode entrar no circuito em um futuro próximo.


+ Botafogo se aproxima de Eran Zahavi e tem contratação encaminhada


Além do Alvinegro, Crystal Palace, da Premier League, RWD Molenbeek, da segunda divisão da Bélgica, e FC Florida, time de base dos Estados Unidos, também pertencem a John Textor.


O Botafogo, mesmo em pouco tempo no "circuito Textor", já recebeu jogadores de clubes 'co-irmãos'. Dylan Talero veio após se destacar no FC Florida, mesmo clube que Niko Hämäläinen passou no começo da carreira. O boliviano Sebastian Joffre, que inicialmente veio para o time profissional mas desceu ao sub-23, veio do Crystal Palace. Darius Lewis foi outro que passou pelo processo e está no Alvinegro.


O Lyon, portanto, não deve fugir dessas "transações internas". Seja para o time profissional ou na base, é improvável pensar que um jogador dos Gones não passará pelo radar do Botafogo na próxima janela de transferências.


O clube teve desempenho decepcionante em 2021-22. Oitavo colocado no Campeonato Francês e eliminado nas quartas de final da Liga Europa, o Lyon não vai disputar competições europeias na próxima temporada. O técnico Peter Bosz, apesar disso, recebeu um voto de confiança, mas deve promover mudanças no elenco - Alexandre Lacazette, ex-Arsenal, já foi anunciado.

Existe um mundo que algum atleta do Lyon chegue ao time principal do Botafogo? Apenas o futuro pode dizer. Os brasileiros do Gones são Tetê, Thiago Mendes e Henrique. O LANCE! mostra os jogadores da equipe que não tiveram e/ou podem perder espaço. Vale ressaltar que não há negociação, por enquanto, por nenhum dos jogadores citados.


E MAIS: Lazio confirma a chegada do meio-campista brasileiro Marcos Antônio
São Paulo x Palmeiras tem vaias da torcida no Morumbi e confusão entre jogadores no final
Everton Cebolinha é o retrato perfeito do atual Flamengo
Virada épica do Palmeiras no Choque-Rei agita a web
Saiba onde assistir a Atlético-MG x Flamengo pela Copa do Brasil


Thiago Mendes (Volante, 30 anos): apesar de ter renovado o contrato até 2025 recentemente, tem o nome ligado a transferências de forma intensa - inclusive com o Flamengo. É um homem de confiança de Peter Bosz, mas o meio-campo é a posição mais disputada do Lyon.

Henrique (Lateral-esquerdo, 28 anos): cria do Vasco, o lateral-esquerdo não é a primeira opção de Bosz e foi reserva de Emerson Palmieri durante a temporada. O titular, contudo, vai retornar ao Chelsea-ING após empréstimo. O Botafogo, por sua vez, acabou de contratar Fernando Marçal para o setor.


Tino Kadewere (Atacante, 26 anos): primeira opção gringa, Kadewere é um atacante que atua pelos lados. Nascido em Zimbabue, o jogador de 26 anos teve 20 jogos na última temporada - a maior parte deles como reserva - e marcou um gol. Tem a velocidade como destaque.

Habib Keïta (Volante, 20 anos): criado nas bases do Lyon, o malinês é visto como uma promessa mas não tem espaço pela fartura de opções na posição. Seja como opção ao profissional ou base, o atleta entrou em campo apenas seis vezes na última temporada.

Ousseynou Ndiaye (Meia, 23 anos): o senegalês passou a temporada emprestado no Bourg-en-Bresse e deve ter o mesmo destino em um futuro próximo. É meia ofensivo e busca espaço para se desenvolver.



Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

Após vitória contra o Inter, veja outras sete viradas marcantes do Botafogo no século 21



Título, gol de Seedorf, golaço de voleio e reviravolta nos minutos finais, ge relembra outras sete vezes em que o Bota conseguiu reverter o placar adverso



A emocionante vitória de virada por 3 a 2 em cima do Internacional ainda reverbera na memória recente dos botafoguenses. Aproveitando que o clima do duelo épico no Beira-Rio ainda é quente, o ge relembrou outros sete jogos - número querido pela torcida do Botafogo - em que o Bota virou para cima dos adversários neste século 21.


Na lista tem jogo de título da Taça Guanabara, gol de Caio Talismã contra o Flamengo do Império do Amor, golaço de voleio no último minuto, primeira vez que Seedorf balançou as redes pelo Botafogo e mais. Confira os jogos abaixo, com vídeos.


12/02/2006 - Botafogo 3 x 1 America

Na final da Taça Guanabara de 2006, ano em que o Botafogo foi campeão carioca, o time comandado por Carlos Roberto com Dodô (artilheiro daquela edição) e companhia desceu para o intervalo perdendo por 1 a 0 para o America treinado por Jorginho e que tinha Bruno Lazaroni em campo. Porém, o artilheiro dos gols bonitos, o zagueiro e capitão Scheidt e o atacante Zé Roberto viraram o placar para dar o título da Taça Guanabara e garantir a presença do Bota na final do Estadual de 2006.





Comandado por Dodô, Botafogo vence a Taça Guanabara de 2006, que garantiu a vaga na final do Estadual daquele ano — Foto: Reprodução/Acervo O Globo


+ Festa no desembarque marca volta da lua de mel da torcida com o Botafogo


13/05/2007 - Internacional 2 x 3 Botafogo

Na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro de 2007, o Botafogo de Cuca saiu atrás no placar. Alexandre Pato, revelação daquele time, abriu o marcador, mas viu o Bota empatar com Juninho ainda no primeiro tempo. No início da etapa final, o zagueiro Alex foi expulso após entrada dura no jovem atacante colorado. Mas a partir dali foi o Botafogo quem comandou a partida e aproveitou para virar o placar com André Lima, duas vezes. O Inter ainda marcou mais uma vez, mas não conseguiu evitar a derrota. Expulsão no Beira-Rio e 3 a 2 no placar. Lembra algum jogo recente?




Em 2007, Botafogo derrota o Internacional por 3 a 2 pelo Campeonato Brasileiro (https://ge.globo.com/video/em-2007-botafogo-derrota-o-internacional-por-3-a-2-pelo-campeonato-brasileiro-1977654.ghtml)


+ Ombro de Piazon é colocado no lugar no vestiário e meia fará exames nesta semana


22/11/2009 - Botafogo 3 x 2 São Paulo

Lutando para não cair para a segunda divisão, o Botafogo de Estevam Soares encarava o líder São Paulo. Em grande tarde do atacante Jobson, a equipe alvinegra saiu na frente com um golaço do camisa 9 no ângulo. Mas o tricolor paulista não era líder à toa e virou a partida com Washington (no fim do primeiro tempo) e Jorge Wagner, aos 11 do segundo. Dois minutos depois, Jobson deu assistência a Renato marcar de cabeça. E, quase nos acréscimos, Jobson garantiu a virada botafoguense, tirou a camisa e ainda foi expulso. Mais um 3 a 2 épico.



Jobson é o destaque da vitória do Botafogo sobre o São Paulo (https://ge.globo.com/video/jobson-e-o-destaque-da-vitoria-do-botafogo-sobre-o-sao-paulo-1164293.ghtml)


+ Atuações: Lucas Piazon vai bem e é o destaque em vitória sobre o Inter; Gatito salva novamente


17/02/2010 - Flamengo 1 x 2 Botafogo

Contra o "Império do Amor", o Botafogo de Joel Santana tinha um talismã. Ou melhor, O Talismã, Caio. O Bota saiu atrás do placar na semifinal da Taça Guanabara, após sofrer gol de Vinícius Pacheco, e empatou com Marcelo Cordeiro. O atacante, xodó de Joel, entrou no segundo tempo da partida e deu a vitória que levou a equipe para a final que terminaria com o título estadual alvinegro.




Botafogo vence o Flamengo por 2 a 1 e garante vaga na final da Taça Guanabara (https://ge.globo.com/video/botafogo-vence-o-flamengo-por-2-a-1-e-garante-vaga-na-final-da-taca-guanabara-1213666.ghtml)


+ Análise: sete atos da virada do Botafogo sobre o Inter no Beira-Rio


04/08/2012 - Atlético-GO 1 x 2 Botafogo

Um jogo no meio do Campeonato Brasileiro nem sempre tem tanto apelo, mas - assim como na virada diante do Inter - o jogo da 14ª rodada da Série A foi o reencontro de Clarence Seedorf com o gol. De falta, ele marcou pela primeira vez com a camisa do Botafogo aos 19 minutos do segundo tempo para iniciar a virada alvinegra. O holandês não chegou a ser brilhante na partida, mas mostrou alguns lampejos. Depois daquela partida o Bota se tornou o time com mais viradas no Brasileirão daquele ano, com quatro.




Seedorf marca o primeiro gol pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/seedorf-marca-o-primeiro-gol-pelo-botafogo-2075959.ghtml)


+ Leia mais notícias do Botafogo


08/09/2013 - Criciúma 1 x 2 Botafogo

O Botafogo de Oswaldo de Oliveira, que não pôde contar com quatro titulares (Jefferson e Seedorf entre eles), começou o jogo praticamente atrás do placar, quando o Criciúma marcou o primeiro aos três minutos do primeiro tempo. A equipe catarinense quase ampliou em casa, mas foi o Botafogo que mexeu na rede adversária com Octávio. O jogo seguiu parelho, até que o Bota saiu no contra-ataque e Edilson encontrou um cruzamento para Elias. Ele armou o voleio e mandou no canto de Galatto.




Com golaço de Elias no fim, Botafogo vence Criciúma e sobe para a vice-liderança (https://ge.globo.com/video/com-golaco-de-elias-no-fim-botafogo-vence-criciuma-e-sobe-para-a-vice-lideranca-2812256.ghtml)


+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!


03/09/2014 - Ceará 3 x 4 Botafogo

É gol da virada nos acréscimos que você gosta, @? O herói improvável daquela noite foi André Bahia. O zagueiro, que mesmo nos treinos não tinha o costume de fazer gols, marcou o da vitória do Botafogo no fim do segundo tempo para garantir a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil daquele ano.




André Bahia marca nos acréscimos e Botafogo se classifica na Copa do Brasil (https://ge.globo.com/video/andre-bahia-marca-nos-acrescimos-e-botafogo-se-classifica-na-copa-do-brasil-3607926.ghtml)