Páginas

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Grande recepção, grande decepção


Felip@odfemBlog do Felipaodf


O time do Botafogo veio para o jogo com camisas brancas e antes que o jogo começasse teve que trocar para as pretas. Só não mudou o 0 a 0 do placar

Decepção! Esse foi o sentimento de quem compareceu ao Bezerrão para acompanhar a estreia do Botafogo na Copa do Brasil, versão 2013. Mais de 15 mil torcedores se fizeram presentes no estádio e saíram frustrados com o resultado de 0 a 0 da partida. O Bota não conseguiu furar a bem montada retranca do aplicado Sobradinho e retornou ao Rio com a obrigação de vencer o jogo de volta para passar de fase. Em caso de repetição do placar, h... mais »

Empate não diminui o otimismo de Jefferson, que garante classificação



Goleiro diz que time sai de cabeça erguida do primeiro jogo e avisa: 'Creio que vamos fazer um placar elástico aqui e passar para a segunda fase'



Jefferson acredita que não há motivo para a
torcida se preocupar (Foto: Fred Huber)
O empate em 0 a 0 com o Sobradinho na quarta-feira, no estádio Bezerrão, não estava nos planos do Botafogo, que pretendia estrear na Copa do Brasil com uma boa vitória e, se possível, eliminar o duelo de volta. Apesar disso, o discurso foi de otimismo no desembarque da delegação no fim da manhã desta quinta-feira, no Rio de Janeiro. O capitão Jefferson elogiou o time e disse que os torcedores podem ficar sossegados, porque a classificação vai acontecer.

O goleiro alvinegro aposta que o Botafogo tem tudo para fazer um resultado elástico na partida de volta, na próxima quinta-feira, em Volta Redonda.

- Não ficamos satisfeitos com o resultado, mas contentes com o empenho de todos. O torcedor que viu o primeiro jogo pode ficar despreocupado. Estamos bem. O Sobradinho se retrancou, não quis jogar. Pressionamos do início ao fim. Se fizéssemos um gol, seria uma história diferente. Temos que sair de cabeça erguida porque temos o segundo confronto ainda. Creio que vamos fazer um placar elástico aqui e passar para a segunda fase, com certeza - afirmou o camisa 1.

Um dia antes do jogo de volta contra o Sobradinho, Jefferson estará com a seleção brasileira para o amistoso com o Chile, no Mineirão. O goleiro ainda não sabe se poderá defender o Bota, mas disse que confia em seu possível substituto.



- Estamos estudando ainda. Se eu não puder jogar, o Renan está pronto. É cedo ainda, vamos ver o que vai acontecer.

Por fim, Jefferson comentou sobre a bola da Copa do Brasil, que é diferente da utilizada no Carioca. O goleiro disse que tudo é uma questão de adaptação.

- Ela é diferente, mas tudo é adaptação. Quando tivermos um ritmo maior com ela, fica mais fácil.

O Botafogo volta a campo neste domingo, às 16h (de Brasília), para enfrentar o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, na última rodada da fase de classificação da Taça Rio.

Por Fred Huber e Thales SoaresRio de Janeiro

A volta do Engenhão




Ansioso, o Botafogo teve uma primeira noção de prazo para o retorno do Engenhão. A prefeitura do Rio acenou extra-oficialmente que as obras no estádio devem demorar dois meses. Mas, para começá-las, é necessário que o laudo definitivo sobre os problemas estruturais da cobertura fique pronto.

Na coletiva em que anunciou a interdição, no dia 27 de março, um dos técnicos da prefeitura disse esperar uma solução em até 30 dias – ou seja – até semana que vem. Mas, em General Severiano, a sensação é que esse prazo pode se estender mais 60 dias. De todo modo, aumentaram no clube as esperanças de ter o estádio de volta ainda este ano – no mais tardar em agosto. 

Se as obras fossem mais complexas, os dirigentes temiam que as mudanças necessárias para as Olimpíadas fossem antecipadas – o que poderia deixar o estádio fora de operação até 2014.

por thiago lavinas

Superstição pega Bruno Mendes, que abandona a camisa 7 do Botafogo


Atacante volta a usar a 38, com a qual se destacou em 2012, no empate em 0 a 0 com o Sobradinho-DF, quarta-feira, pela Copa do Brasil




O Botafogo é conhecido por ser um clube supersticioso e muitas vezes os jogadores são contaminados por isso. Nesta quarta-feira, no empate em 0 a 0 com o Sobradinho-DF, no jogo de ida da Copa do Brasil, o atacante Bruno Mendes mudou de camisa. Ele deixou de lado a mística 7 para voltar a usar a 38, com a qual se destacou na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Bruno Mendes começou a temporada com a camisa 7 depois de se tornar xodó da torcida do Botafogo. No entanto, após marcar seis gols em oito jogos em 2012, ele só conseguiu um este ano em 13 jogos disputados com o novo número.

O único gol de 2013 aconteceu no dia 30 de janeiro na vitória por 4 a 0 sobre o Audax. Incluindo o jogo de quarta-feira, quando voltou a usar a camisa 38 entrando no segundo tempo, Bruno Mendes já encara um jejum de 10 jogos sem marcar.

Além dele, outro jogador mudou de número no confronto com o Sobradinho. O lateral-direito Edilson deixou a 44 para usar a 33. Ambos devem manter a nova numeração para o restante da temporada.



Por Thales SoaresDireto do Gama, DF

Atuações: mesmo sem ser decisivo, Seedorf leva a melhor nota do time


Holandês faz sequência de dribles e boas jogadas no primeiro tempo do
0 a 0 com o Sobradinho. Julio Cesar também tem bom desempenho




JEFFERSON - GOLEIRO
Foi um mero espectador da partida, tal a fragilidade ofensiva do Sobradinho.
Nota 6,0


EDILSON - LATERAL-DIREITO
Avançou constantemente e fez cruzamentos que deram trabalho aos defensores do Sobradinho.
Nota 6,0

BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Tranquilo, fez desarmes com facilidades. Tentou ajudar no ataque, mas sem sucesso. Perto do fim, se estranhou com adversário e levou amarelo.
Nota 6,0

DÓRIA - ZAGUEIRO
Levou um cartão amarelo por puro nervosismo, numa jogada ríspida. Com a bola, pelo menos, deu conta do recado.
Nota 5,5

JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Protagonizou lances de perigo em chutes de fora da área. Fez boa dupla com Seedorf pela esquerda. Saiu machucado.
Nota 6,5

GILBERTO - LATERAL-DIREITO
Não comprometeu, mesmo improvisado do lado esquerdo.
Nota 5,5

MARCELO MATTOS - VOLANTE
Tomou algumas decisões erradas no ataque, em momentos importantes para o time. Com pouco trabalho, defendeu bem.
Nota 5,5

JADSON - VOLANTE
Como não vem jogando, demonstrou estar um pouco sem ritmo, mas não comprometeu o time.
Nota 5,5

BRUNO MENDES - ATACANTE
Entrou para dar mais força de ataque, mas não conseguiu finalizar com perigo.
Nota 5,0

FELLYPE GABRIEL - MEIA
Apareceu em todas as partes do campo, quase fez um bonito gol de voleio, mas cometeu erros de passes importantes.
Nota 6,0

LODEIRO - MEIA
Apesar da demonstração de disposição, faltou um algo a mais na hora de decidir as jogadas. Saiu ainda no primeiro tempo, machucado.
Nota 5,5

VITINHO - MEIA
Entrou disposto a ir para cima dos marcadores e cavou faltas perigosas para o time. Mas esteve longe de brilhar como em jogos recentes.
Nota 6,0

SEEDORF - MEIA
Fez belas jogadas de ataque na ponta esquerda, deixando seus marcadores vendidos e levando os torcedores à loucura. No segundo tempo, porém, foi mais discreto.
Nota 7,0

RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Alternou altos e baixos no jogo. Mais baixos do que altos. Quase fez um gol de cabeça.
Nota 5,0

OSWALDO DE OLIVEIRA
Desta vez, o Botafogo não conseguiu transformar as boas jogadas criadas em gols. Além disso, o time fugiu um pouco de suas características, com muitas bolas cruzadas de longe para a área.
Nota 5,5




O time entrou apenas para segurar o resultado de 0 a 0. Pelo menos, foi bem sucedido em sua tarefa e fará o jogo de volta no Rio de Janeiro, podendo se classificar caso empat
e com gols.

Por GLOBOESPORTE.COM Gama, DF

Fantasma da última Copa do Brasil ainda assombra a equipe do Botafogo



No ano passado, Alvinegro sofreu para se classificar contra o Treze, da Paraíba, pela primeira fase da Copa do Brasil




Jefferson deu uma bronca no jogador do Treze durante jogo da Copa do Brasil - 21-03-2011 (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
Léo Rocha tentou uma cavadinha para
 cima de Jefferson e classificou o Botafogo
 (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)
A interrupção da boa sequência de oito vitórias seguidas trouxe de volta os fantasmas das campanhas passadas do Alvinegro na Copa do Brasil. Na primeira fase do torneio em 2012, por exemplo, o Botafogo empatou duas vezes em 1 a 1 com o Treze (PB). O Glorioso só conquistou a vaga nos pênaltis e após uma cavadinha malsucedida do meia Léo Rocha.

Os jogadores alvinegros mostraram certa incredulidade com o resultado no Distrito Federal e não conseguiram explicar o 0 a 0.

– Hoje a bola não entrou, mesmo com a gente pressionando eles e criando de todas as formas. O time deles se defendeu bem, eles não criaram nada, mas agora precisamos nos classificar no Rio de Janeiro - disse o apoiador Fellype Gabriel.
O técnico Oswaldo de Oliveira seguiu o discurso do camisa 11 e acredita que nem no Campeonato Carioca o time conseguiu criar tantas chances de gol.

- Faltou a bola entrar. Não existe outra explicação para o resultado. Nem no Campeonato Estadual criamos tantas oportunidades. Pela forma como o adversário atuou, cumprindo com disciplina o seu plano de jogo, não tem do que reclamar da partida. Só nos resta esperar o jogo de volta - falou Oswaldo.

Na partida de volta, que será disputada na próxima quinta-feira, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Botafogo só irá se classificar de forma direta caso vença o jogo. Empate em 0 a 0 leva a decisão por pênaltis. Empate com gols classifica o Sobradinho.


Leia mais no LANCENET! 

Botafogo fica preso na retranca do Sobradinho e empata sem gols



Glorioso tentou de todas as formas, mas time do Distrito Federal se defendeu bem e contou com a ótima atuação do goleiro Donizeti



Home - Seedorf - Sobradinho x Botafogo (Foto: Adalberto Marques/AGIF)
Seedorf tentou mas não conseguiu ajudar
 o Botafogo (Foto: Adalberto Marques/AGIF)
O Botafogo tentou de várias formas, mas não conseguiu ultrapassar a retranca imposta pela equipe do Sobradinho e ficou no 0 a 0, no Distrito Federal, na estreia das equipes na Copa do Brasil. Além disso, o goleiro Donizeti fechou o gol e foi um dos principais responsáveis pelo resultado.

Agora, resta ao Glorioso tentar a classificação para a segunda fase na próxima quarta-feira, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Novo empate sem gols leva aos pênaltis. Empate com gols classifica o Sobradinho.

AMPLO DOMÍNIO DO BOTAFOGO, MAS SEM GOLS

O confronto começou com cerca de dez minutos de atraso, por conta de uma confusão nos uniformes dos times. O Sobradinho foi a campo com uma camisa alvinegra e com listras na vertical, enquanto o Botafogo vestiu o uniforme branco, com uma listra preta. O juiz ordenou a mudança e o time do Botafogo se vestiu completamente de preto.

Com a bola rolando, o primeiro tempo da partida no Bezerrão teve amplo domínio do Botafogo. O time carioca, apesar da escalação cautelosa com dois volantes, foi para cima e encurralou o Sobradinho, que mostrou deficiência na hora de armar um contra-ataque que pudesse incomodar a defesa do Glorioso.

A equipe do Botafogo ainda reclamou de um pênalti em cima de Fellype Gabriel, aos sete minutos. O apoiador caiu dentro da área após um cruzamento de Seedorf. Na sobra, o sumido Rafael Marques tocou para Fellype chutar por cima do travessão.

Mas a retranca do time brasiliense deu certo. Apesar da maior posse de bola, o Alvinegro só assustou com chutes de longe de Julio Cesar, aos 16 e aos 44.
Ainda deu tempo do técnico Oswaldo de Oliveira lamentar a perda de Lodeiro, que sentiu uma fisgada na coxa esquerda e saiu por precaução. O talismã Vitinho entrou em seu lugar.

PRESSÃO NO FINAL DO JOGO

A entrada de Juninho na equipe do Sobradinho melhorou os contra-ataques do time do Distrito Federal, que chegou a assustar o Botafogo em alguns momentos. Vendo a evolução do rival, o técnico Oswaldo de Oliveira tirou o volante Jadson e colocou Bruno Mendes, recuando Fellype Gabriel para formar dupla de volantes com Marcelo Mattos.

Mas a mudança não surtiu efeito algum. O time continou preso na ótima marcação do Sobradinho, que fazia bem o tipo de jogo proposto pelo técnico João Carlos Cavalo.

Mas como desgraça pouca é bobagem, o lateral-esquerdo Julio Cesar, o melhor em campo do lado alvinegro, pediu para ser substituído após levar a pior em uma dividida e machucar o tornozelo esquerdo.

Na verdade, o primeiro grande lance de perigo foi após um erro defensivo do Sobradinho, aos 40. Após um cruzamento de Rafael Marques, Ronaldo atrapalhou o goleiro Donizeti, que conseguiu se recuperar e deu um soco para escanteio, quando a bola estava quase cruzando a linha do gol.

A partir daí, o Bota se animou. Na base do abafa, o time conseguiu pressionar e Juninho, que entrou no segundo tempo, foi expulso. Na cobrança de falta, Rafael Marques surgiu na pequena área e cabeceou no meio do gol, para grande defesa de Donizeti, o melhor em campo.

No minuto seguinte, um susto. O Sobradinho encaixou um contra-ataque e Laércio empurrou para as redes, mas ele estava impedido.

Porém o mais inacreditável ainda estava por vir. Após bola levantada na área, ela sobrou livre, na pequena área, para Gilberto - que substituiu Julio Cesar. Porém, ele errou a cabeçada e a bola saiu à esquerda do gol de Donizeti.

FICHA TÉCNICA

SOBRADINHO 0 X 0 BOTAFOGO

Local: Estádio Bezerrão, em Gama (DF)
Data/Hora: 17/4/2013 - 19h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Edilson Frasao Pereira (TO) e Francisco Casimiro de Sousa (TO)
Cartões amarelos: Cauê e Juninho (SOB); Bolívar e Dória (BOT)
Cartão vermelho: Juninho (SOB)

SOBRADINHO: Donizeti; Ronaldo, Cauê, Alysson e Zé Carlos; Ramon, Túlio (Jean 35'/2ºT), Ítalo (Juninho - intervalo) e Mário Lúcio (Filipe Cirne 16'/2ºT); Edinho e Laécio - Técnico: João Carlos Cavalo.

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar (Gilberto 30'/2ºT); Marcelo Mattos e Jadson (Bruno Mendes 16'/2ºT); Lodeiro (Vitinho 39'/2ºT), Seedorf e Fellype Gabriel; Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.


Leia mais no LANCENET!