Páginas

sábado, 25 de agosto de 2018

Sem vencer há cinco jogos, Botafogo recebe o Sport num duelo de seis pontos




Sábado é na nossa casa! Hora de apoio e união de todos os lados! É pelo Fogão! #VamosFOGO (Botafogo de Futebol e Regatas)

O Botafogo continua seu martírio no Brasileirão. Sem vencer há cinco jogos (derrota por 3 a 0 para o Inter; empate de 0 a 0 com o Santos e 1 a 1 com o Paraná; derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG e 2 a 0 para Palmeiras), tem um jogo decisivo neste sábado. Encara o Sport às 21h no Nilton Santos - jogo válido pela 21a. rodada do campeonato -, precisando vencer. Não só por jogar em casa diante da torcida, mas por ser um confronto direto na disputa para permanecer na Série A já que o fantasma do descenso ameaça os dois clubes nesse início de 2o. turno. Quem vencer sobe na tabela e empurra o adversário para a zona perigosa.

Sem pontuar há dois jogos, o Botafogo marca passo na 12a. posição com seus 22 pontos e vê concorrentes diretos como Bahia (22), América-MG (25), Fluminense (26) e Corinthians (26) lhe ultrapassarem enquanto outros encostam de forma perigosa como Santos, Vasco e Chapecoense que têm 21 pontos e jogos a menos. Já o Sport, que não pontua há três e não vence há dez jogos, ocupa a 16a. posição com 20 pontos, um a mais do que o Vitória (19) que abre o indesejável Z-4.

Segundo informações do @MPTeutschbein no twitter, os adversários deste sábado já se enfrentaram seis vezes no Nilton Santos - cinco pelo Brasileiro e uma pela Copa do Brasil. Foram cinco vitórias alvinegras e um empate.


Noite de Lucas Lima! Meia anota dois belos gols e dá a vitória
 ao Palmeiras sobre o Botafogo no Allianz Parque. 

(@FoxSportsBrasil)
No confronto de quarta-feira, no Alllianz Park, o Botafogo fazia uma partida bem razoável, muito dentro do esperado. Com muitos desfalques, sabíamos que ia ser difícil encarar de frente o Palmeiras, mas ficou a sensação de que poderíamos voltar ao Rio com um ponto não fosse a expulsão boba de Moisés no segundo tempo.

Diante das circunstâncias em que transcorria o jogo, com Daronco (árbitro da partida) intimidando os jogadores alvinegros e amarelando meio time, Zé Ricardo demorou a sacar o lateral, que demonstrava cansaço e nervosismo, perdendo a chance de sonhar com o resultado, principalmente pelo que apresentava no segundo tempo quando levou mais perigo ao gol de Weverton do que no primeiro. 

Conseguimos contrapor às iniciativas ofensivas do adversário com disposição e organização tática com a trinca de volantes formada por Jean, Matheus e Bochecha. Sem Valencia para articular o jogo, com Marcinho voltando à lateral direita e Yago compondo a zaga com Rabello, o time mostrou consistência defensiva mas quase nenhum poder ofensivo onde Luiz Fernando, Pimpão, Brenner (depois Aguirre) tiveram atuações apagadíssimas.

Veja o que escrevemos no post de pré-jogo: Sem vencer há quatro jogos, Botafogo se arma para tirar pontos do Palmeiras de Felipão...

Após o ocorrido aos 25'/2o.T, a cronologia do jogo beneficiou amplamente os donos da casa. Moisés foi expulso por levar o segundo amarelo - esticou o braço numa disputa de bola e acertou o rosto de Dudu; o Palmeiras abriu o placar aos 32' com gol de Lucas Lima que havia entrado no intervalo; pênalti marcado pelo árbitro aos 39' alegando um toque de mão inexistente de Rabello que, batido por Dudu, foi defendido por Saulo com maestria. O mesmo Saulo que aos 41' falhou feio ao se posicionar equivocadamente numa cobrança de falta de Lucas Lima que mandou direto ao gol quando o goleiro espera um cruzamento sobre a área. Com 2 a 0 no placar - dois gols de Lucas Lima, o destaque da partida -, nada mais podia ser feito àquela altura.

Voltando ao confronto contra o Sport, no primeiro turno Gatito salvou a pátria botafoguense. O goleiro fez grandes defesas e garantiu o empate sem gols no primeiro tempo. O placar só foi aberto aos 40' da etapa final, com Everton Felipe marcando para o Sport. Quando tudo parecia perdido, o Bota empatou a partida aos 47' com um gol de Lindoso.


E essa é a classificação do Brasileirão ao fim de mais uma
rodada! Satisfeito com seu time, torcedor? Confere aí! 

(@FoxSportsBrasil)
Mesmo com uma campanha bem abaixo do esperado após a Copa o Bota se manteve invicto jogando em casa até a última semana quando foi derrotado pelo Galo, por 3 a 0. Já como visitante, o rendimento beira ao ridículo.

Dos trinta e três pontos disputados como visitante, conquistou apenas seis. Empatou com o Sport, Bahia e Paraná e venceu o Vasco em São Januário. O aproveitamento pífio de 18,18% é muito abaixo do aceitável e precisa urgentemente ser melhorado.

Já em casa, dos vinte e sete pontos disputados como mandante, conquistamos dezesseis. Vencemos Grêmio, Fluminense, CAP e Chape; empatamos com Palmeiras, Vitória, Ceará e Santos e fomos derrotados pelo Galo. Nesse caso, o aproveitamento é de 59,25%, o que é bem razoável.

No cômputo geral do campeonato, o aproveitamento do Bota que era de 38,6% caiu para 36,7%, insuficiente para livrar o time do descenso. Cumpridas 20 rodadas, o time conseguiu cinco vitórias, sete empates e foi derrotado oito vezes. De mesma forma, a média de gols continua muito baixa. Nos 20 jogos, marcamos 18 vezes enquanto nossa defesa foi vazada 27 vezes. O saldo negativo subiu para 9 gols.

Ainda sem poder contar com Jefferson, Gatito, João Paulo, Kieza, Leandrinho, Marcos Vinícius, Igor Cássio, Lindoso e Renatinho entregues ao DM e com Bochecha e Moisés suspensos, Zé Ricardo deve armar a equipe com o mesmo desenho utilizado contra o Galo, com dois volantes e Valencia na armação. Carli retoma normalmente à vaga de Yago e Gilson e Yuri brigam pela lateral esquerda. Na frente, Luis Fernando, Pimpão e Brenner (ou Aguirre) devem formar o trio de atacantes.

Com a apresentação e regularização do atacante Erick vindo por empréstimo do Palmeiras após breve passagem pelo Galo ocorrida ontem, a concorrência lá na frente fica mais acirrada e a esperança de gols se renova na torcida. O clube fez promoção de ingresso para o jogo mas a iniciativa não parece ter animado o torcedor a comparecer no Nilton Santos neste sábado à noite em razão do horário e dos últimos resultados do time.

Se a tendência se confirmar, a equipe deve entrar em campo com a formação abaixo - é o que temos em condições para o momento... mais »



Felipao Bfr em Blog do FelipaoBfr