Páginas

sábado, 9 de janeiro de 2021

Em situação delicada no Brasileirão, Botafogo reencontra o Vasco no momento decisivo da temporada


Glorioso necessita reencontrar o caminho das vitórias para se aproximar do rival, que é a primeira equipe fora do Z4. Diferença entre os times atualmente é de seis pontos



Botafogo necessita reagir no Brasileirão para se salvar do iminente rebaixamento (Vítor Silva/Botafogo)


Após mais uma derrota no Brasileirão, a situação do Botafogo segue delicada na competição. Na penúltima posição, com apenas 23 pontos, o time necessita de uma grande reação nas dez rodadas que restam para o fim do campeonato. Neste domingo, o Glorioso reencontra o Vasco, em São Januário, às 20h30, rival que eliminou na terceira fase da Copa do Brasil. O confronto é decisivo, já que seis pontos os separam na tabela.


> Confira a tabela atualizada do Brasileirão 2020 e simule os resultados


Segundo os números do matemático Tristão Garcia, no site 'Infobola', a equipe de General Severiano tem atualmente 95% de chance de ser rebaixado. No entanto, o momento é crucial para uma possível arrancada que salvaria o time de estrela solitária de um terceiro rebaixamento. Em caso de vitória, a diferença entre os clubes despencaria para três pontos e apesar do Alvinegro ter vitórias a menos começaria a ver uma luz no fim do túnel e esboçar uma reação.


Por outro lado, qualquer resultado negativo pode selar o destino do Glorioso, que ficaria nove pontos atrás do rival e em situação dramática nos últimos jogos. Com o intuito de não conturbar o ambiente, o presidente eleito Durcesio Mello indicou que pretende manter Eduardo Barroca e Túlio Lustosa até o fim da temporada em fevereiro, para depois esboçar um planejamento para 2021 já com a chegada do novo CEO e de um diretor de futebol.

E MAIS:
Botafogo cogita o nome de Juliano Camargo, do Sampaio Corrêa
Durcesio pretende manter Eduardo Barroca e Túlio Lustosa
Veja os atletas que receberam chances de Eduardo Barroca
Após 'rodar' elenco, Barroca tenta encaixar uma formação ideal
Imagem de Túlio Lustosa é 'retirada' do Muro dos Ídolos do Botafogo
Erros nas conclusões mais uma vez custam caro ao Botafogo


Para o duelo deste domingo, o time terá inúmeros desfalques importantes. Os titulares Marcelo Benevenuto e Caio Alexandre estão suspensos por causa do terceiro cartão amarelo. Além deles, Matheus Babi também não estará à disposição de Barroca no banco de reservas, nem os já lesionados Gatito Fernández, Iván Angulo, Lucas Barros e Guilherme Santos.

> Estaduais, Champions, Fórmula 1: saiba quem irá transmitir os principais eventos esportivos em 2021


A provável escalação do Botafogo para o clássico de domingo será: Diego Cavalieri; Kevin, Kanu, Rafael Forster, Victor Luis; Zé Welison, Cícero, Bruno Nazário; Warley (Lecaros), Kalou (Rhuan), Pedro Raul.


Retrospecto do Botafogo em clássicos na temporada 2020


Apesar do retrospecto em clássicos não ter sido bom para o Botafogo na temporada 2020, o time levou a melhor sobre o Vasco até o momento, com duas vitórias, um empate e uma derrota, e a classificação na Copa do Brasil. Porém, a situação é outra e o adversário vem com mais confiança após a boa atuação diante do Atlético-GO e o retorno de Vanderlei Luxemburgo.

Com apenas quatro vitórias no campeonato, Barroca tenta fortalecer a confiança do grupo e mostrar que esse é o momento crucial da temporada. Além disso, é necessário filtrar a pressão externa, focando apenas no trabalho dentro de campo. A situação não é nada fácil, mas cabe a equipe ser mais competitiva e tentar se salvar na base da vontade e da entrega.


Retrospecto do Botafogo em clássicos na temporada 2020


Botafogo 1 x 0 Vasco - Taça Guanabara;
​Fluminense 3 x 0 Botafogo - Taça Guanabara;
​Flamengo 3 x 0 Botafogo - Taça Rio;
​Botafogo 0 x 0 Fluminense - Taça Rio;
Fluminense 1 x 0 Botafogo - Amistoso;
Botafogo 1 x 1 Fluminense - Amistoso;
​Flamengo 1 x 1 Botafogo - Brasileirão;
​Botafogo 2 x 3 Vasco - Brasileirão;
​Botafogo 1 x 0 Vasco - Copa do Brasil;
Vasco 0 x 0 Botafogo - Copa do Brasil;
​Botafogo 1 x 1 Fluminense - Brasileirão;
​Botafogo 0 x 1 Flamengo - Brasileirão.

Próximos clássicos

Vasco x Botafogo - Domingo, em São Januário;
Fluminense x Botafogo - Dia 23/1, no Maracanã.



Fonte: LANCE! Rio de Janeiro (RJ)

Lesão no joelho tem agravante, e Gatito pode não jogar mais nesta temporada pelo Botafogo: "Revoltado"


Ao ge, goleiro diz que sua permanência "não tem nada a ver com ficar na Série A" e revela incômodo com comentários sobre recuperação



Com complicações no edema ósseo que sofreu no joelho direito, Gatito Fernández não deverá vestir a camisa do Botafogo mais nesta temporada. Enquanto o goleiro e o departamento médico do clube estudam caminhos para uma melhor recuperação, o paraguaio se diz "revoltado" por estar sem jogar e revela incômodo com comentários que lê nas redes sociais.


- Simplesmente tive uma contusão grave e o tratamento está em andamento ainda. Não tem ninguém mais revoltado do que eu. Minha família e meus amigos percebem isso todos os dias - disse Gatito ao ge.


A reportagem apurou que um medicamento aplicado no joelho do goleiro quando ele defendia a seleção paraguaia, em jogo contra o Peru, no dia 8 de outubro, pode ter piorado a situação de Gatito. O Botafogo já havia alertado aos paraguaios da lesão do jogador, que ainda não estava liberado para atividades de impacto. A última vez em que Gatito entrou em campo pelo Botafogo foi no dia 23 de setembro, no empate em 0 a 0 com o Vasco, que classificou os alvinegros às oitavas de final da Copa do Brasil.


- O que me incomoda é ouvir alguns comentários de que não estou me esforçando para voltar por causa da situação do time. E como o Botafogo estava em 2018 e 2019? Também foram anos difíceis e sempre estive junto. Por que seria diferente agora? Tenho metas pessoais, como ser o estrangeiro com mais jogos pelo Botafogo, por exemplo. Sem atuar não vou conseguir - afirmou o goleiro.


+ Botafogo vê clássico como jogo da vida e define ações para se salvar


No início desta semana, o ge trouxe a informação de que o goleiro poderia sair caso o Botafogo seja rebaixado à Série B do Brasileirão. Gatito garante que sua permanência não depende do futuro do time, mas sim do mercado e que poderia sair caso haja uma proposta boa para as duas partes.


- Eu tenho contrato com o Botafogo até o final de 2021. Minha permanência não tem nada a ver com ficar ou não na Série A. Até porque nos anos anteriores já recebi algumas propostas e preferi ficar. O Botafogo é gigante e isso basta pra qualquer atleta se encher de orgulho por vestir essa camisa. Em qualquer divisão. A questão é de mercado e, se surgir algo bom para todas as partes, vamos sempre conversar.



Gatito Fernández abre o jogo sobre lesão e futuro no Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


O goleiro conta que, nos bastidores, tem dado suporte aos companheiros e está em contato constante com todos os setores do futebol profissional.


- Neste último jogo contra o Athletico, eu estava com o grupo no estádio. Nas semanas sem jogos a convivência nos treinos é mais intensa. Conversando com os companheiros podemos ajudar também de alguma maneira. É muito melhor estar em campo, mas como estou aqui há muito tempo, tenho a liberdade de poder usar a experiência como exemplo ou inspiração.


Outras declarações de Gatito

Lesão


- Infelizmente foi um problema mais grave que esperávamos. Minha dedicação e dos que me cercam e intensa e todos no clube sabem. O que me deixa também muito chateado é ouvir de algumas pessoas em redes sociais, por exemplo, que já estou clinicamente recuperado. Isso é mentira. Ou que estaria envolvido em "mais uma polêmica". A única que aconteceu, e já me desculpei, foi o episódio do VAR.


Muito se fala que o Botafogo perdeu líderes ao longo da temporada e não conseguiu repor isso. Pelo tempo de casa e experiência, por que não conseguiu tomar a frente, apesar de ser referência?


- Talvez você esteja falando sobre me posicionar em entrevistas, coletivas. Estou há muito tempo sem atuar e seria um desrespeito com os que estão lutando em campo ficar de fora falando sobre o time. Internamente tenho minhas convicções e, mesmo sem estar jogando, procuro colaborar conversando com todos os setores do futebol profissional.


Pela sua importância no Botafogo, você esperava uma valorização maior, como um projeto para longo prazo?


- Sim, isso eu já disse. Embora entenda a difícil situação do clube. Mas uma sinalização mostraria desejo de um projeto a longo prazo, sem dúvida.


Confiança no Botafogo

- Eu acredito nesse grupo e não podemos desistir. Até porque, se não conseguirmos, temos de saber que fizemos todo o possível.



Fonte: Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro