Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Botafogo dá acerto com Alex 90% fechado, mas agente desconversa


"Cada um é responsável pelo que fala", rebate Luis Carlini, empresário do meia que é aguardado no Rio na próxima terça. Alvinegro propõe empréstimo até o meio de 2017




Alex vê com bons olhos saída do Inter, e Botafogo é o
possível destino (Foto: Alexandre Lops/Internacional)
O otimismo é grande em General Severiano com relação à contratação do principal alvo do Botafogo para o Campeonato Brasileiro. O vice-presidente de futebol alvinegro, Antônio Carlos Azeredo, o Cacá, já dá a negociação com Alex, que está na reserva do Internacional e sendo pouco aproveitado pelo técnico Argel Fucks, como "90% encaminhada". O clube propôs um empréstimo até o fim de junho de 2017, quando termina o contrato do meia de 34 anos com o Colorado, e a repartição do salário - os cariocas pagariam o valor em carteira, enquanto os gaúchos continuariam arcando com os direitos de imagem. O jogador vê com bons olhos uma possível saída do Beira-Rio, e seu empresário, Luis Carlini, é esperado no Rio de Janeiro na próxima terça-feira. Mas o próprio agente desconversou sobre a possibilidade dessa transferência e não confirmou sequer a oferta botafoguense.


- Cada um é responsável pelo que fala. O Alex está sempre liberado para ouvir, assim como qualquer outro atleta, mas não significa que exista algo - despistou Carlini.


A quantia que Alex recebe mensalmente no Inter é desconhecida. Antes da renovação no ano passado, a imprensa gaúcha noticiou que seu salário era de R$ 720 mil, mas ele aceitou uma redução substancial para continuar no Beira-Rio. O meia segue como ídolo e líder do vestiário colorado. Porém, em campo, seu prestígio parece abalado junto à direção e Argel. Após perder a titularidade, já não aparece entre as primeiras peças às quais o chefe recorre ao longo das partidas. Tal cenário o colocou em uma situação inusitada: virou moeda de troca. Recentemente, o clube o ofereceu para retirar Michel Bastos do São Paulo, mas a proposta foi rechaçada pelo Tricolor. No ano passado, viveu o mesmo cenário. Enquanto discutia um novo contrato, chegou a ser oferecido ao Cruzeiro. À época, o rendimento do meia tanto no Gauchão quanto na Libertadores fez o Inter prorrogar seu vínculo até o fim de junho de 2017.


Alex chegaria para formar uma dupla no meio de campo com o uruguaio Salgueiro, de 33 anos. O Botafogo já acertou com dois reforços para o Campeonato Brasileiro, incluindo um meia: Marquinho, além do atacante Anderson Aquino. Porém, a diretoria nunca escondeu que considera o atleta do Macaé como aposta e busca um mais "cascudo" para a posição no mercado - assim como para a posição de centroavante. Coincidentemente, o técnico Ricardo Gomes, por conta dos desfalques, desfez a formação com três volantes que vinha usando e confirmou a volta do 4-4-2 neste domingo, contra o Boavista. Esquema tático que poderia ser mantido com a chegada de Alex.


Dos comandados de Argel, Alex é quem mais atuou pelo Inter (296 jogos) e o principal goleador (77 gols), que o coloca como o 17º maior artilheiro da história colorada ao lado de Fernandão. Apesar disso, passa por um hiato de quase meio ano. Seu último tento foi dia 23 de agosto, no empate em 1 a 1 do com o Palmeiras pela Copa do Brasil. Com duas passagens pelo clube – de 2004 a 2009 e 2013 até hoje -, participou das conquistas da Libertadores (2006), Mundial (2006), Recopa (2007), Sul-Americana (2008) e cinco Gauchões (2004, 2005, 2008, 2014 e 2015).


Fonte: GE/Por Eduardo Deconto e Thiago Lima/Porto Alegre e Rio de Janeiro

Ricardo esconde ataque do Botafogo e confirma volta do 4-4-2: "Alternativa"


Técnico alvinegro atribui mudança tática aos desfalques e despista sobre quem vai formar a dupla ofensiva com o retorno de Ribamar: "Aí só 45 minutos antes do jogo"





Ricardo vai mudar a formação do Botafogo e testar
 como alternativa (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
As sextas-feiras no Botafogo geralmente são de definição de time e de entrevistas coletivas de Ricardo Gomes. Mas a primeira parte do dia ficou faltando na antevéspera do jogo contra o Boavista, pela última rodada da Taça Guanabara. O treino pela manhã em General Severiano foi rápido, apenas com trabalhos físicos. Só os reservas pegaram mais pesado em finalizações. O treinador justificou que já escolheu a equipe e que por isso priorizou a recuperação do elenco. Ele confirmou quase toda a escalação do coletivo da última quinta, porém, fez mistério em relação à dupla de ataque: quem sairá para a entrada de Ribamar, que volta sábado após período de treinos com a seleção brasileira sub-20 na Granja Comary.


- Aí, só 45 minutos antes do jogo. Sim (mesmo time), não há lesionados em relação ao treino de ontem, e teremos a chegada do Ribamar.


Ricardo não revelou o time inteiro, mas confirmou a volta do 4-4-2, esquema que utilizou no início da temporada, até perder espaço para a formação com três volantes. Mas com Fernandes e Airton no departamento médico, o comandante abriu mão da formação em que considera ter encontrado o equilíbrio no Botafogo e avaliou a troca de esquema como necessária. Rodrigo Lindoso e Bruno Silva serão os responsáveis pelo maior combate, Salgueiro é recuado para o meio de campo, e na frente entra mais um atacante ao lado de Ribamar.


Importante é que nós temos hoje um padrão. Temos que ter alternativas. Fizemos isso no último jogo. (...) Quando você perde dois, aí tem que mudar ali. É o caso do próximo jogo. Tem que ter jogadores que correspondam com a qualidade ofensiva e defensiva"
Ricardo Gomes, técnico do Botafogo


- Alternativa. Importante é que nós temos hoje um padrão. Temos que ter alternativas. Fizemos isso no último jogo. Dos três volantes, que são três jogadores de meio de campo, no caso seriam Airton, Bruno e Rodrigo (Lindoso) os titulares, o Bruno sempre foi de executar, o Rodrigo era meia... Então sem problemas na formação do meio de campo. Fernandes também fez isso ano passado comigo, era Rodrigo, Arão e Fernandes. Quando você perde dois, aí tem que mudar ali. É o caso do próximo jogo. Tem que ter jogadores que correspondam com a qualidade ofensiva e defensiva - disse o treinador, que comemorou a liberação do Maracanã para a final.


- Muda tudo. De motivação para os dois lados, qualidade do espetáculo. Estádio oferece, tem público maior. São dois jogos, né? Duas tardes com boas perspectivas. Queremos isso, melhor estádio, melhor jogo.


Com 11 pontos, o Botafogo entra na última rodada da Taça Guanabara sem chances de conquistar o título simbólico do turno, mas ainda pode terminar em segundo lugar e obter a vantagem do empate na semifinal do Campeonato Carioca. Para isso, o time precisa vencer o Boavista neste domingo, às 16h (de Brasília) em Bacaxá, e superar o perdedor do clássico entre Fluminense e Vasco no saldo de gols. O Alvinegro vai a campo com Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Salgueiro; Neilton (Ribamar) e Luís Henrique.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Na reserva do Inter, Alex entra na lista de desejo do Botafogo para Brasileiro


Alvinegro estuda proposta de empréstimo ao meia de 34 anos, que tem contrato até junho de 2017. Colorado já teria liberado jogador para negociar salários com cariocas




Alex é o 17º maior artilheiro do Inter com 77 gols em
 296 partidas (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
O Botafogo definiu o seu principal alvo para o Campeonato Brasileiro: trata-se de Alex, meia de 34 anos e maior artilheiro do atual elenco do Internacional, com 77 gols. O Alvinegro ainda não apresentou proposta, mas segundo o GloboEsporte.com apurou há uma reunião na tarde desta sexta-feira no clube para estudar uma oferta de empréstimo. A ideia é dividir o salário com o próprio Colorado, que já teria aceitado liberar o jogador e seu empresário, Luis Carlini, para negociar com os cariocas. Na reserva, sendo pouco aproveitado pelo técnico Argel Fucks e com contrato até junho de 2017, o atleta vê com bons olhos uma possível saída do Beira-Rio.


Alex segue como ídolo e líder do vestiário colorado. Porém, em campo, seu prestígio parece abalado junto à direção e Argel. Após perder a titularidade, já não aparece entre as primeiras peças às quais o chefe recorre ao longo das partidas. Tal cenário o colocou em uma situação inusitada: virou moeda de troca. Recentemente, o clube o ofereceu para retirar Michel Bastos do São Paulo, mas a proposta feita diretamente pelo presidente Vitorio Piffero acabou rechaçada pelo Tricolor. No ano passado, ele viveu o mesmo cenário. Enquanto discutia a renovação de contrato, chegou a ser oferecido ao Cruzeiro. À época, o rendimento do meia tanto no Gauchão quanto na Libertadores fez o Inter prorrogar seu vínculo até julho de 2017.


Alex chegaria para formar uma dupla no meio de campo com o uruguaio Salgueiro, de 33 anos. O Botafogo já acertou com dois reforços para o Campeonato Brasileiro, incluindo um meia: Marquinho, além do atacante Anderson Aquino. Porém, a diretoria nunca escondeu que considera o atleta do Macaé como aposta e busca um mais "cascudo" para a posição no mercado - assim como para a posição de centroavante. Coincidentemente, o técnico Ricardo Gomes, por conta dos desfalques, desfez a formação com três volantes que vinha usando e confirmou a volta do 4-4-2 neste domingo, contra o Boavista. Esquema tático que poderia ser mantido com a chegada de Alex.


Dos comandados de Argel, Alex é quem mais atuou pelo Inter (296 jogos) e o principal goleador (77 gols), que o coloca como o 17º maior artilheiro da história colorada ao lado de Fernandão. Apesar disso, passa por um hiato de quase meio ano. Seu último tento foi dia 23 de agosto, no empate em 1 a 1 do com o Palmeiras pela Copa do Brasil. Com duas passagens pelo clube – de 2004 a 2009 e 2013 até hoje -, participou das conquistas da Libertadores (2006), Mundial (2006), Recopa (2007), Sul-Americana (2008) e cinco Gauchões (2004, 2005, 2008, 2014 e 2015).



Fonte: GE/Por Eduardo Deconto e Thiago Lima/Porto Alegre e Rio de Janeiro