Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Com treino de classificação, Oswaldo prepara Botafogo para decisão


Técnico comanda trabalho de ataque contra a defesa no campo anexo do Engenhão e pede movimentação intensa. Time enfrenta o Coritiba, domingo, no Couto Pereira



O Botafogo precisa vencer seus dois últimos jogos no Campeonato Brasileiro para assegurar uma vaga entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro. O primeiro é contra o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, e o técnico Oswaldo de Oliveira demonstrou toda a sua motivação no treinamento desta sexta-feira.

Oswaldo comandou um trabalho de ataque contra defesa sob forte sol no campo anexo do Engenhão. Antes do início da atividade, mostrou o que esperava dos jogadores.

Botafogo treina pensando no confronto com o Coritiba, domingo, no Couto Pereira (Foto: Thales Soares)

- Vamos fazer um p... treino. Um treino de classificação - disse Oswaldo, repetindo uma expressão utilizado na Fórmula 1, quando os carros marcam os tempos para o posicionamento no grid de largada.

Durante o treinamento, Oswaldo cobrou movimentação dos jogadores de ataque para vencer o posicionamento da defesa. Cada boa jogada era aplaudida, mas as críticas também aconteciam.

- Toca a bola para deixar na cara do gol - gritou Oswaldo.

O atacante Elias, em tratamento preventivo na coxa esquerda, Renato, que levou uma pancada na perna esquerda contra o São Paulo, e Edílson, suspenso do jogo com o Coritiba pelo terceiro cartão amarelo, não participaram da atividade. Eles devem estar em campo na manhã de sexta-feira.

Já o zagueiro Dankler deixou o campo com dores no braço esquerdo. O problema aconteceu depois de uma dívida com Bruno Mendes. Na queda, ele acusou o problema e foi atendido pelo médico Rodrigo Castelo Branco.

Com 58 pontos, o Botafogo está na quinta colocação no Campeonato Brasileiro e tem 49% de chances de classificação para a Taça Libertadores do ano que vem.

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Nilton Santos é enterrado no Rio nos braços da torcida e dos familiares


Enciclopédia do Futebol é carregado ao som do hino do Botafogo e recebe as últimas homenagens



Corpo de Nilton Santos chegou em carro aberto 
do Corpo de Bombeiros (Foto: Fred Huber)
Cercado de alvinegros, como ele gostava, Nilton Santos foi enterrado na tarde desta quinta-feira no cemitério São João Baptista, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Sob um forte calor, cerca de 200 pessoas tiveram o último contato com a Enciclopédia e fizeram muitas homenagens. O ex-lateral morreu quarta-feira, aos 88 anos após uma infecção pulmonar e uma longa luta contra o mal de Alzheimer.

O corpo de Nilton Santos deixou a sede de General Severiano, onde foi velado, carregado por parentes e torcedores, que ajudaram a subida do caixão no carro do corpo de bombeiros. O mesmo aconteceu na chegada ao cemitério. no caminho até o local onde foi enterrado, o hino do Botafogo rompeu o silêncio do local.

Diversos torcedores do Botafogo estiveram presentes no enterro de Nilton Santos (Foto: Fred Huber)
Alguns ex-jogadores e amigos de Nilton Santos estiveram presentes, como Afonsinho. Familiar do ídolo alvinegro, Maurício Queiroz foi um dos que discursou na despedida do craque.

- Nilton Santos deixou General Severiano e chegou ao cemitério com a ajuda de dirigentes, amigos e torcedores. Que a torcida dê mais apoio ao Botafogo nos estádios, em maior número.


O ex-presidente Carlos Augusto Montenegro foi outro que discursou sobre Nilton Santos e fez muitos elogios ao craque.

- O Nilton foi o maior lateral-esquerdo de todos os tempos eleito pela Fifa. Foi um grande profissional, porque cumpriu todos os contratos, e um amador, porque teve o Botafogo como seu único clube. Que seja lembrado para sempre.

Ídolo do Botafogo e da seleção brasileira, ex-lateral recebeu muitas homenagens (Foto: Fred Huber)
Atual mandatário do Bota, Maurício Assumpção não pôde estar presente, já que na na quarta havia viajado para a Suíça em uma reunião da Fifa. Durante o velório, muitos amigos foram prestar a última homenagem, como Zagallo, Jairzinho, Amarildo e Carlos Alberto Torres. Pelé mandou uma coroa de flores.

A esposa de Nilton Santos, Célia, que está com a saúde bastante debilitada por causa de um câncer no cérebro, ainda não sabe da morte do marido.

Por Fred Huber Rio de Janeiro