Páginas

sábado, 15 de outubro de 2022

Com desfalque de Víctor Cuesta, Philipe Sampaio e Kanu disputam vaga na zaga do Botafogo



Zagueiros atuaram em diversos jogos deste Brasileirão e buscam uma nova oportunidade para mostrar serviço





Philipe Sampaio e Kanu disputam vaga no próximo domingo (Vítor Silva/Botafogo)



Apesar das atuações sólidas que vem realizando, o Botafogo possui plena confiança em seu elenco e não demonstrou interesse em pagar R$1 milhão de multa ao Internacional para ter Víctor Cuesta em campo. Com isso, Kanu e Philipe Sampaio disputam vaga por titularidade no próximo jogo.
Melhores momentos: Internacional 2 x 3 Botafogo (Brasileirão)


+ Cristiano Ronaldo consegue feito: confira os jogadores com mais gols por clubes na história


Os dois zagueiros atuaram em diversas partidas neste Brasileirão, mas acabaram perdendo espaço com a chegada de Adryelson. Agora, ambos buscam uma nova oportunidade para mostrar serviço em uma equipe mais entrosada.

+ Luís Castro analisa recentes resultados do Botafogo e afirma que não está feliz com as exibições


Kanu possui contrato no Glorioso até 2025. No último domingo, o zagueiro teve que atuar como lateral na vitória em cima do São Paulo e agora busca reconquistar seu espaço no elenco alvinegro.


BOTAFOGO COM KANU DE TITULAR NESTE BRASILEIRÃO

- 16 jogos
- 5 vitórias
- 2 empates
- 9 derrotas
- 14 gols feitos
- 17 gols sofridos
- 35% de aproveitamento


JOGOS QUE KANU ATUOU COMO TITULAR NESTE BRASILEIRÃO

Botafogo 1 x 3 Corinthians
Ceará 1 x 3 Botafogo
Atlético-GO 1 x 1 Botafogo
Flamengo 0 x 1 Botafogo
Botafogo 3 x 1 Fortaleza
América-MG 1 x 1 Botafogo
Coritiba 1 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 2 Goiás
Palmeiras 4 x 0 Botafogo
Botafogo 0 x 1 Avaí
Botafogo 1 x 0 São Paulo
Botafogo 0 x 1 Fluminense
RB Bragantino 0 x 1 Botafogo
Botafogo 0 x 1 Atlético-MG
Santos 2 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 3 Palmeiras


Philipe Sampaio chegou ao clube em março deste ano e vem brigando por uma vaga no setor defensivo. O defensor atuava no Guingamp-FRA e foi o primeiro reforço confirmado na era John Textor.

 

BOTAFOGO COM PHILIPE SAMPAIO DE TITULAR NESTE BRASILEIRÃO

- 13 jogos
- 4 vitórias
- 4 empates
- 5 derrotas
- 13 gols feitos
- 15 gols sofridos
- 41% de aproveitamento



JOGOS QUE PHILIPE SAMPAIO ATUOU COMO TITULAR NESTE BRASILEIRÃO

Botafogo 1 x 3 Corinthians
​Ceará 1 x 3 Botafogo
Atlético-GO 1 x 1 Botafogo
Botafogo 1 x 1 Juventude
​Internacional 2 x 3 Botafogo
RB Bragantino 0 x 1 Botafogo
Cuiabá 2 x 0 Botafogo
​Botafogo 0 x 1 Atlético-MG
Santos 2 x 0 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Athletico-PR
Corinthians 1 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 1 Ceará
​Botafogo 0 x 0 Atlético-GO




Fonte: LANCE/João Garcia/Rio de Janeiro (RJ)

Com Marçal, Botafogo eleva aproveitamento e expectativa de gols



Alvinegro obtém 58% dos pontos quando lateral está em campo. Número cai para 38,6% em sua ausência



Cada vez mais, o lateral Marçal tem se consolidado no time e caído no gosto da torcida do Botafogo. E a boa fase do jogador pode ser demonstrada em números. Com ele, o aproveitamento em pontos da equipe cresce bastante. Além disso, um levantamento do Espião Estatístico aponta que Marçal ajudou a elevar o número de chances de gols alvinegros e reduzir o risco de sofrer atrás.


Pelo Botafogo, Marçal só jogou pelo Campeonato Brasileiro. Foram 12 jogos e todos como titular, com seis vitórias, três empates e três derrotas. Nos últimos seis, teve três participações diretas em gols: marcou um, e deu duas assistências.




Marçal, do Botafogo — Foto: Vitor Silva/BFR



Aproveitamento no Brasileirão


Geral (12v, 12d, 7e): 46%
Com Marçal (6v, 3d, 3e): 58%
Sem Marçal (6v, 9d, 4e): 38,6%


Nos jogos em que Marçal esteve em campo, a expectativa de gols (xG) do Botafogo ficou em 1,54, em média. Sem ele, a conta cai para 1,07. Na defesa, os números também melhoraram. Sem o lateral, os adversários ostentavam xG de 1,76. Com ele, o número cai para 1,19.


O indicador de expectativa de gol (xG) aprofunda a análise sobre as finalizações, porque faz distinção entre elas, já que nem sempre ocasionam o mesmo perigo para o adversário. Por exemplo: um chute do meio de campo e um de pênalti têm níveis de dificuldades diferentes, e isso é contabilizado pela ferramenta (veja metodologia no final do texto).


Além do rendimento técnico, o lateral já assumiu um papel importante de liderança da equipe. Inclusive, mesmo sem tanto tempo no clube, foi escolhido por Luís Castro como capitão em partidas em que Joel Carli e Gatito não estiveram presentes.


A expectativa é que Marçal volte a ajudar o Botafogo no próximo domingo, quando a equipe vai receber o Internacional no estádio Nilton Santos, às 18 horas, pelo Brasileiro.


Metodologia

O indicador de "Gols Esperados" ou "Expectativa de Gols" (xG) é uma métrica consolidada na análise de dados que tem como referência mais de 89 mil finalizações cadastradas pelo Espião Estatístico em mais de 3,6 mil jogos de Brasileirões desde a edição de 2013.


As variáveis consideradas no modelo são: (1) a distância e o ângulo da finalização em relação ao gol; (2) se a finalização foi feita cara a cara com o goleiro; (3) se foi feita sem a presença do goleiro; (4) a parte do corpo utilizada para concluir; (5) se a finalização foi feita de primeira, ajeitada ou carregada; se o chute foi feito com a perna boa ou ruim do jogador; (6) a origem do lance (pênalti, escanteio, cruzamento, falta direta, roubada de bola, lateral etc); (7) se a assistência foi feita de dentro da área; (8) a posição em que o atleta joga; (9) indicadores de força do chute; (10) o valor de mercado das equipes em cada temporada a partir de dados do site Transfermarkt (como proxy de qualidade do elenco); (11) o tempo de jogo; (12) a idade do jogador; (13) a altura do goleiro em jogadas originadas de bolas aéreas; (14) a diferença no placar no momento de cada finalização.


Como exemplo, a cada cem finalizações da meia-lua, apenas sete viram gol. Então, considerando somente a distância do chute, uma finalização da meia-lua tem expectativa de gol (xG) de cerca de 0,07. Cada posição do campo tem uma expectativa diferente de uma finalização virar gol, que cresce, por outro exemplo, se for um contra-ataque por haver menos adversários para evitar a conclusão da jogada. Cada finalização de cada equipe recebe um valor e é somada ao longo da partida para se chegar ao xG total de uma equipe em cada jogo.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro