Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

União e entrega: Bota aponta virtudes responsáveis por boa campanha


René afirma que nunca trabalhou em um grupo tão comprometido, e Renan Fonseca crê que qualidades serão determinantes: "É isso que faz um time ser campeão"




O Botafogo não depende das próprias pernas para conquistar a Taça Guanabara, mas o fato de chegar à última rodada com chances reais de título é algo a se comemorar. Rebaixado para a Série B do Brasileiro em 2014 e com um elenco reformulado sem contratações badaladas, o time era uma incógnita e apontado por muitos como a quarta força do Campeonato Carioca. 

René Simões: "Nunca trabalhei em um elenco como esse" (Foto: Vitor Silva / SSpress)

Ao menos no cenário estadual, o Botafogo deixou para trás as desconfianças e mostrou, desde o início do estadual, que a competição não seria somente um laboratório para a Série B. Mais do que ser o único clube a não sair do G-4, o time comandado por René Simões jamais terminou uma rodada abaixo da segunda colocação.

- É claro que sonhávamos com a classificação. Mas nunca imaginaria que o Botafogo seria a primeira equipe classificada e a única a se manter no G-4 durante todo o tempo. Estivemos sempre em primeiro ou segundo... Nunca trabalhei com um elenco como esse. Todos estão focados e comprometidos com o projeto – elogiou René.

Renan Fonseca crê que comprometimento e bom
 ambiente farão a diferença no momento decisivo
(Foto: Vitor Silva / SSpress)
O treinador tem razão ao apontar o comprometimento como um dos motivos do sucesso na Taça Guanabara. A maioria dos 13 reforços contratados chegou de times de menor expressão ou estava sem espaço em clubes maiores. Para eles, jogar no Botafogo é visto como uma grande oportunidade, especialmente pela visibilidade. René soube vender bem seu projeto, e os atletas compraram a ideia.

- O René conseguiu nos unir. Quem ficou no Botafogo foi gente de caráter, como o Jefferson e o Marcelo Mattos. São pessoas esclarecidas com amor pelo clube. E quem chegou veio para crescer profissionalmente. Internamente sempre acreditamos no trabalho que está sendo feito. Todos aqui chegaram para fazer historia e está dando certo. Estamos no caminho certo. O René está sabendo levar muito bem o grupo. Deu liga. Os trabalhos técnico, tático e humano... Tudo está sendo legal. Temos o prazer de trabalhar e treinar. Isso está fazendo a diferença – enalteceu Renan Fonseca.

Números comprovam sucesso

O futebol hoje em dia está muito equilibrado. O que faz a diferença é um time guerreiro e unido. É isso que faz um time ser campeão
Renan Fonseca

Os números jogam a favor e comprovam a boa campanha. Em 14 jogos, o Botafogo venceu 10 e tem um aproveitamento de 78,6%. O time de René ainda tem, ao lado do Flamengo, a melhor defesa do Carioca (nove gols sofridos), e o segundo ataque mais efetivo. Foram 30 gols marcados, apenas um a menos do que o Rubro-Negro.

- Os nossos números são excelentes. Somos uma equipe guerreira. Isso faz a diferença. Encaramos todos os jogos como uma final. Todos marcam, todos brigam. Isso é fundamental. O futebol hoje em dia está muito equilibrado. O que faz a diferença é um time guerreiro e unido. É isso que faz um time ser campeão – concluiu Renan Fonseca.

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Vencer e secar: Bota pega o Macaé e torce contra o Fla por Taça Guanabara


Com vaga assegurada nas semifinais do Campeonato Carioca, Alvinegro busca primeiro título da temporada. Para isso, precisa ganhar e torcer por tropeço do rival




Montagem GE
O Botafogo entra em campo nesta quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, com um olho em Macaé. Com uma vaga assegurada nas semifinais do Carioca, o time ainda busca o título da Taça Guanabara. O Alvinegro, no entanto, não depende das próprias forças. Para levar o caneco, precisar vencer o Macaé e torcer por um tropeço do Flamengo diante do Nova Iguaçu, no Estádio Cláudio Moacyr. Todos os jogos da última rodada da fase de classificação começam às 22h.

Ciente que o desafio não é simples, o técnico René Simões não pretende forçar a barra e perder jogadores para as semifinais. Até porque a possível segunda colocação garante à equipe a vantagem de jogar por dois empates na próxima fase. Por sua vez, atletas desgastados e pendurados podem começar no banco. É o caso de Bill. Com dois cartões amarelos, o atacante deve abrir caminho para o retorno de Henrique, reintegrado na semana passada.

Sem chances de chegar às semifinais, o objetivo que ainda resiste no Macaé é modesto: terminar o Carioca em quinto lugar para, quem sabe, conseguir beliscar uma vaga na Copa do Brasil - para isso, teria que aguardar o Campeonato Brasileiro e torcer para que um dos clubes acima entre direto na fase de oitavas de final. O técnico Marcelo Cabo terá apenas um desfalque para a partida: o capitão Gedeil, se recuperando de uma artroscopia no joelho direito. Max volta à lateral, e Dos Santos reassume vaga no meio-campo. O comandante vai manter o Leão no 4-1-3-2.

O árbitro Philip Georg Bennett apita o jogo, com Luiz Antônio Muniz de Oliveira e Patricia Silveira de Paiva da Silva como auxiliares. O Premiere transmite a partida, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. Após a partida, comente a atuação do Alvinegro na página do clube.




Botafogo: René Simões deve deixar no banco jogadores pendurados e desgastados. Com dores no tornozelo, Gilberto pode dar lugar a Luis Ricardo, assim como Willian Arão a Aírton. Henrique e Fernandes podem entrar nas vagas de Bill e Tomas, que estão com dois cartões. Renan, Luis Ricardo (Gilberto), Renan Fonseca, Alisson e Carleto; Diego Giaretta, Willian Arão (Airton), Fernandes e Elivs; Jobson e Henrique (Bill).

Macaé: Marcelo Cabo vai manter o time com apenas um volante de marcação. O meio-campo será formado por três apoiadores. As novidades são o retorno de Max à lateral direita e Dos Santos ao setor de marcação no meio. Com isso, o Macaé irá a campo com: Berna, Max, Brinner, Filipe Machado e Diego; Dos Santos, Juninho, Aloísio e Fernando Santos; Giancarlo e Pipico.




Botafogo: Jefferson, Marcelo Mattos, Diego Jardel, Gegê, Rodrigo Pimpão, Roger Carvalho e Tássio ainda estão sem condições de jogo. Os quatro primeiros têm chances de jogar o primeiro jogo das semifinais.

Macaé: Gedeil, lesionado, está fora.



Botafogo: Bill, Sassá, Tomas e Diego Jardel

Macaé: Aloísio, Douglas Assis, Diego, Eberson, Juninho, Pipico.

Por GloboEsporte.com Rio de Janeiro/GE

Em caso de igualdade nos critérios, Botafogo será campeão da Taça GB


Vitória no confronto direto contra o Flamengo, pela 7ª rodada, pode ser decisiva na briga por vantagem nas próximas fases. Veja qual combinação é necessária



O gol de Tomas no confronto entre Botafogo e Flamengo, pela 7ª rodada (veja no vídeo abaixo), pode ter uma importância maior do que a de ter dado a única vitória em clássicos do Alvinegro nesta temporada. Caso uma determinada combinação de resultados na última rodada do Campeonato Carioca aconteça nesta quarta-feira, o triunfo do dia 1º de março no Maracanã dará o título da Taça Guanabara de 2015 ao time comandado por René Simões. Isso porque após empate em número de vitórias, saldo de gols e gols pró, o confronto direto é critério decisivo no torneio.







Flamengo e Botafogo terminarão a primeira fase iguais na tabela caso os rubro-negros empatem com o Nova Iguaçu no Moacyrzão e os alvinegros vençam o Macaé por um gol de diferença no Engenhão. E isso tudo deve acontecer com o Botafogo marcando um gol a mais do que o Flamengo (exemplo: Nova Iguaçu 1 x 1 Flamengo / Botafogo 2 x 1 Macaé). Em caso de derrota do time de Vanderlei Luxemburgo, claro, qualquer vitória leva o título para General Severiano.

A primeira colocação na primeira fase, e consequentemente o título da Taça Guanabara, dá ao time campeão a vantagem de jogar por dois empates na semifinal e numa possível final. Foi essa vantagem justamente o fator que definiu o título do estadual de 2014, primeiro ano no atual regulamento. O Flamengo, dono da melhor campanha nos pontos corridos, empatou duas vezes com o Vasco e conquistou seu 33º troféu do Carioca.

O Flamengo é o clube com o maior número de conquistas de Taça Guanabara: 20. Em seguida, vêm Vasco (11), Fluminense (9) e Botafogo (7).

Por Cassius Leitão Rio de Janeiro/GE