Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2019

Botafogo x Portuguesa: Cavalieri no gol e outras três mudanças; veja provável escalação


Gatito Fernandez, com a seleção do Paraguai, desfalca o Alvinegro. Jonathan deve ser poupado e Alex Santana vai para o jogo




Vitor Silva/SSPress/Botafogo


O Botafogo precisa de um milagre para seguir na disputa pelo bicampeonato carioca. Nesta quinta-feira, o Alvinegro vai encarar a Portuguesa-RJ, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, pela quinta rodada da Taça Rio. A tendência é que Zé Ricardo mande a campo uma escalação com quatro mudanças em relação ao time que empatou com o Fluminense no último fim de semana.


No gol, a única mudança confirmada: com Gatito Fernandez na seleção do Paraguai, Diego Cavalieri será titular. Na esquerda, Jonathan, com dores musculares, não treinou nesta quarta. A tendência é que Gilson jogue.


As outras duas alterações seriam no meio e no ataque: Bochecha no lugar de Jean e Ferrareis ou Pimpão na vaga de Luiz Fernando. Já Alex Santana, poupado na última terça em função de um trauma na coxa esquerda, participou da atividade desta quarta e vai para o jogo.


O Botafogo deve ir a campo com Diego Cavalieri, Marcinho, Marcelo, Gabriel e Gilson; Bochecha, Alex Santana e Cícero; Ferrareis (Pimpão), Erik e Diego Souza.




Gilson deve jogar na vaga de Jonathan nesta quinta-feira — Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Ainda sonhando com o bi estadual, Botafogo joga para não quebrar sequência e repetir 2014


Última vez que um dos quatro grandes do Rio ficou fora da semifinal geral do Campeonato Carioca foi há cinco anos, na primeira edição após a mudança do regulamento




Rener Pinheiro / MoWA Press



A chance é pequena, mas ainda existe. Em situação complicada no Campeonato Carioca, o Botafogo precisa ganhar a Taça Rio para seguir vivo na competição. Para isso, tem que vencer seus dois jogos restantes (Portuguesa, quinta-feira, e Americano, domingo) e ainda torcer por tropeços de outros times. Além de seguir sonhando com o bicampeonato estadual, o Alvinegro tenta não quebrar uma sequência que dura desde 2015.


Semifinalistas do Carioca após a mudança do regulamento:

2014: Flamengo, Fluminense, Vasco e Cabofriense
2015: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo
2016: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo
2017: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo
2018: Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo


Daquele ano até 2018, por quatro temporadas seguidas, a semifinal geral do Carioca foi disputada pelos quatro grandes clubes do Rio. O Botafogo, aliás, chegou à final três vezes nesse período. A última vez que um grande ficou fora foi em 2014, primeiro ano da mudança do regulamento que deixou de dar a vaga na final aos campeões da Taça Guanabara e Taça Rio e instituiu a semifinal geral. E o ausente foi justamente o Botafogo.


Para não repetir a história, o Alvinegro tem que torcer por tropeços de Flamengo, Bangu e Cabofriense nas duas últimas rodadas. Além de vencer seus jogos, é claro. Isso apenas para chegar à semifinal da Taça Rio. Depois ainda será preciso conquistar o segundo turno.


- Sabemos o que temos que fazer. A preocupação maior é conquistar os seis pontos. Não dependemos apenas de nossas forças. O mais importante é ter a consciência de que precisamos fazer nosso papel e só depois olhar a tabela. Quando começa a depender dos outros fica complicado. Chegar na semifinal é importante, mas temos que fazer nossa parte primeiro - disse o goleiro Diego Cavalieri.


Vagas na semifinal do Carioca

Vasco (Campeão da Taça Guanabara)
Campeão da Taça Rio
Duas melhores campanhas no geral (excluindo os campeões)


A conquista da Taça Rio se torna obrigatória ao Botafogo porque ela garante vaga na semifinal. Pela classificação geral da competição, o Alvinegro não tem mais chance. Vasco (campeão da Taça Guanabara) e Flamengo (um dos dois primeiros na classificação geral) já estão garantidos. Fluminense também está com sua classificação bem encaminhada. A última vaga pela classificação geral vem sendo disputada por Volta Redonda e Bangu.


Caso o Vasco vença também a Taça Rio, ele vai direto para a final. Nesse caso, apenas uma semifinal seria disputada com as duas equipes de melhor campanha sem contar o Cruz-Maltino (Flamengo e Fluminense atualmente).


Fonte: GE/Por Edgard Maciel de Sá — Rio de Janeiro