Páginas

segunda-feira, 20 de março de 2023

Cadê o Sauer? Reforço de R$ 10 milhões do Botafogo vira última opção do ataque



Atacante não sai do banco durante empate com a Portuguesa mesmo em meio à dificuldade de Luís Castro de encontrar a dupla ideal nas pontas




O Botafogo ficou no empate em 0 a 0 com a Portuguesa no primeiro jogo da semifinal da Taça Rio em mais uma partida na qual Luís Castro mudou a dupla de pontas titulares. E mais uma vez não teve produção satisfatória.


Apesar da má atuação ofensiva, especialmente no primeiro tempo, Gustavo Sauer, contratado por R$ 10 milhões em 2022, não saiu do banco de reservas.





Portuguesa-RJ 0 x 0 Botafogo - melhores momentos - primeiro jogo da semifinal da Taça Rio 2023


Desde o jogo contra o Bangu, no dia 11 de fevereiro, o camisa 10 jogou um total de 46 minutos nas sete partidas em que a equipe disputou no período. Após um começo promissor de temporada, com um gol e uma assistência nos dois primeiros jogos, o atacante não tem uma participação direta em gol desde o dia 26 de janeiro.


A queda de produção fica clara ao olhar a minutagem de Sauer ao longo de 2023. Nos primeiros seis jogos dos comandados de Luís Castro na temporada, jogou em cinco um total de 260 minutos. Desde então, somente 46 na Copa do Brasil, 36 contra o Sergipe e 10 contra o Brasiliense.





Gustavo Sauer em ação contra o Sergipe, na Copa do Brasil — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Problemas na ponta

A formação de ataque em si tem sido motivo de dor de cabeça para o treinador Luís Castro. Se o centroavante Tiquinho Soares é a certeza, nas pontas o português tem alternado entre as opções que tem no elenco e tido pouco retorno até aqui.


Nos últimos sete jogos, os jogadores do setor só marcaram um gol, o de Carlos Alberto contra o Resende na penúltima rodada da Taça Guanabara. Em 13 jogos com o elenco principal, Castro usou seis duplas titulares diferentes nas pontas do ataque. As que mais se repetiram foram Victor Sá e Carlos Alberto e Victor Sá e Piazon, ambas quatro vezes.


Desde a saída de Jeffinho antes do começo do Estadual, Sá se tornou titular absoluto no lado esquerdo, jogando 10 dos 13 jogos, e marcou dois gols, o último deles contra o Boavista no começo de fevereiro.


Na direita, a alternância tem sido maior e sem um titular claro. Piazon e Sauer iniciaram o ano com mais chances, mas o recém-chegado Carlos Alberto é quem tem a confiança de Luís Castro nas últimas semanas.



Carlos Alberto em Botafogo x Resende — Foto: Vitor Silva/Botafogo



As muitas mudanças e a pouca produção deixam claro que a ponta é uma das grandes necessidades do elenco no começo da temporada 2023. Após o empate com a Portuguesa, o técnico português comentou a estrutura da equipe.


- O meio campo temos nos encontrando, com o retorno do Carlos Eduardo e Lucas Fernandes. O Tchê Tchê está num nível bom, como Marlon e Gabriel. O Raí tem dado boa resposta. Temos tido alternância nos pontas e tem havido rotatividade. A defesa tem se mantido estável, e o goleiro também - disse o treinador.


O Botafogo volta a campo em sete dias, na segunda-feira (26), às 20h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, para enfrentar novamente a Portuguesa no segundo jogo da semifinal. O empate coloca o Alvinegro na decisão. Qualquer vitória basta para a Lusa.


Confira das duplas que Castro usou:

Portuguesa: Victor Sá e Carlos Alberto
Brasiliense: Carlos Alberto e Lucas Piazon
Portuguesa: Victor Sá e Carlos Alberto
Resende: Victor Sá e Carlos Alberto
Sergipe: Victor Sá e Carlos Alberto
Flamengo: Victor Sá e Lucas Piazon
Bangu: Victor Sá e Gustavo Sauer
Boavista: Victor Sá e Lucas Piazon
Nova Iguaçu: Carlos Alberto e Gustavo Sauer
Fluminense: Victor Sá e Lucas Piazon
Madureira: Luís Henrique e Gustavo Sauer
Vasco: Victor Sá e Lucas Piazon
Volta Redonda: Victor Sá e Gustavo Sauer


+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Redação do ge — Rio de Janeiro