Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Luis Ricardo espera casa cheia com jogos na arena: "Acabou a desculpa"



Lateral-direito atribui média ruim de público do Botafogo no Brasileiro às partidas fora do Rio de Janeiro e convoca os alvinegros para a estreia na nova casa neste sábado





Luis Ricardo convocou a torcida para a estreia
do time na arena na Ilha 
(Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Junto com a expectativa para estrear a Arena Botafogo, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, está a chance de melhorar a média de público no Campeonato Brasileiro, atualmente em 3.573 pagantes. Para a partida deste sábado, às 16h (de Brasília), contra o Flamengo, 11.200 ingressos da carga total de 15 mil já foram vendidos - os 3.800 restantes continuam sendo comercializados nesta sexta-feira em General Severiano, no Caio Martins e pela internet, no site www.guicheweb.com.br. Os compromissos da equipe como mandante longe da capital carioca foram apontados por Luis Ricardo como o principal motivo para o baixo número de torcedores nos estádios. Questionado se agora a desculpa acabou, ele não titubeou e já convocou os alvinegros.


- Acabou a desculpa. Agora é ter eles presentes no Rio como sempre fizeram. Eu falava antes que nosso torcedor às vezes não comparecia pelo fato da distância dos jogos. Ano passado no Engenhão o torcedor ia, participava... Tenho certeza que eles vão na Arena. Aproveito para convocar eles para esse jogo - afirmou.


Dos rivais cariocas, o Flamengo é o que o Botafogo menos enfrentou nesta temporada. Houve apenas um jogo entre as equipes durante o Carioca, em Juiz de Fora (MG). Autor de uma assistência para Rodrigo Lindoso naquela partida que terminou com o placar de 2 a 2, Luis Ricardo não concordou totalmente com o fato de que o adversário é o que o Alvinegro tem menos informações, pois disse estudar o oponente pela televisão. Com boas lembranças de enfrentar o Rubro-Negro - incluindo a semifinal do estadual do ano passado, quando eliminou o rival com um Maracanã lotado, o lateral-direito mira mais uma vitória para sonhar alto dentro da competição. Com 16 pontos, o time está atualmente em 14º lugar na tabela.

Nosso objetivo dentro da competição é ter uma maior pontuação, quem sabe atingir o objetivo ganhando a classificação para uma Libertadores"
Luis Ricardo, lateral-direito do Botafogo


- (Menos informações) Em partes, né? A gente conhece até porque passa toda hora jogos do Flamengo contra outros adversários, a gente acaba assistindo e tendo um parecer a mais do time. Mas isso independe do jogo que vamos fazer contra eles. Nosso objetivo dentro da competição é ter uma maior pontuação, quem sabe atingir o objetivo ganhando a classificação para uma Libertadores.


A média de torcedores pagantes do Botafogo em 2016 é de 5.386 de um total de 96.951 ingressos vendidos nos 18 jogos do time como mandante. O Alvinegro é o 25º no ranking nacional de público, que envolve as quatro divisões do futebol brasileiro. Dividindo por competições, a maior média do clube foi no Carioca, onde chegou à final e teve 7.932 por jogo. Na Copa do Brasil, o número cai para apenas 273 pagantes. A arrecadação com bilheteria até agora foi de R$ 4,3 milhões.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Canales é regularizado e pode estrear pelo Bota contra Flamengo no sábado


Atacante chileno está liberado para jogar, mas treina entre os reservas. Ricardo testa dois ataques: Neilton com Pimpão, e Sassá sozinho à frente (seria a vaga do gringo?)




Canales está regularizado e pode finalmente fazer sua estreia pelo Botafogo contra o Flamengo neste sábado, às 16h (horário de Brasília), na primeira partida do Alvinegro na Arena Botafogo. O nome do centroavante chileno apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF no fim da tarde desta quinta-feira, liberando o gringo para atuar. Porém, ele treinou minutos antes de sua regularização entre os reservas na atividade comandada por Ricardo Gomes em General Severiano. A tendência é que o jogador de 34 anos, que tem a concorrência de Sassá, Neilton e Rodrigo Pimpão, comece no banco, mas não está descartada sua titularidade.

Canales está na expectativa para estrear com a camisa do Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)

Sem Bruno Silva, confirmado por Ricardo no clássico mas que fez só um trabalho na academia após ter jogado contra o Bragantino na quarta, o treinador comandou um trabalho técnico em campo reduzido. Com oito jogadores na linha de cada lado, testou duas formações no ataque: a primeira teve Neilton e Pimpão, e as duas vagas abertas teoricamente eram de Bruno e Camilo. Na segunda, tirou a dupla e colocou Camilo no meio e Sassá sozinho à frente - seria esse esquema já prevendo a estreia do gringo? O comandante deixou essa possibilidade no ar no último sábado, ao ser questionado se a formação com três atacantes já era pensando no chileno.


- Não, posso mudar de novo, colocar o Canales com o Sassá por exemplo. Agora tenho opções - disse o treinador, logo após o empate por 0 a 0 com o Coritiba no Couto Pereira.


Na mesma entrevista, Ricardo disse que achava difícil Canales jogar contra o Flamengo porque iria ter só uma semana para trabalhar com o grupo, a não ser que ele fosse muito bem nos treinos. Contratado em maio, o chileno chegou ao Alvinegro lesionado e precisou de um período de quase dois meses para tratar um edema ósseo no pé direito. Só após se recuperar que assinou contrato definitivo até o fim de 2017. Há uma semana que começou a trabalhar com bola e chegou a fazer um belo gol por cobertura em atividade de finalização.


O centroavante, que foi carrasco do Botafogo na Libertadores de 2014, nasceu na Argentina, mas se naturalizou e, inclusive, já foi convocado para a seleção do Chile em duas ocasiões. Ele chegou a General Severiano para ser o camisa 9 que a diretoria tanto buscou em 2016 e vai disputar posição com Luís Henrique e Sassá, artilheiro do Botafogo na temporada com sete gols. Apelidado de "mágico" pela imprensa chilena, o reforço alvinegro tem um retrospecto goleador pela Universidad de Chile, seu último clube: foram 55 gols em 95 partidas oficiais durante três temporadas na La U (2011, 2014-2015 e 2015-2016). Porém, nesse ano disputou só 11 jogos e balançou a rede apenas três vezes. No Alvinegro, tentará recuperar sua boa fase.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro

Ricardo indica volta dos três volantes no clássico e acirra disputa no ataque


Técnico do Botafogo confirma Bruno Silva titular contra o Flamengo, e tendência é ele jogar com Airton e Lindoso, poupados. Pimpão, Sassá e Neilton disputam duas vagas



Bruno Silva embarcou de volta ao Rio de Janeiro com
a titularidade garantida (Foto: Divulgação / Botafogo)
Hora de mudar a chave da Copa do Brasil para o Campeonato Brasileiro, e Ricardo Gomes vai começar a armar o time do Botafogo para enfrentar o Flamengo na tarde desta quinta-feira. Mas desde já é possível ter uma ideia da equipe. Isso porque o treinador confirmou na noite de quarta, após o empate por 2 a 2 com o Bragantino, que Bruno Silva foi o único dos jogadores de linha utilizados na partida que será titular no clássico de sábado. Assim, ele indica a volta da trinca de volantes, pois poupou Airton e Lindoso da viagem para Bragança Paulista já pensando no confronto com o rival na Arena Botafogo. E com isso, o comandante acirra a disputa no ataque.


- Não fiz nenhuma experiência para o jogo contra o Flamengo. O único que certamente vai iniciar é o Bruno (Silva). Mas era cabeça só na Copa do Brasil. Apesar do clássico, importância de três pontos, mas a cabeça hoje era só na Copa do Brasil. Não pensei em experiência para o Campeonato Brasileiro - disse o técnico após a partida no Estádio Nabi Abi Chedid.


Pimpão, Neilton e Sassá, titulares nos últimos dois jogos pelo Brasileiro - vitória por 2 a 1 sobre o Santa Cruz e empate por 0 a 0 com o Coritiba -, teoricamente vão disputar duas vagas. Resta saber quem do trio perderia a posição: Pimpão, contratação badalada, mas que ainda está fora de ritmo e não repetiu as boas atuações do ano passado, pela Série B? Neilton, que após iniciar a temporada em baixa recuperou seu espaço e balançou a rede em três das quatro vitórias alvinegras no campeonato? Ou Sassá, artilheiro do time em 2016 com sete gols, só que vem sofrendo com problemas físicos ultimamente? Ainda pode ser que mais um saia da equipe se o chileno Canales, que vem treinando com o grupo, for regularizado e relacionado.


Os três volantes devem voltar a ser utilizados depois de três jogos. A última vez da formação foi na derrota por 5 a 3 para o Atlético-MG, mas com Fernandes no lugar de Airton, na época machucado - com o titular em campo, jogou 303 minutos em cinco partidas, o Alvinegro ainda não foi vazado no Brasileiro. A trinca do meio de campo foi a força do time no Campeonato Carioca, priorizando a marcação para só depois pensar em atacar. Foi assim que surpreendeu em muitos clássicos, inclusive diante do próprio Flamengo em Juiz de Fora (MG), em que esteve vencendo por 2 a 1, mas sofreu o empate no fim. Foi o único confronto das equipes neste ano.


Com 16 pontos, o Botafogo é o 14º colocado na tabela e volta a campo neste sábado, quando irá estrear a Arena Botafogo contra o Flamengo, às 16h (de Brasília). Pela Copa do Brasil, o time de Ricardo Gomes fará o jogo de volta contra o Bragantino no dia 27, às 19h30, também no estádio da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. O Alvinegro se garante nas oitavas de final do torneio com um 0 a 0 ou 1 a 1. Novo 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Bragança Paulista, SP