Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Botafogo negocia contratação do atacante Fernandão


Livre no mercado após defender o Goiás em 2020, jogador de 34 anos só poderá atuar em novembro por ter sido flagrado no exame antidoping; negociação divide opiniões no clube




O Botafogo avançou nas conversas pela contratação do centroavante Fernandão, de 34 anos. Sem clube depois de defender o Goiás na temporada 2020, o jogador define os detalhes para acertar com o time carioca, mas só poderá atuar a partir de novembro, já que está afastado após ter sido flagrado no exame antidoping em fevereiro passado.


+ Rafael começa semana cheia de trabalho no Botafogo



A informação da negociação foi publicada inicialmente pelo portal "O Dia". Clube e jogador aceleraram as tratativas nos últimos dias, mas ainda existe o debate interno sobre a contratação. O nome de Fernandão não é unanimidade em General Severiano. Além da questão do doping, o Botafogo vive momento de delicada situação financeira e busca alternativas para diminuir os gastos.


+ Botafogo estanca gols sofridos para arrancada na Série B





Fernandão defendeu o Goiás na última temporada — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.



Fernandão é visto como possibilidade interessante pensando na próxima temporada, por isso o clube também tem cautela na negociação. Com a dificuldade de renovar com Rafael Navarro, centroavante titular de Enderson Moreira, o Botafogo vê o jogador de 34 anos como uma boa peça de reposição.


Não é a primeira vez que Fernandão entra na mira do Botafogo. Credenciado pelo desempenho no último Brasileirão da Série A, com 10 gols em 24 jogos, o atacante foi alvo do clube alvinegro em abril deste ano, mas a questão do doping fez o time recuar. O jogador ainda não foi julgado.



Último jogo de Fernandão foi em fevereiro: ele marcou dois gols na derrota do Goiás para o Vasco (https://ge.globo.com/futebol/video/os-gols-de-vasco-3-x-2-goias-pela-38a-rodada-do-brasileirao-2020-9302609.ghtml)


O último jogo de Fernandão foi em 25 de fevereiro, na derrota do Goiás para o Vasco por 3 a 2. Na ocasião, o centroavante marcou os dois gols da equipe esmeraldina, que acabou caindo para a Série B. A ideia é que, caso o contrato até o fim de 2022 seja firmado, o jogador recupere a condição física até ter a volta aos gramados liberada.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Por Emanuelle Ribeiro e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Sistema defensivo do Botafogo evoluiu muito desde a chegada de Enderson Moreira


Sob o comando do treinador, Alvinegro sofreu apenas quatro gols em onze partidas disputadas na Série B





Enderson Moreira comandando treino do Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)


Nos últimos jogos, o Botafogo vem apresentando uma ótima consistência defensiva e isso vem ajudando o time a conseguir bons resultados nesta Série B. Muito deste aspecto está relacionado ao trabalho de Enderson Moreira no clube. Desde que o treinador chegou ao Alvinegro, a equipe sofreu apenas 4 gols em 11 partidas do campeonato.


> Confira a tabela e os jogos da Série B


O Botafogo possui 22 gols sofridos na Série B e, apesar de estar em uma boa colocação na tabela, é somente a 8º melhor defesa do campeonato. Isto porque, antes de Enderson assumir, o Alvinegro sofreu 18 gols em 12 partidas. A postura da equipe sob o comando de Enderson mudou positivamente e, o auxiliar técnico Luís Fernando Flores, explicou sobre o modelo de jogo implementado pelo treinador que vem contribuindo ao setor defensivo do clube.

- O ataque foi realmente muito eficiente. Isso tem sido muito importante para os zagueiros e volantes, porque essa marcação começa lá em cima, passando atrás da linha da bola. Isso tem ajudado o nosso setor defensivo. E futebol também é confiança: se a cada jogo, você vai tomando menos gols, você acaba ficando mais confiante e graças a Deus temos conseguido os resultados - relatou o auxiliar.


+ Com a vitória sobre o Londrina, Botafogo passa a ter o melhor ataque da Série B, ao lado do Guarani


Um destaque do setor defensivo do Botafogo é a volta de Carli. O zagueiro chegou ao clube no início da temporada, ainda durante o campeonato estadual, mas só conseguiu ter oportunidade de entrar em campo na 16º rodada da Série B, em agosto. O ‘Capitán’ vem sendo soberano na zaga alvinegra e contribuindo demais com sua experiência e vontade em campo. Carli sofreu uma lesão no tornozelo na partida contra o Remo e ainda não tem tempo previsto para seu retorno.

Após descanso e festa da torcida, Rafael começa semana cheia de trabalho no Botafogo


Depois de chegar ao Brasil e ganhar alguns dias de folga na serra fluminense, jogador volta à capital do Rio para fazer exames, assinar contrato e começar os treinos no Nilton Santos



Rafael já curtiu o lado torcedor e até garoto propaganda. Agora, chegou a hora de começar para valer a trajetória como jogador do Botafogo. Depois de alguns dias de descanso, o novo camisa 7 inicia nessa segunda-feira uma semana cheia de trabalho.


Já nesta manhã, o lateral-direito inicia a bateria de exames médicos que deve ocupar boa parte do dia. Primeiro, em clínica particular. Depois, no próprio estádio Nilton Santos. Com tudo certo, o jogador assina o contrato, válido até o fim de 2023, e deve ser apresentado na terça-feira.





Rafael está no Rio desde sexta-feira — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Passado o protocolo de todo recém-chegado, começa a hora de suar. Rafael fará o primeiro treino no novo clube na própria terça. A comissão técnica vai avaliar as condições do jogador e montar um plano para colocá-lo em ritmo de competição.


O próprio Rafael disse que deve demorar cerca de duas semanas para entrar em forma. Ele chega de férias depois de jogar 28 partidas na última temporada europeia, pelo Istanbul Basaksehir, da Turquia. Desde que rescindiu com o clube turco, o defensor manteve a rotina de exercícios por conta própria.




A Voz da Torcida - Pedro Dep: "A gente tá em lua de mel com o professor Enderson Moreira" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-a-gente-ta-em-lua-de-mel-com-o-professor-enderson-moreira-9850948.ghtml)


Sintonia automática

Essa semana será cheia no campo e bola, mas a última passou longe de ser parada para Rafael. Anunciado na quarta-feira, o atleta passou por outro tipo de maratona, para sair da Turquia para o Rio e dar atenção a toda o carinho dos alvinegros.



Relembre algumas notícias

Botafogo anuncia Rafael
Reforço chega ao Rio na madrugada
Lateral "invade" perfil do clube e conversa com torcedores
Jogador cumpre promessa e publica dancinha nas redes


A sintonia foi automática, alimentada pelas juras de amor que o jogador fazia ao clube por anos. Rafael agitou as redes sociais, fez propaganda do novo programa de sócio-torcedor antes mesmo de ser anunciado como reforço e até se aventurou a fazer a dancinha que viralizou entre os alvinegros.


No Brasil desde a última sexta-feira, o camisa 7 conseguiu alguns dias de descanso mesmo no meio desse turbilhão. Ele chegou ao Rio na madrugada de sexta-feira e subiu para Petrópolis, na Região Serrana do estado, terra onde nasceu. Com a bateria recarregada, o jogador começa a corrida para reforçar o Botafogo na reta final da temporada.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:


Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro