Páginas

domingo, 8 de setembro de 2019

Barroca cita funcionários do Botafogo e dedica vitória a eles: "Indicativo de que podemos ir mais longe"


Técnico alvinegro usa a dedicação do massagista Átila Dória como exemplo para o Alvinegro crescer no Campeonato Brasileiro; comandante vê evolução no segundo tempo



Eduardo Barroca fala sobre a vitória do Botafogo sobre o Atlético-MG no Nilton Santos



O Botafogo venceu o Atlético-MG por 2 a 1 neste domingo, no Nilton Santos, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, independentemente de crise financeira e atrasos salariais. O técnico Eduardo Barroca destacou o resultado positivo, que manteve o Alvinegro na 10ª posição na tabela de classificação, e citou dificuldades durante a partida no Nilton Santos.


- Foi um jogo difícil. No primeiro tempo a gente mais uma vez controlou. Tivemos dificuldades de penetração. O Atlético-MG jogou muito bem organizado, com as linhas próximas, e nós tomamos decisões erradas, principalmente passando do meio. Depois do gol, foi importante para a gente. Todos os jogos em que colocamos vantagem, vencemos.


- No segundo tempo, com mais espaço, conseguimos ser verticais e fazer o segundo gol. Hoje o resultado era muito importante, a gente vinha de uma sequência sem vencer. Por tudo o que estávamos passando, saio bastante satisfeito com o resultado - disse o técnico.



Eduardo Barroca em entrevista coletiva — Foto: Fred Huber


Após a primeira análise sobre o jogo, Barroca dedicou a vitória aos funcionários, que, mesmo em sérias dificuldades pelos dois meses de atraso e por terem salários bem inferiores ao de jogadores e comissão técnica, seguem se dedicando no dia a dia do clube. Citou nominalmente o massagista Átila.


- Essa vitória para mim tem uma importância a mais pelos funcionários do Botafogo. Nessa semana, na quinta-feira estava chovendo muito no treino, e o Átila, um dos nossos massagista, estava aqui servindo água e atento. É um senhor, tem idade para ser meu pai. Isso é um indicativo que a gente tem condições de que a gente tem condição de ir muito longe na competição, apesar das dificuldades que estamos vivendo.


Confira outros tópicos:

Posicionamento sobre protesto dos jogadores

- A gente tem se agarrado 100% à preservação do lado esportivo. Mais uma vez eles conversaram comigo e pediram que, eu junto com o Anderson, fosse o elemento que mantivesse a ordem no trabalho e o lado esportivo em sua plenitude, e é isso que eu tenho feito com eles. Não posso deixar de exaltar a atitude dos jogadores mais uma vez. Encontrei um grupo de jogadores comprometidos, frontais para debater suas posições.


Trabalho integrado com jogadores e direção

- Sempre falei que a gente precisa do triângulo central: que é direção, comissão técnica e jogadores. A gente tem o Anderson (Barros, gerente de futebol), que é uma pessoa bastante importante representando a direção nesse processo. A comissão técnica se dedica ao máximo, e o principal, que são os jogadores, que estão fazendo o seu trabalho junto com o torcedor.


- Hoje eles (torcedores) deram mais uma prova que estão ao nosso lado, vieram e deram apoio o tempo todo. A gente sai muito satisfeito com o que aconteceu aqui. Mesmo com dificuldades, a gente vê um Botafogo com possibilidade de seguir um bom caminho no Brasileiro.


Ao dar entrevista sem os patrocinadores ao fundo, você mostra que está ao lado dos jogadores?

- Com certeza. Estou 100% junto com os jogadores, essa decisão de sair da sala de imprensa partiu do departamento de futebol, que eu acatei. O Anderson é o responsável pelo departamento. Todos nós estamos juntos nesse cenário que estamos passando.


- Mais uma vez eu preciso estar aqui diante de vocês e do torcedor do Botafogo para preservar o lado esportivo, que é a minha função. É fazer com que o Botafogo saia desse cenário administrativo e financeiro através de boas partidas, vitórias e conquistas. E hoje a gente conseguiu fazer isso da melhor forma.


Gostou da formação com os dois laterais-direitos, Marcinho e Fernando?

- Gostei. A gente ganha algumas alternativas com os dois. Fernando é um jogador que tem números que mostram que a nossa equipe tem um aproveitamento muito alto quando ele joga. Mantém uma consistência de linha de quatro, jogador extremamente na bola parada defensiva.


- Hoje precisei tirá-lo porque tinha cartão e ficou perigoso para ele porque o Atlético jogava com muita ligação direta no Cazares em cima dele. Tirei, mas saí satisfeito com essa dobradinha do Fernando com o Márcio.



Eduardo Barroca - Botafogo x Atlético-MG — Foto: Fred Gomes


As constantes mudanças têm prejudicado muito o Botafogo?

- O ideal é que você consiga manter os mesmos jogadores no maior número de jogos possível, porque a sincronia coletiva vai aumentando de acordo com os jogos e os problemas que os jogos oferecerem para os jogadores. Hoje a gente sofreu esse gol no final, não deveríamos ter sofrido porque estávamos com um jogador mais. Mas em determinado momento do jogo a gente optou em não arriscar mais saindo jogando pressionando, que é uma característica principalmente do Gabriel.


- Isso fez com que a gente usasse a bola longa, o Réver e o Leonardo Silva são muito bons nessas bolas rebatidas. Fez com que a gente ficasse um pouco na parte defensiva sem conseguir sair de trás. Mas hoje a gente só tem que celebrar essa vitória, a atitude e ir para casa com muito orgulho.


Diego Souza falou que o Botafogo não poderia tomar um cartão bobo, como o que Carli levou no fim do primeiro tempo. Houve papo no intervalo para não perder a vantagem numérica que o time tinha após a expulsão de Igor Rabello?

- Era muito importante a gente não desequilibrar numericamente, porque tinha um jogador a mais. Conversamos sim no intervalo quanto a isso e para não dar chance na bola parada, porque o Atlético é muito forte nela com o Cazares. Acho que a gente conseguiu nosso objetivo no segundo tempo de neutralizar esses pontos. Sofremos um gol no final, mas saímos muito satisfeitos.


Reação de ir comemorar junto com os jogadores no bolo que se formou no gol de Alex Santana

- Era uma vitória muito importante pra gente continuar pensando em brigar na parte de cima da tabela, nosso objetivo é esse. Desde o início, eu não seria capaz de dizer que nosso objetivo era diferente, mesmo diante das dificuldades. A gente trabalha muito sério, se dedica, tem um grupo com qualidades e jogadores jovens que querem espaço e jogadores experientes que comandam esse trabalho.


- Eu tenho muito orgulho de trabalhar com esse grupo, e a gente vai se dedicar ao máximo para brigar o mais na parte de cima da tabela que puder.


Importância de Alex Santana, artilheiro do time e que mudou a cara do Botafogo no primeiro tempo
- Alex é um jogador extremamente importante, com capacidade de definição e chute de fora da área. Com infiltração, que ele teve, como foi no lance do segundo gol. Tem boa estatura. Nos ajudou diretamente tanto no primeiro gol quanto no segundo gol. Foi uma tarde muito especial para todos nós.


Crescimento de Marcinho

- Para mim, é muito simples. Quando você está feliz e confiante, faz tudo melhor naturalmente. O Marcinho está feliz, mais confiante, recebendo mais carinho do torcedor e produzindo mais, segundo a própria autoavaliação dele. Naturalmente com o talento e a cognição dele, tem todas as condições de continuar crescendo, independentemente da posição em que ele jogar. É um jogador bastante importante para nós.


Cantos da torcida em apoio ao elenco

- A torcida do Botafogo sempre esteve ao lado da gente desde quando cheguei. Sempre. Ela reconhece. Por isso eu não seria capaz de falar que nosso objetivo é brigar lá em baixo. Jamais.


- Torcedor do Botafogo merece que a gente lute até o fim para brigar o mais em cima possível, mesmo diante de dificuldades. Eu não sou o cara que vou falar: "A gente vai brigar para não cair, porque todos sabem das nossas dificuldades".


- Não preciso falar isso, torcedor sabe qual é a dificuldade, entende a dificuldade e está ao nosso lado. A gente vai dar o nosso melhor. Vejo nos jogadores ambição para brigar por coisa grande na competição. A gente não vendeu nada barato para ninguém nessa competição. E será assim até o final, porque os jogadores do Botafogo têm esse perfil.



Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Alex Santana, Diego Souza e Marcinho comandam vitória sobre o Galo


Alex acelera ritmo do time quando a equipe fazia partida em ritmo lento; Diego marca o seu e tem participação importante no outro




André Durão


Alex Santana

Quando o Botafogo fazia partida modorrenta, tratou de acelerar o ritmo do time. Sofreu a falta que Gilson bateu e redundou no pênalti cometido por Igor Rabello. No gol, foi inteligente ao escolher o tempo exato para finalizar. Nota: 7,5


Diego Souza

Além do gol de pênalti, Diego tem participação fundamental no segundo, de Alex Santana. Tirou bola da área alvinegra com cabeçada precisa, que Valencia aproveitou e, na medida, deixou Alex em ótimas condições para marcar. Saiu bastante da área e se entendeu com Marcinho pelo lado direito. Nota: 7,5


Marcinho
Buscou o jogo, fez bem a dobra de marcação com Fernando quando estava na ponta, finalizou e deu bons passes, como um de trivela para Diego Souza no início da etapa final. Está em franca evolução. Vacilou junto com a defesa no gol rival, nos acréscimos, mas não comprometeu sua boa atuação. Nota: 7,0


Notas:
Diego Cavalieri [GOL] - 6,0

Fernando [LAD] - 6,0

(Bochecha [VOL]) - 6,5

Carli [ZAG] -6,0

Marcelo [ZAG] - 6,5

Gilson [LAE] - 6,0

Cícero [VOL] - 5,5

Alex Santana [VOL] - 7,5

João Paulo [MEI] -6,0

(Valencia [MEI]) - 6,5

Luiz Fernando [ATA] - 6,0

Marcinho [ATA] - 7,0

Diego Souza [ATA] - 7,5

(Vinicius Tanque [ATA]) -



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro