Páginas

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Jonathan é liberado para voltar aos trabalhos após infecção nos rins: "Chega de sofrer"


Médico do clube Ricardo Bastos e lateral falam à imprensa sobre problema que o levou à internação e o afastou dos trabalhos por mais de três semanas



O lateral Jonathan foi liberado para voltar às atividades com o elenco do Botafogo e está treinando desde a última quinta-feira, porém, ainda fazendo um trabalho mais leve que o restante do grupo. O jogador sofreu com uma infecção que acometia os dois rins. Ricardo Bastos, médico do clube, explicou a situação do jogador de 21 anos.


- Na véspera do jogo com o Vasco, ele apresentou febre e dor abdominal no hotel. Acordou melhor, mas teve uma piora na dor no caminho para o estádio. Decidimos encaminhá-lo para um hospital particular. Foi diagnosticada uma infeção que acometia os dois rins. Optamos pela internação, ele permaneceu no hospital por sete dias. Quando teve alta, já sem sinais de infecção, ele permaneceu por 10 dias com antibiótico em casa e acompanhamento de um urologista.



Jonathan e médico Ricardo Bastos em coletiva do Botafogo — Foto: Emanuelle Ribeiro


Jonathan entrou em campo 15 vezes na temporada, em todas como titular. Após voltar ao dia a dia do grupo botafoguense, o jogador se mostrou aliviado do susto. Ele também falou sobre a disputa pela posição com Gilson, que vinha sendo o titular na lateral esquerda.


- Chega de susto já. Deixa para os outros (risos). Fiquei parado, muito ruim. Aproveito para agradecer a Clínica São Vicente pelo tratamento. Respeito bastante o Gilson, bom jogador. Barroca vai optar sempre pelo melhor. Sigo tranquilo, com a cabeça boa para continuar trabalhando e buscar meu espaço - disse o jovem jogador.



Durante a entrevista coletiva de Jonathan, o treinador Eduardo Barroca, bem humorado, apareceu na sala de imprensa e brincou com o lateral:


- Viu a morte de perto, né?



Barroca coletiva Botafogo — Foto: Emanuelle Ribeiro


O Botafogo soma 15 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro e enfrentará o Atlético-MG nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogador falou sobre o ambiente no estádio Nilton Santos e sobre a sequência da temporada.


- Um clima bom, todo mundo com a cabeça boa. Barroca sempre conversa, passa o que está certo e o que está errado. Estou disposto a ouvir. Assim as coisas vão acontecendo. A gente tem que trabalhar forte, o jogo contra o Atlético-MG vai ser difícil. A gente confia no elenco e no treinador. Acredito que faremos bons jogos - finalizou Jonathan.


Fonte: GE/Por Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro

São Paulo e Biro Biro conversam para definir saída; Botafogo se interessa pelo atacante


Clube carioca está de olho no jogador, fora da reapresentação do grupo tricolor em Cotia


Biro Biro está de saída do São Paulo. Fora dos planos do Tricolor, o atacante não está com o grupo na reapresentação desta segunda-feira, no CT da base, em Cotia.


O clube do Morumbi conversa com o atleta para definir sua saída, possivelmente por meio de uma rescisão ou com um empréstimo. Fora dos planos do São Paulo, Biro Biro está na mira do Botafogo.


O clube carioca se interessou pelo jogador de 24 anos e busca novas opções para as beiradas. Por enquanto, Erik, titular absoluto, e Luiz Fernando e Rodrigo Pimpão são os pontas mais utilizados no Botafogo. O Alvinegro confirma que o nome do atacante, ex-Fluminense, está em pauta.


O GloboEsporte.com apurou que existem conversas em estágio avançado para que Biro Biro vire o nono reforço do Botafogo para a temporada de 2019.





Biro Biro está de saída do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues


Contratado no fim de 2018, Biro Biro fez no total dois jogos no São Paulo. Seu vínculo vale até dezembro de 2022.


Ex-Shanghai Shenxin, da China, Biro Biro nunca se firmou no São Paulo. Ele sofreu com lesões e um problema de gastrite nervosa durante a passagem pelo clube. Ao todo ele atuou por 49 minutos durante seis meses.


Fonte: GE/Por Fred Gomes e Marcelo Hazan — Rio de Janeiro e São Paulo

Vai com quem, professor? Após 11 jogos, meio do Botafogo é uma das incertezas de Barroca


Técnico repetiu mesmo meio de campo em três oportunidades; com volta de Gustavo Bochecha, comandante tem opção a fazer e usará pausa para definir melhor formação





Após 11 jogos no comando do Botafogo, uma das incertezas de Eduardo Barroca parece ser o meio de campo. Até aqui, o técnico tem variado as formações e repetiu a mesma escalação em três oportunidades: o trio Bochecha-Cícero-João Paulo foi usado três vezes, enquanto Alex Santana-Cícero-João Paulo e Alex Santana-Cícero-João Paulo-Valencia foram opções em duas partidas cada.


Lesões


Um dos motivos das variações na escalação são as lesões dos jogadores de meio. Alex Santana e Bochecha ficaram fora de alguns jogos e dificultaram a vida do treinador num momento em que Barroca aperfeiçoava o jogo do Botafogo.


O prata da casa, por exemplo, desfalcou o Alvinegro nas últimas duas partidas devido a um trauma no tornozelo esquerdo.



Ainda com dores no local, Bochecha faz fisioterapia e outros tratamentos, mas já voltou a treinar com o restante do grupo no Nilton Santos.



Bochecha, de verde à esquerda, voltou a treinar com o elenco na última quarta — Foto: Reprodução/Twitter do Botafogo


Com seu retorno, Barroca aproveitará a pausa para sanar a dúvida: Bochecha ou Alex Santana? O técnico pode também optar por ambos juntos, como já fez em dois jogos.


Variação do esquema

O 4-3-3 foi o estilo preferido de Barroca, mas o técnico também variou o esquema tático e, em quatro jogos, optou por montar o meio com quatro jogadores com Valencia mais avançado. Com essa formação, o time teve três derrotas e apenas uma vitória.



Botafogo 0x2 São Paulo: Bochecha (Ferrareis), Wenderson (Luiz Fernando), João Paulo (Valencia) e Cícero

Goiás 1x0 Botafogo: Bochecha, Alex Santana (Luiz Fernando), Cícero e João Paulo (Pimpão)

Sol de América 0x1 Botafogo: Alex Santana, Cícero (Luiz Fernando), João Paulo (Bochecha) e Valencia (Jean)

Botafogo 0x1 Palmeiras: Cícero, Alex Santana, João Paulo (Yuri) e Valencia (Ferrareis)


Busca por meia criativo

Na busca por deixar o time mais criativo, o técnico chegou a utilizar Leo Valencia em cinco confrontos (dois deles como titular), mas não funcionou. O chileno é o único meia com características de armador atualmente no elenco.


Como solução, Barroca tem utilizado João Paulo como camisa 10, mas o meio-campista ainda não se encontrou como o cara pensante da equipe. O jogador não recuperou completamente o ritmo após oito meses parado na temporada anterior.


Até por isso, o Botafogo está no mercado em busca de um armador. O clube entende que essa é a principal deficiência do elenco e, recentemente, sondou a situação de Marlone, do Goiás, junto ao empresário do meia, que atuou ao lado de Diego Souza no Sport.


Uma certeza


Por enquanto, a única certeza no meio-campo do Botafogo tem sido Cícero. O veterano participou de todas as 11 partidas com Barroca e foi muito elogiado pelo treinador.


- Tenho gostado muito do Cícero, tem experiência, a bola bate no pé dele e não queima, sai coisa boa do pé dele. Jogador de estatura, cabeceia bem. Um jogador que chega à essa altura da vida profissional com o desejo de bater seus recordes. Não fica fora de treino, os números físicos dele em jogo são bons - observou Barroca.



Cícero foi titular em todos os 11 jogos de Barroca; o meia tem quatro gols pelo Botafogo — Foto: André Durão



Para aumentar a dúvida

Pouco antes da pausa para a Copa América, Barroca ganhou mais uma opção para o meio de campo do Botafogo. Recuperado de lesão na coxa direita, Alan Santos entrou bem contra o Vasco, pela sétima rodada, para confundir um pouco mais o treinador.


Elogiado pelo comandante, o volante tem se dedicado aos treinamentos para ganhar novas oportunidades com Barroca.


- Estou vivendo meu melhor momento físico desde que cheguei, estou bem confiante na minha parte física. Minha parte técnica com certeza vai sair com o ritmo de jogo. Estou à disposição para quando o Barroca precisar e por quanto tempo necessitar - disse Alan em papo com o GloboEsporte.com.


O meio-campo do Botafogo nos 11 jogos com Barroca

Botafogo 0x2 São Paulo: Bochecha (Ferrareis), Wenderson (Luiz Fernando), João Paulo (Valencia) e Cícero

Botafogo 3x2 Bahia: Bochecha, João Paulo e Cícero (Luiz Fernando) - Alex Santana e Valencia entraram nas vagas de Erik e Pimpão, respectivamente

Botafogo 1x0 Fortaleza: Bochecha (Alex Santana), João Paulo e Cícero

Fluminense 0x1 Botafogo: Bochecha, Alex Santana (Rickson) e Cícero - Valencia substituiu Erik

Goiás 1x0 Botafogo: Bochecha, Alex Santana (Luiz Fernando), Cícero e João Paulo (Pimpão)

Sol de América 0x1 Botafogo: Alex Santana, Cícero (Luiz Fernando), João Paulo (Bochecha) e Valencia (Jean)

Botafogo 0x1 Palmeiras: Cícero, Alex Santana, João Paulo (Yuri) e Valencia (Ferrareis)
Botafogo 4x0 Sol de América: Cícero, Alex Santana (Bochecha) e João Paulo

Botafogo 1x0 Vasco: Bochecha (Alan Santos), Cícero (Jean) e João Paulo

CSA 1x2 Botafogo: Alex Santana, Cícero e João Paulo (Lucas Campos) - Rickson entrou no lugar de Erik

Botafogo 0x1 Grêmio: Cícero, Alex Santana e João Paulo (Yuri)



Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro