Páginas

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Zé Ricardo lamenta tragédias recentes e fala sobre momento do Botafogo: "Continuar evoluindo"


Treinador fala de Cícero, que não viaja para a partida contra o Campinense, pela Copa do Brasil, e afirma que João Paulo tem boas chances de fazer parte da relação


Fred Gomes


Técnico do Botafogo, Zé Ricardo concedeu entrevista nesta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos. Treinador da base do Flamengo por longo período, abriu a coletiva lamentando a tragédia no Ninho do Urubu, e lembrando também das tragédias recentes no país, como o rompimento da barragem em Brumadinho, as chuvas no Rio de Janeiro e a morte do jornalista Ricardo Boechat, em queda de helicóptero.


- Não imaginava que começaria a coletiva com esse assunto. Primeiros dias de 2019 têm sido difíceis para o Brasil. Primeiro Brumadinho, depois a tragédia no Rio de Janeiro, depois o Ninho do Urubu, hoje a perda de um grande jornalista como o Ricardo Boechat. Gostaria que a gente pudesse falar só de futebol, mas nesse momento, eu, que trabalhei tanto com categoria de base, sempre tive muita facilidade para falar. E também para escrever algumas coisas, mas nesse momento tenho poucas palavras. Só muita dor e muita tristeza com tantas perdas - declarou.


Na sequência, falou sobre o atual momento do Botafogo. Fora das semifinais da Taça Guanabara, Zé Ricardo analisou as duas vitórias seguidas da equipe, contra o Boavista, pelo Carioca, e contra o Defensa y Justica, pela Sul-Americana:


- Estamos em busca de regularidade, identidade e de uma forma de jogar. Em algumas derrotas, alguma coisa apareceu, mas resultados não vieram, e a pressão era muito grande. Não são essas duas vitórias que vão tirar a gente da nossa concentração e sabedoria. Precisamos continuar evoluindo. Temos um adversário difícil, que venceu o seu dérbi dentro de casa, é líder da sua chave no Campeonato Paraibano. Certamente vai trazer muita torcida, e o Botafogo precisa estar muito forte e entender esse jogo.


Sobre a partida desta quarta-feira contra o Campinense, na Paraíba, às 21h30 (de Brasília) pela primeira fase da Copa do Brasil, Zé Ricardo disse esperar uma partida "tensa" e lembra da eliminação precoce do Alvinegro no torneio no ano passado:


- Acredito que será uma partida muito tensa, mas o Botafogo tem o aprendizado do ano passado, mas são situações diferentes. Se aproveitarmos bem as oportunidades, poderemos conseguir a classificação.


Zé Ricardo deve contar com o retorno de João Paulo, recuperado de lesão na coxa direita. Cícero, que começou a treinar nesta segunda-feira, está fora da relação que viaja para Campina Grande.



Confira mais declarações de Zé Ricardo


Retorno de João Paulo

De diferente da relação em ao último jogo é a possível presença do João Paulo. Depende do treino de hoje (para definir se João volta). Marcos Vinicius, Valencia e Cícero não têm condições ainda.


Previsão para estreia de Cícero

Tive conversa rápida com ele ontem, o último jogo dele pelo Grêmio foi em 2 de dezembro. Tá há 50 e poucos dias se mantendo de uma forma que não é ideal, no trabalho pessoal. Estar dentro do campo é um pouquinho diferente. Deixei ele bem à vontade, mas logicamente esperamos tê-lo o quanto antes. Mas teremos a mesma tranquilidade que tivemos com Carli e Valencia para que um atleta de 34 anos possa nos ajudar como ajudou ao Grêmio. Acredito que, só para não deixar sem resposta, que em 15 ou 20 dias ele esteja disponível.


Mais de Cícero

Fora a experiência, que ele tem muita, para trazer a um grupo muito jovem. É um atleta vencedor. Aonde passou, conquistou títulos. Pedi para ele que exercesse a liderança no tempo dele. Principalmente aos mais jovens no vestiário. Vejo Cícero jogando em qualquer posição no meio e também podendo fazer o comando de ataque numa função mais flexível, mais solto. Ajuda muito na bola parada e certamente estando bem fisicamente vai nos ajudar nessa temporada.


Como falei, não disse que estaria descartado. Está muito bem fisicamente, não parece fora do peso. Vai ser colocado no grupo a partir de sexta-feira. Está fazendo os trabalhos mais indoor. Se sexta até segunda, quando viajamos para a Argentina, mostrar condição, pode ser que viaje. Não queremos pressionar um jogador que pode ser muito importante para a gente para a temporada


Copa do Brasil

Não gosto dessa fórmula da Copa do Brasil, a maneira como é feita dificilmente teremos Criciúma, Paulista, Santo André ou Juventude podendo chegar numa final ou num título. O que sempre deixou a Copa do Brasil muito emocionante, com um sentimento de que todos poderiam brigar pelo título.



Dificuldades de alguns grandes na Copa do Brasil


Fora essa minha opinião, tanto Vasco quanto Corinthians tiveram dificuldades. Corinthians conseguiu levar o jogo para Londrina, acho que o Vasco teve mais dificuldade, principalmente em relação ao gramado. Pegaram equipes muito mobilizadas e bem montadas. A gente acredita que também teremos muita dificuldades. O Campinense é muito mobilizado e vem jogando o campeonato estadual muito bem.


Aprendizado com 2018
Principal aprendizado. Tomamos um gol bem no final da partida. A gente tem que entrar superligado no jogo, buscando vencer a partida. Não aceitando, pelo menos para início de jogo, a questão do regulamento, que dá o empate ao visitante. Temos que buscar a vitória o tempo todo.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

Cícero treina no campo pela primeira vez no Botafogo; Zé projeta estreia "em 15 ou 20 dias"


Técnico revela conversa com meia e diz que deve ter tranquilidade para escalar reforço



Fred Gomes



Último reforço confirmado pelo Botafogo, Cícero treinou no campo do Nilton Santos pela primeira vez nesta segunda-feira. O meia, que já havia feito trabalhos na academia anteriormente, participou de atividade com os novos companheiros na parte da tarde. A imprensa acompanhou somente os primeiros minutos.




Cícero treina no Botafogo — Foto: Fred Gomes


Cícero não estará à disposição de Zé Ricardo para a estreia na Copa do Brasil, contra o Campinense, na próxima quarta-feira, às 21h30. O técnico revelou ter conversado com o meia e projetou a estreia.


+ Zé Ricardo lamenta tragédias recentes e fala sobre momento do Botafogo: "Continuar evoluindo"


- Tive conversa rápida com ele ontem, o último jogo dele pelo Grêmio foi em 2 de dezembro. Está há 50 e poucos dias se mantendo de uma forma que não é ideal, no trabalho pessoal. Estar dentro do campo é um pouquinho diferente



- Deixei ele bem à vontade, mas logicamente esperamos tê-lo o quanto antes. Mas teremos a mesma tranquilidade que tivemos com Carli e Valencia para que um atleta de 34 anos possa nos ajudar como ajudou ao Grêmio. Acredito que, só para não deixar sem resposta, que em 15 ou 20 dias ele esteja disponível.


Fonte: GE/Por Fred Gomes — Rio de Janeiro

João Paulo volta e pode resolver falta de criatividade no Bota; veja opções


LANCE! traça possibilidades no meio-campo com o retorno de João Paulo, que deve ser relacionado para o jogo desta quarta-feira, contra o Campinense, pela Copa do Brasil





João Paulo voltou a treinar sem limitações no último sábado (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)



Prestes a voltar a campo para outro mata-mata, o Botafogo contará com uma "reforço" para superar o Campinense, nesta quarta-feira, pela primeira fase da Copa do Brasil: João Paulo. O meio-campista voltou a treinar no último sábado, de acordo com informações da Rádio Tupi, e deve ser relacionado.

A tendência é que João Paulo, recuperado de uma lesão muscular na coxa, inicie o duelo no banco de reservas, tendo em vista o aspecto físico - ele não entra em campo desde o jogo contra o Flamengo, no dia 26 de janeiro, pela terceira rodada da Taça Guanabara.


Diante da volta de João Paulo, o LANCE! traçou algumas possibilidades de formação no meio-campo do time de Zé Ricardo, com João a entrar como titular ou no decorrer da partida. Confira as principais hipóteses no setor:


JOÃO PAULO MAIS AVANÇADO


Contra a Cabofriense, João teve a função de atuar mais avançado. Ainda fora de forma, foi discreto (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Como titular ou não, João Paulo pode ser opção como o meio-campista mais avançado no setor. Aliás, foi assim que o camisa 8 iniciou a temporada 2019, na estreia da Taça Guanabara, em derrota para a Cabofriense, quando Zé entrou com Wenderson, Alan Santos e João Paulo. O trio não rendeu na partida.

João Paulo foi poupado na segunda rodada do Estadual. Já no jogo seguinte, o clássico contra o Flamengo, o atleta de 27 anos vinha tendo boa atuação, novamente como o meio-campista com mais liberdade para se aproximar da área rubro-negra, tanto que marcou o gol do Botafogo. Se lesionou em seguida.


MANUTENÇÃO DE LUIZ FERNANDO


Luiz Fernando voltou a ser o articulador do Botafogo, contra o Defensa y Justicia, no último dia 6 (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Se Zé Ricardo optar por manter Luiz Fernando como articulador, como fez no último jogo, contra o Defensa y Justicia-ARG, João Paulo deve ser acionado paralelo a Jean, auxiliando mais ativamente nas saídas de bola e nas bolas longas - algo que Zé incentiva.

O fato é que Luiz não tem rendido bem como um "camisa 10", em função que atuou em três dos seis jogos do Glorioso em 2019. Contudo, o treinador pode mantê-lo para dar sequência e mais confiança à equipe, que vem de uma vitória heroica pela Sul-Americana.



ERIK RECUADO
 


Erik fez a de armador, pouco atrás de Kieza, contra o Boavista e se destacou na nova função (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Outra opção no meio-campo é o deslocamento de Erik, da ponta direita para a função de articulador, por trás de Kieza. Esta formação foi utilizada contra o Boavista, e o Botafogo teve um rendimento impecável, embora já desclassificado na Taça Guanabara. Erik não só deu uma nova dinâmica ao time como também marcou um dos gols, na goleada por 3 a 0.

Neste caso, se ainda tratarmos do habitual 4-2-3-1 de Zé, é possível que o comandante escale João Paulo e Erik por dentro e, nas pontas, Luiz Fernando e Rodrigo Pimpão - levando em conta as preferências do último compromisso.


EMERGENCIAL: JOÃO PAULO NA VAGA DE JEAN


'Cão de guarda', Jean pode ser sacado em um evento resultado negativo ao longo do jogo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Em caso de aperto na busca pela vitória, ou empate (que dá a vaga ao Botafogo), Zé Ricardo pode optar por tirar Jean, volante de construção e que contribui pouco para a armação das jogadas, e deixar João Paulo e Alex Santana - titular nos últimos jogos - em prol do abafa, com volume na posse.

Seja qual for a posição e o esquema de Zé Ricardo, sobretudo pelos quesitos experiência e liderança, João Paulo será importante para que o Botafogo não volte a ser surpreendido e caia ainda na primeira fase da competição nacional, o que ocorreu em 2018.


CÍCERO TAMBÉM PODE PINTAR


Anunciado recentemente, Cícero pode ser mais uma novidade contra o Campinense (Foto: Divulgação)


Ainda não citado, Cícero é outro jogador que pode pintar como novidade. Já regularizado para a Copa do Brasil e na iminência de ser utilizado também na Sul-Americana, o meia-atacante pode estar na relação para Campina Grande e, com isso, é outro que deve colaborar para que a falta de criatividade não siga como um estorvo no Botafogo.


E MAIS: VALENCIA E MARCOS VINÍCIUS AINDA DE FORA


Valencia e M. Vinícius: transição juntos (Foto: Reprodução / Twitter)


Em tempo: meias de origem, diferente de João Paulo, Luiz Fernando e Erik, Leo Valencia e Marcos Vinícius seguem de fora do time. A dupla está em recuperação de lesões musculares e, ao que tudo indica, pode retornar no jogo da volta contra o Defensa y Justicia, a ser realizado no dia 20, na Argentina.

Cabe destacar que o duelo com o Campinense será realizado às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Amigão.


Fonte: Lancenet/Lazlo Dalfovo/Rio de Janeiro (RJ)