Páginas

domingo, 27 de agosto de 2023

Atuações do Botafogo: Diego Costa é o melhor em show no Nilton Santos; dê suas notas



Confira quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Bahia pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro



Ranking de Atuação

Ordenar por:












Lucas Perri - GOL

nota ge 7.0
público 9.2

Salvou o gol de empate cara a cara com Ademir no começo do primeiro tempo. Fez outras boas defesas em chutes de longe do Bahia.



JP Galvão - MEI

nota ge 6.5
público 7.5

Cumpriu bom papel na defesa e apoiou o setor de meio-campo quando o time tinha a bola. Foi pouco à linha de fundo.



Mateo Ponte - LAT

nota ge 6.0
público 6.8

Entrou no meio do segundo tempo para estrear com a camisa do Botafogo e não comprometeu.



Adryelson - ZAG

nota ge 7.0
público 9.4

Soberano, colocou os atacantes do Bahia no bolso e salvou uma ótima oportunidade que o Tricolor teve no segundo tempo.



Víctor Cuesta - ZAG

nota ge 7.0
público 9.1

Ganhou todas pelo alto e também antecipando para cortar os passes sempre que o Bahia tentou construir pelo setor.



Hugo - LAT

nota ge 7.5
público 9.4

Teve muito trabalho com a dobradinha entre Ademir e Cauly no primeiro tempo e levou uma bola nas costas que poderia ter virado o empate. No mais, deu conta do recado mais uma vez. Deu assistência espetacular para o gol de Luís Henrique.



Marlon Freitas - MEI

nota ge 6.5
público 8.5

Responsável por iniciar as jogadas com ótima saída de bola. Bahia encontrou espaços entre as linhas para trabalhar com os meias no primeiro tempo, o que foi resolvido no intervalo.



Gabriel Pires - MEI

nota ge 7.5
público 8.6

Muita qualidade com a bola no pé e na saída, mas o Bahia encontrou muitos espaços no setor de marcação do camisa 14 em frente a zaga. Boa antecipação e cruzamento perfeito para o segundo gol.



Danilo Barbosa - MEI

nota ge --
público 7.3
 
Entrou no fim.


10º
Eduardo - MEI

nota ge 8.0
público 9.2

Onipresente e dono do meio-campo, o camisa 33 participou da construção dos dois gols, roubando a bola no primeiro e tabelando com Gabriel Pires no segundo. Crucial.


11º
Victor Sá - ATA

nota ge 7.0
público 8.2

Foi inteligente e teve paciência para servir Diego Costa na hora certa no gol que abriu o placar. Saiu para a entrada de Luís Henrique no começo do segundo tempo.


12º
Luis Henrique - ATA

nota ge 7.0
público 7.0

Entrou muito bem no jogo. Agressivo, partindo para cima. Fez movimentação perfeita para receber passe de Hugo e marcar o terceiro.


13º
Diego Costa - ATA

nota ge 8.5
público 9.5

Mostrou a marca do artilheiro. Participou pouco do jogo, mas colocou na rede as duas oportunidades que teve frente a frente com o goleiro Marcos Felipe. Saiu para a entrada de Janderson.


14º
Janderson - ATA

nota ge 6.5
público 6.5

Entrou dando mais movimentação na referência de ataque. Perdeu gol cara a cara com Marcos Felipe.


15º
Segovinha - MEI

nota ge 6.5
público 8.4

Foi muito acionado no primeiro tempo, começou errando muito na tomada de decisão, mas se encontrou e levou perigo em pelo menos duas jogadas antes do intervalo.


16º
Diego Hernández - MEI

nota ge --
público 7.7

Entrou no fim.


17º
Bruno Lage - TEC

nota ge 7.0
público 8.7

Time teve menos volume, mas foi mais eficiente e voltou do intervalo muito acelerado.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Craque do Jogo: Diego Costa prega 'pés no chão' ao Botafogo e celebra os dois gols em vitória



Atacante foi titular pela primeira vez diante do Bahia e aproveitou bem as oportunidades




Uma das principais contratações do Botafogo na janela de meio de ano, Diego Costa fez sua primeira atuação como titular neste domingo e não decepcionou. O atacante fez dois gols dos três marcados pelo Botafogo sobre o Bahia e foi eleito o craque da partida, no Nilton Santos, pelo Brasileiro.


Ao fim do jogo, ele celebrou o desempenho e afirmou que os gols lhe darão mais confiança para o restante da temporada.






Melhores momentos | Botafogo 3 x 0 Bahia pela 21ª rodada do Brasileirão


- Acho que é muito importante para um atacante fazer gols para pegar confiança. Só que o mais importante são os três. Fui bem recebido pelo grupo. Estou feliz, tomara que sejam os primeiros de muitos gols - afirmou o atacante.


O primeiro foi marcado logo aos três minutos do primeiro tempo, após receber passe na área de Eduardo. Ele chutou forte para superar o goleiro Marcos Felipe. O segundo gol saiu logo depois do intervalo, quando ele aproveitou bom cruzamento de Gabriel Pires para fuzilar de cabeça, num momento em que o Bahia era perigoso.





Diego Costa comemora seu gol em Botafogo x Bahia — Foto: Agif


Autor do terceiro gol do jogo, Luís Henrique elogiou a atuação do novo companheiro e revelou que o grupo havia projetado o primeiro gol do atacante.


- É um cara que chegou e agregou muito ao clube. Gente boa demais, humilde, bota os jogadores para cima. A gente brincou antes do jogo que ele ia fazer gol, até perguntei como ele comemorava para a gente comemorar junto. Acabou dando certo. É um cara que merece, tem uma história grande e vai nos ajudar até o final, com certeza - afirmou.



O jogador, que ainda busca a melhor forma física, mostrou ao técnico Bruno Lage que pode ocupar bem o lugar deixado por Tiquinho Soares, principal nome da equipe, que está machucado.


No fim da partida, ele foi substituído por Janderson e deixou o campo ovacionado pelos torcedores.


Leia mais sobre o Botafogo:
+

+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Bruno Lage exalta segundo tempo do Botafogo em vitória sobre o Bahia: "Enorme qualidade"



Português explica opção por Segovinha e faz elogios ao jovem e outros jogadores da base




O Botafogo ratificou sua condição de líder com mais uma vitória contundente neste domingo, no Nilton Santos. Fez 3 a 0 com autoridade e manteve larga vantagem por mais uma rodada no topo da tabela do Campeonato Brasileiro. Bruno Lage elogiou a todos e destacou um segundo tempo de "enorme qualidade" dos seus comandados.


- Vitória justa, uma grande vitória dos nossos jogadores. A grande diferença em relação ao último jogo aqui em casa é que hoje marcamos os gols nas chances que criamos. No último, jogamos com a mesma qualidade, tivemos o mesmo número de chances, não marcamos tantos gols e acabamos por sofrer um. Mas sobre o jogo de hoje, é uma entrada muito boa da nossa parte, com o gol. Durante 20 minutos, controlamos sempre o jogo, dominamos o jogo e fomos tendo algumas oportunidades.


- O Bahia gosta de ter a bola e cria oportunidades. Vinha no seu melhor período, e nós conseguimos contrariar isso com uma forte pressão, conquistando muitos bolas no meio-campo ofensivo e não deixamos que eles ficassem confortáveis com a bola. Trabalho muito forte dos homens da frente e com entendimento muito bom dos alas, quer do Vitor ou do Segovinha estando junto aos meias e sempre compactos na nossa pressão.


- Em há um momento em que o Bahia eventualmente termina o primeiro tempo melhor do que nós, estávamos a jogar muito por dentro na hora dos contra-ataques. Falamos no intervalo de manter a tranquilidade e o mesmo plano de jogo. E aí aparece o segundo gol que nos deixa ainda mais confortáveis no jogo e vamos para um segundo tempo de enorme qualidade. Resultado muito bom, justo de uma grande exibição coletiva e individual de toda gente, quer dos que entraram ou dos que saíram do banco.



Melhores momentos | Botafogo 3 x 0 Bahia pela 21ª rodada do Brasileirão



Confira outros tópicos:

Escolha por Segovinha


- Sobre Mati (Segovinha), não sei se é surpresa ou não. Temos muita gente para conhecer melhor e avaliar o momento individual de cada um. O Mati foi titular pela primeira vez conosco, entendemos o tipo de jogador que ele era. Temos trabalhado com todos os jovens que chegaram ao clube recentemente, quer o Mati, o Diego ou o Mateo. Sejam os jovens da base, como Jota, JP e Hugo. Temos trabalhado para evoluírem.


- O Mati fez um jogo muito bom, sempre com boas decisões em termos ofensivos. E com qualidade defensiva irrepreensível, quer a fechar por dentro ou por fora. Aquilo que mais me interessa é que os jogadores têm a minha confiança, eu exijo que eles trabalhem diariamente, e as oportunidades vão surgindo a cada momento. A cada jogo eu busco trabalhar a equipe da melhor maneira para vencer os jogos. Por lesões, por suspensões, ou por outras razões, não temos conseguido manter um 11 mais estável. Minha forma de trabalhar é ter gente como o Mati, que entrou hoje e nos ajudou. Ter gente como Luis Henrique, que deixa o banco e decide o jogo com grande gol. A equipe tem funcionado já há 10 jogos e temos mantidos coerência nas nossas exibições.





Bruno Lage, técnico do Botafogo — Foto: André Durão / ge



O que mudou do primeiro para o segundo tempo?

- É olhar e entender que o jogo não se ganha aos cinco minutos. Ganham-se durante 90 minutos. Isso que estamos a fazer. Temos sempre entrado fortes nos jogos. Os adversários aqui no Brasil têm qualidade enorme. No intervalo entre os jogos, conversamos com os jogadores para saber se temos de manter o plano ou se há alguma alteração para se fazer.


- Contra o Internacional, fizemos duas alterações que mudaram completamente o jogo. Aqui não, foi consertar algumas coisas e ter um início mais forte. Peço a eles que continuem com energia e que olhem para a minha tranquilidade para que as oportunidades continuem a acontecer.


Ajustes no segundo tempo


- Foi realmente esse ajuste que tivemos de fazer no segundo tempo. Um trabalho quer do Mati pela direita, quer do Vítor Sá pela esquerda de entenderem qual é o momento de pressionar o terceiro homem. O Bahia estava sair com a saída 3 com o Gilberto embaixo. Qual seria o momento que posso subir para pressionar e para juntar a linha de três. A nossa pressão com Diego e Eduardo. Ou sentir que é o momento que tenho que juntar mais ao Gabriel e ao Marlon para fechar esse espaço entre linhas. Foi exatamente o que tentamos ajustar em termos defensivos. No intervalo penso que corrigimos.


+ Atuações do Botafogo: Diego Costa é o melhor em show no Nilton Santos; dê suas notas


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Linha alta e paciência com a bola: Bruno Lage começa a colocar a identidade no Botafog



Em nove partidas no comando do Alvinegro, treinador português implementa algumas ideias e busca alternativas em meio a disputa do Brasileirão e da Sul-Americana



Há pouco mais de um mês no comando do Botafogo, o português Bruno Lage caminha para a 10ª partida no clube, neste domingo, contra o Bahia pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 16h, no Estádio Nilton Santos, ainda sem saber o que é perder.




Empolgados, torcedores do Botafogo têm feito mosaicos no estádio (https://ge.globo.com/video/empolgados-torcedores-do-botafogo-tem-feito-mosaicos-no-estadio-11896613.ghtml)


Lage assumiu o clube com 12 pontos de vantagem na ponta do torneio nacional e com a missão de manter o ótimo momento na busca por um título de Campeão Brasileiro que não é conquistado pelo Glorioso há 28 anos.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Conheça o grupo que organiza as festas do Botafogo no Brasileirão



Desde a apresentação, no dia 12 de julho, até este domingo quando enfrenta o Tricolor Baiano, 45 dias se passaram com o treinador em um processo de "trocar o pneu com carro andando" para implementar suas próprias ideias de jogo de forma cuidadosa para manter a equipe no mesmo nível de desempenho. Entre mudanças na fase defensiva e na ofensiva, algumas alterações já ficam claras na equipe:


Linha alta e pressão na saída de bola

Uma mudança clara na postura defensiva é a altura da linha de zaga em comparação ao que o time usava na maior parte do tempo antes com Luís Castro. O antecessor tendia a ter os zagueiros mais perto do gol e exercer uma pressão média, controlando o jogo sem a bola sem expor as costas da defesa.


Dentro da ideia de jogo praticada pela comissão de Bruno Lage, a linha de zaga alta é combinada com um pressão forte na saída de bola do adversário para recuperar a posse mais perto do gol adversário e encontrar espaços para atacar.


Muito além de uma identidade do treinador, é também uma necessidade para um time que lidera o campeonato passa a ser visado e estudado pelos adversários, que tendem a vir mais fechados na defesa para jogar no Nilton Santos.




Aos 17 min do 2º tempo - revisão do VAR de Luciano do São Paulo contra o Botafogo (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-17-min-do-2o-tempo-revisao-do-var-de-luciano-do-sao-paulo-contra-o-botafogo-11878632.ghtml)


A pressão alta também deixa os adversários mais longe da meta defendida pelo Botafogo. Esse tipo de postura demanda uma coordenação dos zagueiros também para forçar impedimentos dos adversários e isso fica claro nas últimas duas partidas. Foram 11 somando os jogos contra São Paulo (7) e Internacional (4).


Por outro lado, exige também que os zagueiros corram mais para trás na cobertura e contem com a ajuda do goleiro Lucas Perri para evitar perigo de possíveis bolas esticadas pelos adversários.


Paciência com a bola

É ofensivamente falando que o Botafogo passa pela maior mudança nas mãos de Bruno Lage e sua comissão técnica, mais uma diferença de ritmo do que propriamente de posicionamento. A ideia de construção de jogo por trás da estrutura montada pelo treinador é de mais paciência com a bola e posicional do que era anteriormente.


O time ataca em ritmo mais cadenciado, tentando explorar também a agudez dos pontas, uma das grandes forças do elenco nesse campeonato, mas trabalhando a posse, rodando a bola em busca de espaços para explorar.



Marlon Freitas em Botafogo x Guaraní-PAR pela Sul-Americana — Foto: Vítor Silva / Botafogo


Um reflexo dessa postura é que a bola passa cada vez mais tempo nos pés do volante Marlon Freitas, o maestro dessa estrutura. Três das cinco partidas em que o volante mais teve ações com bola foram justamente sob o comando do novo técnico. Cada vez mais, também, o goleiro Lucas Perri deve ser exigido para ajudar nessa construção com a bola nos pés.


Alternativa nas pontas

Justamente por essa mudança de característica na forma de atacar, Lage vem buscando alternativas para a ponta-direita desde que assumiu o comando do Botafogo, em busca de um jogador com características de construção pelo lado do campo para combinar com a veia ofensiva e agudez de Di Plácido, titular no setor.


O português testou cinco atletas diferentes no setor em nove partidas, entre Brasileiro e Sul-Americana, com titulares ou reservas: Segovinha, Júnior Santos, Gustavo Sauer (que já deixou o clube), Victor Sá e Tchê Tchê.


Quem mais vezes começou de titular com o técnico foi justamente Sauer, que deixou o clube para assinar com o Rizespor, da Turquia, seguido por Segovinha e Júnior Santos, duas vezes cada. Nenhum dos jogadores parece ter tomado a frente nessa disputa.



Bruno Lage - Botafogo x Defensa y Justicia — Foto: André Durão/ge



Neste domingo, o treinador coloca à prova as ideias de trabalho pela 10ª vez para tentar manter a invencibilidade e o aproveitamento de 100% dentro do Nilton Santos no Brasileirão, com 10 vitórias em 10 partidas, na esperança de ampliar a vantagem na ponta da competição.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Giba Perez e Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Botafogo x Bahia: onde assistir ao vivo, horário e escalações



Veja também desfalques, arbitragem e outras informações da partida da 21ª rodada do Brasileirão



Botafogo e Bahia entram em campo neste domingo, às 16h, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro no tapetinho do Estádio Nilton Santos. A Globo transmite a partida ao vivo para o RJ, BA, SC, ES, MS, MT, SE, PE, PB, CE, RN, MA, PA, AM, RO, RE, AP, AC, DF e Juiz de Fora (MG). O Premiere passa o jogo para todo o Brasil. Você pode acompanhar todos os lances em tempo real e com vídeos no ge (clique aqui).


+ Veja a tabela e a classificação da Série A




Botafogo x Bahia: saiba tudo sobre o jogo da 21ª rodada do Brasileirão Série A 2023 (https://ge.globo.com/video/botafogo-x-bahia-saiba-tudo-sobre-o-jogo-da-21a-rodada-do-brasileirao-serie-a-2023-11894663.ghtml)



A fase do Glorioso não poderia ser melhor. A equipe lidera o Campeonato Brasileiro com 48 pontos somados e uma vantagem de 11 sobre o segundo colocado, atualmente o Palmeiras. Além disso, embala uma sequência de 18 partidas sem perder e um aproveitamento de 100% jogando em casa no Brasileirão, são 10 vitórias em 10 partidas.


Com duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos cinco jogos, o Bahia vive o melhor momento no Brasileirão, principalmente após a goleada sobre o Bragantino, por 4 a 0. Mas a realidade de briga contra o rebaixamento não mudou. Ainda na 16ª colocação com 21 pontos, o Tricolor precisa manter o embalo para seguir fora do Z-4.





Escalações prováveis

Botafogo – Técnico: Bruno Lage

O português tem quatro titulares fora do jogo: Tiquinho Soares e Marçal, lesionados, Di Plácido e Tchê Tchê, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. As dúvidas ficam por conta do lateral-direito e do centroavante, que Lage testou opções, mas só vai definir o titular na preleção, neste domingo.



Provável time: Lucas Perri, JP (Ponte), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires e Eduardo; Victor Sá, Luís Henrique e Janderson (Diego Costa)




Quem está fora: Patrick de Paula, Marçal, Rafael e Tiquinho Soares (lesionados); Di Plácido e Tchê Tchê (suspensos).

Pendurados: Hugo, Rafael e Matías Segovia.


+ Clique e acesse mais notícias do Botafogo


Bahia - Técnico: Renato Paiva


O técnico Renato Paiva não deve fazer mudanças drásticas na base da escalação, que vem sendo repetida há três rodadas. A única dúvida é a referência no ataque. Mingotti substituiu Everaldo no último jogo, fez gol e é o favorito a seguir como nove da equipe. O atacante Biel está à disposição, após se recuperar de lesão e cumprir suspensão, mas deve começar no banco.


Escalação provável: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Cándido; Rezende, Thaciano e Cauly; Ademir, Rafael Ratão e Mingotti (Everaldo).




Quem está fora: André (lesão);

Pendurados: Acevedo, Yago Felipe, Kayky, Matheus Bahia, Gabriel Xavier, Vitor Hugo, Ademir e Rezende.


+ Clique e acesse mais notícias do Bahia


ARBITRAGEM

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Assistente1: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP)
Assistente 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Quarto árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR Fifa-SP)
AVAR: Fabrício Porfirio de Moura (SP)



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro