Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2024

Compactação, posse e agressividade: estilo de Artur Jorge dá as caras no Botafogo



Equipe tem a primeira grande exibição desde a chegada do português




O técnico português Artur Jorge chegou ao Botafogo com uma promessa: fazer o time jogar um futebol ofensivo. Se a era dele à frente do clube for tratada como um filme, podemos dizer que a vitória por 5 a 1 sobre o Juventude é um teaser do que ele pretende exibir para os torcedores.



Confira os 14 toques até o gol de Danilo Barbosa do Botafogo contra o Juventude (https://ge.globo.com/video/confira-os-14-toques-ate-o-gol-de-danilo-barbosa-do-botafogo-contra-o-juventude-12536847.ghtml)


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Não dá para dizer que Artur pegou um cenário de terra arrasada quando chegou ao Glorioso, mas é fato que existiam poucas ideias a se aproveitar do que vinha sendo feito anteriormente. Faltava produção ofensiva e solidez defensiva.


O português vem tentando implementar os conceitos que marcam a carreira dele. Obviamente é difícil com partidas a cada três dias, mas os primeiros sinais de um time intenso, agressivo e com fome de atacar já começaram a aparecer neste Brasileirão.




Botafogo 5 X 1 Juventude | Melhores Momentos | 3ª rodada | Brasileirão 2024


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Artur Jorge elogia atuação do Botafogo: "Importante para dar mais motivação e confiança"



O primeiro indício foi a compactação da equipe. Em vários momentos o Botafogo acumulou mais jogadores perto da bola e usou isso para trabalhar com passes curtos quando tinha a posse e para recuperar rápido, quando a perdia.


- No resumo [dos conceitos do treinador], a gente estar próximo. Tanto com a posse de bola como sem, até para ter uma prevenção. Ele procura sempre valorizar a posse, e encontrar um passe vertical, porque temos muitos jogadores ofensivos, rápidos, fortes. Temos que explorar bastante isso. A gente vem tentando ter a posse e, no momento certo, atacar os espaços - explicou Danilo Barbosa sobre as ideias do técnico após a partida.


O português vem tentando uma combinação das características de jogo que ele gosta e sabe implementar melhor, com o que o elenco tem por estilo desde a última temporada.


Dentro disso, ele consegue usar o acúmulo de jogadores em um setor para explorar o outro lado do campo e atacar em velocidade com bolas longas. Foi exatamente o que Marlon Freitas fez no lance do terceiro gol (veja o vídeo no começo da matéria).


- É importante que eu possa trazer uma ideia, mas também que eu perceba se de fato tenho no elenco atletas capazes de desempenhar aquilo que possa ser a minha ideia. A verdade é que temos encontrado aqui um equilíbrio, para que seja possível que a equipe possa jogar mais próxima daquilo que gosto, daquilo que queremos que possa ser - destacou Artur Jorge.




Botafogo celebra gol sobre o Juventude — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Há menos de um mês no clube, o treinador já conseguiu implementar alguns conceitos e provou que a formação com quatro atacantes, vista com certa desconfiança no começo, pode sim trazer solidez no longo prazo.


Assim como num roteiro, essa evolução não necessariamente será linear. O time ainda vai passar por altos e baixos nos próximos meses, principalmente pela falta de tempo para treinar e solidificar as ideias.


- Faltam algumas coisas. Nós podermos consolidar o processo, a atitude comportamental. Tem muito a ver com o jogo posicional que estamos pedindo. Funções mais específicas nas posições. Temos ainda um caminho longo para percorrer. Que possa ser percorrido dessa forma, ganhando, com essa atitude - destacou Jorge.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Ainda é cedo para os críticos dizerem se a obra em desenvolvimento é um sucesso de bilheteria, mas o público gostou da primeira amostragem. E mais do que um filme, os torcedores esperam que vire uma série de muitas temporadas.



"Vencemos com tranquilidade", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vencemos-com-tranquilidade-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12536861.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Análise: Botafogo mostra intensidade em goleada e abre caminho para o futuro



Segunda vitória no Brasileiro melhora o clima antes de decisão na Libertadores




O torcedor do Botafogo que foi ao Nilton Santos neste domingo acompanhar a vitória por 5 a 1 sobre o Juventude certamente voltou para casa satisfeito com o que viu e com esperança no futuro da equipe.






Botafogo 5 X 1 Juventude | Melhores Momentos | 3ª rodada | Brasileirão 2024


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp



A segunda vitória consecutiva serve para acalmar os ânimos, embalar e motivar os torcedores a lotarem o Nilton Santos na quarta-feira na Conmebol Libertadores. Mas muito além disso, o desempenho é o que chama atenção em uma noite que tudo deu certo desde o primeiro minuto.


Artur Jorge apostou na manutenção da formação que vem usando desde a chegada, um 4-4-2, com quatro atacantes, sendo dois pontas na função de meias pelo lado.




Botafogo comemora gol contra o Juventude — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Se aos poucos o time vai mostrando um entendimento melhor das ideias do português, essa partida serve de exemplo de sucesso.


O Botafogo começou a partida com muita intensidade, concentrando jogadores no setor da bola, gerando superioridade e usando lançamentos para encontrar companheiros livres do outro lado do campo.


Foi na bola parada que começou a abrir o caminho para a goleada. Primeiro em um escanteio cobrado por Savarino, aos quatro minutos, que Danilo Barbosa tocou de primeira para encontrar Júnior Santos na pequena área para marcar.


Aos sete, Danilo roubou a bola no campo de ataque, invadiu a área e sofreu o pênalti em carrinho de Lucas Freitas. Tiquinho bateu com categoria e ampliou. Quando o Juventude acordou, já estava dois gols atrás jogando fora de casa.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Botafogo troca 14 toques em gol de Danilo Barbosa contra o Juventude; veja vídeo



A vantagem ajudou o Botafogo a controlar a partida com a bola sem precisar se arriscar tanto. O adversário teve uma única escapada, que foi anulada por impedimento. A expulsão de Lucas Freitas só facilitou o trabalho dos comandados de Artur Jorge.


Em vantagem no placar e com um jogador a mais, o Glorioso tinha todos os motivos para voltar para o segundo tempo gastando tempo para garantir os três pontos. Mas não foi nem perto disso o que aconteceu.


A equipe voltou ainda mais intensa, pressionando no campo de ataque, recompondo bem quando o Juventude recuperava a bola e atacando as costas dos zagueiros, principalmente com Júnior Santos.


Do controle da bola nasceu a obra de arte que foi o terceiro gol alvinegro. Foram 14 toques, com direito a um belo lançamento de Marlon Freitas, um drible sensacional de Júnior Santos e conclusão de Danilo Barbosa (veja o gol no vídeo abaixo).



Confira os 14 toques até o gol de Danilo Barbosa do Botafogo contra o Juventude (https://ge.globo.com/video/confira-os-14-toques-ate-o-gol-de-danilo-barbosa-do-botafogo-contra-o-juventude-12536847.ghtml)



O Botafogo seguiu mostrando fome e futebol ofensivo, característica do trabalho de Artur Jorge e que é primordial para John Textor. Daí saíram o quarto e o quinto, o primeiro em cobrança de falta de Savarino, o segundo com Jacob Montes completando cruzamento de Diego Hernandez.


Danilo Boza ainda descontou em um escanteio, mas nada que abalasse a festa nas arquibancadas do Nilton Santos em uma noite de esperança.


É sempre necessário fazer ponderações, como o próprio Artur Jorge ao abrir a entrevista coletiva.


- Sei que termos feito gols muito cedo tornou as coisas mais fáceis. Depois ficamos em vantagem numérica também. Mas acho que não foi só esse fato. Porque até lá tivemos uma entrada muito boa em campo. Muito satisfeito por aquilo que fizemos.


+ Leia mais notícias do Botafogo


A missão do Botafogo, daqui para frente, é fazer com que atuações como a deste domingo sejam mais regulares, frequentes e que se imponham contra adversários de maior porte do que a equipe gaúcha.


O primeiro passo foi dado, o próximo desafio é se manter vivo na Libertadores. Quarta-feira, às 19h, contra o Universitario, também no Niltão. Vai ser preciso uma noite ainda mais especial, mas esse elenco já provou que é possível.



"Vencemos com tranquilidade", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/vencemos-com-tranquilidade-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12536861.ghtml)


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro