Páginas

domingo, 17 de outubro de 2021

Dividido entre base e profissional, Matheus Nascimento jogou apenas 43 minutos com Enderson no Botafogo



Promessa de 17 anos treina com o time principal, mas tem atuado pelo sub-20; há quem acredita que o processo do centroavante na base já terminou e ele precisa maturar na equipe de cima



Ainda em busca da primeira atuação de destaque no profissional do Botafogo, Matheus Nascimento enfileira bons jogos na base, com gols e assistências nas competições sub-20. O que falta para a jovem promessa de 17 anos repetir o sucesso no time de cima? A resposta curta seria mais tempo dedicado às partidas da equipe principal.


+ Botafogo não tem jogadores no departamento médico



Matheus é um jogador do time profissional, que treina com o elenco no Nilton Santos, mas ainda joga pela base. Com isso, acaba perdendo oportunidade de ganhar mais espaço com Enderson Moreira. O centroavante tem dois jogos com o treinador, somando 43 minutos em campo nos confrontos contra Operário e Londrina.


+ Veja quanto Botafogo deve a ex-atletas e técnicos
+ Ingressos para jogo contra o Brusque





Último jogo de Matheus Nascimento pelo profissional do Botafogo foi contra o Londrina — Foto: Vitor Silva/Botafogo



A minutagem é maior na base. Ele tem 19 jogos no sub-20, com sete gols na temporada. Pelo profissional, Matheus Nascimento atuou mais no primeiro semestre: em 2021, foram dez partidas pelo Campeonato Carioca, uma pela Copa do Brasil e três pela Série B.


Internamente, a discussão divide opiniões. Há quem acredita que o processo de Matheus na base já terminou. De fato, o atacante, mesmo com 17 anos, consegue corresponder bem no sub-20 e já provou várias vezes que tem potencial para se tornar referência no Botafogo. O que falta é ganhar a maturidade necessária para enfrentar o profissional.


Os treinamentos no time de cima são fundamentais para o garoto vivenciar o contato com atletas como Kanu, Joel Carli e Gilvan. A maior dificuldade é a questão física, já que Matheus não é um jogador extremamente forte. Por isso, o talento e inteligência serão cruciais para o atacante no enfrentamento de adversários mais avantajados fisicamente. São situações que ele só vai aprender no profissional.


+ Rafael Navarro tem proposta do Minnesota United




Matheus Nascimento marcou belo gol contra o São Paulo, pelo Brasileirão Sub-20 (https://ge.globo.com/video/veja-o-gol-de-matheus-nascimento-do-botafogo-contra-o-sao-paulo-pelo-brasileirao-sub-20-9875524.ghtml)


Atualmente, Rafael Navarro é o titular absoluto da posição, mas é substituído com frequência nos jogos. Geralmente quem entra é Rafael Moura, única opção de Enderson no banco. Em setembro, por exemplo, Navarro perdeu um jogo por suspensão, e Matheus chegou a ser cogitado pelo técnico para jogar, mas estava com a seleção brasileira.



Na ocasião, Rafael Moura foi titular contra o Remo, e Gabriel Conceição, também da base, ficou no banco. Nos últimos três jogos da Série B - contra Cruzeiro, CRB e Avaí -, Matheus Nascimento não foi relacionado. A última vez que esteve na lista foi contra o Vitória, pela 27ª rodada.


+ A vocação do professor Enderson para ensinar





Matheus Nascimento marcou primeiro gol como profissional do Botafogo contra o Macaé — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Pelas poucas possibilidades de atuar no time principal, já que existem outras opções à frente do garoto, há quem defenda que a base é o caminho para que Matheus mantenha o ritmo de jogo. E jogar vai ser sempre o desejo do atleta. Com a pressão pelo acesso à Série A e a boa fase do titular Navarro, não há muitas brechas para a promessa estar em campo. Por outro lado, quando a oportunidade aparece, o centroavante geralmente não está à disposição.


Entre profissional, base e seleção brasileira, Matheus vai se preparando para um 2022 de mais oportunidades. Rafael Navarro não chegou a acordo para renovação com o Botafogo, e o vínculo de Rafael Moura também se encerra em 31 de dezembro. Chance para o garoto vencer as barreiras e ganhar confiança para ter sucesso com a camisa principal.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro