Páginas

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

A volta após quase 500 dias


Jogador que está há mais tempo no atual grupo do Botafogo, Gatito Fernández voltou a atuar pelo clube na noite de terça (25), pelo Campeonato Carioca, no empate em 1 a 1 com o Boavista. Ele não vestia a camisa alvinegra desde setembro de 2020, quando uma lesão no joelho direito tirou o goleiro de combate.


Infografia ge



Polêmicas, versões desencontradas sobre lesão e tempo de recuperação mais longo do que o planejado: o enredo é extenso para o período em que Gatito Fernández ficou longe dos gramados com a camisa do Botafogo. A espera para o reencontro durou quase 500 dias - para ser mais preciso, 489. Por isso, ge recupera os capítulos que separam a noite de 23 de setembro de 2020 da de 25 de janeiro de 2022.


O último jogo pelo Botafogo23/9/2020

0 0Contra o Vasco, pela Copa do Brasil, o goleiro sentiu dores e precisou tomar uma injeção para permanecer em campo.






Lesão pelo Paraguai8/10/2020

 2 2 Mesmo com dores, Gatito treinou normalmente pela seleção do Paraguai. Ele foi titular contra o Peru, pelas Eliminatórias da Copa, quando teve o edema ósseo no joelho direito agravado.






Recomendações médicas descumpridas16/10/2020

O departamento médico do Botafogo ainda não havia liberado Gatito para atividades de impacto, pois ele ainda não tinha cumprido a fase de transição e outras recomendações. Na época, o ge apurou que o atleta reclamou de dores no intervalo e foi medicado para terminar a partida.






Choque de versões23/10/2020

Embora o Botafogo tenha garantido que a seleção paraguaia havia sido informada sobre a situação de Gatito, o goleiro declarou que houve consenso para que ele jogasse: "Foi tudo feito de maneira clara e conversada. Os departamentos médicos (clube e seleção) trocaram informações. Eu já estava liberado para voltar e me sentia bem. Joguei os 90 minutos e depois treinei sem problema algum. No aquecimento pro segundo jogo é que senti o incômodo novamente. São coisas que acontecem na profissão, infelizmente"






Esperança de retorno ainda em 202016/12/2020

Gerente de futebol do Botafogo à época, Tulio Lustosa, afirmou que Gatito Fernández estaria apto para voltar a jogar no último jogo do Botafogo em 2020. O goleiro estava afastado dos gramados havia três meses e apenas treinava para se recuperar. A projeção, no entanto, não se confirmou.






"Revoltado"9/1/2021

Logo no primeiro mês de 2021, a perspectiva não era nada animadora para que Gatito voltasse aos gramados ainda naquela temporada. O edema ósseo no joelho direito havia sofrido um agravamento, e o retorno do goleiro ficava cada vez mais distante. "Simplesmente tive uma contusão grave e o tratamento está em andamento ainda. Não tem ninguém mais revoltado do que eu", disse.






Polêmica com ex-presidente8/2/2021

Na primeira vez em que se manifestou após a queda do Botafogo, o ex-presidente Carlos Augusto Montenegro atacou Gatito. "Goleiros. Pensávamos que estávamos bem. Não contávamos com a covardia do Gatito de não querer jogar". No mesmo dia, o goleiro revidou: " Covardia é dizer coisas do tipo e depois vir me abraçar. Porém, Montenegro... Agradecemos pela carta que você fez porque demonstrou para todos os seus erros e isso não pode se repetir. Deu aula pro futebol! Em como não fazer!! Dentro e fora do campo!"






Cirurgia vira solução28/5/2021

Com a recuperação praticamente estagnada, Gatito passou por cirurgia para "reparar uma lesão de cartilagem". Ao fim do procedimento, o clube informou que tudo havia saído conforme o esperado, mas não estipulou prazo de recuperação. Paralelo a isso, a negociação para a renovação do contrato com o clube se arrastava.






Adeus às muletas16/7/2021

Após a cirurgia, Gatito deu passos importantes na primeira quinzena de julho: foi liberado do uso de muletas e começou o trabalho mais pesado na academia.






Apoio nos bastidores27/7/2021

2 0Enquanto sua recuperação avançava, Gatito voltava a se integrar ao grupo de jogadores. Sem poder jogar, ajudava nos bastidores na reta final da Série B.








Gatito comenta como pôde ajudar fora de campo durante a campanha da Série B (https://ge.globo.com/futebol/video/gatito-da-panorama-sobre-o-retorno-dele-ao-botafogo-10043046.ghtml)



Alegria tripla28/11/2021

2 2Recuperado, Gatito voltou a ser relacionado para uma partida depois de um ano e dois meses. E não era qualquer jogo: era a última rodada da Série B, o dia em que o Botafogo comemorou o título da competição. A noite ainda terminou com pedido de casamento. O goleiro ouviu o "sim" de Silvia, mãe da pequena Rafaella, filha do casal






Renovado!28/12/2021

Após longa negociação durante o ano, o Botafogo anunciou a renovação do contrato de Gatito. O vínculo termina em dezembro de 2022.






Reapresentação e Covid-1910/1/2022

Uma semana depois de iniciar a pré-temporada, Gatito foi diagnosticado com Covid-19. Ele teve sintomas leves e cumpriu isolamento de uma semana antes de retornar aos treinos.





Recusa à convocação14/1/2022


Enquanto se recuperava da Covid-19, Gatito foi convocado pela seleção paraguaia para duas rodadas das Eliminatórias. O goleiro, no entanto, não quis interromper preparação no Rio e solicitou liberação, que foi aceita pela federação local.





O retorno25/1/2022

1 1Gatito retorna aos gramados na estreia do Campeonato Carioca após 489 dias sem vestir a camisa do Botafogo em uma partida. Apesar do empate com o Boavista, a noite foi uma vitória para o goleiro, que ainda precisa de ritmo, mas já voltou a exercer dentro de campo a liderança que tem no elenco






Fonte: Por GloboEsporte – Rio de Janeiro

Rafael rompe tendão de Aquiles, passará por cirurgia e desfalca Botafogo por pelo menos seis meses


Lateral sofreu contusão em empate com o Boavista na estreia do Carioca




O Botafogo informou na manhã desta quarta-feira que o lateral Rafael terá de passar por uma cirurgia após romper o tendão de Aquiles da perna esquerda durante o jogo contra o Boavista, na estreia do Carioca, na última terça-feira. O clube não divulgou uma previsão de retorno, mas o processo de recuperação desse tipo de lesão leva ao menos seis meses.




Rafael, Boavista x Botafogo, Botafogo, Luiz Fernando, Marquinhos — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF


A contusão ocorreu no fim do primeiro tempo quando, ao dar um chute da entrada da área, Rafael sofreu um pisão sem querer de Diogo Rangel no pé esquerdo. O lateral alvinegro caiu e socava o gramado por causa das fortes dores, antes de receber atendimento médico. Ele deixou o campo sem conseguir pisar com o pé esquerdo e foi substituído.



Em nota ainda durante a partida, o clube informou que o jogador havia sentido apenas dores na panturrilha, mas que passaria por mais avaliações. O novo exame ocorreu nesta quarta e apontou o rompimento do tendão.


Momentos antes de o clube divulgar a contusão nesta manhã, o jogador publicou em uma rede social um versículo bíblico de motivação, e recebeu forte apoio dos torcedores alvinegros.



Rafael foi a principal contratação do Botafogo na última temporada, e havia uma grande expectativa de que ele pudesse emplacar uma sequência de jogos no início de 2022. Após a cirurgia, ele vai iniciar o tratamento no Alvinegro.



Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Análise: em compasso de espera, Botafogo tenta se equilibrar e recorre a garotos na estreia de 2022


Elenco ainda incompleto falha no primeiro teste ao empatar com o Boavista. Lesão interrompe início promissor de Rafael, e volta sem transtorno de Gatito é boa notícia da noite





Melhores momentos:Boavista 1 X 1 Botafogo pela 1ª rodada do Campeonato Carioca (https://ge.globo.com/futebol/video/melhores-momentosboavista-1-x-1-botafogo-pela-1a-rodada-do-campeonato-carioca-10241238.ghtml)



O jogo da última terça-feira, o 1 a 1 com o Boavista, mostrou na prática o que quase todos (entre torcida, crítica e dirigentes) já sabiam por convicção: o Botafogo não está pronto para os desafios da temporada. Com elenco ainda incompleto, o clube tem de recorrer a muitos garotos enquanto não pode dar o passo definitivo para buscar os reforços já mapeados no mercado.


+ Contratações 2022: vejam quem chega e quem vai embora


O clube vive um momento que pode chamar de único em comparação com todos os concorrentes. Primeiro, porque retorna para a Série A e aguarda a readequação de receitas, que subirão junto com o acesso. Mas, principalmente, por aguardar o desfecho da venda da Sociedade Anônima do Futebol para o bilionário John Textor. São esses dois processos ainda em andamento (e os milhões de reais a vir com eles) que travam os movimentos ensaiados há semanas pela diretoria.




Time que entrou em campo ainda é "rascunho" para temporada — Foto: André Durão


Enquanto isso, negociações andam em ritmo mais lento do que deveriam. A busca no mercado fica mais difícil, e o elenco segue com buracos que já deveriam estar preenchidos. É por isso que, entre os 23 relacionados para o último jogo, havia oito garotos com pouca ou nenhuma experiência no profissional. Três deles foram titulares, Romildo, Juninho e Matheus Nascimento, e outros dois saíram do banco para tentar mudar o destino do jogo, sem sucesso.


A atuação ruim na estreia da temporada aumenta o senso de urgência do torcedor. E também do próprio clube, como o técnico Enderson Moreira deixou claro na entrevista pós-jogo. No próximo mês, o Bota espera anunciar reforços para todos os setores do time: defesa, meio de campo e ataque. Alguns alvos já foram revelados, outros ainda serão descobertos.


+ Enderson quer time diferente: "Não estamos aqui para fazer teste"





Fabinho foi o único reforço que ganhou titularidade na estreia — Foto: André Durão



Tristeza para Rafael, felicidade de Gatito


No campo, o time foi tão instável quanto a escalação sugeria. Da equipe que finalizou a Série B, só quatro titulares foram a campo. O entrosamento em falta era esperado, assim como a pouca desenvoltura após dias duros de pré-temporada.


Apesar das dificuldades, o Botafogo tentou manter o padrão de jogo que fez sucesso em 2021. Saída de bola com três defensores, liberdade para os meias e muitas jogadas pelas laterais, de uma ponta a outra. O gol saiu assim, na jogada de Diego Gonçalves que Carlinhos finalizou.




"O jogo foi irritante. Será que o Textor assistiu?", reclama Pedro Dep - A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-jogo-foi-irritante-sera-que-o-textor-assistiu-reclama-pedro-dep-a-voz-da-torcida-10241274.ghtml)


Individualmente, houve mais decepções do que alegrias. Algumas inevitáveis, como a lesão que interrompeu o início promissor de Rafael. O lateral-direito mostrava intensidade para marcar e qualidade com a bola no pé. Engrenou com o passar do primeiro tempo, até a contusão o tirar do jogo.


Por outro lado, o torcedor pode comemorar a volta de Gatito. Não pela atuação, com clara falta de ritmo, mas pela presença sem sustos do camisa 1, que devolve ao Botafogo um dos melhores jogadores do Brasil na posição.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Gatito voltou a vestir a camisa alvinegra na última terça — Foto: André Durão



Quanto aos garotos, as estreias serviram para quebrar o gelo. Juninho, Gabriel Conceição e Rikelmi tiveram os primeiros minutos no profissional. Matheus Nascimento, recém-recuperado de Covid-19, aguentou bastante tempo em campo.


Apesar dos problemas, essa é a base que o Botafogo poderá contar nos primeiros jogos da temporada. O próximo compromisso está marcado para domingo, às 16h (de Brasília), contra o Bangu, no Nilton Santos, pela segunda rodada da Taça Guanabara.



O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

Spotify - Ouça aqui!
Google Podcasts - Ouça aqui!
Apple Podcasts - Ouça aqui!
Pocket Casts - Ouça aqui!
▶️ Clique e aperte o play ▶️



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro