Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Sem Arena, Botafogo solicita que jogo contra o Vitória seja em Juiz de Fora


Site da prefeitura da cidade mineira informa que partida será no Mário Heleno, mas CBF ainda não confirma mudança. Estreia na Ilha do Governador é adiada





Sem o laudo do Corpo de Bombeiros para jogar na Ilha do Governador, o Botafogo solicitou, nesta segunda-feira, à CBF, que a partida contra o Vitória, no próximo domingo, às 11h, seja realizada em Juiz de Fora.


Embora o site da prefeitura da cidade confirme a realização do jogo no Estádio Mario Heleno, a CBF ainda não se posicionou. No site da entidade, a partida do próximo domingo segue marcada para o Estádio Raulino Oliveira, em Volta Redonda.


A ideia inicial era levar a partida para a o Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. Seria o primeiro jogo no local, agora chamado de Arena Botafogo. O Alvinegro arcou com as despesas da reforma para usufruir do local até o fim do ano. Quando estiver pronto, o estádio terá capacidade para 18 mil torcedores. No entanto, o Corpo de Bombeiros, até o momento, liberou apenas para 12 mil. A CBF exige a capacidade mínima de 15 mil pessoas para jogos do Campeonato Brasileiro.


Torcida, Botafogo, Juiz de Fora (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


A decisão da CBF em marcar o jogo para Volta Redonda gerou insatisfação na diretoria do Botafogo. O Raulino de Oliveira, que vem recebendo públicos pequenos nos jogos de times do Rio, tornou-se a última opção.

Nas redes sociais, o Botafogo vem divulgado frequentemente fotos da reforma avançada da arena, mas o palco ainda não está totalmente pronto. Entulhos ainda são vistos no entorno, a ampliação da arquibancada móvel não foi concluída e falta iluminação para jogos noturnos - por esse motivo o clube antecipou o horário do jogo contra o Vitória para 11h.


O clube agora corre para viabilizar a "Arena Botafogo" para o dia 15, contra o América-MG. Para isso, o Botafogo conta com a instalação dos refletores nessa semana, além de obter o laudo do Corpo de Bombeiros.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro

Otimista, Botafogo diz que exames de Canales ficarão prontos na terça-feira




Expectativa inicial era que resultados fossem conhecidos nesta segunda. Se aprovado, atacante chileno, de 34 anos, vai assinar contrato até dezembro de 2017




O torcedor do Botafogo terá e esperar mais um dia para conhecer os resultados dos exames de Gustavo Canales. Segundo o departamento médico do clube, a avaliação completa do atacante chileno só ficará pronta nesta terça-feira. Se aprovado, o jogador de 34 anos vai firmar contrato até dezembro de 2017 e se tornar o nono reforço para o Campeonato Brasileiro.

- É uma avaliação mais apurada. Estamos terminando os exames físicos e clínicos. Vamos ter os resultados nesta terça-feira. Até o momento está tudo bem – disse o coordenador médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros.

A expectativa é que o resultado fosse divulgado nesta segunda. Apesar da apreensão de torcedores com a parte física do atacante, as informações preliminares recebidas são otimistas. E segundo o GloboEsporte.com apurou, o departamento médico alvinegro fez contato com Fernando Radice, médico da Universidad de Chile, ex-clube do atleta, e da seleção chilena, que deu a sua aprovação.


Gustavo Canales desembarcou no Rio na madrugada da última sexta-feira (Foto: Twitter / Botafogo)


Canales tem 17 gols em 32 jogos na atual temporada do futebol chileno, de julho de 2015 até junho de 2016. Mas nesse ano, disputou somente 11 partidas, balançou a rede três vezes e teve seu condicionamento físico questionado pela imprensa do Chile - jornalistas do país, em contato com o GloboEsporte.com, relataram seguidas lesões no joelho e no tornozelo do centroavante.

Porém, as informações passadas ao Botafogo dão conta que o jogador não teve problemas musculares recentemente, só um edema ósseo no peito do pé. Por se tratar de osso, é uma recuperação mais longa, e ele teria voltado a jogar antes de estar 100%. Se não estivesse confiante em seu parecer, a diretoria alvinegra não teria anunciado o atacante de forma oficial.

O centroavante, que já foi carrasco do Botafogo na Libertadores de 2014, nasceu na Argentina, mas se naturalizou e, inclusive, já foi convocado para a seleção do Chile em duas ocasiões. Se contratado, o novo camisa 9 alvinegro se tornará o nono reforço pós-Carioca. Antes, já foram anunciado os atacantes Rodrigo Pimpão (ex-Emirates Club), Anderson Aquino (ex-Linense) e Geovane Maranhão (ex-Madureira); os meias Marquinho (ex-Macaé) e Camilo (ex-Al Shabab), o volante Dudu Cearense (ex-Fortaleza), o lateral-esquerdo Victor Luis (ex-Palmeiras) e o goleiro Sidão (ex-Audax). O gringo, assim como Camilo e Pimpão, só poderá jogar após a abertura da janela de transferência internacional, no dia 20 de junho.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro

Ricardo defende Helton, mas admite mudança no gol; Sidão se diz pronto


Treinador do Botafogo cogita pela primeira vez testar um novo substituto de Jefferson. Reserva imediato volta a ser alvo de críticas pelo segundo gol sofrido contra o Santos






A torcida do Botafogo terá que ser paciente. Afinal, Jefferson só volta à meta alvinegra em meados de agosto. Recuperando-se de lesão no braço esquerdo, o goleiro deixou brecha para os postulantes à camisa 1 aparecerem. Porém, por enquanto, ninguém fez os torcedores esquecerem sequer um segundo do ídolo. Reserva imediato, Helton Leite fez o seu sétimo jogo seguido como titular, mas vem sendo muito contestado após gols sofridos por Juazeirense, São Paulo, Sport, Cruzeiro e agora o Santos. O chute de Paulinho era defensável (veja no vídeo acima) e, com mais um vacilo, corre o risco de perder a posição para Sidão no próximo domingo, quando o time enfrenta o Vitória pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.


Ricardo Gomes sempre demonstrou confiança em Helton Leite, tanto que, quando a diretoria contratou Sidão por causa da lesão de Jefferson, o comandante avisou que Helton era seu titular. Mas o momento do goleiro já faz o treinador admitir repensar o dono da meta alvinegra.

- Vamos conversar durante a semana (sobre mudanças na posição). O Helton é um bom goleiro. Primeira vez que ele vem como titular em time de Série A. Isso tem um peso - analisou o técnico.

Adicionar legendaHelton Leite vem sendo contestado por torcedores em sua sequência como titular do Botafogo (Foto: Marcos Ribolli)


Se Helton sair da equipe, o principal candidato para a vaga é Sidão. O arqueiro foi contratado para ter uma opção mais experiente no elenco após a lesão de Jefferson. O goleiro de 33 anos fez um bom Campeonato Paulista pelo Audax, clube que foi finalista do estadual e perdeu para o próprio Santos na decisão. Atualmente na reserva, ele se diz pronto se tiver oportunidade de começar a partida contra o Vitória.

- Estou adaptado, trabalhando forte e esperando uma oportunidade. Torcendo para que o time melhore na competição. No dia a dia, (quero) mostrar para o Ricardo que tenho condições de jogar e ele pegar confiança em mim. Tem que aproveitar enquanto o Jefferson não está. Quando ele voltar, certeza que ele voltará jogando - disse Sidão.

Sidão ficou pela terceira vez no banco desde que foi contratado pelo Botafogo (Foto: Marco Galvão / Agência Estado)

Lanterna do Brasileirão com quatro pontos em 18 disputados, o Botafogo volta a campo no domingo para enfrentar o Vitória, novamente às 11h (de Brasília), mas ainda sem local definido. A partida a princípio será no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, mas a diretoria ainda tenta inaugurar a "Arena Botafogo" ou pode levar o jogo para Juiz de Fora (MG) ou Cariacica (ES).


Fonte: GE/Por Lucas Strabko/São Paulo

Do quase título no Carioca à lanterna do Brasileirão em quatro explicações


Time desfigurado com DM cheio; troca de esquema tático com três volantes; baixo rendimento da maioria dos reforços; e substituto de Jefferson ainda não encontrado





A torcida do Botafogo chegou a se empolgar no Campeonato Carioca. Com o time encaixado, escalações repetidas, defesa forte e a garotada mostrando serviço, o clube chegou à final e quase tirou o título do Vasco. Mas um mês depois, o mesmo Alvinegro caiu para a lanterna do Campeonato Brasileiro após seis rodadas. Há quem já dê, principalmente entre torcedores rivais, a equipe de Ricardo Gomes como uma das quatro rebaixadas no final do ano. Porém, ainda é muito cedo para tal afirmação, até porque ainda há reforços para estrear e recuperação de jogadores importantes ao longo da competição. Enquanto esse momento não chega, o GloboEsporte.com levantou quatro motivos que explicam a queda de rendimento em 30 dias.


DM CHEIO

Airton está fora da equipe desde o início de abril e deve voltar ao time contra o Vitória (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

A primeira e mais óbvia explicação é a bruxa solta. Basta olhar para o departamento médico cheio. São 10 jogadores lesionados em cinco meses, média de dois a cada 30 dias. Foram eles: Jefferson, Airton, Diogo Barbosa, Carli, Fernandes, Luis Ricardo, Emerson, Neilton, Octávio e Rodrigo Lindoso. Sete deles eram titulares quando se machucaram. Dessa turma, Fernandes, Emerson, Neilton e Octávio já se recuperaram e ficaram à disposição de Ricardo Gomes. Airton e Diogo Barbosa, por sua vez, devem voltar ao time na próxima rodada. Mas as ausências deixaram a equipe muito desfigurada neste início de Campeonato Brasileiro.



ADEUS 3 VOLANTES

Daqui não passa: formação tática com três volantes fechou a casinha no Carioca (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Além da garotada em alta, muito do sucesso do Botafogo no estadual poder ser explicado com a formação tática. Após um início de campeonato com vitórias nada convincentes, Ricardo achou a melhor forma de jogar quando apostou em três volantes: a linha formada por Airton, Bruno Silva e Lindoso proporcionou uma forte proteção à zaga, que terminou como a menos vazada do Carioca ao lado do Vasco. E Gegê, que era o meia titular, ajudava muito a defesa, virando uma espécie de segundo lateral-esquerdo. A prioridade era marcar para só depois pensar em atacar. Na Copa do Brasil e no Brasileiro, também em função das lesões, o treinador passou a usar dois meias e dois volantes, deixando o time mais ofensivo, e consequentemente mais exposto.


38,4% DOS REFORÇOS

Geovane Maranhão (esq.) sequer estreou, e Marquinho (dir.) foi pouco utilizado (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


O Botafogo reformulou o elenco para 2016, e na primeira leva de reforços contratou sete: Lizio, Gervasio "Yaca" Núñez, Bruno Silva, Salgueiro, Carli, Diogo Barbosa e Emerson Silva. Na segunda leva, para o Brasileiro, foram mais nove: Victor Luís, Anderson Aquino, Marquinho, Dudu Cearense, Sidão, Geovane Maranhão, Canales, Pimpão e Camilo. Sem contar os três últimos, que só poderão ser regularizados após o dia 20 por causa da janela de transferências internacional, o Alvinegro tem 13 reforços à disposição. Deste número, apenas cinco se firmaram como titulares da equipe: Carli, Diogo Barbosa, Bruno Silva, Emerson Silva e Victor Luís (os dois últimos após lesões de quem vinha jogando). O que dá um aproveitamento de apenas 38,4%. Nomes como Geovane Maranhão e Sidão sequer estrearam na equipe.


CAMISA 1: HÁ VAGA
Helton Leite voltou a ser criticado pelo segundo gol sofrido diante do Santos no Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli)

Por fim, mas não menos importante, é encontrar um substituto para Jefferson. O Botafogo ainda não conseguiu achar o dono da camisa 1 enquanto o titular ficará todo o primeiro turno do Brasileirão afastado para se recuperar de uma cirurgia no braço esquerdo. Helton Leite foi o escolhido por Ricardo Gomes para a árdua tarefa de suceder o ídolo alvinegro. Em oito jogos, sete jogando desde o início, o goleiro foi criticado por gols sofridos diante do Juazeirense (Copa do Brasil), São Paulo, Sport, Cruzeiro e Santos. Talvez Sidão, de 33 anos e contratado junto ao Audax-SP, ganhe oportunidades nas próximas rodadas, mas a missão não é fácil para ninguém.


Fonte: GE/Por Thiago Lima/Rio de Janeiro