Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Inspirado no Cruzeiro, René Simões quer time do Botafogo destemido


Técnico espelha-se no atual campeão brasileiro, diz que está satisfeito com o nível dos jogadores - em campo e fora -, e vai dar folga ao grupo após o jogo-treino de sábado




Treinador elogiou Jefferson (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Cinco dias de trabalho intenso no Cefat, em Várzea das Moças, fizeram René Simões começar a confiar na equipe do Botafogo. A filosofia de jogo é simples, mas, segundo ele, difícil de ser colocada em prática: "Quero que joguem quando tiverem a bola e se defendam quando não a tiverem". A ideia de "não se acovardar" e a inspiração do técnico de formar um time ofensivo vêm do atual campeão brasileiro, o Cruzeiro, que marcou 67 gols na competição nacional do ano passado.

- Quero que meu time tenha 11 jogadores quando tiver a bola e 11 quando não tiver. Não quero o time se acovardando. Tem que jogar como o time grande que é. Eu venho falando e propondo isso. Futebol está sendo jogado assim. O que me deixa feliz, por exemplo, é que o Cruzeiro campeão teve o ataque mais positivo do campeonato. Na minha cabeça, eu copio o Cruzeiro, gosto do jeito que jogam, jogam bonito. O Atlético-MG jogou assim também - disse René.

Apesar de estar satisfeito com suas opções para o ataque alvinegro, a grande referência do treinador ainda é na defesa. René voltou a frisar que o grande reforço do Botafogo é o ídolo Jefferson.

- Liderança? Tem um tal de Jefferson (risos). O grande reforço do Botafogo é o Jefferson. Quando ele chegou aqui, vimos os olhinhos brilhando de alguns jogadores. Ele tem a responsabilidade de liderar esses jogadores e de ser a referência para toda a torcida do Botafogo. O Jefferson é impressionante, até na hora de comer ele tem um nível de excelência... - elogiou o treinador.

O comprometimento do grupo alvinegro com as atividades realizadas no Cefat rendeu aos jogadores uma folga domingo, após o jogo-treino com o Gonçalense. René contou que foi questionado pelos atletas se haveria a possibilidade de voltarem para suas casas ao término da semana. A resposta foi dada com tranquilidade:

- Falei que, por mim, não via problema algum. Mas perguntei se o grupo que voltaria para treinar comigo segunda-feira seria o mesmo que saiu daqui. Ficou combinado que sim. Após o jogo, eles podem encontrar suas famílias, sair juntos... E retornam na segunda de manhã.

Neste sábado, às 16h30 (de Brasília), o Botafogo faz um jogo-treino contra o Gonçalense, no Cefat, em Várzea das Moças. Para assistirem à partida, os torcedores terão que levar um quilo de alimento não perecível.

Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda*Niterói, RJ/GE

René diz que Botafogo ainda precisa de 'peça que está bem engatilhada'



Técnico elogia Tomas e diz que elenco ainda deve ter mais uma contratação, além de Pimentinha



Apresentação de René Simões pelo Botafogo (Foto: Wagner Meyer/ LANCE!Press)
René falou sobre a chegada de reforços no
Botafogo (Foto: Wagner Meyer/ LANCE!Press)

O técnico René Simões comentou que o elenco do Botafogo ainda deve ser reforçado por mais uma peça além de Tomas e Pimentinha. O treinador alvinegro comentou ainda que a contratação está muito bem encaminhada.

- Ainda falta uma peça, está bem engatilhado - disse o treinador alvinegro, sem dar maiores detalhes.

Tomas, destaque do Boa Esporte na Série B do ano passado, depende apenas de ser aprovado nos exames médicos para assinar contrato com o Glorioso. A situação é parecida com a de Pimentinha, que brilhou no Sampaio Corrêa em 2014. Se tudo der certo, a dupla começa a treinar com os demais companheiros na próxima semana. 

René Simões elogiou bastante o meia Tomas, que fez 15 gols na Série B do Brasileirão do ano passado e foi vice-artilheiro da competição.

Ele é um jogador bastante agressivo, que cria, tem boa bola parada. Quero agradecer aos donos do JMalucelli. Ele estava emprestado ao Boa Esporte. Eles tinham uma proposta de dois grandes clubes - além do Botafogo - e uma dos Emirados Árabes. Conversei com o JMalucelli e disse que ele não jogaria agora naqueles grandes clubes interessados nele. Falei que poderia acontecer o mesmo que aconteceu com o Marlone. O Botafogo venceu uma batalha, mostrou força - comentou.

Para o jogo-treino deste sábado, contra o Gonçalense, em Várzea das Moças, Niterói, o treinador alvinegro já tem a escalação definida. A equipe que vai a campo é a mesma que iniciou o treino tático e coletivo na noite desta sexta-feira. A novidade é a presença de três atacantes.

- Começo a formação com Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carleto; Mattos, Airton e Elvis; Sassá, Pimpão e Bill - definiu o técnico, que por outro lado, garantiu que fará muitas mudanças na equipe.

- São muitos jogadores. Vou fazer mudanças e testar sistemas diferentes - comentou o treinador.


Paulo Victor Reis LANCENET! 

Após drible em quero-queros, Botafogo faz coletivo com mudanças



Na véspera de jogo-treino, René Simões promove entrada de Elvis e Sassá, mas faz outros testes



Pimpão tenta espantar um quero-quero (Foto: Gustavo Rotstein)
Um dia antes do jogo-treino do Botafogo contra o Gonçalense, René Simões promoveu um coletivo na tarde desta sexta-feira, em Várzea das Moças, Niterói (RJ). E embora tenha mantido a base que vem atuando nos últimos treinamentos, o técnico iniciou a atividade com duas mudanças. Entraram o meia Elvis e o atacante Sassá no lugar do volante Willian Arão e do meia Diego Jardel.

Antes de a bola rolar, entretanto, o grupo enfrentou a primeira dificuldade. Uma família de quero-queros precisou ser retirada do gramado, não sem antes ameaçar alguns ataques. Rodrigo Pimpão, Jobson e Bill foram alguns dos que se arriscaram para que os pássaros deixassem o terreno livre para o treino começar.

A equipe começou com a seguinte formação: Jefferson, Gilberto, Roger Carvalho, Alisson e Carleto; Marcelo Mattos, Airton (Willian Arão) e Elvis (Gegê); Sassá (Murilo), Rodrigo Pimpão e Bill.

Como era esperado, René fez algumas mudanças ao longo do treinamento para observar as melhores opções. O treinador parou a atividade em diversos momentos, principalmente para orientar sobre posicionamento. Além disso, pediu precisão nos passes para evitar contra-ataques dos adversários.

Jefferson pediu atenção aos zagueiros do Alvinegro durante a atividade (Foto: Gustavo Rotstein)

Os próprios jogadores se cobraram muito. Capitão da equipe, Jefferson a todo momento pedia atenção à defesa. O lateral-esquerdo Thiago Carleto e o volante Marcelo Mattos também cobraram os companheiros. Até Rodrigo Pimpão, do campo ofensivo, mandou o recado aos companheiros que se ajustavam para uma falta a ser cobrada dentro da área dos titulares.

- Aí dentro a bola precisa ser nossa! Atenção!

O jogo-treino contra o Gonçalense será o primeiro teste do Botafogo. A partida, que será no CEFAT, em Niterói, estará aberta ao público, mediante a doação de um quilo de alimento e sujeito a lotação.


Por Gustavo Rotstein e Sofia Miranda*Rio de Janeiro* GE

Amistoso do Botafogo, no Engenhão, será realizado com portões fechados


Clube encara Shandong Luneng sem torcida em função de obras no estádio. Diretoria quer postergar data de jogo contra o Boavista, pelo Carioca, para poder atuar no local




Obras no local terminam dia 31 de janeiro (Foto: Philippe Matta)
O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, reuniu-se, nesta sexta-feira, com representantes da Prefeitura. Em pauta, o Engenhão. A reabertura do estádio está mantida para o próximo dia 24, quando o Alvinegro enfrenta o Shandong Luneng, da China. Entretanto, por medida de segurança, a partida será realizada com os portões fechados.

As obras ao redor e dentro do estádio só deverão ficar prontas no dia 31, portanto, o público não poderá comparecer ao amistoso contra equipe chinesa.

- Por conta dessa situação, achamos melhor realizar esse amistoso com portões fechados até para preservar a integridade de todos. O entorno estará com muito entulho, a obra estará acontecendo... Não tem condições de receber público. É arriscado - disse o presidente alvinegro que, nos próximos dias, vai acompanhar a vistoria do Corpo de Bombeiros e do Gepe no estádio.

A situação do Engenhão reflete ainda no Campeonato Carioca. O Botafogo já solicitou à Ferj a transferência da partida contra o Boavista, programada para 31 de janeiro, para o dia 1º de fevereiro, data em que a obra estará finalizada.




O clube não recebeu o retorno da Federação, porém, trabalha com outras duas opções.

- Volta Redonda e Moça Bonita são alternativas viáveis - declarou o presidente do Glorioso.

Na manhã de quinta-feira, o estádio foi atingido por um incêndio em parte de sua cobertura, atingindo os setores Sul e Oeste. As chamas foram controladas e ninguém se feriu.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Fim da fila: René Simões joga duro, e Jobson larga atrás por vaga no Bota


Jogador, que já teve problemas com o treinador, é o único atacante do elenco que ainda não foi testado entre os titulares nos primeiros treinos de 2015




Jobson ainda não foi testado entre os titulares pelo técnico René
 Simões e larga atrás por vaga no Bota 2015 (Foto: Satiro Sodre)
Entre idas e vindas, Jobson soma quatro passagens pelo Botafogo. No clube, o atacante teve momentos marcantes, como a reta final do Campeonato Brasileiro de 2009, quando foi o responsável direito por livrar o Alvinegro do rebaixamento à Série B. A identificação, no entanto, não garante prestígio. Na atual temporada, há uma nova realidade: começa no fim da fila.

René Simões, nos primeiros treinos do ano, deixou claro que Jobson terá de ter paciência e esperar. Na última terça-feira, quando começou a esboçar o time para o Campeonato Carioca, o treinador formou o ataque titular com Rodrigo Pimpão e Bill. Ao longo da atividade, porém, outros jogadores receberam chances. Sassá, Murilo, Tássio, Henrique... Jobson foi o único atacante a não treinar entre os titulares.

A cena se repetiu na manhã de quinta-feira, em novo trabalho tático. Jobson iniciou a atividade formando o ataque da equipe reserva com Tássio. Minutos depois, no entanto, foi sacado do treino. Enquanto a maior parte do grupo trabalhava com René, Jobson treinava finalizações com outros poucos jogadores do outro lado do campo.

- Volto a dizer que o Botafogo não é clínica de reabilitação. Ele está sendo tratado como todos os outros jogadores. O Jobson vai ter que buscar o profissional que ele tem que ser. Ele não vai ter um tratamento especial. Nós vamos tratar todos os jogadores com profissionalismo, que é para todos - disse René Simões, nesta quinta, após oito dias de convivência com comandado.

Nos primeiros dias de preparação, Jobson não tem se deixado abalar pela situação. Bem-humorado, mantém sorriso no rosto e aparenta entrosamento com o restante do elenco. Nos intensos trabalhos físicos em Várzea das Moças, debaixo de um sol escaldante, mostra disposição e é um dos mais elogiados pelos preparadores físicos.

- Vamos, Jobson. Excelente. Essa é a hora do sacrifício - elogiou o preparador físico Marcello Campello, na última segunda.



O histórico de problemas extracampo é o que mais pesa contra o atacante. Não somente no Botafogo, mas também com o próprio René Simões. Emprestado ao Bahia em 2011, Jobson teve grandes atuações sob o comando do treinador, porém, acabou afastado por problemas disciplinares. René conviveu de perto com o talento do atleta, conhecendo, da mesma forma, o outro lado do jogador.

O prestígio de outrora com o torcedor alvinegro também já não é mais o mesmo. Na reta final do Campeonato Brasileiro, o atacante mostrou disposição e lutou para evitar o rebaixamento. A velocidade e o poder de decisão, no entanto, não foram os mesmos de passagens anteriores. O pênalti isolado na derrota para o Figueirense ,em novembro, irritou boa parte da torcida. O lance afundou ainda mais o Botafogo e causou a ira do então técnico Vagner Mancini.


Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro/GE

Botafogo contrata destaque do Boa Esporte e chega a 12 reforços em 2015



Tomás fechou com o Botafogo e ajudará na missão de recolocar o clube na elite do futebol brasileiro



Divulgação/Boa Esporte


O Botafogo realizou nesta quinta-feira mais uma contratação na temporada. Tomás, destaque do Boa Esporte na Série B do ano passado, estava em negociação desde o início da semana, mas as partes só chegaram a um acordo em uma reunião no fim da noite. Com a chegada do apoiador, o Alvinegro já chega a 12 reforços para 2015 e praticamente fecha o elenco.

A diretoria ainda trabalha para efetivar a contratação de Pimentinha, que também se destacou na Série B, mas atuando pelo Sampaio Corrêa. O veloz atacante pertence ao J. Malucelli e está em fase final de negociação. O Botafogo tem pressa já que o elenco segue em pré-temporada no Cefat (Centro de Formação de Atletas) em Várzea das Moças, em Niterói.

Além de Pimentinha e Tomás, a diretoria trabalha pela chegada de mais um volante antes de fechar o elenco. Charles, que já defendeu o Cruzeiro é um dos nomes que interessa. Fora esses três nomes, a diretoria ficará atenta às possibilidades de mercado, mas vê os atuais jogadores como a principal base para recolocar o Botafogo na elite do futebol brasileiro.

Antes de Tomás, o Botafogo já havia contratado os zagueiros Roger Carvalho, Alison, Diego Giaretta e Renan Fonseca; o lateral esquerdo Thiago Carleto; o volante Wilian Arão; os apoiadores Diego Jardel e Élvis; e os atacantes Bill, Rodrigo Pimpão e Tássio.

O Botafogo fará um amistoso no dia 24 contra o Shandong Luneng, time da China treinada pelo técnico Cuca, no Engenhão. A estreia em partidas oficiais, no entanto, será no dia primeiro de fevereiro, quando receberá o Boavista, pelo Campeonato Carioca, também no Engenhão.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro