Páginas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Tulio Lustosa garante Gatito Fernández em jogo do Botafogo contra o Corinthians


Gerente de futebol do clube carioca afirma que goleiro paraguaio, que se recupera de edema ósseo no joelho, estará apto para retornar no último jogo do Bota em 2020



A espera está chegando ao fim. Depois de três meses parado, a expectativa do Botafogo é contar com Gatito Fernández para a partida contra o Corinthians. Quem diz isso é o gerente de futebol do clube, Tulio Lustosa. Em entrevista para o programa "Donos da Bola", da Band, o dirigente afirmou que o goleiro paraguaio poderá voltar no último jogo do Bota no ano, em 27 de dezembro.


- O Gatito está concluindo o processo de transição, está muito próximo de retornar e espero que no próximo jogo já esteja apto a nos ajudar, porque é uma figura importante. Não que o Cavalieri esteja mal, pelo contrário. No outro jogo, depois do Coritiba, o Gatito estará apto - disse o dirigente após lembrar que o Botafogo enviou relatórios médicos recomendando que o goleiro fosse poupado da primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.




Gatito já realiza transição no campo anexo do Estádio Nilton Santos — Foto: Reprodução



Personagem da entrevista coletiva após a partida contra o Internacional no último sábado, Tulio também foi questionado sobre a reação do lateral-direito Kevin após o segundo gol do clube gaúcho. Segundo o gerente, o jogador reconheceu que deu margem para a interpretação que o juiz teve no lance.


- Kevin estava arrasado depois da partida. Ele teve a percepção de que teve ingenuidade dele no lance. Ele não deu aquele toque reiniciando a partida (...) Em momento algum o Kevin reiniciou a partida. Ele toca na bola, teve ingenuidade no lance e isso é inegável. Mas ele toca a bola e dá as costas para o lance. Quem tem intenção de reiniciar a partida não tem esse tipo de comportamento. Mas isso não isenta de culpa. Ele foi muito ingênuo e um jogador profissional não pode ter esse tipo de ingenuidade.


O próximo jogo do Botafogo será contra o Coritiba, no próximo sábado, às 21h, no Couto Pereira, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em 20º, com 20 pontos, o Bota precisa vencer para tentar reduzir a distância para o Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que tem 28.



Fonte>Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Botafogo fecha com empresa que fará filtro de qualidade em busca de futuro CEO


Gestão de Durcesio Mello e Vinícius Assumpção definiram o headhunter para buscar o executivo responsável por tocar as questões do clube a partir de 2021



Durcesio Mello, futuro presidente, quer um CEO no Botafogo (Foto: Vítor Silva/Botafogo)



O Botafogo deu mais um passo em busca de um CEO para 2021. Durcesio Mello e Vinícius Assumpção definiram, durante essa semana, a empresa que será responsável por filtrar os nomes dos candidatos e executivos que aparecem à mesa do futuro presidente do Alvinegro e colocar aqueles que entram melhor na ideia do mandatário, que assumirá a cadeira no dia 1º janeiro de 2021.


A empresa servirá como um "headhunter', como publicou primeiramente o "Canal do TF". Durcesio Mello escolheu uma companhia por ter noção que muitos nomes para a função de CEO serão oferecidos e, desta forma, eles possam cobrir a demanda que aparecer.

O nome da empresa ainda não foi revelado. Durante a primeira reunião do Grupo de Transição de Trabalho (GTT), na última segunda-feira, ficou combinado entre os membros da equipe que haverá um sigilo sobre a identidade da companhia até que Durcesio Mello possa falar oficialmente como presidente do Botafogo - ou seja, no ano que vem.


E MAIS:
Reydson, do sub-20, assina primeiro contrato profissional com o Botafogo
Morre vítima de coronavírus Renê Weber, ex-Fluminense e ex-auxiliar do Botafogo
Conheça o Grupo de Transição de Trabalho, equipe criada por Durcesio Mello antes de assumir o Botafogo
Gatito treina com bola e dá mais um passo rumo ao retorno no Botafogo
Após sair de maca contra o Inter, Warley não preocupa para a sequência do Botafogo


A busca por um CEO é uma das principais facetas da gestão de Durcesio e Vinícius. Os dois consideram que um profissional é necessário para controlar todas as áreas do clube e, por isso, contratam uma empresa com experiência no mercado para filtrarem as melhores opções.

Internamente, não há um prazo para que o CEO seja contratado. O futuro presidente não quer "contratar por contratar" e aparecer com um executivo na primeira semana de mandato. Mas sim estudar, analisar e, a partir da avalição do headhunter, buscar o profissional que encaixe na ideologia esperada.

Todos os candidatos oferecidos serão analisados por essa empresa. A tendência é que os três melhores fiquem e tenham entrevistas presenciais com Durcesio Mello, que terá a decisão final para contratar o novo CEO. O futuro presidente já afirmou previamente que o profissional não precisa ter uma relação direta com futebol.



Fonte>>>Sergio Santana/ Rio de Janeiro (RJ)

Erros e irregularidade: Victor Luis não consegue repetir sucesso de primeira passagem pelo Botafogo


O que explica a segunda passagem sem brilho do lateral-esquerdo? Momento coletivo e decisões equivocadas fora das quatro linhas precisam ser consideradas para avaliação


O anúncio da volta de Victor Luis ao Botafogo, em julho deste ano, foi muito comemorado pela torcida alvinegra, que ainda tinha fresco na memória o bom período vivido pelo lateral-esquerdo no clube em 2016 e 2017. Passados cinco meses, o jogador ainda não correspondeu às expectativas e convive com atuações irregulares, o que é reflexo também da baixa produtividade coletiva do time.


Ao ge, o comentarista Raphael Rezende avaliou a segunda passagem sem brilho do lateral. Para ele, o estilo de jogo atual não favorece Victor Luis, que se encaixou muito melhor na proposta de Jair Ventura, técnico da primeira passagem há quatro anos.


- Acho que o modelo do Jair era ideal pra ele. Protegido defensivamente, linha baixa, em vários momentos com um segundo lateral dobrando no setor (Diogo Barbosa). Os ataques não eram construídos, era muita transição e definição rápida. Ele é um lateral de força, basicamente - analisou Raphael.


Já a comentarista Renata Mendonça acredita que não dá para falar de desempenho individual dos jogadores do Botafogo sem considerar o contexto que o clube vive neste ano e o "planejamento desastroso" feito para a temporada.


- Victor Luis poderia dar mais do que está dando. Cometeu erros defensivos bobos. Desperdiçou um pênalti que fez falta contra o Ceará. Mas é um jogador que carrega uma pressão absurda. Aliás, todo o elenco carrega uma pressão muito maior do que deveria carregar, já que os erros de planejamento da diretoria contribuíram (e muito) para os resultados que não vieram dentro de campo.



- Imagino que, se o momento fosse outro, se não estivesse tão pressionado, Victor Luis renderia muito mais. Assim como outros jogadores do elenco, ele demonstra insegurança em campo. E isso é ainda mais complicado por saber que é um dos líderes ali, um dos caras que teria que "resolver" numa situação tão difícil - avaliou Renata.




Victor Luis ainda não conseguiu repetir sucesso da primeira passagem pelo Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Volta promissora

Ao acertar o empréstimo de Victor Luis do Palmeiras, o Botafogo esperava solucionar o problema da irregularidade da lateral esquerda na temporada. Danilo Barcelos não vinha bem e acabou liberado para o Fluminense, enquanto Guilherme Santos estava sendo utilizado em outras posições e acabou prejudicado por duas lesões. Terceira opção, Lucas Barros está fora até 2021 após passar por cirurgia no joelho esquerdo.


No Botafogo Victor Luis teve o grande destaque no futebol nacional, em 2016 e 2017. Conseguiu 83 jogos, dois gols e a vontade do Palmeiras de contar com ele no elenco principal, o que aconteceu nos dois anos seguintes e onde foi campeão brasileiro em 2018. A memória afetiva fez o lateral, que não estava sendo aproveitado no time paulista, ter vontade de voltar ao Rio de Janeiro neste ano.


- Quero entrar no campeonato para ser vencedor, passo isso para os meus companheiros. Com os pés no chão, respeitando o adversário, a gente tem que dar o nosso melhor para chegar onde tanto desejamos. Queremos conquistar algo este ano - disse Victor Luis em entrevista ao ge em agosto.



O desejo de conquistar algo deu lugar a outra necessidade: evitar o rebaixamento. Após ser eliminado da Copa do Brasil, o Botafogo não conseguiu se firmar no Brasileirão e está atualmente na lanterna, com 20 pontos em 25 jogos.


+ Bota atinge apenas uma de cinco metas projetadas para 2020



Erros e irregularidade

Após 23 jogos pelo Botafogo em 2020, Victor Luis está longe de recuperar a boa fase de três anos atrás. Mas a avaliação da segunda passagem do lateral pelo Botafogo tem que ser feita dentro do contexto conturbado que toda a equipe vive, e o desempenho abaixo do esperado do jogador de 27 anos está dentro do que seus companheiros apresentaram até aqui.


De acordo com avaliações feitas pelo ge ao final de cada partida, a nota média das atuações de Victor Luis está em 5,55 em 19 jogos do Brasileirão. Levando em conta apenas os quatro jogos que participou pela Copa do Brasil, a média sobe para 5,75. Abaixo do que o ge considera regular, que seria a partir de 6 pontos.


Com Victor Luis, o Botafogo fez 23 jogos em 2020: três vitórias, dez empates e dez derrotas - aproveitamento de 27,5%. O lateral marcou dois gols, ambos de pênalti.


Além da irregularidade, a segunda passagem de Victor Luis pelo Botafogo tem cirurgia, 100 jogos completados, cobrança pública, pênalti perdido e expulsão.


No dia 18 de agosto, menos de um mês após seu retorno ao Botafogo, Victor Luis foi submetido a uma cirurgia para retirada do apêndice. A recuperação ocorreu dentro do tempo esperado e, no dia 8 de setembro, o lateral voltou a ser relacionado.


A postura do Botafogo na derrota por 1 a 0 para o Cuiabá em casa, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, deixou o lateral insatisfeito, o que foi levado a público em entrevista após a partida. Na ocasião, Victor Luis completava 100 jogos com a camisa alvinegra.


- Temos que ter mais atenção, temos que abrir o olho. A gente espera as coisas acontecerem para acordar. Temos que ter mais cabeça, mais responsabilidade. Temos que saber o peso da camisa que a gente está vestindo - afirmou Victor após o jogo.



Pênalti para o Botafogo, após mão na área de Eduardo: Victor Luis cobra e isola, aos 36' do 1º Tempo


Quatro dias depois, o atleta protagonizou o seu pior momento pelo Botafogo em 2020. No empate em 2 a 2 com o Ceará, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, Victor Luis desperdiçou pênalti que poderia dar a vitória ao time no Nilton Santos. Ele não fugiu da responsabilidade.


- Tive a possibilidade de ter a vitória em meus pés e eu assumo totalmente o empate.


Foi a pior atuação do lateral desde a volta ao Botafogo. Junto da derrota por 1 a 0 para o Flamengo em casa, quando Victor foi expulso por falta dura em Rodrigo Muniz.


Depois de não ir bem também contra o Internacional, no último sábado, o lateral-esquerdo trabalha para recuperar as boas atuações e ajudar o Botafogo no momento em que o time mais precisa. O time é o lanterna do campeonato e está oito pontos enterrado na zona de rebaixamento. O próximo jogo é contra o Coritiba, fora de casa, no sábado, pela 26ª rodada.



Fonte>>Por Redação do ge — Rio de Janeiro