Páginas

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Agora companheiros de Botafogo, Kalou e Honda já se enfrentaram duas vezes


Dupla estrangeira será a grande arma do Botafogo no Brasileiro




(Foto: Reprodução/Twitter Botafogo)



Não é comum termos um jogador japonês atuando no Campeonato Brasileiro. Kazu Miura, pelo Coritiba, no fim dos anos 80, e Maezono e Sugawara, ambos pelo Santos, em 98 e 99, respectivamente, foram os únicos até hoje. Já um marfinense, é inédito. O Botafogo, em 2020, terá os dois, lado a lado. Dois estrangeiros que já foram rivais em Copa do Mundo.



Após contratar Keisuke Honda, ainda no primeiro semestre, o Glorioso fechou com o atacante Salomon Kalou, ex-Chelsea, Lille e Hertha Berlin. Arma do Alvinegro para o Brasileirão, a dupla esteve em lados opostos durante a Copa de 2014, realizada no Brasil.


No dia 14 de junho, Japão e Costa do Marfim se enfrentaram na Arena Pernambuco. Tanto Honda quanto Kalou foram titulares. O japonês, inclusive, abriu o placar com um belo chute de canhota, mas os marfinenses viraram e venceram por 2 a 1. Ambos, porém, seriam eliminados ainda na fase de grupos.


E MAIS:
Financeiro, técnico e marketing: o impacto de Kalou no Botafogo
Gols, assistências, finalizações... Os números de Kalou
Após anunciar Kalou, Botafogo oferece desconto para novos sócios


E esse não foi o único duelo entre os principais - e inesperados - reforços botafoguenses. Quatro anos antes, em um amistoso preparatório para o Mundial de 2010, as seleções se enfrentaram em Sion, na Suíça, e Kalou também levou a melhor: 2 a 0 para a Costa do Marfim.


Apesar de terem passado grande parte de suas carreiras na Europa, Honda e Kalou jamais se enfrentaram por clubes. Os dois agora terão a chance de brilhar juntos em gramados brasileiros.




Fonte: LANCE! André Schmidt/Rio de Janeiro (RJ)

Luis Henrique se anima com chegada de Kalou ao Botafogo: "Quero extrair o melhor dele"


Atacante marfinense é a segunda contratação internacional de peso do clube no ano


A chegada de Salomon Kalou promete mexer com os ânimos do elenco do Botafogo, que já foi impactado pela contratação de Keisuke Honda nesta temporada. O marfinense de 34 anos é aguardado no Brasil na próxima semana e vem para ser uma das principais referências do grupo, especialmente para os mais jovens.


+ André Bahia serviu de conselheiro antes do "sim" de Kalou


Titular do ataque alvinegro com apenas 18 anos, Luis Henrique não vê a hora de formar parceria com Kalou no Botafogo. O jovem vê a contratação do jogador como oportunidade de aprender e crescer individualmente.


- Estou ansioso para jogar com ele, ver o futebol dele. Um cara com nome, passou por grandes times. Acho que vai passar experiência para a gente e confiança para o time. Vai me ajudar muito a aprender com ele e Honda no dia a dia e espero crescer com isso. Quero extrair o melhor possível dele, já vi vídeos, quero aprender, absorver e dar meu máximo dentro de campo - disse Luis Henrique à Botafogo TV.


+ Botafogo lança site para venda de produtos de Kalou




Luis Henrique, atacante do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Luis Henrique é uma das grandes promessas do Botafogo. O atacante foi integrado ao time profissional no início da temporada e, de cara, assumiu a titularidade no lado esquerdo do ataque. Participou de 13 jogos em 2020 e marcou dois gols.




Fonte: GE/Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Ex-Botafogo, André Bahia serviu de conselheiro antes do "sim" de Kalou: "Fiz questão de elogiar"


Novo reforço alvinegro consultou o ex-companheiro de Feyenoord e ouviu boas indicações. Marfinense terá primeira passagem pelo Brasil, mas é casado com brasileira e fã da culinária local


Antes de aceitar a proposta do Botafogo, Salomon Kalou recorreu a um velho companheiro e conhecido da torcida alvinegra: André Bahia. O ex-atleta jogou com o marfinense no Feyenoord, da Holanda, no início da carreira, e revelou ao GloboEsporte.com que serviu de conselheiro durante as negociações com o clube carioca.




Salomon Kalou no Hertha Berlim — Foto: Jan-Philipp Burmann/Getty Images


Hoje, André é empresário e sócio da Sports Advisor. E foi em contato com outro antigo companheiro, o agente de Kalou, que o ex-zagueiro do Botafogo ficou sabendo da possibilidade de reencontrar o amigo no Rio de Janeiro. O brasileiro fez questão de elogiar o Botafogo.


- Perguntou sobre tudo. Eu tive uma passagem muito legal pelo Botafogo e fiz questão de elogiar muito o clube. Funcionários, torcida... Disse que seria uma experiencia muito boa ele atuar no Brasil.


- Tenho falado muito com o empresário dele que também jogou comigo no Feyenoord em 2005. Semana passada ele me ligou para conversar sobre assuntos profissionais e comentou da possibilidade do Kalou jogar no Botafogo e perguntou se ele poderia me ligar. Acabamos nos falando essa semana - completou.




André Bahia jogou com Kalou na Holanda — Foto: EuroFootball/Getty Images


Novo reforço em General Severiano, Kalou foi anunciado pelo Bota na noite da última quinta-feira. O jogador de 34 anos é esperado no Brasil na próxima semana. O contrato vai até o fim de 2021, em acordo muito similar ao que também seduziu o japonês Keisuke Honda.


Casado com brasileira e fã de pavê


Kalou cresceu do outro lado do Atlântico, mas tem uma trajetória recheada de brasileiros e de histórias sobre o Brasil. Para começar, o novo astro botafoguense é casado com uma brasileira. E pode, em breve, ser pai de uma criança nascida no Rio de Janeiro.


- Perguntei se tinha já filhos e ele disse que estava para nascer. A esposa é de Brasilia. Brinquei com ele que já nasceria no Rio. Me coloquei à disposição para ajuda-lo aqui na cidade - contou André Bahia.




Kalou e a esposa, Karina — Foto: Reprodução


Nos tempos de Holanda, o ex-zagueiro descobriu o fascínio do marfinense não só pelo Brasil, mas pela comida brasileira. Kalou chegou a "roubar" uma cozinheira que trabalhava para o Feyenoord quando foi negociado com o Chelsea, da Inglaterra. O prato preferido era uma sobremesa, o pavê.


- Kalou é um cara alegre, muito tranquilo e um dos que eu mais me identificava no clube. Dentro e fora de campo. Tinha uma brasileiro chamada Norma, que trabalhava na parte da cozinha, e nós cansamos de comer na casa dela. Kalou era doido pelo pavê da Norminha. Quando ele foi para o Chelsea, a convidou para viajar até a Inglaterra e pediu o pavê (risos).


O convívio com brasileiros não será um problema para o novo reforço do botafogo. Além de viver com uma, o atacante teve muitos colegas nascidos no país durante a carreira, além de André. Alguns nomes são conhecidos pelas torcidas daqui, como David Luiz, Alex, Belletti, Ramires, Gerson Magrão e Lucas Piazon.


O atacante chega para a aventura no Brasil depois de uma vida inteira no futebol europeu. Contratado ainda jovem pelo Feyenoord, da Holanda, Kalou viveu o melhor momento da carreira no inglês Chelsea, pelo qual levantou a taça da Liga dos Campeões em 2012. Depois, passou ainda pelo Lille e encerrou recentemente o contrato com Hertha Berlim, onde estava desde 2014. Na última temporada, ele fez sete jogos e dois gols.




Fonte: GE/Por Felippe Costa e Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Palmeiras negocia volta de Victor Luís ao Botafogo por empréstimo


Victor Luís tem situação bem encaminhada para voltar ao Botafogo, que defendeu entre 2016 e 2017


Victor Luís tem situação bem encaminhada para voltar ao Botafogo, que defendeu entre 2016 e 2017 - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação


Bernardo Gentile e Diego Salgado


O Botafogo está otimista para contar novamente com Victor Luís. O lateral esquerdo estava lutando por uma vaga no Palmeiras e viu com bons olhos a possibilidade de voltar ao Rio de Janeiro, onde defendeu o Alvinegro entre 2016 e 2017.

As conversas estão adiantadas e tudo deverá ser resolvido até o início da próxima semana. Os clubes devem dividir os salários, e o Botafogo deve assumir R$ 125 mil dos vencimentos do lateral esquerdo. Houve certa resistência do Palmeiras em aceitar essa questão.


FPF diz que jogos do Paulistão serão disputados em cidades na fase amarela
Anderson Barros, diretor de futebol do Palmeiras, que já trabalhou no Botafogo e tem forte ligação com o clube, foi quem participou das conversas. Em caso de proposta do exterior, Victor Luís poderá ser vendido sem a anuência do Botafogo, que ganharia apenas a taxa de vitrine - cerca de 10%.

Essa situação, por outro lado, gerou insatisfação no Botafogo. O técnico Paulo Autuori, por exemplo, ficou muito incomodado com a possibilidade de perder o atleta no meio da competição. Mais uma vez a situação teve que ser contornada.

O empréstimo será até o fim de fevereiro de 2021, quando acabará a temporada atual. O Botafogo terá o direito de passe fixado e poderá exercer a compra do atleta. Vale lembrar que o Alvinegro está em fase final do processo de se transformar em clube/empresa e poderá ter os recursos necessários para fazer a opção.

Pelo lado do Botafogo, a expectativa é grande. O jogador, inclusive, é esperado no Rio de Janeiro. Victor Luís, porém, tem um problema de saúde na família, o que pode atrasar um pouco a oficialização do negócio, o que não é um problema no Alvinegro.

O Palmeiras, por sua vez, adota um discurso mais pés no chão. Admite que há uma negociação, mas evita falar em acerto neste primeiro momento. O fato é que as laterais viraram um 'problema' para o Alviverde, que vê o setor inchado com muitas opções.



Fonte: Bernardo Gentile e Diego Salgado/Do UOL, no Rio de Janeiro

Financeiro, técnico e marketing: o impacto de Kalou no Botafogo



Marfinense chega ao clube de General Severiano dentro de uma realidade financeira e com a expectativa de mudar panorama dentro e fora de campo





Salomon Kalou é o novo jogador do Botafogo (Foto: Reprodução/Twitter Botafogo)


Salomon Kalou é a tão sonhada segunda estrela que a diretoria do Botafogo desejava. Depois de Keisuke Honda e o fracasso nas tratativas com Yaya Touré, o atacante foi a "cereja do bolo" em relação às contratações para 2020. O impacto de um jogador de calibre mundial, é claro, não foi pequeno. E era justamente isso que o Alvinegro queria.


Internamente, o Botafogo já se planeja para lançar produtos e ações de marketing ligados a Salomon Kalou. A intenção é atrair a comunidade africana e também parte dos torcedores do Chelsea, que possui uma base de fãs em escala global, já que o marfinense teve uma passagem marcante pelo clube londrino no início da década.

Não apenas visando impactos internacionais, mas o Botafogo espera outro 'boom' no programa de sócios-torcedores. Quando Keisuke Honda assinou, o clube saiu de 18 mil associados para 30 mil - mas este número voltou para a casa de 27 a 28 mil com a pandemia do coronavírus e a paralisação das atividades. Agora, a meta é alcançar 40 mil pessoas.


E MAIS:
Imprensa internacional repercute chegada de Kalou ao Botafogo
Em 2017, Kalou, do Botafogo, afirmou: 'Racismo é como terrorismo'
Empresário comemora acerto de Kalou: 'Torcida merece muito'
Após anunciar Kalou, Botafogo oferece desconto para novos sócios
Salomon Kalou é anunciado como reforço do Botafogo: 'Muito orgulho'


Em termos financeiros, Kalou também não chega para extrapolar a realidade do Botafogo. O marfinense terá um dos maiores salários do elenco, mas nada fora dos padrões alvinegros. Por exemplo, ganhará menos do que Diego Souza, atualmente no Grêmio, no ano passado.


Para Paulo Autuori, Kalou era uma das peças que faltavam para completar o quebra-cabeça do treinador. O novo camisa 8 do Botafogo pode jogar em qualquer posição do atacante, mas, em um primeiro momento, deve ser escalado no lado direito do sistema ofensivo - com Luís Henrique aparecendo no flanco oposto e Pedro Raul pelo centro.

O comandante deu o aval para a contratação. Kalou chega de um ano com poucos jogos no Hertha Berlin, mas até a temporada retrasada era uma das principais peças da equipe da capital alemã - em 2018/19, teve 11 participações diretas em gols em 32 partidas disputadas.


Fonte: LANCE! Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)