Páginas

domingo, 3 de março de 2024

Fábio Matias foge de possível efetivação no Botafogo e valoriza Diniz: "Vivendo um sonho"



Botafogo venceu o Fluminense no Campeonato Carioca




Auxiliar permanente, Fábio Matias tem três jogos em três vitórias no comando como treinador interino do Botafogo. Enquanto o clube de John Textor ainda procura um novo treinador para assumir no ano, o paulista somou mais um bom resultado neste domingo, com a vitória por 4 a 2 sobre o Fluminense.





Fluminense 2 x 4 Botafogo - Melhores momentos - Campeonato Carioca 2024


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


O funcionário, contudo, não assume pressa sobre uma possível efetivação do cargo. Para ele, o cenário é de preparo para quem virá depois.


- Eu sou funcionário do clube e é um função que precisam, de um auxiliar permanente. Para quando tiver percalços ter condição de continuar e ajustar. A gente continua preparando a equipe para quem vai vir. Nosso objetivo é deixar as coisas da melhor forma possível. Particularmente a gente tem objetivo de médio e longo prazo, mas não sei. Futebol é muito dinâmico. Vamos deixar a casa organizada para que a chegada do novo treinador seja menos traumática dentro do processo. Esse é o meu objetivo hoje dentro do clube - afirmou.


Com foco no jogo contra o RB Bragantino, na próxima quarta-feira, pela terceira fase da Conmebol Libertadores, o Botafogo entrou com um time misto, recheado de jogadores reservas e jovens. O destaque ficou para Marlon Freitas, com dois gols marcados.





Fábio Matias, técnico interino do Botafogo - Fluminense x Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


- Não só pela vitória, mas foi um bom jogo de forma geral. Tudo que foi proposto a gente conseguiu cumprir. Principal de tudo é valorizar a todos. O processo de futebol para clubes como o nosso que tem muitas competições é você conseguir rodar e valorizar todo mundo. E a gente vem conseguindo. Isso mostra que é um clube forte. O Marlon tem uma situação peculiar, familiar. É um jogador que é fundamental dentro do processo. Acho que a gente por causa dessa ansiedade competitiva esquece do lado humano. Isso tem que aflorar um pouco mais. E vale para o próximo jogo, contra o Red Bull, que a torcida mantenha essa energia positiva para a partida - analisou.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


O jovem treinador valorizou o contato com Fernando Diniz. Durante a entrevista coletiva, ele contou que houve uma conversa com o treinador do Fluminense e elogiou a postura dentro e fora de campo do comandante tricolor.


- Ter tido o contato de ter jogado hoje contra o Diniz... Eu falei para ele que estava realizando um sonho. Ele é um treinador hoje de destaque dentro da representatividade do jogo. Ele tem o respeito pelo atleta e pelo o que o atleta pode fazer. É um jogo gostoso de assistir o do Diniz. Temos que desfrutar o máximo disso aqui. Lá no Red Bull a gente jogava jogos profissionais com uma equipe média de 18 anos, e hoje estou aqui por uma escolha de pessoas que me valorizam. Tenho que estar nesse lugar. Hoje me sinto muito valorizado pelas oportunidades que eu tenho. Quanto mais técnicos de fora vieram de fora é melhor, eu acho essa briga uma besteira, é aprendizado. Quando não me sinto valorizado eu saio. Tem gente boa para c... hoje no futebol brasileiro, e hoje estou aqui. É preparar para quem venha, deixar a casa arrumada. Estou vivendo um sonho, mas um sonho real. Joguei contra o Flu do Diniz, mas não podia ficar de boca aberta, se não seria atropelado. Hoje é ficar feliz, mas quarta já tem Red Bull. Futebol é assim. Estou vivendo um momento gratificante, mas tenho que agradecer aos atletas, eles entenderam a importância de dar oportunidade para outros - contou.



Qual é o segredo da "energia" de Fábio Matias? O treinador chegou à terceira vitória em três jogos no comando do Botafogo.


- Não posso responder isso. Eu estou sendo eu. Da forma que eu acredito. Acho que isso é a coisa mais importante. Se essa energia está ajudando, vocês podem falar melhor. Eu estou sendo eu, como sempre fui desde a base. Usando também os companheiros da comissão. Acho que a energia está vindo de fora também. De novo, peço para que a gente consiga ter essa energia no jogo de quarta-feira, lotar o Nilton Santos e fazer o jogo. O importante é os atletas, eles se sentirem bem.



Mais declarações de Fábio Matias


Roteiro semelhante contra o Fluminense em 2023

- Fluminense hoje é uma das grandes equipes do futebol brasileiro, campeão da Libertadores. A gente tem condição de analisar os jogos. A gente brinca que tudo que aconteceu ano passado ficou no ano passado. Os jogadores eram diferentes, o jogo diferente. Foi uma equipe com alguns atletas que tinham baixa minutagem, outros jovens que vieram da base. A ideia era alternar pressão. Começamos lá em cima para tentar aproveitar o erro do adversário. O Fluminense teve chance e o jogo começou a ficar mais equilibrado. A gente teve um momento que sofreu, o que é normal, e tínhamos estratégia para esse sofrimento. De recuperar a bola e acelerar. Os atletas estão comprando a ideia. A gente pensou a estrutura para esse adversário. Quarta-feira é outro jogo, contra o Red Bull. Um adversário muito qualificado.



+ Leia mais notícias do Botafogo


Como o trabalhar o ímpeto

- É uma questão estratégica. A gente vende uma ideia para os atletas e eles tem que comprar. Não podem ter dúvida. A gente não pode ter e nem os atletas. Temos que encorajar eles. O que a gente teve de legal hoje foi a coragem. EU citei na plestra hoje que um dos pontos de atenção era ter concentração e coragem para arriscar. Ter coragem para pressionar, para jogar com uma linha um pouco mais alta. O principal é o atleta. Eles precisam comprar a ideia. Independente de quem está dentro do campo. O principal é eles. Posso fazer uma estratégia mirabolante que se eles comprarem não adianta.


Raí

- É um atleta jovem que é normal oscilar. Conhecia já ele de jogar contra. A sequência vai ajudar ele a crescer. É um jogador que tem boa perna esquerda. Ele tem uma capacidade de absorver informação muito bem e vai crescer. Ele cumpriu bem o papel e ajudou inibir a qualidade do adversário.



Tiquinho Soares

- Nós temos um plantel muito qualificado. O principal é respeitar a característica individual de cada jogador. O jogo de futebol é muito conexão. Temos que conectar isso e potencializar individualmente. A gente está trabalhando muito nisso para buscar o melhor cada um. Esses ajustes com o Tiquinho, ele é excepcional. Tem coisas top, movimento de saída de linha, pivô. Temos que valorizar. Eu não posso pensar "eu gosto de jogar assim". Você acaba inibindo eles. Temos que buscar explorar as qualidades dele.



🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Atuações do Botafogo: Marlon Freitas faz valer a lei do ex e é o melhor; dê suas notas



Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória sobre o Fluminense pelo Carioca



Ranking de Atuação
















Ordenar por:



Gatito Fernández - GOL
nota ge5.0
público5.5

Se enrolou na saída no lance do gol tricolor. De resto, não teve muito trabalho já que o rival praticamente não acertou a meta.



Mateo Ponte - LAT
nota ge6.0
público7.1

Ganhou a maior parte dos duelos defensivos no setor direito, não deu espaços para Alexsander e manteve a boa atuação mesmo quando Jhon Arias entrou e caiu por ali. Foi substituído no meio do segundo tempo.



Damián Suárez - LAT
nota ge4.0
público4.8

Cometeu um pênalti infantil que quase comprometeu a vitória.



Lucas Halter - ZAG
nota ge4.5
público5.0

Perdeu o tempo de bola no gol de Lelê e teve dificuldades para se entender com os companheiros na linha de impedimento. Saiu no intervalo por estar amarelado.



Jefferson - ZAG
nota ge6.0
público7.0

Entrou no intervalo no lugar de Halter e fez uma partida segura ao lado de Bastos.



Bastos - ZAG
nota ge5.5
público7.3

Teve muito trabalho com a velocidade de Lelê. Bobeou em alguns lances do primeiro tempo, mas evoluiu na segunda etapa e terminou em alta.



Marçal - LAT
nota ge5.0
público6.5

Sofreu enquanto Douglas Costa esteve em campo, com a saída do camisa 90, passou a ter menos sobrecarga defensiva e melhorou.



Gregore - MEI
nota ge7.5
público8.3

Muita disposição no meio-campo, fechou espaços, recuperou bolas e ajudou o time a controlar a partida mesmo sem a bola. Ótima partida.



Marlon Freitas - MEI
nota ge8.0
público9.1

O melhor em campo. Além do gol que abriu o placar aos 2 minutos, se movimentou muito, distribuiu o jogo e levou perigo em outras oportunidades. Lembrou a melhor versão da última temporada. Segurou a pressão do pênalti decisivo e garantiu a vitória alvinegra.


10º
Kauê - MEI
nota ge8.0
público8.9


Foi o mais avançado da trinca de volantes escalada por Fábio Matías. Fez bom trabalho encostando no ataque e pressionando a saída de bola do Fluminense. Aos poucos vai se consolidando no elenco principal. Recuperou a bola e sofreu o pênalti que garantiu a vitória.


11º
Yarlen - ATA
nota ge--
público7.5

Entrou no fim


12º
Diego Hernández - MEI
nota ge6.5
público7.4

Jogador com mais características de criação em campo, deu dinâmica ofensiva e se movimentou bastante. Poderia ser mais agudo.


13º
Hugo - LAT
nota ge6.5
público7.3

Entrou no fim, mas deu tempo de cruzar para o gol de Emerson Urso


14º
Raí - MEI
nota ge7.0
público7.8

Acertou um lindo chute para fazer o segundo gol da entrada da área. Poderia ter sido mais participativo, mas teve boa atuação.


15º
Emerson Urso - ATA
nota ge7.0
público8.2

Correu muito, pressionou bem a defesa tricolor e quase conseguiu uma roubada de bola dentro da área. Fez o quarto gol no fim.


16º
Janderson - ATA
nota ge6.5
público7.3

Deu muito trabalho para a zaga do Fluminense com força física e velocidade. Quase fez um golaço no primeiro tempo atropelando Antônio Carlos.


17º
Fábio Matias - TEC
nota ge7.5
público9.3

Poupando os principais jogadores para a Libertadores, acertou na estratégia ao escolher um meio-campo de recuperação de bola para acelerar contra a linha alta. Muito mérito na vitória.


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Textor deixa Carioca de lado e diz que foco do Botafogo é a Libertadores: "Prioridade"



Dono da SAF faz postagem afirmando que está animado para ver "caras novas" no time, que deve poupar peças contra o Fluminense, neste domingo



John Textor, dono da SAF Botafogo, utilizou as redes sociais para deixar o Campeonato Carioca de lado e focar na Conmebol Libertadores. Em uma postagem na noite deste sábado, véspera do clássico com o Fluminense pela última rodada da Taça Guanabara, o empresário americano deixou claro que o time irá poupar peças visando os jogos com o Bragantino pela terceira fase da competição sul-americana.




Boa fase: Júnior Santos chega a 8 gols na temporada pelo Botafogo (https://ge.globo.com/video/boa-fase-junior-santos-chega-a-8-gols-na-temporada-pelo-botafogo-12400772.ghtml)


- Animado para ver alguns novos rostos do Botafogo amanhã contra o Fluminense. A prioridade é quarta-feira, Libertadores, contra o Bragantino - disse o dono da SAF.





John Textor faz postagem em rede social — Foto: Reprodução



+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


O Botafogo enfrenta o Fluminense neste domingo, às 16h, no Maracanã pela última rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Estadual. De olho na terceira fase da Libertadores, que começa a ser decidida na próxima quarta-feira, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, o treinador interino Fábio Matias deve mudar a base da equipe.





John Textor — Foto: Getty Images


Alguns jogadores com minutagem mais alta na temporada, como o volante Tchê Tchê, o meia Eduardo e o atacante Tiquinho Soares devem ser poupados. Especialmente porque o Glorioso precisa de uma combinação de resultados para avançar para a semifinal.



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


Como está na quinta colocação, dois pontos atrás do Vasco, o Bota precisa vencer o Flu e torcer para o que rival que está uma posição à frente não vença a Portuguesa dentro de São Januário, também neste domingo, às 18h10. Na quarta-feira, o Botafogo enfrenta o Bragantino no primeiro jogo da terceira fase da Conmebol Libertadores.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

O Fluminense é o adversário ideal para o Botafogo? Comentaristas analisam



Glorioso vem de duas vitórias seguidas sem sofrer gols




O Botafogo encontrará pela frente neste domingo, às 16h, no Maracanã pela última rodada da Taça Guanabara um adversário que traz boas recordações recentes, o Fluminense. Foram três vitórias nos últimos três Clássicos Vovô, com quatro gols marcados e nenhum sofrido. Tudo isso com dois técnicos diferentes.





Botafogo chega embalado por goleada para o clássico contra o Flu (https://ge.globo.com/video/botafogo-chega-embalado-por-goleada-para-o-classico-contra-o-flu-12403413.ghtml)


+ Contratações do Botafogo para 2024: veja quem chega e quem vai embora


Mesmo em uma temporada especial para o rival, que terminou com o título da Conmebol Libertadores, o Glorioso se mostrou confortável nos confrontos e até mesmo dominante algumas vezes.


O primeiro encontro, no Carioca de 2023, foi um cenário de domínio tricolor, pênalti perdido e vitória alvinegra em uma estocada com Victor Sá. Já os outros dois encontros apresentaram superioridade do Glorioso.


No primeiro turno do Brasileirão, vitória por 1 a 0 com gol de Victor Cuesta em partida que o Fluminense praticamente não conseguiu finalizar. O Maracanã foi o palco do encontro do segundo turno e de mais um triunfo do Botafogo: 2 a 0 com Tiquinho Soares e Júnior Santos marcando.


Analisando os últimos encontros, o ge ouviu os comentaristas Jéssica Cescon, Rafaelle Seraphim e Rodrigo Coutinho para saber: O Fluminense é o adversário ideal para o Botafogo?


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Veja o que o Botafogo precisa para classificar no Campeonato Carioca



Jéssica Cescon

"Bota e Flu tem maneiras bem distintas de pensar o jogo e por isso se diferenciam tanto, não só na maneira que constroem seus jogos como em característica de elencos. O Flu é adepto ao seu jogo de aproximação e 'abandono' de posição, priorizando a troca de passes por superioridade numérica em determinado espaço, contra um Botafogo que assume o campo adversário com objetividade, aproveitando a profundidade nas costas da zaga para acionar seu ataque.


Num cenário em que o Botafogo não caia na tentação de pressionar a saída de bola na área do Fluminense e o aguarde numa postura média, pode fazer valer sua principal característica de atacar o espaço, usando a linha alta que o Flu naturalmente aplica. Para isso, precisa ter agressividade na marcação, provocar o erro de passe do Fluminense e conectar rapidamente o ataque quando roubar a bola.


Esse é o momento que vejo como mais frágil na ideia do Diniz (o que não invalida o conceito): quando o Fluminense não consegue recuperar a posse na pressão pós perda e precisa fazer a recomposição - que não é rápida. É justamente nessa marcação, roubo de bola e transição ofensiva rápida que Botafogo se destaca.


Mas vale dizer: nem sempre o Fluminense joga assim, às vezes recorre ao jogo mais posicional, como fez contra a LDU. É um time inteligente, técnico e que se adapta facilmente. É uma partida que pode ser definida na capacidade de leitura de jogo das duas equipes".


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp





Botafogo comemora vitória sobre o Fluminense no Maracanã — Foto: Vitor Silva / Botafogo



Rafaelle Seraphim

"Por mais clichê que seja, em clássico tudo pode acontecer. Além disso, Fabio Matias vai poupar alguns jogadores titulares visando o próximo jogo da Libertadores.


Mas, olhando a forma como o Botafogo jogou contra o Aurora e com as peças que tem, pode ser um incômodo ao jogo do Fluminense.


Isso porque o Botafogo se mostrou um time agressivo, que pressiona o adversário e aproveita o Eduardo para ser o articulador do time e quem dá opções de passe para os laterais avançarem. O Botafogo busca jogar aberto e explorando o jogo em velocidade, alternando o posicionamento de Junior Santos e Savarino, confundindo a defesa e forçando as deficiências do adversário.


O Botafogo foi combativo, ocupou bem os espaços e manteve o ritmo ofensivo. Jogou de forma compacta, com boas coberturas e foi competitivo durante todo o tempo.


Esse estilo de jogo dificulta as ações do Fluminense, que joga prezando pela posse e com a linha defensiva alta, e coloca luz às fragilidades da equipe campeã da Libertadores e da Recopa Sulamericana, que nessa forma de jogar, fica exposta em determinadas fases do jogo."



Rodrigo Coutinho

"Não diria que é o ideal por conta da qualidade e da assimilação dos jogadores do Fluminense em cima das ideias de Fernando Diniz. Mas no ponto de vista tático, pode oferecer o contexto que é mais favorável ao Botafogo: espaço para contra-atacar.


Os melhores momentos do time recentemente foram com campo para acelerar as transições ofensivas. Possui jogadores que funcionam bem desta forma, são rápidos e buscam boas combinações assim. Se conseguir um trabalho defensivo próximo ao que fez no jogo contra o Flamengo, pode aproveitar o cenário"


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro