Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Botafogo e Figueira pecam na mira e empatam sem gol em Juiz de Fora



Cariocas perdem caminhão de gols e seguem no Z-4. Catarinenses desperdiçam melhor chance do jogo e seguem sem vencer no Brasileiro como visitantes








O roteiro foi o mesmo que o torcedor do Botafogo está acostumado. Joga melhor, cria muitas chances, mas não consegue transformá-las em gols. Neste cenário, o Figueirense até tem motivos para comemorar o empate por 0 a 0, na noite desta quarta, no Estádio Mário Heleno, apesar de também ter perdido uma oportunidade inacreditável, no fim do jogo, com Everton Santos. Mas é fato que o time catarinense deixa Juiz de Fora com um pontinho na bagagem graças ao festival de chances desperdiçadas pela equipe carioca.


O empate não foi bom para ninguém, mas foi pior para o Botafogo. A equipe de Ricardo Gomes chegou a 9 pontos, subiu uma posição (17ª), mas segue na zona de rebaixamento. O time carioca ainda pode ser ultrapassado nesta quinta por Coritiba e Sport, que jogam nesta quinta. Na 12ª colocação, o Figueirense tem 13 pontos e segue sem vencer fora de casa. No domingo, o Botafogo visita o Inter, em Porto Alegre. No mesmo dia, o Figueira recebe o Coritiba, em Florianópolis.

Jogo em Juiz de Fora teve muitas chances (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Apesar dos sete desfalques (Jefferson, Carli, Emerson, Lindoso, Dudu Cearense, Leandrinho e Sassá) do Botafogo e dois três (Elicarlos, Carlos Alberto e Rafael Moura), foi um primeiro tempo animado em Juiz de Fora. O Alvinegro teve mais posse de bola (63%), volume de jogo e chegou bem com Fernandes, Yaca e Bruno Silva – a melhor chance -, mas o Figueirense foi perigoso nos contra-ataques. Ermel e Dudu, em chute que passou rente à trave, quase colocaram o time catarinense em vantagem.


A etapa final foi toda do Botafogo, que chegou a ter 70% de posse de bola. A pontaria, porém, estava novamente descalibrada. Emerson Silva (três vezes), Neilton, Fernandes, Luís Henrique, Aquino, Octávio... Quando a bola ia no gol, o goleiro Gatito Fernandes estava lá. Foram 17 finalizações em todo o jogo. Nenhuma com o gol como destino. No último lance do jogo, quase como uma punição, o Figueirense quase marcou. Airton cobrou falta de longe, Sidão deu rebote, mas Everton Santos, talvez contagiado pelas inúmeras chances perdidas, mandou para fora, com o goleiro caído. Certamente foi o 0 a 0 mais animado do Brasileirão.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Juiz de Fora, MG

Camilo é regularizado e deve estrear com Pimpão diante do Internacional


Por causa de o sistema da Fifa fora do ar, meia não pôde ser registrado a tempo para encarar o Figueirense nesta quarta. Atacante deve ter situação normalizada até sexta




Camilo fará sua estreia pelo Botafogo domingo, contra
 o Internacional (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Camilo está regularizado! O nome do meia foi publicado no início da tarde desta quarta-feira no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, mas não deu tempo de ele ser liberado para enfrentar o Figueirense à noite - para ser relacionado para uma partida, qualquer jogador deve ter sua situação normalizada com um dia de antecedência. O meia chegou a viajar com a delegação para Juiz de Fora (MG), mas o Sistema de Transferências Internacionais da Fifa ficou fora do ar na última terça e impediu a regularização de qualquer reforços vindo do exterior no primeiro dia da janela internacional. A estreia do meia ficou para domingo, contra o Internacional no Beira-Rio, quando o Botafogo também deve poder contar com Pimpão, que está no último dia de contrato com o Emirates Club, dos Emirados Árabes, e precisa ser inscrito até às 19h (de Brasília) de sexta-feira.


Antes de viajar para Juiz de Fora, Camilo concedeu entrevista coletiva terça-feira, em General Severiano, mostrou-se ansioso para jogar já nesta quarta-feira e revelou que familiares até já estavam alugando uma van para o estádio da cidade mineira. Porém, a família agora precisará de uma viagem mais longa para acompanhar a estreia do meia em Porto Alegre. Com oito pontos, o Botafogo é o 18º colocado do Brasileirão e enfrenta o Figueirense nesta quarta-feira, às 21h, no Estádio Municipal Radialista Mario Helênio, em Juiz de Fora. Ricardo Gomes escondeu a escalação, mas um provável time alvinegro tem Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton; Bruno Silva, Yaca e Gegê; Neilton e Ribamar.


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Rio de Janeiro

Auditoria da gestão Assumpção revela superfaturamento ao comprar Renato


Clube apresenta primeiros resultados do balanço externo e cita caso do volante, que teve 180% dos direitos adquiridos. Ex-presidente não comenta, mas irá se defender





Renato chegou ao Bota como a principal contratação
do clube em maio de 2011 (Foto: Globoesporte.com)
Seis meses depois, o Botafogo apresentou os primeiros resultados da auditoria externa da "Ernst & Young" para investigar as movimentações financeiras da gestão de Maurício Assumpção, que ficou no comando de 2009 a 2014. Na noite desta terça-feira, em reunião do Conselho Deliberativo realizada no ginásio de General Severiano, o presidente Carlos Eduardo Pereira citou o "caso Renato" como uma das operações questionáveis do ex-mandatário. Segundo levantamento, o volante, atualmente no Santos, teve 100% de seus direitos adquiridos em maio de 2011, mas um mês depois teve mais 80%, totalizando 180% de algo que só poderia chegar a 100%. Renato chegou na época como grande contratação. Na ocasião, o Alvinegro venceu a concorrência de Santos e Corinthians para contratar o então volante do Sevilla, da Espanha. O salário dele era na casa de R$ 380 mil mensais. Ele firmou contrato de três anos.


- Eu não vou antecipar nada porque estamos em um processo de levantamento de dados. Depois disso, as pessoas serão chamadas para explicar a situação. Elas terão direito à defesa. As coisas foram identificadas e vamos tentar esclarecer. Vamos dar a oportunidade de que as pessoas esclareçam. Não há prazo, essa auditoria vai se estendendo, estamos avaliando junto com um advogado criminalista que o Botafogo contratou. Ele vai identificar os pontos que carecem de ações do Botafogo. Feito isso, vamos divulgar. Esperamos que, no mais tardar no mês de julho, haja uma conclusão do processo de expulsão do Maurício Assumpção - disse o presidente Carlos Eduardo Pereira, que preferiu não revelar os valores apontados na auditoria.


O GloboEsporte.com entrou em contato com o ex-presidente Maurício Assumpção. Ele não comentou o "caso Renato" e disse que aguarda o momento em que terá a oportunidade de se defender. Segundo ele, quando apresentou sua defesa, a junta de Recursos e Julgamentos do Botafogo se disse incapaz de julgar o processo que está sendo movido para sua expulsão do clube.


Outra novidade do encontro foi a previsão de liberar a "Arena Botafogo" nesta quarta-feira para o jogo do dia 3 de julho, contra o Santa Cruz, e a possibilidade de a diretoria se abrir a propostas para alugar o espaço para a dupla Flamengo e Fluminense se os rivais quiserem - para o Rubro-Negro, porém, Carlos Eduardo Pereira avisou que não há possibilidades de negócio enquanto estiver correndo o imbróglio judicial envolvendo Willian Arão. Também foram temas da pauta a utilização do Estádio Nilton Santos para shows a partir de 2017, o controle orçamentário do clube, o alto número de lesões a contratação de Canales, que chegou machucado.


Confira os principais pontos da reunião:


AUDITORIA
Mauricio Assumpção está sendo alvo de investigação
 interna no Botafogo (Foto: Reprodução / TV Globo)
Em acordo firmado em janeiro com a "Ernst & Young", a empresa está em processo de auditar processos, documentações e contas da instituição relativas ao período de 2009 a 2014, do mandato de Assumpção. Os resultados finais ainda não foram concluídos, mas Carlos Eduardo Pereira citou o "caso Renato" como exemplo, além de outras operações consideradas estranhas, como as rápidas evoluções salariais de Eduardo Hungaro, ex-auxiliar e técnico do Botafogo. O presidente alega que os maiores problemas estão entre 2013 e 2014 e também citou o caso da empresa do pai de Assumpção,"Romar Representações LTDA", receber 5% dos contratos firmados pelo Alvinegro com a Viton 44, principal patrocinadora do clube à época. O antigo comandante teve as contas do ano fiscal de 2014 reprovadas pelo Conselho Deliberativo e atualmente responde a processo ético perante os órgãos do Alvinegro após ter sido acusado de improbidade administrativa. O benemérito José Vitor disse que se a auditoria concluir que houve crime financeiro, o encaminhamento é diferente e pode haver punição grave ao ex-presidente.


"ARENA BOTAFOGO"
"Arena Botafogo" deve ser liberada para inauguração
nesta quarta-feira (Foto: Divulgação / Botafogo)
O vice-presidente executivo, Luis Fernando Santos, revelou que a "Arena Botafogo" já obteve o laudo dos bombeiros e falta apenas o do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), que deve sair nesta quarta-feira, liberando o estádio para ser inaugurado dia 3 de julho, contra o Santa Cruz. Foi informado ainda que o local terá quatro setores: um social (5.500 lugares), duas arquibancadas do mandante (aproximadamente 4.000) e uma de visitante (1.650). Outra novidade foi a possibilidade de alugar o espaço para Flamengo e Fluminense se for do interesse dos rivais, como forma de aumentar a receita - o Vasco não quis fazer acordo para ceder São Januário em troca da dívida por Fellipe Bastos - e de continuar usando o estádio na Ilha do Governador em 2017 mesmo com a volta do Nilton Santos. Caso o clube não continue na arena, a estrutura provisória será desmontada.


NILTON SANTOS
Nilton Santos deve passar a receber shows musicais
previstos no Rio de Janeiro a partir de 2017 (Foto: AP)
O Botafogo teme que a Prefeitura do Rio de Janeiro demore a liberar o estádio após a Olimpíada e já definiu que seguirá na "Arena Botafogo" mesmo com o Nilton Santos à disposição em 2016. No ano que vem, há a possibilidade de o Alvinegro seguir jogando partidas na Ilha do Governador e começar a usar o palco no Engenho de Dentro para shows musicais, como o Maracanã tem feito ultimamente. Carlos Eduardo Pereira diz que o clube está em contato com empresas especializadas e que duas já manifestaram interesse, gostaram do espaço e devem apresentar propostas em breve.



CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
Novis alegou que o Botafogo tem tido fluxo de caixa
positivo ao longo da temporada (Foto: Thiago Lima)
O recém-homologado vice-presidente de finanças do Botafogo, Luiz Felipe Novis, apresentou um controle orçamentário na reunião em gráficos. O foco da argumentação é que o Botafogo tem tido superávit maior que o orçado no início do ano, fazendo com que o clube projete bons resultados financeiros ao final da temporada - o futebol, por exemplo, está executando abaixo da folha prevista de R$ 3 milhões, incluindo comissão técnica. Porém, números apresentados foram poucos, como o balanço de maio: foram orçados 108 mil, mas o valor realizado foi de 1,8 milhão - o benemérito Paulo Sérgio pediu para que nas próximas reuniões o dirigente apresente o fluxo de caixa. Novis alegou que despesas operacionais do clube aumentaram e algumas receitas ficaram abaixo do esperado, como aluguel do Mourisco, mas que o Alvinegro tem tido fluxo de caixa positivo e não precisou de novos financiamentos para pagar suas obrigações.



LESÕES E CANALES
Canales vem sendo "blindado" pelo Botafogo e não teve
fotos divulgadas no clube (Foto: Twitter / Botafogo)
Quem esteve presente na reunião foi o coordenador médico do Botafogo, Luiz Fernando Medeiros. Se quando deu entrevista coletiva no clube para explicar sobre Canales o doutor causou um mal-estar com a diretoria internamente por causa de críticas nas redes sociais e na imprensa, desta vez ele foi convocado para o Conselho Deliberativo. Em pauta, as muitas lesões do elenco e a contratação do chileno Canales, que chegou machucado. O profissional da área médica admitiu a preocupação com as muitas contusões e revelou que a equipe de preparação física tomou algumas providências para treinamentos e na sala de preparação, de forma a tentar minimizar o problema. Sobre o chileno, garantiu que ele foi rigorosamente avaliado e está curado de lesões anteriores, exceto uma que está sendo tratada, um edema no pé direito - o centroavante teria voltado a jogar antes da hora na Universidad de Chile, o que acabou atrasando a sua completa recuperação.


Fonte: GE/Por Marcelo Baltar e Thiago Lima/Rio de Janeiro

Remendado outra vez, Botafogo tenta contra Figueirense sair de novo do Z-4


Com seis titulares no departamento médico, Alvinegro carioca precisa superar pedra no sapato e quebrar o jejum de três anos contra o rival. Para isso, busca força em JF



Dizer que o Botafogo vem sofrendo com o departamento médico cheio em 2016 já virou repetitivo. Mas o fato é que o número só aumenta: Jefferson, Airton, Diogo Barbosa, Carli, Fernandes, Luis Ricardo, Emerson, Neilton, Octávio, Lindoso, Luís Henrique, Leandrinho... A contusão na coxa esquerda do jovem meia de 19 anos foi a mais recente de 12 lesões em seis meses em General Severiano, uma média de dois machucados a cada 30 dias. Isso sem contar a galera que mesmo sem constatar problemas mais sérios já desfalcou a equipe por causa de dores musculares. Caso por exemplo de Sassá, vetado para esta quarta-feira. Neste cenário, Ricardo Gomes chega à 10ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda sem conseguir repetir a escalação. Contra o Figueirense, a baixa atinge mais da metade dos titulares: além do meia de 19 anos, que ficará até um mês fora, estão na lista Jefferson, Carli, Emerson, Lindoso e Sassá.

Sem seis titulares, Ricardo Gomes vai quebrando a cabeça para escalar a equipe (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)


Com muitos desfalques, o treinador escondeu a escalação, mas o provável time para tentar tirar mais uma vez o Botafogo da zona de rebaixamento tem Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton; Bruno Silva, Yaca e Gegê; Neilton e Ribamar. Para conseguir deixar o Z-4, onde ocupa a 18ª colocação empatado no número de pontos com mais quatro clubes, o Alvinegro precisa ganhar do Figueirense e torcer para ao menos três desses cinco concorrentes diretos tropeçarem: Coritiba e Atlético-MG, que jogam em casa contra Internacional e Corinthians, respectivamente, e Sport, Vitória e Cruzeiro, que visitam, nesta ordem, São Paulo, Grêmio e Ponte Preta. Uma combinação de resultados é possível.


Mas o Botafogo primeiro vai precisar fazer a sua parte. E para conseguir o objetivo precisará quebrar um jejum de três anos diante do Figueirense: a última vitória sobre o rival foi no dia 4 de julho de 2013, 1 a 0 em Volta Redonda com gol de Rafael Marques. De lá para cá, já foram cinco jogos, com um empate e quatro derrotas, incluindo a dolorida eliminação na Copa do Brasil do ano passado dentro do Nilton Santos, que custou o emprego do ex-técnico Renê Simões. Será também uma chance de revanche para três jogadores relacionados que estavam naquela partida: Luis Ricardo, Renan Fonseca e Luís Henrique. Ainda sem a "Arena Botafogo", a ordem é buscar forças em Juiz de Fora (MG), onde o Alvinegro tem 62,9% de aproveitamento: em nove jogos, acumula cinco triunfos, dois empates e duas derrotas.

Provável escalação contra o Figueirense tem voltas de Airton, Gegê e Ribamar ao time titular (Foto: Arte Esporte)

Na história do confronto, o Botafogo leva ampla desvantagem para o Figueirense: computando competições e amistosos, foram 32 partidas (20 pelo Brasileirão, seis pela Copa do Brasil e seis amistosos), com só oito vitórias, 16 derrotas, oito empates, tendo marcado 37 gols e sofrido 38.


Botafogo x Figueirense

Local: Mário Helênio, Juiz de Fora (MG)
Data e horário: quarta-feira, 21h (horário de Brasília)
Escalação provável: Sidão, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton; Bruno Silva, Yaca e Gegê; Neilton e Ribamar.
Desfalques: Jefferson, Carli, Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense, Emerson, Sassá e Leandrinho.Pendurados: Bruno Silva, Leandrinho e Aquino.
Transmissão: Premiere e GloboEsporte.com
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita a partida e será auxiliado por Pablo Almeida da Costa (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG).


Fonte: GE/Por GloboEsporte.com/Juiz de Fora, MG