Páginas

terça-feira, 15 de agosto de 2023

Di Plácido, do Botafogo, sonha com vaga na seleção argentina: "Estou preparado"



Lateral-direito é titular do Alvinegro, líder do Brasileirão, e tem uma convocação na carreira



Leonel Di Plácido sonha com a seleção argentina. O lateral-direito, titular do Botafogo, líder isolado do Brasileirão, acredita que as boas atuações recentes no Alvinegro o credenciam para, no mínimo, ser colocado em pauta por Lionel Scaloni, técnico da última campeã da Copa do Mundo.






3 motivos para o Botafogo ser o pesadelo dos secadores (https://ge.globo.com/video/3-motivos-para-o-botafogo-ser-o-pesadelo-dos-secadores-11865298.ghtml)



+ Gustavo Sauer aceita proposta de clube turco e deixa o Botafogo


- Eu penso um pouco nisso, sim (convocação). Porque jogando em uma das melhores ligas do mundo, liderando a competição, estou me destacando, podendo ajudar a equipe... É algo que inconscientemente eu penso e também quero. Mas hoje em dia a seleção está muito completa, muito encaixada. Porém, acredito que dando o melhor de mim (talvez apareça a oportunidade). Seja em eliminatórias ou amistoso, seria um sonho vestir essa camiseta - afirmou Di Plácido em entrevista ao "Olé".





Di Plácido, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Diego Costa vai ao CT e se apresenta aos jogadores no primeiro treino pelo Botafogo


O camisa 24 tem uma convocação pela Argentina na carreira: foi em 2018, justamente na primeira lista de Scaloni como treinador da seleção. À época, o jogador estava no Lanús.


O defensor tem um gol marcado e cinco assistências em 35 jogos pelo Botafogo em 2023. Essa já é a temporada com mais passes para gols na carreira do atleta.


- Em algum momento espero que chegue essa oportunidade. Estou preparado e com vontade. Jogar numa liga muito difícil e estar me destacando no líder do Brasil, sendo titular, me dá essa confiança para pensar que posso estar à altura se (Lionel) Scaloni me chamar - completou.





Di Plácido pela seleção argentina — Foto: Divulgação/AFA


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Diego Costa vai ao CT e se apresenta aos jogadores no primeiro treino pelo Botafogo



Atacante foi ao Espaço Lonier pela primeira vez; atividades ainda foram restritas a parte sem bola, visando recondicionamento




Diego Costa viveu, de fato, o primeiro dia como jogador do Botafogo nesta terça-feira. Anunciado como reforço do clube no último sábado, o atacante foi ao Espaço Lonier, CT do Alvinegro, e fez o primeiro treino com os companheiros no começo da tarde.







Veja todos os gols do Diego Costa, agora do Botafogo, pelo Atlético-MG em 2021 (https://ge.globo.com/video/veja-todos-os-gols-do-diego-costa-agora-do-botafogo-pelo-atletico-mg-em-2021-11866487.ghtml)


+ Passagem "relâmpago" com gols e títulos: confira a trajetória de Diego Costa, do Botafogo, no Brasil


A atividade ainda ficou restrita ao recondicionamento físico na parte de academia e no campo. O novo atacante fez trabalhos sem chuteira, focados em recuperar o ritmo de jogo - afinal de contas, ele não atua em um jogo oficial desde o dia 20 de maio. A tendência é que a carga aumente e o atleta já comece a trabalhar com bola nos próximos dias.





Diego Costa, Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


A presença no jogo contra o São Paulo, às 16h do próximo sábado, - além, claro, da parte física - depende da questão burocrática. Diego Costa ainda não teve o nome publicado no BID da CBF, mas o Botafogo tem até sexta-feira para fazê-lo.


O atacante também se apresentou ao elenco e conversou com jogadores e funcionários.


+ Gustavo Sauer aceita proposta de clube turco e deixa o Botafogo


Fotos do primeiro dia de Diego Costa





Diego Costa e Tiquinho Soares — Foto: Vítor Silva/Botafogo





Diego Costa e Bruno Lage — Foto: Vítor Silva/Botafogo





Diego Costa trabalhando parte física — Foto: Vítor Silva/Botafogo





Diego Costa e Marçal — Foto: Vítor Silva/Botafogo





Diego Costa e Tchê Tchê — Foto: Vítor Silva/Botafogo





Diego Costa trabalha a parte física no Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Gustavo Sauer aceita proposta de clube turco e deixa o Botafogo



Camisa 10 jogará pelo Rizespor, por empréstimo; meia já se despediu do elenco




Gustavo Sauer não joga mais pelo Botafogo. O meio-campista está a caminho do Rizespor, da Turquia, por empréstimo até julho de 2024 - a equipe europeia terá opção de compra no fim do período. A proposta foi aceita pelo jogador nos últimos dias e o camisa 10 se despediu dos companheiros de clube na manhã desta terça-feira.






Confira os melhores momentos de Gustavo Sauer na partida contra o Coritiba (https://ge.globo.com/futebol/video/confira-os-melhores-momentos-de-gustavo-sauer-na-partida-contra-o-coritiba-11824322.ghtml)


O Alvinegro aceitou a proposta porque Sauer tinha um dos maiores salários do elenco. Tudo se concretizou muito pela aceitação do jogador. A informação foi publicada primeiramente por Octávio Bocão e confirmada pelo ge.


Sauer teve oportunidades de sair do Botafogo antes: no mês passado, recebeu propostas do RWD Molenbeek, clube de John Textor na Bélgica, e uma equipe saudita, mas resolveu permanecer na época.





Gustavo Sauer leva o prêmio Craque do Jogo de Botafogo x Coritiba — Foto: Vítor Silva / Botafogo


O camisa 10, que chegou a ser terceira opção do sistema ofensivo com Luís Castro, recebeu novas chances com a chegada de Bruno Lage. Contra o Coritiba, no dia 30 de julho, ele foi surpresa no time titular e marcou dois gols e deu uma assistência.


Sauer foi a quarta maior contratação da história do Botafogo. Ele custou US$ 2 milhões (R$ 10 milhões, na cotação da época) aos cofres do clube junto ao Boavista em abril de 2022. Chegou como um dos destaques do Campeonato Português, mas nunca conseguiu se firmar.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Jéssica Maldonado — Rio de Janeiro

Quem é o torcedor citado por Bruno Lage que "inspirou" o Botafogo na vitória contra o Internacional



Conheça Francisco Lopes, o torcedor de 69 anos que participou de um evento do clube na manhã de sábado



Uma frase de Bruno Lage na entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 sobre o Internacional chamou a atenção. Antes de falar sobre aspectos táticos e contratações, o treinador fez questão de falar sobre o aniversário do Botafogo, que completava 119 anos naquele sábado. Ao falar sobre a partida, o português deu o exemplo sobre um torcedor que lhe inspirou mais cedo naquele dia.




Bruno Lage exalta torcida e jogadores do Botafogo: "Momento histórico" (https://ge.globo.com/video/bruno-lage-exalta-torcida-e-jogadores-do-botafogo-momento-historico-11860761.ghtml)


+ Bastos tem visto migratório aprovado e é quinto reforço do Botafogo na janela


"Hoje tomei café da manhã com um grupo de torcedores. Havia um senhor mais velho que todos os outros, até que eu. Idade é sabedoria. Ele me disse que há muito tempo não via o Botafogo jogar e independente do que acontecer, queria continuar a ver o Botafogo assim, com identidade. Eu me senti muito fortalecido. Passei essa confiança aos jogadores. É isso que os torcedores querem ver, um trabalho de equipe que está ali para representar as cores do clube"


O torcedor é Francisco Lopes, de 69 anos. Ele é supervisor de elétrica, mora em Volta Redonda e é torcedor do Botafogo desde que nasceu.


Francisco teve o encontro com Bruno Lage graças à filha Júlia, que conseguiu resgatar o café da manhã com o treinador por meio do portal de benefícios do "Camisa 7", o programa de sócio-torcedor do clube. Foi uma forma que a jovem de 20 anos achou para presenteá-lo pelo Dia dos Pais, comemorado no último domingo.


- Para mim já foi emocionante na sexta-feira a noite quando cheguei do trabalho (quando Júlia falou sobre a surpresa). Fiquei imaginando como seria tomar um café junto com o Bruno Lage. Até chegar no hotel ficou aquela expectativa de como seria a visita. Chegando lá, vimos alguns jogadores no saguão e, conforme apresentado ao Lage, foi tão impactante no começo que ninguém quis fazer pergunta. Depois fomos nos soltando e a conversa foi muito boa. Há anos torço para o Botafogo, e venho sofrendo por muito tempo, então o papo foi muito bom para mim - contou Francisco ao ge.




Bruno Lage com Francisco Lopes e Júlia Lopes, torcedores do Botafogo — Foto: Arquivo Pessoal


A conversa

O encontro ocorreu em um hotel na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nove sócios participaram da conversa.


- Ele (Lage) foi bem receptivo. Deu liberdade para a gente conversar. Ele é bem simpático, bom de conversar, escuta as nossas opiniões... É claro que não estávamos lá para falar de esquema tático ou contratações, mas todos os assuntos que abordamos ele respondeu. No final ele fez questão de tirar fotos com cada um.


Francisco era o mais velho - contando até o próprio Bruno Lage - da mesa. O senhor viu de perto o time de 1995 e falou com o treinador sobre as sensações e lembranças daquela campanha, algo que chamou a atenção do português.


- Falei para ele que já tinha vários anos que acompanhava o Botafogo e naquele momento eu estava vendo algo que há muito tempo o time não tinha: uma identidade. Você substitui um (jogador), o que entra faz a mesma função. Dentro de campo se sabe o que vai fazer - afirmou.




Bruno Lage com Francisco Lopes, torcedor do Botafogo — Foto: Arquivo Pessoal



+ Em recuperação de lesão, Tiquinho Soares, do Botafogo, recebe visita de Zico


- Nós como torcedores questionamos... A mania do torcedor é xingar, mas o jogo é o resultado do trabalho dele durante a semana. Só ele sabe o que o jogador fez durante o treino. Ele não escala ninguém por acaso. Ele deu até o exemplo do Sauer contra o Coritiba, dizendo que na hora da escalação as pessoas deram uma murchada mas ele foi muito bem. Hoje o Botafogo tem uma identidade e todo mundo corre. É isso que eu queria ver no Botafogo - completou Francisco


Júlia, de 20 anos, diz que 2017, quando o Botafogo foi para as quartas de final da Taça Libertadores e semifinal da Copa do Brasil, foi o ano mais legal que ela viu do clube nos anos recentes. A jovem também bateu na tecla de orgulho e contou bastidores da conversa com Lage.


- Perguntei o que fez ele vir para o Botafogo. É muito mais difícil assumir o time no meio do campeonato como líder do que, por exemplo, assumir o Vasco na situação que está porque se conseguir se livrar, beleza, se não, não tinha o que fazer. É uma responsabilidade muito grande e eu percebi que ele está focado.


Após a declaração de Bruno Lage na entrevista coletiva, Júlia postou a foto do português com o pai no Instagram e o treinador repostou a publicação.


O jogo

Do hotel, Francisco e Júlia se encontraram com Felipe e Fred, irmãos, e uma sobrinha. O grupo partiu para o Estádio Nilton Santos e assistiu ao jogo no setor Leste Superior, justamente onde o mosaico - que fazia alusão ao Dia dos Pais - foi levantado.


- Nós fizemos parte do mosaico. Tinha umas meninas perto da gente que ajudaram a preparar o mosaico, ficaram até três da manhã ajudando tudo. Elas me falaram que o mosaico era uma homenagem para mim e eu ficaria emocionado, que iria ver as imagens depois. Foi muito bonito - contou Francisco.


- Foi muito legal porque foi eu, meus irmãos, Felipe e Fred, e a filha do Felipe. Foi emocionante para ele de todos os jeitos. Foi uma vitória do Botafogo em família - disse Júlia.


+ Botafogo economiza cerca de R$ 10 milhões com parcerias de produtos e serviços




Francisco Lopes e família no jogo do Botafogo — Foto: Arquivo Pessoal



Francisco e Júlia foram a todos os jogos do Botafogo no Estádio Nilton Santos no Brasileirão até agora. A dupla garante que é pé quente e que está dando sorte para o Alvinegro em, quem sabe, o tricampeonato nacional.


- Vai ser a melhor coisa da minha vida depois dos meus filhos (risos). O Botafogo sendo campeão o Rio vai ser pequeno, o Rio vai parar. Tem muito torcedor que vem de longe. O Botafogo está conseguindo mexer com várias pessoas que estavam presas, com medo. Agora, com futebol de primeira, você encontra com várias pessoas diferentes. Já encontrei gente do Espírito Santo, Sul, Brasília... - finalizou Francisco Lopes.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro

Quantas rodadas o Botafogo demorou para conquistar 45 pontos no Brasileirão? Compare desempenho



Pontuação, historicamente, é considerada "mágica" para se livrar do rebaixamento; Alvinegro alcançou número no primeiro turno



O Botafogo fez a melhor campanha do primeiro turno da história do Brasileirão por pontos corridos. Os 47 pontos conquistados em 57 possíveis colocam a equipe de Bruno Lage como líder isolada na classificação.



Cavalinho do Botafogo vai com o pai ao Estádio Nilton Santos (https://globoplay.globo.com/v/11861356/)


+ Bastos tem visto migratório aprovado e é quinto reforço do Botafogo na janela


A marca de 45 pontos é, historicamente, vista como "ponto mágico" para um clube se livrar do rebaixamento. O Alvinegro o conseguiu na primeira metade do campeonato - só o Corinthians de 2017, que também fez 47 pontos no primeiro turno, repetiu esse feito.


Por isso, o ge comparou: quanto tempo o Botafogo demorou para se "livrar do rebaixamento" nas últimas edições do Campeonato Brasileiro?



A campanha atual, mesmo com 19 jogos disputados, já é melhor que o desempenho do clube em quatro edições inteiras desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 equipes.





jogadores, botafogo, nilton santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Em recuperação de lesão, Tiquinho Soares, do Botafogo, recebe visita de Zico


2022 - 53 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 47 pontos na 34ª rodada após vencer o Bragantino por 2 a 1 no Nilton Santos


2020 - 27 pontos ao final da campanha

Não fez 45 pontos


2019 - 43 pontos ao final da campanha

Não fez 45 pontos


2018 - 51 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 47 pontos na 35ª rodada após vencer o Internacional por 1 a 0 no Nilton Santos



2017 - 53 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 47 pontos na 30ª rodada após vencer o Corinthians por 2 a 1 no Nilton Santos


2016 - 59 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 47 pontos na 30ª rodada após vencer o Internacional por 1 a 0 na Arena Botafogo


2014 - 34 pontos ao final da campanha

Não fez 45 pontos


2013 - 61 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 46 pontos na 27ª rodada após vencer o Náutico por 3 a 1 na Arena Pernambuco


2012 - 55 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 47 pontos na 32ª rodada após vencer o Figueirense por 2 a 0 no Orlando Scarpelli


2011 - 56 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 45 pontos na 26ª rodada após empatar com o São Paulo por 2 a 2 no Nilton Santos


2010 - 59 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 45 pontos na 30ª rodada após empatar com o Fluminense por 0 a 0 no Maracanã


2009 - 47 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 47 pontos na 38ª rodada após vencer o Palmeiras por 2 a 1 no Nilton Santos


2008 - 53 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 46 pontos 46 pontos na 29ª rodada após vencer o Vitória por 3 a 1 no Nilton Santos


2007 - 55 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 45 pontos na 32ª rodada após vencer o Sport por 3 a 1 no Maracanã


2006 - 51 pontos ao final da campanha

Botafogo alcançou 46 pontos na 31ª rodada após vencer a Ponte Preta por 2 a 1 no Moisés Lucarelli


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Sergio Santana — Rio de Janeiro