Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Carli tem entrada inesperada no time do Botafogo e escreve novo capítulo antes do fim da carreira



Série de acontecimentos resultaram na entrada em campo do zagueiro argentino no clássico do Botafogo; seu contrato termina na metade do ano



Quando entrou no ônibus do Botafogo rumo ao Maracanã, quinta-feira, Joel Carli nem imaginava que teria a chance de fazer sua estreia no ano. Não fazia parte dos planos ter o argentino em campo, mas a sequência de acontecimentos no agitado clássico fez o veterano jogar e ser elogiado.


+ Análise: expulsões ditam derrota do Botafogo para o Vasco, mas disposição é ponto alto





Joel Carli finaliza no jogo Vasco x Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Foi mais uma vez que Carli ressurgiu em sua passagem de sete anos pelo Botafogo. Contra o Vasco, ele foi relacionado depois que Segovia não pôde ser utilizado, mas era o último da lista. A expulsão de Adryelson e o problema de Philipe Sampaio, que passou mal e foi parar no hospital, fizeram Luís Castro chamar o argentino.


O zagueiro cresceu dentro das dificuldades de enfrentar um adversário que tinha dois jogadores a mais e teve uma boa atuação, com muito espírito de luta. Do alto de seus 36 anos, usou a experiência para comandar o time e provou mais uma vez seu valor. Fez até um gol, mas estava em posição de impedimento.




Vasco 2 x 0 Botafogo - Melhores Momentos - 3ª rodada - Cariocão 2023



Carli tem contrato até o meio do ano, e depois a ideia é de se aposentar e iniciar em uma função administrativa. Na longa trajetória no Botafogo, dar a volta por cima não é novidade para o zagueiro.


Em 2018, por exemplo, Carli teve uma lesão muscular no primeiro jogo da temporada e acabou sendo pouco utilizado posteriormente pelo técnico Alberto Valentim. Ele tinha contrato até o fim daquele ano, e o objetivo do clube era negociá-lo, mas um clássico com o Flamengo mudou o rumo da história.



Joel Carli vai assumir função administrativa no Botafogo (https://ge.globo.com/video/joel-carli-vai-assumir-funcao-administrativa-no-botafogo-11293750.ghtml)


Com a defesa em um momento ruim, ele foi escalado no clássico e teve uma atuação de destaque na vitória por 1 a 0 contra o Flamengo, na semifinal do Carioca. Depois, na final com o Vasco, fez o gol que levou a disputa para os pênaltis, e o Botafogo foi o campeão.


- O gol é uma coisa que cada vez que encontro um torcedor na rua eles me fazem lembrar com alguma história. Foi um momento muito marcante na minha carreira. Foi meu terceiro ano (no Botafogo), foi realmente muito emocionante pela forma que foi - disse Carli.



Veja 10 gols do zagueiro argentino Joel Carli com a camisa do Botafogo (https://ge.globo.com/video/veja-os-10-gols-do-zagueiro-argentino-joel-carli-com-a-camisa-do-botafogo-10382315.ghtml)


Carli retomou seu espaço e, posteriormente, a braçadeira de capitão, a pedido de um grupo de jogadores.


Em 2020, saída dolorida

Em 2020, o argentino teve mais um período complicado. No início daquele ano, recusou uma oferta do Sport. No início da pandemia, o Botafogo tentou fazer a rescisão do contrato, e, quando o elenco se reapresentou, em junho, foi anunciado que ele não fazia mais parte dos planos.


- Foi o momento mais triste da minha carreira, porque foi algo que não esperava, eu não entendi. Me levou um tempo para passar essa dor, não foi fácil para mim e para minha família, mas eu sabia que voltaria para o Botafogo. Sentia que não podia ser diferente. Eu sofri muito.


Seu destino foi o Aldovisi, da Argentina. Gatito e outros atletas, no início do ano, chegaram a pedir a Paulo Autuori para Carli ficar.


A conversa para iniciar ao Botafogo começou em 2021 (reta final do Brasileiro 2020), quando Eduardo Barroca ainda era o técnico. O retorno de Carli só aconteceu em março, quando o técnico já era Marcelo Chamusca, com quem o zagueiro argentino não teve qualquer espaço.


A chegada de Enderson Moreira revolucionou o time rumo ao título da Série B e devolveu a Carli seu espaço. Logo que chegou o treinador disse ao zagueiro que contava com ele.


Em 2022, mais uma volta por cima. Depois de conviver com problemas no tornozelo, Carli conseguiu se recuperar. E uma partida em especial ficou marcada, a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo. Carli teve uma atuação destaca e os alvinegros brincaram que ele colocou Calleri "no bolso".





Botafogo x São Paulo: Calleri x Carli — Foto: André Durão


Com pouco tempo restante de contrato, é difícil dizer qual será o grau de participação de Carli daqui para frente no Botafogo. Mas a certeza dos alvinegros é que, caso seja novamente convocado a jogar, o argentino tem tudo para ressurgir e dar conta do recado. Mais uma vez.



Torcida do Botafogo lota Câmara de Vereadores para homenagem a Carli, Gatito e John Textor (https://ge.globo.com/video/torcida-do-botafogo-lota-camara-de-vereadores-para-homenagem-a-carli-gatito-e-john-textor-10697385.ghtml)



+ Contratações: veja quem chega, quem fica e quem vai embora


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Fred Huber — Rio de Janeiro