Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

Oswaldo evita falar sobre Loco: 'Tenho que resolver minha situação primeiro'



Ainda sem contrato renovado, técnico do Botafogo se esquivou quando questionado sobre possível volta do atacante, que teve rescindiu com o Figueirense na última semana


Loco Abreu poderá vestir a camisa do
Botafogo em 2013 (Foto: Paulo Sérgio)
Após a derrota por 3 a 2, para o Atlético-MG neste domingo, no Engenhão, pela 37ª rodada do Brasileirão, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, evitou comentar sobre a situação do atacante Loco Abreu, que teve o contrato de empréstimo rescindido pelo Figueirense e poderá voltar para o Alvinegro em 2013.

- Tenho primeiro que resolver minha situação aqui para falar do elenco do ano que vem. Enquanto isso, não adianta, prefiro me abster e não emitir opinião sobre esse assunto - afirmou.

Oswaldo na bronca: 'Não tenho que falar nada para a torcida'


Loco tem contrato com o Botafogo até julho de 2014. Por não jogar como titular, o uruguaio deixou o clube no meio desta temporada e foi para o Figueirense, clube que pouco atuou por seguidas lesões e pela boa fase do atacante Aloísio, que marcou 14 gols no Brasileirão.

Com o time catarinense, Abreu tinha contrato assinado até o fim de 2013, mas uma cláusula contratual lhe garantia rescisão do vínculo caso o time fosse rebaixado para a Série B de 2013.

Com gol de Réver no fim do jogo, Galo vira pra cima do Botafogo


Leia mais no LANCENET! 

Oswaldo admite falta de maturidade ao Botafogo e aceita vaias de torcedores


Botafogo 2 x 3 Atlético-MG

Oswaldo de Oliveira reclamou de chances desperdiçadas no segundo tempo


A incrível derrota por 3 a 2 para o Atlético-MG deixou o Botafogo de cabeça quente. O técnico Oswaldo de Oliveira concedeu entrevista coletiva, no Engenhão, e admitiu que faltou maturidade ao Glorioso para matar a partida quando vencia por 2 a 1 e tinha um jogador a mais em campo. Com o resultado negativo, os torcedores ficaram revoltados e elegeram o treinador como alvo de suas iras.

Oswaldo aceitou as vaias vindas arquibancadas e disse que a cobrança deve ser feita sobre o treinador, como de costume. O comandante se mostrou irritado com perguntas sobre os torcedores e levantou a voz para responder.
Meia Seedorf pede atenção aos companheiros do Botafogo durante a partida contra o Atlético-MG no Engenhão 

“Não me considero injustiçado. É assim mesmo. Eu sou o responsável. Eu tenho que ser cobrado mesmo. Eu é que cobro também”, disse. “Não tenho que falar nada para a torcida. Tenho é que trabalhar para tentar melhorar sempre a situação do Botafogo”, completou visivelmente incomodado.

Sobre a partida, o treinador admitiu que faltou maturidade a alguns atletas, que segundo ele, cometeram erros inéditos diante do Atlético-MG. Para Oswaldo, o maior pecado do Botafogo neste domingo foi não ter matado a partida quando estava com 2 a 1 no placar e com um jogador a mais em campo. Seedorf, Antônio Carlos, Fellype Gabriel e Elkeson quase deixaram sua marca, mas falharam no objetivo.

“Não generalizo, alguns atletas foram imaturos. Alguns que se destacaram no ano todo e cometeram erros bobos. Isso ocorre principalmente os que estão iniciando. Infelizmente aconteceu de uma forma acumulada hoje. Num momento que era favorável para nós, cometemos erros que não estamos acostumados. Tínhamos o jogo na mão, exploramos o que tínhamos que explorar, mas não fizemos o gol, como precisávamos”, afirmou.

Com o resultado, o Botafogo se mantém na sexta colocação e com 54 pontos. A derrota deverá minar as possibilidades de o Alvinegro alcançar sua melhor campanha em campeonatos brasileiro desde que foi campeão, em 1995. Em 2010, o Glorioso ficou na sexta colocação sob o comando de Joel Santana. O Corinthians está em quinto, com 57 pontos.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Botafogo decepciona, perde chances e é derrotado pelo Galo no Engenhão




Time sai perdendo, vira, mas sofre gol aos 43 do segundo tempo e sofre mais uma derrota jogando em casa no Brasileirão



Botafogo x Atlético-MG - Elkeson (Foto: Bruno de Lima)
Elkeson vibra com o seu gol no
Engenhão (Foto: Bruno de Lima)
O Botafogo foi displicente e perdeu de 3 a 2 para o Atlético-MG, neste domingo, no Engenhão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols da partida foram marcados por Antônio Carlos e Elkeson, para os donos da casa e Bernard, Richarlyson e Rever, para os visitantes.

Com a derota, os alvinegros permanecem com 55 pontos ganhos e ficam na sexta colocação na tabela de classificação. Já o Galo, vai a 69 e fica a um ponto do Grêmio e ainda luta para conseguir o vice-campeonato.
 
O Botafogo fecha a sua temporada no próximo sábado, no clássico contra o Flamengo, às 19h30, no Engenhão. Já o Galo, no domingo, encerra sua participação na competição diante do Cruzeiro, às 17h, no Independência. 

PRIEMIRO TEMPO: DISPLICÊNCIA E VIRADA ALVINEGRA 

Com Fellype Gabriel no lugar de Renato, que com dores nas costas não ficou sequer no banco de reservas, e com Elkeson na vaga de Bruno Mendes, com problemas contratuais, o Botafogo entrou em campo contra o Atlético-MG, buscando, acima de tudo, terminar bem o Brasileirão. Já o time Mineiro tinha como meta o vice-campeonato, mas tinha o desfalque de seu astro principal, Ronaldinho Gaúcho, lesionado.

Mesmo com as cobranças do técnico Oswaldo de Oliveira durante os treinamentos da semana, o time botafoguense entrou em campo muito apático, tocando a bola para o lado sem objetividade. Já o Galo, com o time bem armado por Cuca e sabendo de seus objetivos, logo aproveitou a displicência do adversário para fazer o primeiro gol do jogo. Seedorf errou um toque de calcanhar, Jô driblou Antônio Carlos e foi derrubado pelo zagueiro. Na cobrança, Bernard cobrou com categoria no ângulo direito de Jefferson: 1 a 0 Galo.

Perdido em campo, o Botafogo continuava tocando a bola para o lado e com vinte minutos não havia chutado uma vez sequer ao gol de Victor. Aos 20 minutos, a defesa descuidou, Guilherme lançou para Jô, o centroavante bateu de primeira e a bola foi na rede pelo lado de fora.

E numa bola parada, o Botafogo acabou voltando para o jogo. Após escanteio da direita, aos 27, Antônio Carlos cabeceou livre na área e empatou. Foi o primeiro gol do defensor no Brasileirão. Na comemoração, ele foi abraçar Oswaldo de Oliveira no banco de reservas.

Logo em seguida, novo escanteio, só que desta vez pela esquerda, Seedorf bateu, Antônio Carlos apareceu bem de novo na área e ajeitou para o meio. Elkeson chutou firme para virar, aos 29. O centroavante, artilheiro do time na temporada, fez o seu 11º gol no Brasileirão e vibrou muito.

Mas aí aconteceu o lance polêmico da partida. Aos 36, Escudero recebeu lindo passe da direita, driblou Jefferson e deixou tudo igual. No entanto, o juiz anulou erradamente, alegando impedimento - que claramente não existiu. Revolta do time atleticano, que logo em seguida teve novo impedimento anotado erradamente, provocando o cartão amarelo de Escudero, que chutou a bola para fora como reprovação.

SEGUNDO TEMPO: VITÓRIA ATLETICANA 

Veio a etapa final e o Botafogo voltou mais equilibrado do que no início do jogo. Apesar disso, o seu principal jogador, Seedorf não apresentava o futebol encantar de outros dias. A primeira grande jogada aconteceu com Elkeson. O atacante deu um belo drible no marcador, entrou livre na área e chutou para grande defesa de Victor.

No Galo, Cuca colocou Juninho no lugar de Guilherme. O jogador entrou bem e deu dava trabalho à defesa do Botafogo. Aos 20 munutos, Seedorf arrancou do seu campo, partiu em direção ao gol e foi derrubado por Júnior Cesar. O lateral, que já tinha cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso de campo
Com um a mais, o Botafogo passou a ter mais espaços para tocar a bola e chagar com perigo ao gol atleticano. Com um expulso, os mineiros abdicaram de seu estilo de jogo habitual e passaram a cruzar bolas na área do Botafogo. O Botafogo teve algumas oportunidades e não fez o seu terceiro gol. E aos 36, o castigo veio. Jô fez grande jogada pela esquerda, cruzou e Richarlyson empatou. Aos 37, quase que Bernard coloca o galo novamente à frente.

A partir daí, o Botafogo se perdeu e não foi mais ao ataque. O Galo, no entanto, partiu com tudo para o ataque. Aos 43, após nova falha da defesa alvinegra, Rever apareceu livre na pequena área e fez o gol da vitória atleticana. Decepção e tristeza para os botafoguenses que foram ao Engenhão apoiar o time. 

BOTAFOGO  2 X 3 ATLÉTICO-MG

Competição: Campeonato Brasileiro – 37ª rodada
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 25/11/2012 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Marcio Luiz Augusto (SP) e João Patrício de Araújo (GO)
Renda/público: R$ 51.935,00 / 3.039 pagantes
Cartões amarelos: Antônio Carlos, Andrezinho, Doria, Lucas e Gabriel (Botafogo); Junior Cesar, Escudero e Guilherme (Atlético-MG)
Cartões vermelhos: Junior Cesar (Atlético-MG) e Lucas (Botafogo)
Gols: Bernard, 14′/1ºT (0-1); Antônio Carlos, 27'/1ºT (1-1); Elkeson, 29'/1ºT (2-1); Richarlyson, 36'/2ºT (2-2); Réver, 42'/2ºT (2-3)
ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre e Leandro Donizete; Guilherme, Ronaldinho Gaúcho e Bernard; Jô - Técnico: Cuca.


Leia mais no LANCENET!


PRÉ-JOGO Botafogo x Atlético-MG





O Campeonato Brasileiro já tem seu campeão, três clubes rebaixados e os quatro classificados para a disputa da Taça Libertadores de 2013. Há poucos clubes ainda em busca de seus objetivos, mas um deles estará no Engenhão. 

Neste domingo, às 17h (de Brasília), o Atlético-MG vai ao Rio em busca de uma vitória sobre o Botafogo para seguir lutando para garantir a classificação direta para a fase de grupos da competição sul-americana, enquanto o rival almeja apenas o quinto lugar, que seria a sua melhor campanha desde o título de 1995.
O Atlético-MG tem 66 pontos, um a menos que o Grêmio, o vice-líder. Neste ano, apenas os dois primeiros colocados terão vaga direta na principal competição internacional. O terceiro e o quarto irão para a Pré-Libertadores.Sem Ronaldinho Gaúcho, machucado, o técnico Cuca mantém sua aposta em Bernard, convocado para a Seleção e eleito a revelação do Campeonato Brasileiro. O jogador formará a dupla de ataque com Jô na tentativa de acabar com a frustração de ter ficado longe da disputa do título da competição conquistando a classificação direta para a Taça Libertadores.
Enquanto o Atlético-MG ainda tem objetivos a alcançar, o Botafogo procura motivos para se manter inteiro na competição e brigar por vitórias nas últimas rodadas. Com 54 pontos, o time está dois atrás do Corinthians e a um do Vasco. Uma vitória se torna importante para tentar conseguir sua melhor colocação desde o título de 1995, ainda que fique a frustração por mais uma vez ficar perto da vaga na Libertadores, mas não alcançá-la.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real. O Premiere transmite para todo o Brasil, pelo sistema pay per view.


Botafogo: disposto a jogar como se ainda estivesse na briga pelo título, o técnico Oswaldo de Oliveira não fará experiências, nem poupará jogadores. A única mudança por opção deve ser a entrada de Fellype Gabriel no lugar de Renato, atuando como volante. Com isso, ele mandará a campo Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Dória e Márcio Azevedo; Gabriel, Fellype Gabriel, Andrezinho, Seedorf e Lodeiro, e Elkeson.
Atlético-MG: o técnico Cuca definiu a equipe com a entrada de Carlos Cesar na vaga de Marcos Rocha, suspenso, e do meia Escudero no lugar de Ronaldinho, vetado por causa de uma pancada no joelho direito. O restante da equipe será a mesma que iniciou o duelo contra o Atlético-GO, na rodada passada. O Galo irá a campo com Victor, Carlos Cesar, Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre, Leandro Donizete, Escudero e Guilherme; Jô e Bernard.

Botafogo: Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen rompeu o ligamento do joelho esquerdo. Eles só voltam a jogar em 2013. Oswaldo também não contará com Bruno Mendes, que teve seu contrato de empréstimo rescindido por decisão da Justiça.
Atlético-MG: o meia Ronaldinho Gaúcho sentiu dores no joelho direito devido a uma pancada no treino de quinta-feira. O lateral Marcos Rocha, suspenso, desfalca o time. O atacante Neto Berola, com entorse no joelho esquerdo, está vetado pelo departamento médico do clube. E o zagueiro Rafael Marques continua fora desde o traumatismo craniano que sofreu na partida contra o Santos.


Botafogo: Andrezinho, Antônio Carlos, Dória, Elkeson, Jefferson, Lennon, Seedorf e Vitor Júnior.
Atlético-MG: Ronaldinho Gaúcho, Neto Berola, Rafael Marques, Leonardo Silva e Carlos Cesar.
Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Márcio Luiz Augusto (SP) e João Patricio de Araújo (GO). Wilton Pereira arbitrou 15 jogos no Brasileirão, marcou 645 faltas (média de 43 por jogo), mostrou 101 cartões amarelos (média de 6,7 por jogo) e sete vermelhos (média de 0,47 por jogo) e marcou dois pênaltis (média de 0,13 por jogo). O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos dos mineiros na Série A deste ano: Atlético-MG 1 x 0 Corinthians (2ª rodada) e Atlético-MG 2 x 2 Ponte Preta (20ª rodada).


Botafogo: Elkeson volta a ser titular do Botafogo na ausência de Bruno Mendes. O jogador é o artilheiro do time no Campeonato Brasileiro, com 10 gols. Ele tem duas propostas oficiais para deixar o clube e deve se despedir ao fim da competição.
Atlético-MG: com a ausência de R49, o destaque da equipe é o atacante Bernard. Veloz e com qualidade técnica, o jogador é a esperança de jogadas ofensivas fora de casa. Especulado no futebol russo, a revelação atleticana deverá fazer o penúltimo jogo pelo clube no Engenhão.



Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "É mais um passo à frente na busca de melhorar. Todos os clubes tiveram problemas de percurso. Fomos muito atrapalhados por contingências de saída de jogadores e outras coisas que aconteceram durante os jogos e foram decisivas para não vencermos. Por isso, eu estou muito otimista com esse time, principamente com a continudiade do trabalho".
Leandro Donizete, volante do Atlético-MG: “Vai ser um jogo duro porque o Botafogo é muito forte em casa. Mas temos de pegar essa vaga direta na Libertadores. Nos treinos, nós mostramos que está todo mundo focado. E vamos com tudo em busca dessa classificação”.


* O retrospecto recente deste clássico no Brasileirão é amplamente favorável ao Botafogo. De 2001 para cá, as duas equipes se enfrentaram 25 vezes e o Galo venceu apenas quatro (4 a 0, em 2001; 2 a 1, em 2008; 4 a 0, em 2011, e 3 a 2, este ano). Nos demais jogos, o Bota venceu 15 vezes e empatou seis.
* A média de gols do confronto entre Botafogo e Atlético em Brasileiros é superior a três gols por partida. Foram marcados 120 gols em 39 jogos e apenas três empates sem gols foram registrados, todos no Rio de Janeiro, dois no Maracanã (1978 e 87) e um no Caio Martins (2000). A partida com o maior número de gols deste confronto em Brasileiros foi o fantástico empate em 5 a 5, no Mineirão, em 1998.


* Neste Brasileirão, o Atlético-MG não vai bem em jogos como visitante. São 18 jogos, com cinco vitórias, sete empates e seis derrotas, um aproveitamento de 40,7%. Já o Botafogo tem um bom retrospecto em casa. Em 18 jogos foram 13 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, aproveitamento de 57,4%.





No dia 19 de agosto deste ano, o Atlético-MG venceu por 3 a 2 o Botafogo, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. Neto Berola fez o gol decisivo aos 43 minutos do segundo tempo dando a vitória ao Galo. Marcaram ainda pelo time mineiro, Jô e Escudero. Pelo Botafogo, Andrezinho fez os dois gols. Veja ao lado os melhores momentos
Fonte:Globo EsporteFonte:Globo Esporte