Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Botafogo reforça aposta na estrela de Loco Abreu para superar o Vasco


 

Após três gols contra o Bangu, jogadores esperam que o uruguaio acorde com o pé e a cabeça bons para decisão da Taça Rio, neste domingo


Loco Abreu treino botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agencia O Globo)
Loco Abreu controla a bola com a cabeça no treino
(Foto: Alexandre Cassiano / Agencia O Globo)
Os três gols marcados pelo uruguaio Loco Abreu na vitória por 4 a 2 sobre o Bangu, pela semifinal, deixaram os jogadores do Botafogo aindam mais animados para o confronto com o Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Quem vencer, conquista o título da Taça Rio e vai enfrentar o Fluminense na final do Campeonato Carioca.

Com nove gols no Campeonato Carioca, o atacante divide a artilharia do time com Herrera e está a três de Alecsandro, do Vasco, líder da competição. Seus companheiros esperam que os gols do último jogo sejam apenas o início de uma grande sequência, após um início de temporada difícil, de baixo rendimento e treinos físicos e técnicos especiais a pedido dele. Afinal, além de contribuir para manter a invencibilidade da equipe e ir à decisão do estadual, o troféu de goleador ainda é palpável.

- Isso é o que todos nós estamos esperando. O grupo respeita muito o Loco Abreu, é um ídolo da torcida e sempre esperamos dele que faça a diferença. Tomara que seja o início de grandes jogos - comentou o goleiro Jefferson.

Antes do jogo com o Bangu, Loco Abreu recebeu votos de confiança do zagueiro Antônio Carlos, que havia ocupado o posto de capitão do time em sua ausência. O companheiro promete repetir o gesto para desejar boa sorte ao uruguaio.

- Falei que ele teria uma noite brilhante e ele fez três gols. Tomara que o time e ele acordem com o pé bom e a estrela do Loco brilhe novamente. Na última partida, ele vinha de alguns questionamentos, mas estrela é isso aí - disse Antônio Carlos.

Depois de ficar fora de alguns jogos para recondicionar sua forma física, Loco Abreu voltou a atuar efetivamente. Ficou no banco contra o Guarani, pela Copa do Brasil, mas engrenou depois. Nesta quinta-feira, ele contou com o apoio do pai, Washington Miguel, no treinamento realizado no campo anexo do Engenhão. Seu Abreu assistirá ao clássico. Ele foi homenageado pelo filho com a bola da vitória sobre o Bangu, em viagem ao Uruguai. O jogador disse que ele havia previsto os três gols.

Por André Casado e Thales Soares Rio de Janeiro



Game over, Super Mario!


Mario Gomez, o artilheiro do Bayern de Munique, foi flagrado numa situação insólita pelos fotógrafos assistinto aos pênaltis que levaram seu time para a decisão da Liga dos Campeoões da UEFA. Mario ficou, digamos, à vontade:






Blog Meio de Campo/GE




Comentário: Que desagradável.........




Botafogo estreia seus novos uniformes de treino


Jogadores treinaram nesta quinta-feira no campo anexo do Engenhão com novas roupas da Puma



Brinner e Jobson - Treino do Botafogo (Foto: Paulo Sergio)
Brinner e Jobson, com os novos uniformes de treino
 do Botafogo (Foto: Paulo Sergio)


Os novos uniformes de treino do Botafogo puderam ser vistos pela primeira vez nesta quinta-feira, no Engenhão. Os jogadores alvinegros vestiram as novas roupas durante o treinamento da manhã, no campo anexo do estádio.
As novas roupas foram usadas um dia depois da estreia dos uniformes da comissão técnica e dos funcionários. O novo modelo da Puma não é muito diferente dos modelos provisórios, utilizados até a última quarta. A camisa segue azul, mas em um tom mais claro em comparação com o anterior.

O calção, por sua vez, ganhou um tom mais escuro da mesma cor, com o logotipo da Puma acima da coxa esquerda.
Leia mais no LANCENET!


Decisivo para Loco, aparelho do Bota dá a 'palavra final' na avaliação física




Clube amplia uso de equipamento que mede força e resistência e obtêm resultados com uruguaio, que aumentou 15kg nas pernas, e Andrezinho


loco abreu avaliação física botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
Avaliação física de Loco indica força e equilíbrio

Em busca de minimizar a recorrência de lesões e potencializar a condição física dos jogadores, o Botafogo vem apostando suas fichas em um pequeno aparelho, que indica de imediato a diferença muscular de cada membro. A novidade, pouquíssima difundida no Brasil, está em General Severiano há três anos, mas só nesta temporada é que o preparador Marlos Almeida passou a tê-la como inseparável. E os resultados, principalmente em Loco Abreu e Andrezinho, foram decisivos recentemente.


O nome é difícil: dinamômetro fitrodyne, mas seu uso é simples: encaixa diretamente na cadeira flexora ou extensora e no leg press, equipamentos da academia. No caso do atacante uruguaio, permitiu ter uma clareza maior da qualidade do trabalho especial de potência e resistência realizado em três semanas. No dia 9 de março, Loco costumava colocar 70kg de peso nas pernas. Passou a 85kg um mês depois. Acaso ou não, marcou três gols sobre o Bangu, todos de cabeça, e suportou o intenso ritmo da semifinal, sábado passado, diferentemente do cansaço de antes.


- Ele comentou isso com a gente e ficou clara a facilidade para se movimentar, saltar mais alto com a explosão. Tudo isso está envolvido e teve relação com esse período. Tivemos uma segurança maior. E se reflete também no campo, com a agilidade dos dados para a comissão técnica - argumenta Marlos, que cuida diretamente deste segmento, ao lado do fisiologista Altamiro Bottino e dos também preparadores físicos Leandro Cardoso e Ricardo Henriques.



Preparador físico Marlos Almeida especial Botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)
Preparador físico exibe o aparelho, que dá o resultado na hora (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)

No mês de fevereiro, o departamento médico do Botafogo ficou cheio, derrubando a máxima das raras lesões em 2011. Houve um momento de apreensão, mas logo tudo se acalmou. O meia Andrezinho é um dos exemplos. Tanto ele quanto Maicosuel tiveram dois problemas, ambos em locais semelhantes. A segunda vez do camisa 10 era um edema, que, quando clinicamente curado, teve outro obstáculo identificado via dinamômetro. A decisão de não liberá-lo foi comemorada.


- Havia uma diferença nos gráficos de uma perna para a outra. O risco era grande. Há um protocolo para fazer este e outros testes antes da volta ao campo. Optamos por segurá-lo mais uma semana e agora há um acompanhamento especial - explica o profissional alvinegro, em referência ao caso à parte de Andrezinho, que passou quatro anos como reserva no Internacional e tinha o corpo condicionado a métodos e exigências de esforço diferentes.

andrezinho avaliação física botafogo (Foto: André Casado / GLOBOESPORTE.COM)O pioneirismo também permite notar se alguém faz o trabalho com menos afinco.


- Se está leve, descobrimos na hora que estamos perdendo tempo. Não há chance de haver um trabalho abaixo ou acima do que deve ser feito naquele momento - garante o preparador físico.

No clube, só há um exemplar do aparelho. Mas, diante do custo baixo (cerca R$ 2 mil), é provável que em breve outros seja adquiridos, para aplicar até mesmo nas categorias de base.

Por André Casado Rio de Janeiro


Oferecido, Neto Baiano pede alto, e Botafogo não negocia com jogador




Atacante do Vitória, autor de 27 gols no ano, tem contrato com os baianos



Neto Baiano - treino (Foto: Divulgação / Vitória)
Neto Baiano tem 29 anos e faz sucesso pelo Vitória
nesta temporada (Foto: Divulgação / Vitória)

Neto Baiano revelou nesta quinta-feira que tem "negociação encaminhada" para se transferir para o futebol carioca, e Botafogo e Vasco, que disputam a final da Taça Rio, neste domingo, às 16h, no Engenhão, seriam os interessados. O Glorioso, no entanto, não levou à frente a oferta, via empresários, que recebeu pelo atacante, autor de 27 gols na temporada. A pedida salarial ultrapassa os R$ 150 mil, em torno do que o ídolo Loco Abreu recebe.

O jogador, na verdade, pleiteia um aumento com o clube baiano, com o qual tem contrato somente até dezembro de 2012. Como ainda não acertou a situação, começa a considerar sair. O Leão acena com vínculo por três temporadas. Curiosamente, Vitória e Botafogo se enfrentam pela Copa do Brasil a partir da próxima quarta-feira, em confronto válido pelas oitavas de final da competição.

A procura mais intensa da diretoria alvinegra é por dois laterais - direito e esquerdo - além de outro zagueiro para compor o elenco. Essas carências devem ser supridas até o início do Brasileirão.


Por André Casado Rio de Janeiro


Jefferson dá palestra para jovens goleiros alvinegros




Goleiro botafoguense participou de ação do Dia do Goleiro, promovida pelo clube, na sede de General Severiano


Jefferson na palestra (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Jefferson ao lado de Renan e a plateia no ginásio de General Severiano (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
No Dia do Goleiro, o experiente Jefferson foi o escolhido pela diretoria do Botafogo para fazer palestras aos garotos que sonham em defender a meta profissionalmente algum dia. Cerca de 50 garotos, que farão uma peneira no próximo dia 9, ouviram atentamente às palavras do goleiro alvinegro e da Seleção Brasileira, em General Severiano.


Um dos temas abordados por Jefferson foi sua ida precoce para o futebol turco. De acordo com ele, a passagem pelo Trabzonspor, em 2005, foi complicada no início, por causa do problemas de adaptação. Um percalço, no entanto, superado pelo arqueiro:


- Não me arrependo de ter ido para a Turquia. Foram quatro anos difíceis, num país completamente diferente. Eu tinha só 22 anos, recém-casado, e chorei várias vezes com minha esposa. Pensamos em voltar. Mas fui profissional e entendi que tudo era um aprendizado.


Para os jovens arqueiros, o experiente guardião botafoguense deixou o conselho de que a duração da carreira do jogador está diretamente ligada à sua vontade de conquistar objetivos:


- Um bom goleiro sempre precisa estar preparado. Se achar que não lhe falta mais nada, está na hora de parar.

 
Leia mais no LANCENET!

Candidato a disputar a Copa de 2014, Jefferson chegou a abandonar o gol


Titular do Botafogo e um dos melhores do país, ele recebeu conselhos de Dida em seu início no Cruzeiro para seguir na posição em que se consagrou


Nem sempre a vida de Jefferson foi debaixo das traves de um campo de futebol. Aos 13 anos de idade, o goleiro do Botafogo viveu um dilema. Decidiu abandonar as luvas e tentar a sorte como meia-atacante na Ferroviária de Assis. Ele chegou a disputar um torneio de sua categoria em Foz do Iguaçu-PR, mas uma peneira do Cruzeiro o salvou na época, o levando de volta à posição onde se consagraria.
No Dia do Goleiro, Jefferson relembrou a história que o fez um dos melhores do país em sua posição e candidato a uma vaga na Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014. Quem agradece é o Botafogo, que o terá em campo na decisão da Taça Rio, contra o Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.

jefferson botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / Agif)
No Dia do Goleiro, Jefferson lembrou encontro com o ídolo Dida no Cruzeiro (Foto: Satiro Sodré / Agif)
- O Emerson Ávila (hoje técnico da Seleção Sub-15) estava procurando jogadores para um torneio promovido pelo Cruzeiro. Disseram que eu era goleiro e ele me chamou. Fui fazer o teste e fiquei. Um ano antes, tinha desistido e queria ser atacante. Nosso time ainda foi bem naquele torneio em Foz, com Grêmio e Internacional. Terminamos em quarto lugar - disse Jefferson.
Ao ser aceito pelo Cruzeiro, Jefferson recebeu a chance de conhecer Dida, que se transformaria em seu ídolo. Aos 16 anos, conversou pela primeira vez com o goleiro titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006, que havia sido reserva na conquista do pentacampeonato quatro anos antes.
- Ainda tinha dúvida se seria ou não goleiro. Mas tive a chance de trabalhar com o Dida quando eu tinha 16 anos e ainda estava no juvenil. Ele conversou comigo e disse que eu tinha potencial, talento, para eu continuar trabalhando para estar pronto quando surgisse a chance. Goleiro é assim, precisa amadurecer muito, ser lapidado. Acho que nessa volta ao Botafogo me senti assim, mais experiente - comentou Jefferson.
Assim como Dida, as defesas em cobranças de pênaltis estão sendo frequentes nesta temporada para Jefferson. Contra o Vasco, ele defendeu a de Juninho Pernambucano na vitória por 3 a 1 na fase de classificação da Taça Rio. O goleiro garante não ter grandes segredos.
- A gente entra preparado para isso. Mas pela qualidade que os jogadores do Vasco, não há garantias de que eles repitam o local de uma cobrança. O Felipe bateu cruzado contra o Flamengo, mas pode mudar totalmente. Os goleiros observam antes, acompanham, mas também tomam a decisão na hora - disse Jefferson.
O sucesso do goleiro na temporada não vem sozinho. Ele fez questão de elogiar o sistema defensivo do Botafogo, que tem a defesa menos vazada do Campeonato Carioca.
- Acho que é uma das melhores defesas com a qual eu já joguei. Mas não é só o Antônio Carlos e o Fábio Ferreira. Tem o Lucas e o Márcio Azevedo, os atacantes que voltam e ajudam muito. É uma filosofia do Oswaldo que tem ajudado muito - comentou Jefferson.

Por André Casado e Thales SoaresRio de Janeiro



Único invicto, Botafogo pode repetir façanha do histórico título de 1989


Em mais de 100 anos de Campeonato Carioca, apenas 13 vezes o fato aconteceu. Time pega o Vasco, domingo, por vaga na final contra o Flu


Ser campeão invicto não é nada fácil. Em mais de 100 anos de história, a glória só foi alcançada 13 vezes no Campeonato Carioca. Destas, o Botafogo tem apenas uma, em 1989, num ano especial para o clube, quando encerrou um jejum de 20 anos sem títulos na competição, com um gol de Maurício, na vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, num Maracanã lotado.

MAICOSUEL treino do botafogo (Foto: André Casado / Globoesporte.com)
Maicosuel participa do treino do Botafogo em General Severiano (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Este ano, no entanto, apenas o clube pode repetir a façanha. Único não batido no Campeonato Carioca, aliás, do Brasil, entre clubes das Séries A e B (já que o Atlético-MG foi derrotado nesta quarta-feira), o time enfrenta o Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), para decidir o campeão da Taça Rio e quem vai enfrentar o Fluminense, que venceu a Taça Guanabara, na final da competição.
- A invencibilidade ajuda. São 21 jogos (17 no Carioca) já. É sempre bom vencer, dá confiança ao grupo, faz bem para o ego. São coisas que começam a aconrecer naturalmente. Quando você ganha, está sorrindo, as semanas de trabalho são boas - comentou Maicosuel.

Os campeões invictos:
Botafogo (1989)
Fla (1915, 1920, 1996 e 2011)
Flu (1908, 1909 e 1911) Vasco (1924 - liga alternativa, 1945, 1947, 1949 e 1992)


Apesar da marca, o Botafogo sofreu um baque ao ser eliminado na semifinal da Taça Guanabara pelo Fluminense, nas cobranças de pênaltis, depois de um empate em 1 a 1. Se pode ser campeão invicto, o time pode terminar eliminado da mesma forma. Mas o meia não pensa em jogar o trabalho fora.
- Para a gente, a nossa invencibilidade é fruto do nosso trabalho, que é bem feito desde o início do ano. Se não ganhar domingo, podem até dizer que vai tudo abaixo, mas para nós o trabalho vai continuar - avisou.
A campanha do Botafogo no Campeonato Carioca conta com 10 vitórias e sete empates. O time ainda tem o melhor ataque da competição, com 40 gols, e a segunda melhor defesa, tendo sido vazada 15 vezes. As marcas são motivo de orgulho.
- Estamos num ritmo forte, sempre ganhando. Quando isso acontece, o adversário se preocupa mais. Nosso ataque tem feito os gols e a gente procura defender da melhor maneira. Temos um entrosamento bom tanto na frente quanto atrás - disse o zagueiro Fábio Ferreira, que disputou todos os jogos do Botafogo no Carioca.

Por André Casado e Thales SoaresRio de Janeiro 



Depois de suspensão, Jobson volta a ficar à disposição de Oswaldo


Recuperado de lesão no glúteo, atacante do Botafogo ficou fora do time por discussão com fisiologista


Jobson treino Botafogo (Foto: Thales Soares / globoesporte.com)
Jobson está no novamente à disposição
(Foto: Thales Soares / globoesporte.com)

O exílio de Jobson no Botafogo acabou. Depois de ser suspenso por indisciplina, o atacante está novamente à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira e poderá se relacionado para a final da Taça Rio, contra o Vasco, domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.
Jobson foi suspenso depois de uma discussão com o fisiologista Altamiro Bottino no dia 6 de abril, antes do treinamento no Engenhão. Na ocasião, o gerente de futebol Anderson Barros anunciou que o atacante estava fora do grupo por tempo indeterminado.
No dia 9, Anderson teve uma conversa franca com Jobson, que foi informado de que seu período de suspensão seria mais longo, mas o tratamento de sua lesão no glúteo seria feito no clube. Quando estivesse recuperado, seria reavaliado.
Nesta quinta-feira, Jobson conversou novamente com Anderson Barros antes do treinamento no Engenhão. O dirigente havia informado que teria uma nova reunião com o jogador antes de reintregá-lo oficialmente.
Durante o treinamento desta quinta-feira, Jobson participou de toda a atividade ao lado do grupo. Ele atuou no time reserva durante o trabalho tático comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

Por André Casado e Thales SoaresRio de Janeiro

Falsificação de assinaturas na eleição de novembro deixa em risco 14 conselheiros do Botafogo



Presidente do Botafogo, Maurcio Assumpção esteve no treino do time profissional Foto: Cezar Loureiro 

Marluci Martins
Se o futebol do Botafogo vive a tensão de uma semana decisiva, a política do clube também promete ferver nos próximos dias. O relatório final do inquérito que apurava crime de falsidade ideológica na eleição para a presidência do clube, em novembro, concluiu que a chapa Mais Botafogo, encabeçada por Carlos Eduardo Pereira, falsificou assinaturas.

O Jogo Extra teve acesso com exclusividade ao relatório da delegada assistente da 10ª DP, Daniela Terra, que considera "robusta e coerente" a versão apresentada pelo presidente Maurício Assumpção contra os representantes da chapa Mais Botafogo — Carlos Eduardo Pereira, Anderson Simões, Luis Fernando dos Santos e Carlos César de Mattos.

O inquérito está no Ministério Público, mas o parecer da delegada pode ser suficiente para derrubar 14 conselheiros do poder máximo do Botafogo. Apesar de a chapa investigada ter sido derrotada na eleição, ainda assim teve uma quantidade expressiva de votos que lhe assegurou no conselho deliberativo as 14 vagas que estão agora em risco.

O presidente do conselho deliberativo do Botafogo, José Luiz Rolim, admitiu a possibilidade da exclusão:
— Se ficar caracterizado que a chapa não tinha 140 nomes habilitados, o plenário do conselho dirá se foi válida ou não a participação dessa chapa. Todos os efeitos produzidos pela participação dessa chapa correm o risco de perder sua eficácia.
O presidente Maurício Assumpção passa a bola para o conselho deliberativo. E vai cobrar uma decisão:
— O inquérito deixa claro que houve fraude. A chapa foi inscrita de forma irregular. Cabe ao conselho deliberativo, órgão máximo, julgar o caso, que é grave.
Informado pelo Jogo Extra sobre o teor do inquérito que não lhe é favorável, Carlos Eduardo defendeu a manutenção do conselho:
— A Junta Eleitoral do Botafogo é soberana. As eleições aconteceram. Não se pode criar instabilidade no conselho com base numa denúncia irresponsável.

A origem da denúncia

O estatuto do Botafogo exige a adesão de 140 nomes para a inscrição de uma chapa. Por residirem no exterior, dois inscritos na lista de Carlos Eduardo tiveram suas assinaturas questionadas pelo grupo de Maurício Assumpção, que registrou a ocorrência há cinco meses.
O relatório final do inquérito ressalta que a autoria da falsificação das assinaturas não foi identificada. E considera incoerentes os depoimentos dos representantes da chapa Mais Botafogo.

Elkeson é poupado pelo 3º dia e Herrera treina entre os titulares do Botafogo


Herrera aprveitou brecha de Elkeson e treinou entre os titulares do Botafogo
Herrera aprveitou brecha de Elkeson e treinou entre os titulares do Botafogo


Elkeson não treinou com os demais companheiros pelo terceiro dia consecutivo. O meia não participou da atividades de terça e quarta, realizando musculação na academia do clube. Nesta quinta, o apoiador realizou movimentação separada, focando no condicionamento físico. Quem aproveitou a brecha foi Herrera, que participou do coletivo entre os titulares.
Fellype Gabriel, que foi poupado do treino da tarde da última quarta, votou às atividades e assumiu a vaga de Renato, com uma entorse no tornozelo esquerdo, que provavelmente o deixará de fora da final da Taça Rio, contra o Vasco no último domingo. Loco Abreu treinou finalizações na primeira do treinamento, mas assumiu a referência do ataque.
O auxiliar técnico, Jair Ventura, completou o treinamento entre os reservas, ao lado de Vitinho, Felipe Menezes, Jobson e Cidinho, que voltou da seleção brasileira sub-20. Fábio Ferreira e Lucas Zen, participaram da primeira parte, mas foram poupados do coletivo com dores musculares. Brinner e Jádson, ocuparam seus lugares.
O Botafogo volta a campo neste domingo, às 16h, quando enfrentará o Vasco pela final da Taça Rio. Quem vencer levantará o troféu do segundo turno e garantirá vaga na decisão do estadual, contra o Fluminense. Os jogos decisivos serão nos dias 6 e 13 de maio. Todas as partidas serão realizadas no Engenhão.
Bernardo Gentile 
Do UOL, no Rio de Janeiro

Botafogo treina com novo uniforme pela primeira vez


Clube já havia apresentado as camisas de jogo no dia 9 de abril, mas vinha trabalhando com material provisório cedido pela nova fornecedora 

Marcelo Mattos com novo uniforme de treinamento (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Marcelo Mattos mostra novo uniforme no treino
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
O Botafogo treinou nesta quinta-feira com o seu novo uniforme de treinamento, fornecido pela Puma, no campo anexo do Engenhão, pela primeira vez. O time vinha trabalhando com um material provisório, fabricado pela empresa, mas sem o logo de sua nova patrocinadora.
O uniforme continuou sendo azul, mas num tom mais claro do que o provisório cedido pela Puma. Os goleiros também seguem com camisa e calças pretas.
No dia 9 de abril, o Botafogo fez a apresentação oficial de seus novos uniformes de jogo, mas não havia mostrado os de treinamento. A estreia da camisa aconteceu no empate em 1 a 1 com o Boavista, na última rodada da fase de classificação da Taça Rio.

Por Thales SoaresRio de Janeiro

Com promessas da areia, Brasileiro Sub-23 começa nesta quinta no Rio


Doze equipes de dez estados de quatro regiões do país disputam o torneio, que vai ser realizado de 26 a 1º de maio, na sede do Flamengo, na Gávea


futebol de areia sub-23 (Foto: Rodrigo Molina/Divulgação)
Botafogo e Vasco estão confirmados na disputa do
Brasileiro Sub-23 (Foto: Rodrigo Molina/Divulgação)
A bola vai rolar para o primeiro Campeonato Brasileiro Sub-23 de futebol de areia. O  torneio será realizado na arena montada na sede do Flamengo, na Gávea, no Rio de Janeiro, de quinta-feira até 1º de maio. Doze times de dez estados disputam a competição: Flamengo (RJ), Vasco (RJ), Botafogo (RJ), Bahia (BA), Portuguesa (SP), Sport Recife (PE), Avaí (SC), Confiança (SE), Asa (AL), Palmas (TO), Aruc (DF) e Messejana (CE).
Organizado pela Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS), o campeonato tem como principais objetivos dar oportunidade a jovens jogadores, fortalecer o trabalho feitos pelos clubes nas categorias de base e revelar talentos. Tabela e grupos já estão definidos e Guga Zloccowick acompanhará o torneio, rotina que adotou desde que assumiu o comando da seleção canarinho.
- Temos bons jogadores aparecendo, jovens, e esse campeonato é uma grande oportunidade para eles mostrarem suas qualidades. Eles são a renovação do futebol de areia. Alguns estão tendo oportunidades, como Rafael, Rafinha, Mauricinho e outros, que são dessa categoria, e outros ainda terão. Senão agora, num futuro próximo, porque temos um potencial incrível nessa garotada - afirmou o treinador, que está invicto nos 14 jogos que comandou o Brasil em 2012.
Abaixo as chaves e a tabela do campeonato:
Grupo A – Flamengo (RJ), Asa (AL), Palmas (TO) e Confiança (SE)
Grupo B – Bahia (BA), Botafogo (RJ), Sport Recife (PE) e Avaí (SC)

Grupo C – Vasco (RJ), Aruc (DF), Portuguesa (SP) e Messejana (CE)
Fase de classificação
Quinta-feira (Dia 26)
8h – Sport Recife x Bahia
9h15m – Botafogo x Avaí
10h30m – Messejana x Vasco
13h – Aruc x Portuguesa
14h15m – Asa x Palmas

15h30m – Flamengo x Confiança
Sexta-feira (Dia 27)
8h – Palmas x Confiança
9h45m – Asa x Flamengo
10h30m – Avaí x Bahia
13h – Botafogo x Sport Recife
14h15m – Portuguesa x Vasco
15h30m -Aruc x Messejana
Sábado (Dia 28)
8h – Vasco da Gama x Aruc
9h45m – Portuguesa x Messejana
10h30m – Confiança x Asa
13h – Flamengo x Palmas
14h15m – Bahia x Botafogo
15h30m -Sport Recife x Avaí
Quartas-de-final
Domingo (Dia 29)
8h – 1o Grupo A x Melhor 3o colocado (Jogo 19)
9h45m – 1o Grupo B x 2o Melhor 3o colocado (Jogo 20)
10h30m – 1o do Grupo C x 2o Grupo B (jogo 21)
13h – 1o do Grupo D x 2o Grupo C (Jogo 22)
Semifinais
Segunda-feira (Dia 30)
9h30m – vencedor Jogo 19 x vencedor Jogo 21 (Jogo 23)
10h30m – vencedor Jogo 20 x vencedor Jogo 22 (Jogo 24)
Terça-feira (Dia 1)
Disputa de 3º lugar
9h30m – perdedor Jogo 23 x perdedor Jogo 24
Final
11h – vencedor Jogo 23 x vencedor Jogo 24
* horários e ordem das partidas podem sofrer alterações a criterio da organização

Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro

Engenhão recebe retoques para decisão da Taça Rio


Funcionários trocam cadeiras e pintam grades internas do estádio

 

Às vésperas da decisão da Taça Rio, domingo, às 16h (de Brasília), entre Botafogo e Vasco, o Engenhão recebeu os últimos retoques. Funcionários do estádio fizeram nesta quinta-feira a troca de cadeiras da arquibancada e pintaram grades internas.
Enquanto eles trabalhavam, os jogadores do Botafogo treinavam no campo anexo e jovens participavam de uma peneira de atletismo de um projeto social na pista principal.

troca de cadeiras no engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)
Funcionários trocam algumas cadeiras do Engenhão (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

Por Thales Soares

Jogadores lamentam possível desfalque de Renato contra o Vasco



 

Rio - O exame de ressonância magnética constatou que a lesão no tornozelo esquerdo de Renato não é tão grave quanto parecia e não está descartada a possibilidade de o volante jogar a decisão da Taça Rio contra o Vasco. No entanto, a presença do camisa 8 alvinegro só será autorizada pelo departamento médico, caso esteja totalmente recuperado da lesão até a partida de domingo, às 16h, no Engenhão.
Distante dos treinamentos na semana da final, Renato ainda está com o tornozelo inchado e segue em tratamento intensivo de fisioterapia para conseguir ter condições de jogo. Apesar de ainda não ter sido descartado do confronto contra o Vasco, a possível ausência do volante preocupa seus companheiros de elenco.
“É um cara muito experiente, que tem um bom passe, cadencia bem o jogo. Se no domingo ele não puder nos ajudar, vai fazer uma falta muito grande. Mas quem entrar no lugar dele, com certeza, terá a confiança de nós jogadores e também da comissão técnica de que vai entrar e procurar dar o melhor para ajudar o Botafogo”, afirmou o zagueiro Fábio Ferreira.
Com a ausência de Renato, o seu substituto direto na posição seria Lucas Zen, que ainda está com dores musculares e foi poupado do treino de ontem. Sem um jogador de ofício para a posição, otécnico Oswaldo de Oliveira deve optar por escalar Fellype Gabriel como segundo volante, a exemplo do que fez na semifinal, sábado, contra o Bangu.
A ausência do camisa 8 também pode ser a oportunidade para o retorno de Maicosuel à linha de frente alvinegra. O apoiador comentou a contusão do volante. “Não sei se o Renato terá condições. É um jogador importante para a equipe e espero que possa nos ajudar. O importante é saber que o nosso grupo é forte e que quem entrar vai dar o máximo lá dentro”, afirmou o Mago.

POR DIEGO LOPES/Marca