Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Botafogo apresenta o volante Tchê Tchê: "Privilégio estar aqui"



Jogador de 29 anos, que atuou pelo Atlético-MG na temporada passada, assinou com o clube carioca até dezembro de 2024



O Botafogo apresentou nesta segunda-feira o volante Tchê Tchê, que assinou contrato até dezembro de 2024. Ele vestirá a camisa 6, umas das mais tradicionais do clube carioca que marcou época com o lendário Nilton Santos. O nome do jogador já foi publicado no BID (nesta segunda-feira, às 18h25), ficando à disposição de Luis Castro.


Depois de passar por clubes como Palmeiras, São Paulo e Atlético-MG, Tchê Tchê deixou claro que chega para um enorme desafio em um dos gigantes do futebol brasileiro. E avisou que o Botafogo está no caminho certo para retomar o caminho dos títulos.




Tchê Tchê apresentado no Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


- Vejo o Botafogo como um grande, pela história. Sinto um privilégio por estar aqui, as coisas estão caminhando por uma mudança bem grande - disse em sua apresentação.


Tchê Tchê, de 29 anos, passou o último ano no Galo, pelo qual venceu Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Mineiro. Em 2022, ele perdeu espaço e estava em fim de empréstimo do São Paulo, que desejava negociar o atleta. O Bota aproveitou o momento para garantir o reforço por menos de R$ 5 milhões.


O jogador fez na sexta-feira passada o primeiro treino pelo Botafogo. O reforço anunciado na última quinta já passou por exames, assinou contrato e começou as atividades junto do restante do grupo.


VEJA TRECHOS DA COLETIVA DE TCHÊ TCHÊ

Estilo musical que embala o Tchê Tchê


- Venho para escrever minha história, ídolo na música não tenho, gosto muito do trap. Até quando me anunciaram como sertanejo falei que não tinha muito a ver comigo, mas faz parte. Ficou bacana.


Reação após o acerto com o Botafogo

- Quando eu fiquei sabendo (do acerto) comecei a olhar tudo para chegar no clube para ficar sabendo. Conversei também com o Patrick, que brincou comigo. Sempre procuro me ambientar o mais rápido possível, procuro analisar bastante. Mas quando sou perguntado sobre algo, respondo. Só abro a boca para falar o que acho pertinente.


Primeiro contato com o Luís Castro

- Eu tive uma conversa breve com ele na minha chegada, é um cara que cobra bastante sobre tática. Explica bastante nos treinamentos, mas vi que é uma forma bem séria. Sobre minhas características, se for uma coisa especial e em algum jogo faltar alguém todos sabem que já fiz várias funções. Mas me vejo como meio campo, a maneira que prefiro.





Tchê Tchê vai utilizar a camisa 6 no Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Status de reforço de peso

- Não vejo como responsabilidade pesada, mas legal. Mostra que trabalho bem, sou uma pessoa bem séria. Sei brincar no momento certo e ser sério também em qualquer situação. Venho de clube que tem ganhado tudo, agora vamos lutar para as coisas acontecerem aqui, a história do Botafogo é gigante. Só falta a gente retomar o caminho dos títulos.



Amizade com Patrick de Paula


- Eu brinco com ele, vi ele juvenil no Palmeiras. Até fiz uma brincadeira com ele no primeiro dia que cheguei. Mandei áudio pra ele e disse "Patrick, o pessoal do Botafogo me deu a camisa número 8". E ele mandou mensagem dizendo que estava tranquilo, mas depois mandei um vídeo pra ele rindo, feliz pelas conquistas e sucesso no Palmeiras por ele, espero que a gente consiga isso aqui.


Chance de fazer história no clube

- De verdade eu venho para fazer uma nova história. O que passou já passou, não adianta chegar com nome aqui. Quem atua em alto nível tem que entender as cobranças. Sobre o treinador, como eu disse, já deu para ver que tem uma maneira séria de trabalhar. Só fiz dois treinamentos, mas já vi que posso aprender bastante.


Humildade, a receita do sucesso

- As pessoas, de maneira geral, veem os jogadores como simplesmente o cara que tem que ter resultado, e os problemas dele que fiquem fora do clube. Meu segredo é a humildade, falo no momento certo, trabalho bastante, fico sempre analisando, procurando como posso ajudar com atitudes mais do que palavras. Podem cobrar minha entrega total dentro do campo. Vim do nada, sei como é. Nunca passei fome, tive muita dificuldade quando era pequeno. Respeito todo mundo como pessoa. Desde quem limpa o gramado e faz a comida, esse é o grande segredo.



Vitória sobre o Ceará e ambiente no clube


- Fiquei muito feliz com a vitória ontem (domingo), até brinquei e falei que estou muito contente. A gente sabe que não é fácil jogar lá, o Ceará vem crescendo nos últimos anos. O campo também não está legal, não vamos ser hipócritas, mas chegar num lugar com uma vitória é mais fácil de trabalhar. É um clube de tradição, clube grande, meu desafio é conseguir títulos do tamanho do Botafogo. Há profissionais muito qualificados aqui. Chego da melhor maneira aqui, muito confiante. Contente de ter conquistado tudo, menos a Libertadores, no ano passado.




Melhores momentos: Ceará 1 x 3 Botafogo, pela 2ª rodada do Brasileirão 2022



Preparado para o desafio

- Eu acho que estou preparado para que as coisas aconteçam. Se eu chego dessa maneira (status de grande reforço), como eu disse ficou no passado. Vou construir minha história aqui, retribuir todo carinho e confiança. Não vejo de forma pesada nem a camisa 6 e nem a confiança. Vou trabalhar do mesmo jeito.


Expectativa pela estreia e encontro com a torcida


- Já cheguei preparado, mas não deu tempo de ser inscrito por conta do feriado. Mas já estou apto, quando o professor achar que posso ir para o jogo estarei pronto. Vi a festa da torcida (contra o Corinthians), foi uma festa muito bonita. Claro que eles carregam uma expectativa muito grande, todos esperam que as coisas aconteçam, claro que demanda tempo e paciência.


+ Botafogo aumenta número de estrangeiros no elenco


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Por Rafael Bizarelo — Rio de Janeiro

Nome no BID: Gustavo Sauer está liberado para atuar pelo Botafogo



Atacante, que atuava pelo clube português Boavista, é mais uma opção para o técnico Luís Castro




O técnico Luís Castro pode ter mais um reforço à disposição no Botafogo para a partida contra o Ceilândia nesta quarta-feira, fora de casa, pela Copa do Brasil. O nome do atacante Gustavo Sauer apareceu no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta segunda-feira e, portanto, ele está liberado para defender o clube.





Gustavo Sauer, novo reforço do Botafogo — Foto: Divulgação


Gustavo Sauer, que atuava pelo Boavista, de Portugal, ainda não foi apresentado pelo Botafogo, mas a expectativa, segundo o jornal O Globo, é que ele siga para Brasília onde o time terá o duelo no estádio Mané Garrincha na próxima quarta-feira.





Melhores momentos: Ceará 1 x 3 Botafogo, pela 2ª rodada do Brasileirão 2022



Ele foi um dos reforços fechados pelo Bota no último dia da janela de transferências. O Bota acertou com o clube português a compra dos direitos econômicos do atleta de 28 anos por cerca de R$ 10 milhões.


+ Botafogo apresenta o volante Tchê Tchê: "Privilégio estar aqui"


O jogador chega ao Brasil credenciado pela boa temporada na Europa. Em 31 jogos pelo Boavista, o atacante marcou 10 gols e deu sete assistências na temporada 2021/2022. É o melhor ano do atleta com a camisa do clube português. No total, foram 105 partidas por lá.


+ Botafogo aumenta número de estrangeiros no elenco


+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube


+ Leia mais notícias do Botafogo


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: Por Redação do GE — Rio de Janeiro

Análise: em evolução, Botafogo dá sinais positivos sob comando do enérgico Luís Castro



Treinador português esteve à beira do campo pela primeira vez e chamou a atenção por cobranças e participação ativa durante o jogo. Time ensaia melhora coletiva, mas tem erros a corrigir








Melhores momentos: Ceará 1 x 3 Botafogo, pela 2ª rodada do Brasileirão 2022



Os belos gols de Erison e Victor Sá, as boas atuações de Luís Oyama e Daniel Borges e até os erros na defesa e no meio de campo que colocaram o resultado em risco. Quem viu o jogo do Botafogo pela televisão acompanhou isso tudo no detalhe, mas pode ter perdido uma grande novidade da vitória de 3 a 1 sobre o Ceará, no último domingo: a energia de Luís Castro.


+ Erison e Victor Sá marcam pela 1ª vez no Brasileirão e levam lembranças



Do estádio, público e jornalistas puderam acompanhar as reações em modo de competição do português, quando a postura serena fora de campo deu lugar à inquietação de quem ainda vê muito o que melhorar no time. O treinador abusou dos gestos e dos gritos na dificuldade de se fazer entender em um Castelão que chegou perto de uns 40 mil de público.



A angústia tinha motivo: o Botafogo deu bons sinais, mas também deixou claro que é um time longe de estar pronto. Tem lampejos, como a bela jogada no gol de Victor Sá, o primeiro do jogo. Só que também comete os erros de um time ainda pouco ensaiado. Prova disso é os jogadores erraram praticamente um a cada três passes tentados no jogo.


O comportamento coincide com os relatos vindos do dia a dia de treinos. Quem participa dos trabalhos do clube já notou que a postura calma fica do campo para fora. Quando a bola rola, o português esbanja empolgação e é duro nas cobranças quando o momento pede.


+ Castro analisa: "Precisamos de mais tempo no ataque"





Treinador comandou o time in loco pela primeira vez — Foto: Vitor Silva/Botafogo



Contra o Ceará, as principais cobranças do treinador eram nos momentos sem a bola. O português quer mais aproximação entre os atletas e distância da área. Redução de espaços e mais campo para dificultar o caminho do adversário até o gol. Foi o que faltou nos momentos críticos da partida, quando o Ceará quase virou o jogo.


- Se estivermos juntos como nos primeiros 15 minutos, perto da nossa baliza, o adversário que nos sufoca. O que queremos é ganhar bolas em zonas mais altas no ataque. Precisamos de mais tempo no ataque, no primeiro tempo isso não aconteceu - pontuou Castro.



"Hoje a gente jogou futebol", diz Pedro | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/hoje-a-gente-jogou-futebol-diz-pedro-a-voz-da-torcida-10492162.ghtml)



Apostas dão resposta

Apesar das ponderações do próprio treinador, o resultado é merecido e vale muita comemoração. Até porque dá mais tranquilidade ao trabalho ainda no início do português. Além disso, o sinal positivo foi de um time capaz de encontrar solução e reagir dentro de um confronto.


No Castelão, o time entrou em campo com algumas apostas, e todas elas deram frutos. Na defesa, Daniel Borges surpreendeu como lateral-esquerdo. Oyama comandou o meio de campo ao mudar para primeiro volante. Na frente, Victor Sá e Erison os primeiros gols da carreira dos dois na elite do futebol brasileiro.


+ Leia mais notícias do Botafogo





Oyama não marcou, mas foi decisivo em vitória — Foto: Vitor Silva/Botafogo



O Botafogo mostrou sinais positivos resultado dos treinamentos. Como o gol de Victor Sá, que saiu de Diego Loureiro, em bola forçada para fugir da pressão do Vozão, e terminou na jogada trabalhada que abriu o placar no Castelão.


Agora, Castro tem o desafio de manter o crescimento do time em um período de muitos jogos e praticamente nenhum treinamento. Os alvinegros terão dois jogos e duas viagens até o próximo domingo. Por isso, adiantaram o retorno ao Rio de Janeiro para esta madrugada. A reapresentação está marcada para a tarde desta segunda-feira.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay - clique aqui para ouvir!
🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Fortaleza