Páginas

segunda-feira, 17 de julho de 2023

Bruno Lage comanda treino do Botafogo ainda à espera do visto de trabalho



Treinador lidera a preparação da equipe para a partida contra o Patronato, mas, sem a documentação, não pode ficar na beira do gramado




O Botafogo iniciou a semana de preparação para encarar o Patronato, da Argentina, no jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, às 19h, sob o comando do português Bruno Lage após a saída de Cláudio Caçapa, que voltou ao Lyon.






Giba Perez destaca: "O Botafogo é o Manchester City do campeonato" (https://ge.globo.com/podcasts/video/giba-perez-destaca-o-botafogo-e-o-manchester-city-do-campeonato-11788549.ghtml)


Porém, o clube ainda não sabe se poderá ter o treinador na beira do gramado para a partida contra El Patrón, isso porque Lage ainda aguarda a emissão do visto de trabalho para estrangeiros no Brasil, um processo que envolve o governo e leva, naturalmente, alguns dias para ser concluído.


Se Bruno não puder cumprir o papel na quarta-feira, a tendência é que Lúcio Flávio, treinador do time B e auxiliar de Caçapa nos últimos quatro jogos seja o responsável pela missão. Além de Lage, todos os cinco membros da comissão técnica ainda aguardam regularização.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Talismã do Botafogo, Segovinha vira xodó e pede passagem entre os titulares


Vistos de trabalho são documentos que dependem de aprovação do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil. O empregador, no caso o Botafogo, dá entrada junto aos órgãos públicos em nome dos funcionários estrangeiros que quer contratar.


Se aprovado o pedido, o governo brasileiro envia a autorização ao Consulado, nesse caso de Portugal, para que o o estrangeiro dê entrada na licença de trabalho provisória, que tem validade por dois anos. Somente com esse documento em mãos o clube pode registrar o treinador no BID, liberando para estar na beira do campo.


Lage chegou ao Rio de Janeiro ao lado de cinco profissionais que integram a sua comissão técnica, com quem trabalhou em outros clubes. São os auxiliares técnicos Luis Nascimento e Carlos Cachada, o preparador físico Alexandre Silva e os analistas Jhony Conceição e Diogo Camacho.


Liderando o Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem o Patronato pela frente, no jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Glorioso pode perder até por um gol que avança para as oitavas. No domingo, encara o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Brasileirão. Confira algumas imagens do português em ação:





Bruno lage — Foto: Vitor Silva/Botafogo





Bruno Lage — Foto: Vitor Silva/Botafogo





Bruno Lage em treino do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Tiquinho Soares destaca trabalho coletivo do Botafogo e evita falar em idolatria



Centroavante recebeu o troféu do Doe Gols por ter sido o maior contribuidor do programa no mês de junho do Brasileirão



Se o Botafogo hoje lidera o Campeonato Brasileiro com 39 pontos somados em 45 possíveis, muito se deve ao artilheiro Tiquinho Soares, destaque da equipe e principal goleador da competição, com 10 bolas na rede em 14 partidas jogadas.


Apesar de ser o grande rosto da equipe, o atacante fez questão de ressaltar o trabalho coletivo que leva o time a um aproveitamento de 86% no Brasileirão, com uma vantagem de 12 pontos sobre o segundo colocado, o Flamengo.


- [O diferencial] acho que é grupo, é um grupo que a gente fechou como se fosse uma família. Todo mundo focado no mesmo objetivo. Como eu falei, não é só o Tiquinho. Tem todo grupo que está ajudando a fazer o Botafogo maior.

Eu estou muito feliz pelo momento que estou vivendo. É um momento bem bacana, junto com meus companheiros. Estamos vivendo uma temporada especial. Agradeço o Botafogo por ter acreditado no meu potencial. Não é só o Tiquinho. Tem muitos jogadores importantes
— Tiquinho Soares



Os jogos no Estádio Nilton Santos escancaram a relação de amor da torcida alvinegra com o centroavante. Do aquecimento ao minuto final, em cada oportunidade que têm os torcedores entoam a música que diz que "Tiquinho Soares é f***".





Tiquinho: da cidade dos dinossauros ao topo do Brasileirão (https://ge.globo.com/video/tiquinho-da-cidade-dos-dinossauros-ao-topo-do-brasileirao-11756879.ghtml)


Quando o telão anuncia o camisa 9 na escalação titular, às arquibancadas do Niltão tremem com a vibração. Apesar de todo o carinho, o atacante evita falar em idolatria.


- Estou bem tranquilo sobre isso. Sei que aqui tem grandes ídolos que passaram pelo Botafogo. Para mim, é muito gratificante poder estar usando essa camisa. Não quero falar isso de ídolo. Tento fazer o meu trabalho que é o mais importante, mas o que importa é o Botafogo sempre.



Leia mais sobre o Botafogo:




Adryelson e Tiquinho comemoram vitória do Botafogo — Foto: Alexandre Durão / ge


A grande vantagem que o Glorioso construiu no Campeonato Brasileiro, de 12 pontos nesse momento, torna o sonho do título mais real a cada rodada para o torcedor. O camisa 9 não quis fazer promessas, mas pediu que o torcedor siga acreditando no grupo.


- Não vou prometer o que não posso cumprir. O que posso dizer é que o torcedor é que continue acreditando no elenco do Botafogo, com os pés no chão, porque tem muita coisa para rolar e espero que eles continuem nos ajudando - completou.


Características e gol mais bonito

Com 10 gols e cinco assistências, Tiquinho Soares já se provou um dos centroavantes mais completos do futebol brasileiro, mostrando posicionamento, boa visão de jogou, pivô e tomada de decisão. O jogador, porém, destaca outra característica como principal no próprio jogo, além de eleger o gol favorito no campeonato.


- Ajudar, eu acho que ajudo muito. Não só com gols, assistências, mas tento sempre estar correndo, dando possibilidade de passes para os meus companheiros. Minha força e humildade - apontou.


"Contra o Palmeiras, lá no Allianz Parque, foi um gol bem bacana", completou





Aos 27 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Tiquinho Soares do Botafogo contra o Palmeiras (https://ge.globo.com/futebol/video/aos-27-min-do-1o-tempo-gol-de-dentro-da-area-de-tiquinho-soares-do-botafogo-contra-o-palmeiras-11729418.ghtml)



Avesso às entrevistas, o centroavante concedeu entrevista exclusiva ao ge ao receber o prêmio de junho do Doe Gols, por ser o jogador que mais contribuiu para doações de chuteira ao colocar bolas na rede no Campeonato Brasileiro. A cada gol marcado, três pares de calçados são doados para instituições de caridade.


- Muito feliz com esse prêmio por estar ajudando a criançada, que é o mais importante. Espero poder continuar fazendo gols e ajudando - completou.


Liderando o Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem o Patronato pela frente, no jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana, na quarta-feira (19), às 19h, no Estádio Nilton Santos. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Glorioso pode perder até por um gol que avança para as oitavas.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: GE/Por Bernardo Serrado, Giba Perez e Juliano Lima — Rio de Janeiro

Eduardo mostra faceta decisiva e divide protagonismo do Botafogo com Tiquinho



Meia chama a responsabilidade em sequência contra adversários do G-6, chega a 10 gols marcados na temporada e ajuda o time a ampliar vantagem na ponta




O Botafogo que lidera o Campeonato Brasileiro com 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, hoje o Flamengo, é um time que impressiona pela campanha, pelo desempenho e que tem como protagonista Tiquinho Soares, o centroavante e artilheiro do time.







Botafogo 2 X 0 Bragantino | Melhores Momentos | 15ª rodada do Campeonato Brasileiro


Porém, nas duas partidas seguidas que fez contra rivais do G-6, Grêmio e Bragantino, foi Eduardo quem apareceu para ser decisivo e abrir caminho para as duas vitórias que abriram cinco de frente para os rivais, em um momento que Tiquinho passa a ser mais visado pela marcação e que usa isso para abrir espaço para os companheiros.


Em ambas partidas, coube ao camisa 33 fazer o gol do 1 a 0 quando o Alvinegro não tinha o domínio da partida contra rivais fortes do campeonato. O meia chegou a 10 gols na temporada, além de outras 4 assistências, o vice-artilheiro da equipe no ano, atrás apenas do camisa 9.


Nas últimas cinco partidas que jogou, o centroavante não marcou e deu uma assistência. Nessas mesmas partidas, Eduardo fez dois gols e deu um passe para outro. Os dois juntos somam para 31 doa 76 marcados pela equipe no ano.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Análise: Botafogo vence "trocação franca" com o Bragantino e mantém 100% contra o G-6


A sequência é só mais um exemplo da importância que o meia tem no time do Botafogo. Em 2023, o camisa 33 voltou de lesão, sofrida na reta final do Brasileirão de 2022, na partida contra o Brasiliense, a primeira depois da eliminação precoce no Campeonato Carioca.


Com sete gols e uma assistência em oito jogos, foi essencial na boa sequência de começo de Brasileirão, conciliando com Sul-Americana e Copa do Brasil, que reverteu o mal momento do time na temporada.





Eduardo comemora gol contra o Bragantino — Foto: Vitor Silva/Botafogo


Liderando o Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem o Patronato pela frente, no jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana, na quarta-feira (19), às 19h, no Estádio Nilton Santos. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Glorioso pode perder até por um gol que avança para as oitavas.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro