Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Boas ideias, posse, intensidade e resultados: o primeiro mês de Eduardo Barroca no Botafogo


Apresentado no dia 16 de abril, jovem treinador de 37 anos muda a cara do Alvinegro, cai nas graças da torcida e cumpre meta de resultados a curto prazo




Barroca mudou a cara do Botafogo com desempenho e resultados a curto prazo — Foto: Vítor Silva/Botafogo


Apresentado dia 16 de abril, Eduardo Barroca completa um mês no comando do Botafogo nesta quinta-feira. Parece pouco tempo, mas muita coisa mudou no Alvinegro desde então. Principalmente em desempenho e resultado. Eliminado precocemente do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil, a equipe ganhou outra cara sob o comandado do jovem treinador e venceu três dos quatro primeiros jogos do Campeonato Brasileiro. É o melhor início desde 2007.


- Foi um primeiro mês muito agradável, principalmente em termos de resultados. O Barroca tem umas ideias de jogo muito legais, diferente do que acontece no futebol.


''Ele tem o grupo na mão, executa muito bem o trabalho. O que ele pede a gente tem conseguido, que é intensidade sem a bola, posse, saber o momento certo de atacar'', resumiu o zagueiro Gabriel.


Em sua apresentação, o treinador repetiu diversas vezes as palavras coragem e protagonismo. E vem demonstrando isso dentro de campo. Desacreditado no início da competição, o Botafogo ocupa a quinta posição com nove pontos em 12 possíveis, alcançando um dos objetivos citados por Barroca: resultados a curto prazo. Tem ainda o jogador com mais passes certos (Gabriel), com mais desarmes (Bochecha) e é o quarto time com mais posse de bola na média (53%).


Confira o efeito Barroca:


Estilo de jogo

O Botafogo em campo é outro com Barroca. A escalação não mudou tanto, mas o estilo de jogo é outro. O treinador se baseia em fatores posse de bola, controle da partida, troca de passes e intensidade. Foi o suficiente para transformar um time desacreditado naquele que empolga a torcida.


- Eu entendo que tentar ter o controle do jogo é uma ferramenta para ter mais chances para sua equipe e menos para o rival. Mas não acho que a posse da bola tem uma importância tão grande como as pessoas falam, é apenas uma ferramenta dentro do jogo - opinou Barroca recentemente.

Contra o Fortaleza, o gol da vitória saiu após uma troca de 19 passes. Diante do Flu, roteiro parecido: 18 passes e gol de Alex Santana. Dois lances (reveja abaixo) que resumem bem o estilo Barroca.



 Botafogo F.R. ✔@Botafogo

O Fogão trocou 19 passes até a conclusão de Alex Santana, que fez o gol da vitória alvinegra na ultima rodada. Paciência para valorizar a posse e encontrar espaços! Seguimos trabalhando forte para evoluir! #VamosFOGO



Botafogo F.R. ✔@Botafogo

Calma pra sair da pressão, paciência para circular a posse e precisão para concluir em gol! Fogão tocou 18 vezes na bola até a cabeçada de Alex Santana! Seguimos trabalhando para evoluir! #VamosFOGO


Peças

A escalação do Botafogo com Barroca não é muito diferente daquela que era utilizada por Zé Ricardo. A principal alteração foi a entrada de Gustavo Bochecha, que se destacou na base com o atual treinador, na função de primeiro homem à frente da defesa. Pimpão também reapareceu entre os titulares, assim como Carli voltou a ser titular após lesão. Na direita, Fernando ganhou a posição de Marcinho. O esquema, sim, é diferente: agora o Alvinegro atua no 4-1-4-1.



O Botafogo de Barroca até agora — Foto: GloboEsporte.com



Resultados

O desempenho melhorou e os resultados apareceram. Na única derrota, diante do São Paulo, o Botafogo ainda assim jogou bem e chegou a ter mais posse de bola do que o rival. Em seguida, três vitórias. Contra o Bahia, a melhor atuação - principalmente no primeiro tempo. Diante do Fortaleza, paciência e organização para superar um jogo equilibrado. Já no clássico contra o Fluminense, o rival foi superior. Mas ainda assim o Botafogo soube sofrer e venceu por 1 a 0.


Os nove pontos em 12 possíveis fizeram o Botafogo alcançar o seu melhor início de Brasileirão desde 2007.


''O Barroca conseguiu encontrar um padrão de jogo, deu confiança a quem precisava e fez um jogo bem jogado. O torcedor hoje está feliz com o que tem visto em campo. Time com personalidade com a bola, consegue envolver os adversários e os resultados tem aparecido''.


- Uma sequência de três vitórias no Brasileiro é algo maravilhoso, todo o mérito para ele por ter conseguido reestruturar o time e fazer ele jogar o que está jogando - frisou Diego Souza.



Botafogo F.R. ✔@Botafogo Professor Barroca apontou o caminho! Vamos juntos por mais um triunfo! #VamosFOGO




Fonte: GE/ Por Edgard Maciel de Sá e Emanuelle Ribeiro — Rio de Janeiro