Páginas

domingo, 17 de agosto de 2014

Mancini exalta o Bota movido a bom clima: "Jogou pelo futebol brasileiro"


Técnico destaca reflexo de pagamento de salários para tranquilidade do grupo e comemora boa atuação em vitória sobre o Fluminense




O Botafogo conseguiu neste domingo uma importante vitória sobre o Fluminense, em clássico disputado no Mané Garrincha, em Brasília. O triunfo por 2 a 0 tirou a equipe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e trouxe tranquilidade ao clube, após uma semana em que houve o pagamento de um mês de salários, amenizando o clima ruim que havia internamente. Depois da partida, o técnico Vagner Mancini ressaltou a qualidade de seu grupo e disse já esperar há algum tempo uma atuação como a deste domingo.

Mancini também afirmou que a vitória num clássico após o pagamento de salário foi importante para que ficasse comprovada a relevância de um bom ambiente para o desempenho da equipe dentro de campo. Segundo o treinador, o que ocorreu neste domingo, em Brasília, foi uma espécie de lição para o futebol brasileiro.

- Lógico que o treinador sabe o potencial da sua equipe. Eu vinha dizendo que havia necessidade de um ajuste melhor, uma equipe mais equilibrada em campo. Hoje o que vimos foi isso, do primeiro minuto até o final. Uma equipe que marcou bem, jogou bem, teve posse, finalizou mais. Menos nos cinco minutos finais, que o Fluminense se lançou à frente. Mas eu sabia que cedo ou tarde faríamos um jogo desse. Jogar contra o Fluminense é ser testado os 90 minutos. o Fluminense é uma equipe muito boa. O Botafogo teve que ter um sistema de jogo inteligente, marcou mais à frente. E teve êxito em função da atitude dos atletas, de que seria possível desde que todos dessem o máximo possível de cada um.

Confira outros trechos da entrevista coletiva do treinador:


Vagner Mancini gesticula no Estádio Mané
Garrincha (Foto: Agência Getty Images)
Vitória após semana de boa notícia financeira

- As últimas semanas foram difíceis em função dos fatos que todos já sabem. Pedi aos atletas que entrassem jogando com alma. Além de ser fundamental para sair da zona de rebaixamento, a vitória teria uma repercussão ainda maior porque seria um bem para o futebol brasileiro. Os clubes com salários atrasados devem entender que todo mundo é ser humano e deve receber o que é de direito Hoje o Botafogo não jogou somente por 11 atletas ou por uma nação enorme, mas também jogou pelo futebol brasileiro. Foi importante para que todos enxerguem a necessidade de uma reformulação geral no futebol brasileiro. Foi bom para alertar que a partir do momento em que houve a promessa de um acerto, todos tiveram uma mudança na autoestima e puderem desenvolver aquilo que foi pedido.

Efeito do pagamento de salário na atuação

- Não foi o fato de ter recebido ou não, mas o fato de não ter de se preocupar com esse tipo de coisa. Durante a semana você passa instruções e existe a necessidade de que todos se concentrem. Quando há algum problema, o grupo não assimila da melhor maneira. Nesse sentido, óbvio que nos tiraram um peso das costas e fizeram com que a alegria voltasse ao nosso ambiente. Assim, conseguimos tirar mais dos atletas nos últimos dias.

Qualidades que precisam ser mantidas


- O Botafogo teve hoje a estratégia de anular o Fluminense marcando mais à frente. Cada jogo tem sua postura dentro de campo, até porque as equipes não jogam igual. Então é preciso fazer ajustes. A determinação foi o ponto alto, e isso tem que ser mantido em alto nível. Isso faz com que todos os detalhes sejam favoráveis à sua equipe, que ganha as divididas, a bola bate no adversário e sobra... Sem determinação e vontade, nada acontece.

Tanque Ferreyra

- Ele é um exemplo de que o atleta não pode desanimar e tem que mostrar dentro de campo o que é capaz. Teve um papel fundamental, porque além de dividir as bolas no alto e ajudar a defesa, deu o passe para o segundo gol. Com humildade mostrou que pode ser útil. Com ele o time reteve mais a bola no ataque e pressionou a saída do Fluminense. Agora é mais uma opção para o nosso ataque.

A quase substituição de Zeballos
- Por volta de 15 minutos do segundo tempo, o Zeballos começou a perder algumas bolas, e nesse caso a gente sempre sabe que vai estourar lá atrás. Mas ele disse que estava bem no jogo e que poderia render mais. Pedi para o Rogério ficar ali do meu lado para olhar o jogo, pois a substituição aconteceria em cinco minutos. Depois o Zeballos perdeu outra bola, e eu pensei em fazer a substituição. Mas logo depois deu o passe para o Daniel fazer o gol. Então pediu para ficar mais tempo porque disse que ia resolver o jogo. Foi lá e fez o gol.

Apoio da torcida e renda de clássico em Brasília

- Agora, depois do jogo, achamos que jogar aqui em Brasília foi acertado. Talvez este seja o melhor campo do Brasil, o que dá ao time a chance de jogar um bom futebol. Jogar diante de uma torcida que seja a maior dos times do Rio fora do estado, nos ajudou muito. Não sei dizer qual torcida estava maior, mas ouvimos o canto do Botafogo várias vezes. Essa lua de mel aconteceu aqui e aconteceria no Maracanã se a torcida do Rio visse a atuação de hoje. Ninguém gosta de ver o time com uma atuação que não é a correta. Então com certeza sairíamos aplaudidos no Rio se jogássemos assim. Quanto ao dinheiro, espero que seja bem encaminhado para sanar algumas dívidas.

Retorno de Dória e Emerson Sheik

- Ainda estou vivendo o jogo de hoje. São atletas importantes, que têm peso no grupo. O futebol tem que ser analisado dia a dia. Ninguém é absoluto em time nenhum. O que foi visto hoje vai ser analisado, e até quarta-feira temos tempo para decidir.

Por Gustavo Rotstein*Brasília*GE

Atuações: Daniel se destaca no Bota; Fred isola pênalti e é o pior do Flu


Botafoguense abre o placar com um golaço e é o melhor no clássico carioca. Zeballos também vai bem. No Fluminense, atacante decepciona e Cícero se salva em derrota







JEFFERSON – GOLEIRO
Mais uma atuação segura e decisiva. Fez uma grande defesa dentro da pequena área num chute de Sobis no segundo tempo. Ainda contou com a sorte ao ver Fred chutar um pênalti para fora.
Nota: 7,0

EDÍLSON – LATERAL-DIREITO
Foi sempre uma boa opção ofensiva para o Botafogo, principalmente nos chutes de longa distância. Foi correto defensivamente.
Nota: 6,5

BOLÍVAR – ZAGUEIRO
Acompanhou Fred durante todo o tempo e conseguiu diminuir os espaços do centroavante tricolor.
Nota: 6,5

ANDRÉ BAHIA – ZAGUEIRO
Apesar da falta de ritmo, teve uma atuação correta, sem comprometer seu setor.
Nota: 6,0

JUNIOR CESAR – LATERAL-ESQUERDO
Teve espaços para avançar, mas não aproveitou da melhor maneira. Também deixou alguns buracos pelo seu corredor.
Nota: 5,0

JULIO CESAR – LATERAL-ESQUERDO
Entrou fora do ritmo da partida e quase complicou o Botafogo ao cometer um pênalti em Rafael Sobis.
Nota: 4,5

AIRTON – VOLANTE
Foi correto quando visou a bola e acertou nos desarmes. Em alguns momentos abusou da força física.
Nota: 5,5

GABRIEL – VOLANTE
Um primeiro tempo disperso, com erros fáceis de passe. Perdeu boa chance de gol na segunda etapa, mas compensou participando do lance do primeiro gol.
Nota: 6,0

LUIS RAMÍREZ – MEIA
Passou todo o jogo sem conseguir se achar em campo. Além de não participar da armação e jogadas, não ajudou na marcação como poderia.
Nota: 5,0

DANIEL – MEIA
Aproveitou da melhor maneira possível a chance de voltar a ser titular. Nunca deixou de buscar o jogo com intensa movimentação e foi recompensado com um gol de categoria.
Nota: 7,5

ROGÉRIO – ATACANTE
Entrou para pressionar a saída de bola do Fluminense e prender a bola no ataque, mas pouco conseguiu fazer.
Nota: 5,0

ZEBALLOS – ATACANTE
Vinha com uma atuação oscilante, mas teve o mérito de participar dos dois gols. Deu o passe para Daniel e marcou o segundo do Botafogo.
Nota: 7,0

FERREYRA – ATACANTE
Muita dificuldade até para dominar a bola, mas se movimentou o tempo todo e exigiu atenção da defesa tricolor. Deu o passe para o gol de Zeballos.
Nota: 6,0

BOLATTI – VOLANTE
Entrou no segundo tempo e conseguiu ajudar o Botafogo a ter a posse de bola quando vencia por 2 a 0 e reforçar a marcação.
Nota: 5,5

Por GloboEsporte.com Brasília

Ataque alvinegro funciona, Fred perde pênalti e Botafogo vence clássico


Daniel e Zeballos marcaram para o Glorioso, que saiu da zona de rebaixamento; Fluminense se distancia do líder Cruzeiro na tabela


Jogadores do Botafogo comemoram um dos gols da partida (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
Com gols de Daniel e Zeballos e direito a pênalti perdido por Fred, o Botafogo venceu o Fluminense por 2 a 0 neste domingo, no Mané Garrincha, em Brasília, e saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Agora, quem começar a se preocupar é o Fluminense, que foi eliminado no meio da semana da Copa do Brasil de forma vexatória e se distancia do líder Cruzeiro.

Com o resultado, o Alvinegro pulou para 16 pontos, enquanto o Tricolor estacionou nos 26. Na próxima rodada, o Botafogo enfrenta o Figueirense, no Orlando Scarpelli, quarta-feira. Já o Flu encara a Chapecoense, na Arena Condá, também na quarta.

PRIMEIRO TEMPO FRACO


Com o Fluminense tentando se reencontrar após a eliminação na Copa do Brasil e o Botafogo buscando juntar os pedaços após resolver parte dos seus problemas financeiros, era esperado um jogo bem aberto. Mas isso não foi visto no primeiro tempo do jogo no Mané Garrincha. Muito chutões, passes errados e entradas fortes de ambos os lados eram vistos em profusão.

A se destacar, apenas dois chutes de fora da área - um de cada equipe - e uma cobrança de falta para o Alvinegro. Cícero, pelo lado do Flu, arriscou e Jefferson bateu roupa. No Alvinegro, Edilson deu um chute da entrada da área e cobrou uma falta com perigo. E só. Para se ter uma noção da falta de qualidade do primeiro tempo, as duas equipes foram para os vestiários sob vaias.
Fred desperdiçou um pênalti no clássico (Foto: Bruno de Lima/LANCE!Press)
DANIEL E ZEBALLOS BRILHAM; FRED PERDE PÊNALTI

As equipes voltaram ao segundo tempo sem nenhuma mudança e o esperado era que o jogo seguisse chato. Porém, aos poucos as equipes foram se soltando. Walter entrou no lugar de Cícero e o Flu dava mostras de que iria pressionar o Botafogo. Mas quem apareceu foi o jovem Daniel. Depois de ser um dos poucos a se salvar no primeiro tempo, ele deu um ótimo passe para Gabriel que desperdiçou e depois abriu o placar com um belo gol após assistência de Zeballos - que estava apagado na partida.

Quando o Flu tentava se reorganizar, levou o segundo. Surpreendentemente, Tanque Ferreyra foi à linha de fundo e cruzou. Henrique e Carlinhos falharam e Zeballos surgiu livre na pequena área para concluir.

O jogo ficou mais aberto após os gols, o Flu pressionou, mas não era o dia do Tricolor. Julio Cesar ainda fez pênalti em Rafael Sobis, que Fred cobrou muito mal e isolou. O Botafogo saiu da zona de rebaixamento, enfim, e respira aliviado. Do lado tricolor, a crise bate à porta.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 0 FLUMINENSE


Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data-Hora: 17/8/2014 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcio Luiz Augusto (SP)
Renda e público: R$ 2.252.700,00 / 29.185 pagantes
Cartões amarelos: Airton, Gabriel, Julio Cesar e Ramírez (BOT); Bruno e Valencia (FLU)
Gols: Daniel 19'/2ºT (1-0) e Zeballos 22'/2ºT (2-0)

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, BolÍvar, André Bahia e Junior Cesar (Julio Cesar 36'/2ºT); Airton, Gabriel, Ramírez e Daniel (Rogério 35'/2ºT); Zeballos e Ferreyra (Bolatti 30'/2ºT) - Técnico: Vagner Mancini.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno (Diguinho 30'/2ºT), Elivélton, Henrique e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero (Walter 13'/2ºT) e Conca; Rafael Sobis e Fred - Técnico: Cristovão Borges.

Leia mais no LANCENET!

Em busca de recuperação, Botafogo e Flu se enfrentam em Brasília


Enquanto alvinegros lutam para sair da zona de rebaixamento, tricolores querem se reerguer depois de goleada em casa, que custou eliminação na Copa do Brasil



Após um início de semana conturbado devido aos atrasos salariais, o Botafogo chegou a Brasília na noite deste sábado animado para o clássico contra o Fluminense, neste domingo, às 18h30, no Estádio Mané Garrincha, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque, depois de uma "ajuda de torcedores", ficou acertado que os salários serão colocados em dia.

Assim, o principal objetivo alvinegro agora deixar a zona de rebaixamento, já que ocupa a 17ª colocação na tabela. Já o Tricolor, que está bem no Brasileirão, tenta se recuprar da goleada inesperada para o América-RN, que eliminou os tricolores da Copa do Brasil.

Mas se o ânimo está renovado, o técnico botafoguense Vagner Mancini sabe que o time não terá vida fácil diante dos tricolores. Ele tem cinco desfalques para escalar a equipe para o clássico. O treinador não poderá contar com Emerson, Dória, suspensos, Carlos Alberto e Wallyson, lesionados. Além destes, Lucas, gripado, também está vetado. Com isso, a escalação ainda não foi confirmada pelo comandante.

Na lateral, Edilson, que vinha atuando no meio de campo, será escalado na sua posição de origem. Na zaga, André Bahia será o substituto de Dória. As dúvidas de Mancini estão no ataque. O treinador pode optar por Sidney na vaga de Zeballos. Com isso, atuaria com três volantes e Daniel seria adiantado para jogar com Ferreyra ou Rogério, outra dúvida do técnico, que vê favoritismo no clássico para o Fluminense.

- O Botafogo ainda tem muita a coisa a ser ajustada. Apesar da derrota, o Fluminense vem brigando pelo título e, por isso, é o favorito. É uma equipe que joga junta há mais tempo e está mais arrumada. Mesmo assim, vamos tentar nos superar nos quesitos em que estamos abaixo - disse.

CRISTOVÃO TAMBÉM TEM DÚVIDA

Apesar de confirmar Fred como titular do Fluminense para o clássico diante do Botafogo, hoje, no Mané Garrincha, o técnico Cristovão Borges não confirmou qual será a equipe que vai começar a partida. Nos únicos treinos que comandou após a eliminação na Copa do Brasil, o treinador não fez nenhum coletivo ou trabalho tático com os 11 que costumam começar jogando como é normal.

No último treino antes da delegação viajar para Brasília, ontem, nas Laranjeiras, Cristovão comandou apenas um trabalho recreativo e não deu pistas de quem começa jogando. A única dúvida do treinador está entre o meia Wágner ou o atacante Rafael Sobis. Caso escolha pelo camisa 10, ele vai manter a formação com apenas um jogador atuando na frente. Já se escolher por Sobis, volta para o 4-4-2.

A delegação chegou a Brasília no início da noite de sábado e teve uma recepção calorosa. Fred foi agarrado desde a hora em que apareceu no saguão do Aeroporto Juscelino Kubitschek. O atacante, mesmo com ajuda de seguranças, teve muita dificuldade para chegar até o ônibus. Mesmo assim, o centroavante tentou atender os fãs ávidos por um autógrafo ou foto.

- É sempre bom receber o carinho do torcedor. É uma partida importante, estamos bem concentrados no que temos que fazer para vencer amanhã (domingo) - disse Walter.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLUMINENSE


Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data-Hora: 17/8/2014 - 18h30
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcio Luiz Augusto (SP)

BOTAFOGO: Jefferson; Edilson, Bolívar, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel, Ramírez e Daniel; Zeballos (Sidney) e Ferreyra (Rogério) - Técnico: Vagner Mancini

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Elivélton, Henrique e Carlinhos; Valencia, Jean, Cícero, Wágner (Rafael Sobis) e Conca; Fred - Técnico: Cristovão Borges

Leia mais no LANCENET! 

Mancini faz aposta e vê Sidney como titular do Botafogo no futuro


Técnico elogia volante de 20 anos, cria da base, que tem chance de ser titular



Sidney em ação no jogo contra o Nova Iguaçu,
pelo Carioca (Foto: Luciano Belford / SSPress)
Mesmo tendo apenas duas partidas como profissional aos 20 anos de idade, Sidney está em alta no Botafogo. Após ser elogiado por Eduardo Hungaro por seu desempenho no Campeonato Carioca, o volante vem sendo observado com carinho por Vagner Mancini. O técnico ainda considera escalar o jogador como titular no clássico deste domingo, contra o Fluminense, mas desde já destaca o potencial do atleta revelado na base alvinegra.

- O Sidney tem personalidade e perfil para jogar no Botafogo e não tenho dúvidas de que no futuro será titular. Tenho dado a ele a oportunidade de entrar na equipe em alguns treinos para que possa entender o formato de jogo e para que os demais atletas possam abraçá-lo e deixá-lo apto a jogar - explicou Mancini.

O volante estreou como profissional nas últimas duas partidas do Botafogo no Campeonato Carioca. No primeiro jogo, entrou ainda no primeiro tempo da derrota por 2 a 1 para o Boavista, em Saquarema. No segundo, também teve oportunidade de sair do banco no empate em 1 a 1 com o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, para atuar improvisado como lateral-esquerdo. No total, foram 119 minutos vestindo a camisa do time principal do Alvinegro.

A escalação de Sidney contra o Fluminense vai depender da análise do treinador em relação à melhor formação para o clássico. O jovem pode entrar se Mancini optar por um meio-campo com somente um jogador de criação (Ramírez) e três volantes. Outra mudança pode ser no ataque. Tanque Ferreyra e Rogério são opções.

Por Gustavo RotsteinBrasília