Páginas

segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Diego Costa e Tiquinho? Comentaristas analisam como o atacante se encaixa no Botafogo



Sergipano foi anunciado como reforço do clube no último sábado e vira mais uma opção para Bruno Lage no comando de ataque



No dia em que completou 119 anos de existência, o Botafogo deu um presente para o torcedor anunciando a contratação do centroavante Diego Costa, hispano-brasileiro com passagens por Chelsea, Atlético de Madrid e Atlético-MG, entre outros times.






ge Botafogo analisa a chegada de Diego Costa: "Tem talento pra ajudar muito o elenco" (https://ge.globo.com/video/ge-botafogo-analisa-a-chegada-de-diego-costa-tem-talento-pra-ajudar-muito-o-elenco-11860924.ghtml)


Em meio a lesão de Tiquinho Soares, titular no setor, artilheiro e melhor jogador do Campeonato Brasileiro até o momento, o sergipano é visto como uma boa opção para suprir a ausência do camisa 9. Pensando muito além disso, o ge perguntou aos comentaristas Henrique Fernandes e Marcelo Raed como o centroavante pode contribuir com o time alvinegro.



Leia mais sobre o Botafogo:

+ Campanha de Lage e conversa com Textor: os bastidores da negociação de Diego Costa e Botafogo



- Todo jogador tem características únicas, mas da para falar que Diego Costa e Tiquinho são jogadores com características muito parecidas. Pra mim, a única diferença entre eles é que o Tiquinho consegue ter mais dinâmica de jogo, com facilidade de passe e construção, e o Diego é um atacante que precisa ser acionado para finalização - analisou Marcelo Raed.


- Do ponto de vista técnico, acho que agrega demais. Está muito acima de Janderson, Matheus Nascimento e do jovem Adamo, por isso é uma opção confiável para Tiquinho, que vai permitir a Eduardo jogar sempre na posição dele. Apesar de não ter números tão altos no Atlético, para mim ele foi imprescindível para potencializar o Hulk naquela campanha de 2021. Na abertura de espaços, no jogo físico contra defensores, na capacidade de retenção de bola para desafogar o time e, sobretudo, pela competitividade. Há relatos muito positivos sobre a mentalidade dele, a competitividade e dedicação em treinos e jogos que puxaram o time pra cima - destacou Fernandes.

Além de tudo, a passagem pelo Atlético traz a bagagem de ter vivido exatamente o que o Botafogo viverá nesse segundo turno: a responsabilidade e ansiedade de liderar um campeonato em um time desacostumado a conquistar títulos nas últimas temporadas e que tem uma torcida ansiosa por conquistá-los
— Henrique Fernandes


No Botafogo, Diego Costa vai encontrar um time encaixado, jogando um futebol intenso e vistoso que lidera o Campeonato Brasileiro com larga margem para os rivais na briga pelo título. E também irá encontrar um centroavante de prestígio em Tiquinho Soares. Como pode ser o encaixe dos dois juntos quando o camisa 9 estiver à disposição?


- Diego trabalhou com dupla de ataque no Atlético de Madrid e no próprio Atlético-MG sentiu, em determinado momento, que precisaria se reacostumar a ter uma dupla de ataque para jogar ao lado de Hulk, que não sairia do time. E fez isso muito bem. Na reta final, Diego foi titular, tirando Nacho Fernández da equipe principal. A grande questão é se Tiquinho será capaz de fazer a circulação com mais liberdade, como Hulk fazia em 2021, e, principalmente, quem deixará o time para os dois atuarem. No Galo, Cuca abriu mão de um meio-campista com o prestígio e a qualidade de Nacho, mas não vejo Eduardo indo pro banco do Botafogo atualmente - analisou Henrique Fernandes.




Bruno Lage, do Botafogo, revela pressão por contratação de Diego Costa: "Grande jogador" (https://ge.globo.com/video/bruno-lage-do-botafogo-revela-pressao-por-contratacao-de-diego-costa-grande-jogador-11860764.ghtml)


A utilização dos dois juntos será apenas em ocasiões muito pontuais, exatamente por terem características próximas. Um jogo de adversário fechado, por exemplo, que seja necessário peso no ataque para bola aérea. Acho que é mais uma contratação para dar peso e possibilidade de rodagem ao elenco.
— Marcelo Raed


A carreira de Diego Costa é recheada de grandes momentos e conquistas. No Atlético de Madrid, foi bicampeão Espanhol e ganhou também uma Liga Europa, além de ser vice da Liga dos Campeões. No Chelsea, venceu a Premier League sendo um dos destaques da equipe. Também foi campeão nacional no Galo.


Assim como as taças, outra constante na carreira do atacante foram os problemas físicos, que sempre limitaram o potencial de um jogador de nível técnico muito elevado. Essa é uma grande questão sobre a chegada de Costa ao Glorioso.


- Primeiro [dificuldade], a falta de ritmo de jogo, embora no Atlético ele tenha chegado após quase oito meses de inatividade depois de deixar o Atlético de Madrid em dezembro de 2020 e levou só 15 dias para estrear contra o Bragantino fazendo um golaço. Mas naquele semestre, ele teve algumas dificuldades físicas. Pequenas lesões musculares que atrapalharam sua melhor adaptação e sequência e que o tiraram de jogos importantes, como quando se machucou contra o Palmeiras pela Libertadores em São Paulo e na final da Copa do Brasil, logo no início do jogo de ida contra o Athletico-PR.


O mais importante é que ele entenda que chega a um time montado e entrosado e que caberá a ele, principalmente, se adaptar ao time e não o contrário. O conhecimento prévio e a aprovação de Bruno Lage podem ajudar com isso, bem como o ótimo vestiário que o Botafogo tem hoje em dia. Dá pra ficar otimista com o reforço
— Henrique Fernandes


- Não acredito que o Diego Costa vá ter dificuldade de adaptação ao Botafogo. Acho que a diferença vai ser no entendimento do time sobre a construção de oportunidades, já que o Diego Costa é um finalizador, ao contrário do Tiquinho, que também tem facilidade para baixar a linha e criar oportunidade para os companheiros - completou Raed.




Diego Costa comemora gol do Wolverhampton — Foto: REUTERS



Líder do Campeonato Brasileiro com 47 pontos somados em 19 rodadas, o Glorioso tem uma semana cheia de preparação antes de voltar a jogar, na primeira rodada do returno da competição, contra o São Paulo, no Morumbi, no sábado (19), às 16h.


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: ge/Por Giba Perez — Rio de Janeiro