Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Tomas usa tranquilidade para alcançar entrosamento e gol no Botafogo


Meia admite que fato de ter chegado mais tarde influencia suas atuações e espera melhor forma daqui a cinco ou seis jogos




Tomas em treino do Botafogo: tentativa de mostrar
 futebol de 2014 (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Embora seja um jogador que ainda busque espaço no cenário nacional, Tomas chegou ao Botafogo com status de titular. Mas apesar de ter no currículo a vice-artilharia da Série B do ano passado, com 15 gols, o meia passou em branco em suas três partidas com a camisa alvinegra – duas atuando desde o início. O jogador, entretanto, acredita que o fato de ter sido um dos últimos dos 14 nomes anunciados como reforços vem pesando em suas atuações.

- O mais importante seria eu ter feito a pré-temporada com todos. Com certeza hoje eu já estaria mais entrosado. Por enquanto vou tentando ajudar da maneira que posso, mas acho que no quinto ou sexto jogo vou estar na minha melhor condição - avaliou.

Com três partidas pelo Botafogo mas ainda sem atuar em 90 minutos em nenhuma delas, Tomas admite a ansiedade por marcar gols, algo com o qual se acostumou atuando pelo Boa Esporte no Brasileirão de 2014. Mas às vésperas da partida contra o Friburguense, na próxima quarta-feira, o meia garante concentração para iniciar sua contagem.

- Procuro ficar tranquilo. Meus companheiros têm me dado força, e tenho certeza de que o gol vai sair naturalmente. O René me dá total liberdade para chegar à frente, e quando surgir a oportunidade vou buscar o gol.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Ex-parceiro de Neymar no Santos, Thalisson inicia testes no Botafogo


Atleta de 21 anos, formado nas divisões de base do clube paulista, participa de atividade no Engenhão na manhã deste sábado e será avaliado pelo Alvinegro





Ex-parceiro de Neymar no Santos, Thalisson começa um
período de testes no Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein)
O último treino do Botafogo antes da folga de carnaval teve uma novidade. O meia Thalisson, que está perto de completar 22 anos, iniciou um período de testes e, segundo o clube, está sendo avaliado. Na manhã deste sábado ele realizou um treino à parte do grupo principal no campo anexo do Engenhão.

Formado nas divisões de base do Santos, pelo qual chegou a jogar com Neymar, Thalisson rodou por alguns clubes do Brasil, como Barueri, Desportivo Brasil e Atlético-GO, e da Coreia do Sul. No Botafogo ele será avaliado e assinará contrato caso aprovado.


Enquanto isso, os demais jogadores do Alvinegro compensaram com muito esforço a folga que terão neste domingo. O elenco teve pouco contato com a bola, fazendo somente uma puxada atividade física sob um calor que superou os 30 graus.

O centroavante Bill e o lateral-direito Gilberto fizeram um trabalho físico à parte no campo. No entanto, não devem ser problema para o jogo contra o Friburguense, na próxima quarta-feira, pelo Campeonato Carioca. Com estiramento muscular, Diego Jardel e Rodrigo Pimpão estão fora da partida.

O grupo retoma as atividades na próxima segunda-feira e viaja para Nova Friburgo depois do treino de terça. O jogo está marcado para 17h, no Estádio Eduardo Guinle, pela quinta rodada do estadual.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GB

Botafogo vê contrato de Jobson e mais três no fim e negocia renovação




Vitor Silva / SSPress.

Liderado por Jobson, um grupo de quatro jogadores têm contrato chegando ao fim no meio do ano. O Botafogo avaliou a situação e julgou necessário renovar com todos eles. Além do atacante, a lista conta com Airton, Sassá e Sidney, que tem treinado em um grupo separado, mas faz parte dos planos da diretoria e comissão técnica. Todos os vínculos vencem em junho, mas as conversas para ampliar já se iniciaram.

A negociação mais avançada é a de Sassá. Após brilhar no Náutico e retornar de empréstimo, o atacante, que marcou nove gols na última Série B, foi o primeiro a ser procurado pela diretoria há alguns dias e já existe um acordo entre as partes. Falta apenas assinar o novo contrato, que deverá ser até o fim de 2016.

Quem também está na mira do Botafogo é Jobson. O atacante tem mostrado muita disposição e uma nova postura no dia a dia, o que foi decisivo para o Alvinegro se interessar em prolongar o contrato. Ainda em fase inicial, as conversas já se iniciaram e a tendência é que a renovação ocorra, já que o jogador também tem como objetivo permanecer em General Severiano, apesar de ter outras propostas.

Airton, por sua vez, tem contrato com o Botafogo por empréstimo. Entretanto, o Benfica, dono dos direitos econômicos até junho já decidiu que não tentará renovar, deixando o volante livre no mercado. Isso, na tese, favorece a permanência do jogador e, General Severiano, já que dependerá apenas da vontade do atleta. Atualmente ele tem o salário dividido entre Inter e Alvinegro, que vive nova realidade e não ultrapassará o teto salarial.

O caso mais curioso é o de Sidney. O volante tem contrato até junho e sequer faz parte do elenco principal neste momento. Mesmo assim, o Botafogo quer renovar o contrato, o que representa uma surpresa. Formado nas categorias de base, o jogador foi afastado no início do ano mesmo tendo tido pouquíssimas oportunidades na campanha que culminou com o rebaixamento do Alvinegro.

Bernardo Gentile
Do UOL, no Rio de Janeiro

Homenagem a Nilton em camisa 6 deverá ser votada no Conselho


Diretoria pretende manter assinatura de ídolo no uniforme alvinegro, mas questão precisará passar novamente por votação, como previsto no ano passado



Camisa 6 de Carleto tem assinatura de Nilton Santos acima
 de escudo do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar)
O Botafogo decidiu rebatizar seu estádio com o nome de Nilton Santos, chegando, talvez ao maior grau de homenagem a um de seus maiores ídolos. No entanto, uma outra lembrança ao lateral-esquerdo foi mantida, mas precisa ser renovada. Para que o clube siga estampando a assinatura do ex-jogador em sua camisa 6, acima do escudo da Estrela Solitária, é necessária uma nova votação do Conselho Deliberativo do clube.

Em sessão realizada em março do ano passado, o Conselho aprovou por unanimidade a inclusão da assinatura de Nilton Santos na camisa 6 de suas equipes de futebol. Alguns dias depois, ficou definido que a homenagem teria validade até o fim de 2014, quando poderia ser renovada. Entretanto, a alteração no uniforme continua, mesmo que ainda não tenha sido formalizada pelos poderes do clube.

Sucessor de Maurício Assumpção – que em março do ano passado colocou a homenagem em votação –, Carlos Eduardo Pereira é a favor da manutenção da homenagem da Nilton Santos. Entusiasta do projeto de rebatizar o Engenhão com o nome da Enciclopédia do Futebol, o presidente alvinegro garante que o Botafogo seguirá usando a assinatura do ex-jogador na camisa 6 e diz não ver qualquer problema de pedir a renovação do tributo ao ídolo.

- Acho que esse foi mais um artifício do ex-presidente naquela ocasião ao submeter a questão ao Conselho Deliberativo, porque não se trata de uma alteração, mas um acréscimo no uniforme do Botafogo. Se houver necessidade, vamos consultar o Conselho, mas com certeza manteremos a homenagem. Foi incorporado e está dando sorte - disse Carlos Eduardo Pereira.

Presidente do Conselho Deliberativo desde o início de 2015, Jorge Aurélio Domingues admitiu não saber que essa questão precisava novamente passar pelos conselheiros. Mas prometeu analisar a questão.

- Vou me informar melhor sobre o assunto, mas realmente houver necessidade, a diretoria precisará levar o assunto ao Conselho. De qualquer maneira, não acredito que será problema - afirmou.

A próxima reunião do Conselho Deliberativo do Botafogo está prevista para março. Estão previstas na ocasião as votações do orçamento de 2015 e a aprovação das contas do último ano da gestão de Maurício Assumpção.

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro/GE

Jobson e Fernandes saem na frente na disputa por vagas; Sassá também é opção


Botafogo não poderá contar com Diego Jardel e Rodrigo Pimpão no duelo contra o Frizão



Jobson está em alta no Botafogo
(Foto: Paulo Sergio/LANCE!Press)
O técnico René Simões recebeu duas má notícias. O treinador alvinegro foi comunicado que Diego Jardel e Rodrigo Pimpão sofreram lesões na coxa esquerda e vão desfalcar o time contra o Friburguense, na próxima quarta-feira. Agora, fica a dúvida para saber quem vai ocupar as vagas deixadas pela dupla. Pelo que apresentaram nos últimos jogos, Fernandes e Jobson saem na frente, nesta acirrada disputa para jogar no Fogão.

Após a vitória sobre o Bangu, já sem poder contar com Diego e Pimpão, René Simões foi perguntado sobre os possíveis substitutos, mas evitou citar nomes, já que ainda iria pensar sobre o assunto.

Se o treinador alvinegro repetir as substituições que fez no time nos últimos jogos, a tendência é que ele escale Fernandes no meio e Jobson no ataque.

O jovem volante de 19 anos também joga como meia e chega bem ao ataque. Ele já fez dois gols com a camisa alvinegra neste ano, mas um deles foi mal anulado. Antes mesmo da lesão de Diego, parte da torcida já se mostrava favorável à entrada de Fernandes no time titular, porém na cabeça de área.

Jobson tem grandes chances de começar entre os titulares, diante do Frizão. O atacante teve uma bela atuação na vitória de 3 a 0 sobre o Bangu, em jogo que fez um gol e deu uma assistência para Bill.

A dupla recebeu uma série de elogios dos companheiros nos últimos dias. O zagueiro Renan Fonseca foi outro a falar bem de Jobson.

– Ele é um cara especial, me surpreendi (positivamente) com ele. Jobson está sempre brincando e é importante para o grupo. Foi uma surpresa para mim, porque sempre ouvimos coisas extracampo, mas não é assim. Ele faz a diferença no campo e tem se comportado como todos nós. Acredito que ele vai ajudar muito o Botafogo – comentou o defensor, que concedeu entrevista coletiva no Estádio Nilton Santos.

SASSÁ É OUTRA OPÇÃO

O atacante Sassá também tem se destacado nesta temporada. Apesar de ainda não ter balançado a rede, o jogador deu a assistência para Jobson fazer um gol contra o Bangu. Por isso, ele é outro grande concorrente para a vaga deixada por Diego Jardel.

Com grande vocação ofensiva e velocidade, Sassá agrada ao técnico René Simões. Após a partida contra o Bangu, o treinador fez alguns elogios ao comandado.

– Sassá deu um passe para gol. Ele está se acalmando, jogando futebol. Ele fez uma belíssima jogada e levantou a cabeça para tocar. É um processo que vai acontecendo. Jogar futebol é tocar, passar a bola – disse o treinador alvinegro.

No primeiro jogo-treino do ano, diante do Gonçalense, Sassá foi titular. No decorrer da atividade, ele foi substituído por Murilo, que tem ficado como opção no banco.

Gegê, que foi titular em dois jogos neste ano, é outra opção. No entanto, como perdeu vaga no time recentemente, dificilmente ele ganhará a vaga de Diego Jardel.

Se optar por um jogador ofensivo, René pode ainda colocar Murilo no time titular, como meia ou atacante. O jogador tem sido testado em atividades do time reserva, mas ainda não apareceu no time titular neste ano. Ele nem sequer esteve no banco contra o Bangu.

Outra opção para o meio é Elvis. No entanto, ele ainda não foi nem sequer relacionado para jogos oficiais neste ano. Curiosamente, assim como Sassá, ele também começou a temporada como titular, no jogo-treino contra o Gonçalense. Naquela ocasião, o Alvinegro jogou mal foi derrotado por 1 a 0.


Leia mais no LANCENET!