Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Botafogo avança na questão financeira com Luís Castro, e Textor tenta negociar multa com o Al Duhail


Botafogo e treinador português têm parte financeira avançada; missão agora é convencer time qatari de liberação imediata sem pagamento integral da multa rescisória





Luís Castro é o alvo do Botafogo para ser o novo técnico da equipe (Foto: Estrela Silva/Lusa)


O Botafogo deu um importante passo na busca por um novo treinador. O clube de General Severiano tem acordo financeiro avançado com Luís Castro, que vê com bons olhos a mudança para o Brasil. A questão agora é se resolver com o Al Duhail, atual clube do português.


+ Posse de bola, contexto e importância do volante: como jogam as equipes de Luís Castro, na mira do Botafogo


As conversas têm sido tocadas diretamente por John Textor e pessoas de confiança do norte-americano, que colocou o atual treinador do Al Duhail como "sonho de consumo" para o cargo. As negociações têm avançado e o empresário carrega uma expectativa positiva.


Ainda não é assinante do Cariocão-2022? Acesse www.cariocaoplay.com.br, preencha o cadastro e ganhe 5% de desconto com o cupom especial do LANCE!: GE-JK-FF-ZSW


O comandante tem uma multa rescisória de pouco mais de 1 milhão de euros (R$ 5,8 milhões, na cotação atual). Como o contrato de Luís Castro com o Al Duhail vai até 30 de junho, John Textor tentará pagar uma quantia menor que essa, argumentando a data próxima do fim do vínculo.

A questão é que o time do Qatar, até aqui, não deu sinais de que vai liberá-lo por menos, já que conta com o treinador para a reta final da temporada. Apesar de ter situação difícil na Stars League - o Al Duhail é o 2º colocado, a sete pontos do líder do Al-Sadd, que tem dois jogos a menos -, a equipe ainda está viva na Copa do Emir.


Inclusive, o próximo jogo do Al Duhail é justamente pela competição. O time enfrentará o Al-Khor às 10h40 (de Brasília) nesta terça-feira pelas oitavas de final. Se avançar, a chance de continuar vivo no torneio pode minar ainda mais a chance de uma "liberação amigável" por parte do time estrangeiro.

Existe otimismo pelo lado do Botafogo. Luís Castro é o nome favorito de John Textor para o cargo por conta do trabalho de transição e conjunto que faz entre base e profissional. Apesar de ter sondado outros treinadores, o português apareceu como "Plano A".

Como o norte-americano está assumindo o Botafogo e tomando decisões estratégicas agora, pode ser que ele tome a decisão, caso o Al Duhail seja irredutível, de esperar o contrato do português acabar no Qatar ou tentar uma liberação em uma data ainda mais próximo do fim do vínculo - o intuito é tê-lo para o Brasileirão. Tudo será discutido nas próximas rodadas de negociações.


Fonte: LANCE/Sergio Santana/Rio de Janeiro (RJ)

The Botafogo way: John Textor explica como identidade que quer ver no time influencia gestão do futebol



Em entrevista exclusiva ao ge, empresário americano justifica demissão de Enderson Moreira, analisa mudanças no departamento e diz que já tem um estilo de jogo em mente





John Textor expõe sua visão de futebol e o que espera para os próximos anos do Botafogo (https://ge.globo.com/video/john-textor-expoe-sua-visao-de-futebol-e-o-que-espera-para-os-proximos-anos-do-botafogo-10297733.ghtml)



John Textor não é um homem do futebol, a considerar que a maior parte de sua trajetória profissional passa por companhias de mídia e tecnologia. Ou melhor: ele não era um homem do futebol. Com o verbo no passado.


Hoje proprietário de três clubes – Botafogo, Crystal Palace e Molenbeek –, o empresário americano assiste a 250 jogos por ano, estuda o esporte e tem noção clara do que pretende ver em campo nesses times.


De acordo com Textor, "the Botafogo way" (o estilo botafoguense, em tradução literal, menos charmosa do que a versão em inglês) passará por zagueiros habilidosos e com sangue frio, que saibam dominar a bola e distribuir jogadas, mesmo sob pressão. Velocidade em todas as posições, sobretudo nas laterais. Deve haver prioridade pela posse da bola, mesmo quando pressionados por rivais quando o time estiver no ataque.



– Quero que fique claro daqui a três ou cinco anos que existe um estilo Botafogo. Quero que as pessoas nos vejam jogar da base até o profissional e reconheçam o que nós estamos tentando fazer.





John Textor no estádio Nilton Santos — Foto: Vitor Silva/Botafogo


+ Textor rompe contratos de patrocínio que acredita "dificultar apresentação global" do Botafogo


As diretrizes foram explicadas pelo próprio empresário ao ge, em conversa de 40 minutos gravada no sábado. Ele estava ligeiramente incomodado com versões conflitantes que chegaram à opinião pública no decorrer da semana, em relação a decisões que tomou no departamento de futebol, entre demissões e trocas de profissionais. E não foram poucas.



Enderson Moreira, técnico que conquistou a Série B no ano passado, foi demitido na sexta-feira. Na direção do futebol, André Mazzuco foi contratado para ocupar a função de Eduardo Freeland, que por sua vez volta a trabalhar com a base. Alessandro Brito chega para chefiar a análise de mercado e desempenho, oriundo do Atlético-MG. Raphael Rezende, antes na Globo, integra a área de scouting (olheiros).


Por que Enderson foi dispensado? O empresário demonstra gratidão ao técnico por ter levado o clube de volta à primeira divisão, mas afirma que não conseguiu, depois de assistir às partidas alvinegras na temporada passada e na atual, identificar um padrão de jogo para o Botafogo.


– Qual foi o nosso estilo de jogo? As responsabilidades dos jogadores... Estava claro o que eles tentavam fazer? Qual era a identidade? Você pode falhar no que está tentando fazer, mas você pode ver o que está sendo tentado. E eu tive dificuldade de ver o estilo Botafogo – explica Textor.



Entenda por que John Textor demitiu Enderson Moreira do Botafogo (https://ge.globo.com/video/entenda-por-que-john-textor-demitiu-enderson-moreira-do-botafogo-10297731.ghtml)



A busca por uma comissão técnica que consiga implementar o estilo botafoguense está em curso. O americano confirma que Luís Castro, técnico português que passou quase uma década nas categorias de base do Porto, é um dos profissionais com os quais há negociação.


Outros treinadores vêm sendo procurados. Houve duas conversas no Brasil e outras tantas em Portugal, onde Textor acredita que há melhores condições para buscar profissionais para a comissão técnica.


Não apenas pela língua, que não chega a ser o critério mais importante desse filtro, mas pelo fato de que o país se tornou uma "ponte", uma "parada intelectual", entre Brasil e Europa para jogadores brasileiros.


– Há uma conexão maior entre Portugal e Brasil. Um desejo, uma inclinação das pessoas de Portugal de olhar para o Brasil e tentar entender o jogo no Brasil, os jogadores do Brasil. Eu acho que essa é uma razão pela qual Portugal se tornou uma ponte tão eficiente entre o estilo de jogo, a criatividade, a capacidade técnica dos jogadores do Brasil e a Europa. É quase um trampolim para os jogadores do Brasil – diz Textor.



Textor confirma contato com Luís Castro e conta qual perfil busca para a comissão técnica (https://ge.globo.com/video/textor-confirma-contato-com-luis-castro-e-conta-qual-perfil-busca-para-a-comissao-tecnica-10297734.ghtml)



As referências de futebol estão por toda a Europa, mas há uma lembrança em particular que Textor gosta de citar. Na vitória do Bayern de Munique sobre o Benfica, por 4 a 0, na fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada, ele ficou encantado com o poder "desmoralizador" do estilo de jogo alemão.


Quando ainda negociava para comprar parte do Benfica, conversa que não se concretizou, o empresário estava no Estádio da Luz, em Lisboa, e gostou de como o Bayern reteve a bola até cansar os adversários. Das arquibancadas, ele percebeu que torcedores mudavam de sentimento conforme o tempo passava, ao notar que a bola não era dominada pelo Benfica. Eles trocaram a noção "nós estamos nesse jogo" por "nós nunca estivemos nesse jogo".


– Sempre que o Benfica estava pronto para o desafio, com seus grandes atletas e sua incrível ambição, o Bayern de Munique desmoralizava a pressão tocando a bola. E aí a pressão cansava, a pressão parava. E aí o Bayern de Munique só espera, espera, espera e te destrói.


A considerar que o discurso de Textor está alinhado com práticas em mercados mais maduros, uma pergunta é inevitável, de certa forma até um clichê: seria o americano um fã de Moneyball?



Essa palavra – que virou título de livro e até filme protagonizado por Brad Pitt – remete a Billy Beane, executivo que revolucionou a gestão do Oakland Athletics na década de 1990. A inovação dele foi substituir o palpite pelo uso de dados ao contratar jogadores de beisebol.


E a resposta é... não. Dados precisam ser levados em consideração para tomar decisões ligadas a futebol, segundo o empresário. Mas essa modalidade não deve ser administrada com uma visão puramente científica, e sim por meio da combinação entre "ciência e arte".


Sob algumas críticas por causa das opções que fez para o departamento de futebol, Textor sabe que receberá cobranças da torcida – mais do que qualquer profissional que ele acaba de contratar ou que ainda contratará.


– No fim do dia, eu sou a pessoa que fez a promessa aos fãs de que tentaria tudo o que for imaginável para vencer o Flamengo no campeonato. Eu sou a pessoa que será jogada fora se, depois de alguns anos, nós não competirmos por títulos – diz o empresário ao ge.


Assista à entrevista na íntegra:




Textor explica demissão de Enderson, busca por português e padrão que quer para o Botafogo (https://ge.globo.com/video/textor-explica-demissao-de-enderson-busca-por-portugues-e-padrao-que-quer-para-o-botafogo-10297720.ghtml)



@rodrigocapelo


Fonte: GE/Por Rodrigo Capelo — Barcelona, Espanha

Análise: vitória dá brecha para brilho de Gatito, que corresponde em reinício no Botafogo


Depois de ficar mais de um ano sem jogar, paraguaio confirma no clássico que se mantém como destaque da posição. Números coletivos mostram por que resultado quase escapou





Melhores momentos: Vasco 0 X 1 Botafogo pelo Campeonato Carioca



O Botafogovenceu o Vasco por 1 a 0 graças a Gatito Fernández. Depois de ficar mais de um ano sem jogar, o paraguaio começou 2022 como titular, emplacou seis partidas seguidas e coroou, no último clássico, a volta por cima que confirma o status de destaque da posição no cenário nacional.


+ Gatito dedica vitória a Enderson Moreira



O placar do jogo do último domingo sugere que Erison foi o grande herói. O centroavante, realmente, merece destaque por desencantar logo contra um rival, em lance de bom posicionamento na área. Mas foi graças ao goleiro que o placar seguiu inalterado, principalmente no segundo tempo.



+ Textor rejeita contratos que "dificultam apresentação" do Botafogo


Foram 22 finalizações do Vasco na partida. Gatito foi obrigado a defender quase 10 bolas, algumas muito difíceis. Só pelos minutos finais do clássico já é possível perceber o nível da atuação. Aos 35 minutos, o goleiro espalmou cabeceio de Figueiredo. Aos 36, rebateu chute de Nenê. Aos 41, desviou cruzamento que tomava a direção de Raniel. Aos 46, buscou um chute colocado de Nenê que tinha endereço certo.


+ As razões para o Botafogo contratar André Mazzuco





Goleiro foi o melhor no clássico — Foto: Ronald Felipe/AGIF


O retorno em boa forma é ótima notícia para o Botafogo, que ganha um reforço caseiro para a disputa do Brasileirão. Gatito ficou fora de toda a temporada de 2021 enquanto se recuperava de lesão no joelho direito. Na ausência do camisa 1, Douglas Borges e Diego Loureiro foram as opções, mas acumularam críticas ao longo do ano.



+ Contratações do Botafogo para 2022: veja quem chega, quem fica e quem vai embora do clube



Vitória no coração

O resultado não chegou a ser injusto, mas o clássico saiu do controle do Botafogo em muitos momentos. O Vasco pressionou, teve mais volume, e criou oportunidades principalmente no segundo tempo. O Botafogo foi para o intervalo com mais chances claras, só que recuou quando o rival apertou na etapa final. Foi nesse cenário que Gatito apareceu para salvar a noite.


O Bota tentou apenas oito finalizações, enquanto o rival praticamente triplicou o número. A eficiência nos passes também foi ruim, com apenas 68% de precisão. O que explica o abafa final e os mais de 60% de posse de bola do Vasco.


+ Leia mais notícias do Botafogo



A Voz da Torcida - Pedro Dep: "Botafogo vive melhor atmosfera em muito tempo" (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/a-voz-da-torcida-pedro-dep-botafogo-vive-melhor-atmosfera-em-muito-tempo-10298238.ghtml)



Apesar do sufoco, a vitória veio porque algumas qualidades também se destacaram. O Botafogo traz desde a temporada passada bom contra-ataque e jogadas de velocidade. Diego Gonçalves, Luiz Fernando e Erison deram trabalho para a zaga vascaína. Na defesa, Daniel Borges, Kanu e Carli fizeram bom jogo, além de Gatito.


No final, a força para suportar a pressão pode ser vista como positiva, já que este é um elenco que perdeu titulares, se apoia em muitos jovens e viu o treinador ser demitido nos últimos dias.


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!


Fonte: GE/Por Thayuan Leiras — Rio de Janeiro

Textor rompe contratos de patrocínio que acredita "dificultar apresentação global" do Botafogo


Em comunicado, empresário diz que recusou proposta de fornecedor de material esportivo: "Traremos um parceiro reconhecido pela alta qualidade e distribuição em larga escala"



Em comunicado na madrugada desta segunda-feira direcionado aos torcedores do Botafogo, John Textor informou que rejeitou formalmente vários acordos comerciais, inclusive proposta de fornecedor de material esportivo.


- Hoje optei por rejeitar formalmente vários acordos comerciais que acredito dificultar a apresentação global da nossa gloriosa marca, contratos que acredito não refletirem os objetivos estratégicos do novo Botafogo - escreveu Textor.


+ Gatito dedica vitória a Enderson Moreira





John Textor rejeita acordos comerciais — Foto: Vitor Silva/Botafogo


No texto publicado em seu site oficial e intitulado "Decisão sobre Uniformes, Patrocínios e outros contratos", o empresário americano não deixa claro quais acordos foram cancelados e/ou rejeitados. O clube ainda não se pronunciou sobre a decisão.


+ As razões para o Botafogo contratar André Mazzuco


O site oficial do clube aponta as seguintes empresas como parceiras do Botafogo: EstrelaBet, Kappa, Centrum, Tim, Eletromil, STX, Cartão de TODOS, Brahma, Sono Quality, Orthopride, BJ, OPUS SEG, Estrela Solitária – Transporte e Locação Ltda, Truly Nolen Brasil, NewEra Technology, Avanutri, Kallango e PlayerMaker. Nem todas as marcas estão estampadas no uniforme alvinegro.


+ Contratações para 2022: veja quem chega e quem vai embora





Melhores momentos: Vasco 0 X 1 Botafogo pelo Campeonato Carioca


Oficialmente, o Botafogo está sem fornecedora de material esportivo desde o primeiro dia do ano, mas o uniforme da Kappa segue sendo utilizado pelo time. O clube tinha acordo encaminhado com a Volt, mas John Textor não vai adiante com a parceria.



- Traremos para o Botafogo um novo parceiro de uniformes e confecções, reconhecido pela alta qualidade e distribuição em larga escala, que apoiará fortemente a globalização da nossa marca - frisou o americano.


+ Leia mais notícias do Botafogo


Veja o comunicado na íntegra:


"Olá a todos os torcedores do Glorioso, Botafogo, O Mais Tradicional. A esta altura, espero que você saiba que gosto de falar com você diretamente, abertamente e com frequência. Temos um grande trabalho a fazer juntos e acredito que isso ajuda a manter todos atualizados sobre tudo o que está acontecendo com o nosso clube. Então, por favor, volte aqui no meu site pessoal de tempos em tempos, pois espero fornecer a você minha perspectiva pessoal sobre uma variedade de questões.


13 de fevereiro de 2022: Decisão sobre Uniformes, Patrocínios e outros contratos:

Hoje optei por rejeitar formalmente vários acordos comerciais que acredito dificultar a apresentação global da nossa gloriosa marca Botafogo, contratos que acredito não refletirem os objetivos estratégicos do novo Botafogo SAF. O cancelamento desses uniformes, patrocínios e outros contratos abrirá caminho para uma infinidade de novas oportunidades e acordos que refletirão melhor esse momento histórico do nosso clube e apoiarão melhor nossas ambições de construir uma nova tradição de sucesso para O Mais Tradicional.


Especificamente em relação aos uniformes, oportunamente, traremos para o Botafogo um novo parceiro de uniformes e confecções, reconhecido pela alta qualidade e distribuição em larga escala, que apoiará fortemente a globalização da nossa marca Botafogo.


É um momento histórico para o Botafogo de Futebol e Regatas e uma nova era para o futebol profissional no Brasil. Estamos ansiosos para nos envolver com muitos novos parceiros e apoiadores que gostarão de fazer parte de nossa jornada!".


O podcast ge Botafogo está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Spotify - clique aqui para ouvir!
🎧 Google Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Apple Podcasts - clique aqui para ouvir!
🎧 Pocket Casts - clique aqui para ouvir!
▶️ Dá o play!



Por Redação do ge — Rio de Janeiro