Páginas

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Análise: Botafogo encerra sonho de forma apática e coloca em risco vaga no G4



Empate com o Cruzeiro no Nilton Santos marca o 10º jogo consecutivo sem vencer




O Botafogo ficou no empate em 0 a 0 com o Cruzeiro e encerrou definitivamente qualquer chance de ser campeão Brasileiro em 2023. A 10ª partida consecutiva sem vencer foi de um time apático já incapaz de reagir ao ver as chances remotas de conquistar a taça.




Botafogo 0 x 0 Cruzeiro - Melhores momentos - 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro


O elenco alvinegro entrou em campo com o peso nos ombros de uma sequência de nove jogos sem vencer, que derreteu toda a vantagem na liderança construída ao longo do Brasileirão.


Some a isso o baque emocional de, na última semana, ter levado o empate nos minutos finais duas vezes contra times que brigam contra o rebaixamento, sendo o último deles de forma dramática, dois minutos depois de ter aberto o placar.


Além de toda essa carga, a equipe iniciou a partida já sabendo que o Palmeiras havia vencido o Fluminense por 1 a 0. Esse resultado colocava as chances de título remotas. O alvinegro precisaria de duas goleadas e de uma vitória do Cruzeiro sobre o Palmeiras na última rodada.


O resultado de tudo isso foi o que se viu em campo no Estádio Nilton Santos. Um time abalado, abatido e apático. As arquibancadas vazias e as vaias constantes desde o aquecimento davam o tom de uma relação foi linda ao longo do campeonato, mas azedou graças à derrocada.





Torcida do Botafogo protesta contra o Cruzeiro — Foto: André Durão/ge


Poucos jogadores foram poupados das críticas dos torcedores, mas nenhum deles conseguiu realmente colocar em campo um futebol que mostrasse chances de vencer uma das melhores defesas do Brasileirão.


Tiago Nunes apostou em uma formação mais ofensiva, com quatro atacantes, e tendo o retorno de Danilo Barbosa à linha de três atrás como perspectiva de segurança defensiva. No 3-4-3, Victor Sá fazia a ala, enquanto Luís Henrique, Júnior Santos e Tiquinho Soares se juntavam no ataque.


Leia mais sobre o Botafogo:

+ Textor diz que Botafogo precisa ''olhar para frente'' e valoriza vaga na Libertadores: ''Progresso''



Sem Eduardo, coube a Gabriel Pires a responsabilidade de ser o jogador com mais capacidade de articulação na parte central do campo. O camisa 14 até cumpriu bem a função enquanto esteve em campo.


Porém o time não conseguiu se articular coletivamente. Tinha amplitude, mas não tinha profundidade e pouco feriu a defesa cruzeirense.





Adryelson se ajoelha em Botafogo x Cruzeiro — Foto: André Durão



Tiquinho no primeiro tempo, Luís Henrique e Carlos Alberto no segundo foram as únicas chances de gol da equipe. A primeira parou em Rafael Cabral, as outras em erros individuais dos atacantes.


O 0 a 0 foi resultado do encontro de um time que se satisfazia com o empate, já que praticamente se livrava do rebaixamento com ele, com um time incapaz de reagir enquanto afunda na areia movediça psicológica da perda do título. Um placar mais do que justo.


O sonho do título acabou, mas o Campeonato Brasileiro não. O Botafogo precisa juntar os cacos rapidamente antes de entrar em campo em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, às 21h30, contra o Internacional, se não quiser perder também a vaga direta na Libertadores.




"O botafoguense não tem mais forças nem para criticar", diz Pedro Dep | A Voz da Torcida (https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/o-botafoguense-nao-tem-mais-forcas-nem-para-criticar-diz-pedro-dep-a-voz-da-torcida-12165429.ghtml)



+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧



Fonte: Por Giba Perez — Rio de Janeiro

Lucas Perri fala em tom de despedida do Botafogo: "Grato por todos momentos que vivi"



Goleiro não confirma saída, mas se diz orgulhoso de tudo que viveu no clube




Após o empate com o Cruzeiro, na partida que acabou com as chances do Botafogo ser campeão brasileiro, Lucas Perri falou em tom de despedida do clube. O goleiro tem negociação encaminhada com o Lyon, da França, e deve deixar a equipe na temporada que vem. Perri agradeceu os momentos que viveu no clube e falou sobre o momento do time.



Perri fala em tom de despedida do Botafogo: "Muito grato por todos momentos que vivi" (https://ge.globo.com/futebol/video/perri-fala-em-tom-de-despedida-do-botafogo-muito-grato-por-todos-momentos-que-vivi-12165492.ghtml)


- O futuro eu não sei o que vai acontecer. Posso dizer que tenho muita gratidão por tudo que o Botafogo me proporcionou na minha carreira. Poder ter chegado à seleção, poder ter vivido momentos inesquecíveis com essa camisa. Continuando aqui ou não, sou muito grato por todos momentos que vivi com esse time e com essa torcida.


- Quando os resultados não vêm da forma que queríamos, é natural, temos que ser cobrados e vaiados. Não posso controlar o que a torcida vai achar de mim. Da minha parte, só gratidão e orgulho de ter representado o Botafogo - completou o goleiro.


Com o empate com o Cruzeiro, o Botafogo não tem mais chances de ser campeão brasileiro. Após abrir 13 pontos na liderança, a equipe perdeu o rumo no segundo turno, foi ultrapassado pelos rivais e está em quinto lugar, após a penúltima rodada, fora do G-4, que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Perri disse que é um momento de reflexão e de assumir a responsabilidade.


- Esse é um momento para nós assumirmos a responsabilidade. Tanto os jogadores, como diretoria, staff e o todo. Responsabilidade pelo o que tivemos de bom e pelo o que tivemos nesse segundo turno muito ruim. Algumas coisas só vamos entender com o tempo, como fizemos um primeiro turno tão bom e um segundo tão abaixo do esperado. Esse momento é de reflexão e de trabalho, porque temos um jogo contra o Internacional para conseguir a vaga direta no G-4.





Luis Suárez e Lucas Perri em Botafogo x Grêmio — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF



Ao ser perguntado sobre a declaração de Diego Costa, que disse que faltou humildade ao Botafogo, o goleiro discordou do atacante. Perri não concordou com a falta de humildade, mas disse que a equipe fez um segundo turno muito abaixo da média.


- Não ouvi o que o Diego falou. Ele é um cara experiente, mas não vejo por esse lado. Vivemos muita coisa boa no primeiro turno, mas por muitas coisas fizemos um segundo turno tão abaixo do nosso esperado. Acredito que a atmosfera que a torcida criou foi fantástica. A torcida tem razão de cobrar. Vamos buscar no último jogo a vaga direta na Libertadores, que é muito importante para o planejamento do clube.




Botafogo 0 x 0 Cruzeiro - Melhores momentos - 37ª Rodada do Campeonato Brasileiro



O Botafogo está garantido na Libertadores do ano que vem desde a última rodada, um objetivo traçado por John Textor para esta temporada no início do ano. No entanto, Perri disse que o clube passa por uma reestruturação, mas que a equipe alcançou objetivos neste ano, apesar de deixar o título escapar pelo segundo turno abaixo.


- Trabalhamos muito desde o começo do ano. O Botafogo vem de um processo de reestruturação da SAF de um ano e oito meses. Conseguimos alcançar muitos objetivos. Claro que o objetivo que trouxemos para nós, o Brasileirão, após o primeiro turno que tivemos, um sonho para nós, mas no segundo turno não desempenhamos da mesma forma.


+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Botafogo no WhatsApp


+ Leia mais notícias do Botafogo


O Botafogo ainda tem um último objetivo no Brasileirão: a classificação direta à fase de grupos da Libertadores. Para isso, a equipe precisa vencer o Internacional, em Porto Alegre, e torcer para o Grêmio empatar ou perder, ou Flamengo ou Atlético-MG não vencerem e serem ultrapassados pelo Alvinegro no quesito do saldo de gols.


🎧 Ouça o podcast ge Botafogo 🎧


Fonte: Por Giba Perez e Sergio Santana — Rio de Janeiro