Páginas

domingo, 3 de junho de 2018

Organização atrás e precisão na frente: Bota recupera confiança ao bater o Vasco


Alvinegro resiste à pressão e às bolas aéreas do Vasco; em poucos ataques consegue a vitória em São Januário, a primeira fora de casa no Campeonato Brasileiro











Melhores momentos: Vasco 1 x 2 Botafogo pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro


Depois de três partidas, o Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. E nada melhor do que um resultado positivo em clássico. O placar de 2 a 1 na noite deste sábado diante do Vasco, além de tranquilizar o ambiente, mostrou um time organizado taticamente e preciso no ataque.


Alberto Valentim começou a partida com duas novidades: Jean e Aguirre, que ainda não tinham sido titulares. E eles renderam muito bem, principalmente o volante.


O que Valentim achou da vitória?



Jean começou bem como titular do Botafogo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Jean aumenta poder de marcação

Ao lado de Rodrigo Lindoso, Jean aumentou o poder de marcação do Botafogo, que vinha com Matheus Fernandes (suspenso), e foi fundamental para um jogo em que o Vasco teve a maior posse de bola e pressionou durante boa parte do confronto.


Além da marcação forte, ele foi decisivo no primeiro gol ao tomar a bola na ponta direita e cruzar para a finalização de Kieza.


- Ganhamos jogadores como Jean, Aguirre... Moisés voltando a ganhar ritmo. Estão todos de parabéns. Valencia foi bem também. O Jean está de parabéns como todos. É muito difícil jogar contra o Vasco aqui. O nosso segundo tempo... Queríamos jogar mais na frente, mas é difícil. O Vasco conseguiu fazer o gol e precisávamos jogar mais no campo deles - disse Alberto Valentim na coletiva após o jogo.



Defesa segura nas bolas aéreas

Com a dificuldade de chegar pelo meio, o Vasco tentou algumas jogadas aéreas, mas a zaga do Botafogo mostrou eficiência nas 21 bolas cruzadas. Igor Rabello, que tem uma função importante e fica solto nas bolas levantadas, ainda teve a oportunidade de marcar o segundo gol alvinegro.


Pouca posse, mas ataques precisos



Kieza se estica todo para abrir o placar do clássico (Foto: André Durão)


É verdade que o Botafogo não teve uma posse de bola favorável e o fato chegou a ser reconhecido por Alberto Valentim na coletiva após o jogo, mas isso não chegou a atrapalhar o resultado.


Com o gol logo no início, o time mostrou claramente que jogaria nos contra-ataques. Situação perigosa que fez o adversário crescer e pressionar. Mas a ideia se manteve.


O Alvinegro apostava na qualidade técnica do ataque, principalmente em Aguirre. O uruguaio foi bem, mostrou velocidade e inteligência com a bola nos pés e que tem tudo para não sair mais da equipe. Por ser a estreia como titular, sentiu o ritmo e cansou no segundo tempo, quando foi substituído por Luiz Fernando.


Três pontos importantes que dão confiança para a partida da próxima quarta contra o Ceará, no Nilton Santos. Para o jogo, Valentim terá a volta de Matheus Fernandes e, talvez, de Renatinho. Leandrinho foi relacionado para o clássico e é mais uma peça no banco. Assim, depois de uma série de problemas médicos, o treinador vai ganhando opções importantes para a sequência da temporada.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Rio de Janeiro

Jean comemora atuação contra o Vasco e mostra humildade: "Matheus é o titular"


Volante atua pela primeira vez como titular do Botafogo e recebe elogios do técnico Alberto Valentim. Mesmo assim, reconhece que a cava é do companheiro que estava suspenso












Melhores momentos: Vasco 1 x 2 Botafogo pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro


Um dos principais destaques do Botafogo na vitória por 2 a 1, na noite deste sábado,em São Januário, Jean foi muito elogiado pelo técnico Alberto Valentim após o jogo. Mas isso não chega a deixá-lo acomodado. Pelo contrário. O volante reconheceu seu bom rendimento, mas lembrou que o titular da posição é Matheus Fernandes, que estava suspenso.


- Eu trabalho com tranquilidade. O Matheus (Fernandes) é o titular da equipe. Joguei, pois ele estava suspenso. Coloco essa boa dúvida na cabeça do Valentim (risos) até para ele saber que pode contar comigo. Preciso melhorar a parte física, cansei e acabei substituído. Mas fico feliz por poder ajudar nesse meu primeiro jogo como titular - afirmou ele, autor do desarme e do passe para o primeiro gol alvinegro.



Mapa de calor de Jean no jogo contra o Vasco (Foto: footstats)


Emprestado pelo Corinthians, onde não teve oportunidades no início da temporada, o volante ainda não está 100% fisicamente, mas correu bastante até o momento em que foi substituído. No mapa acima (com o time atacando para a esquerda), pode-se perceber como ele conseguiu cobrir boa parte do meio de campo e a lateral nos avanços de Marcinho.


Marcação forte, mas com apenas uma falta


Em algumas situações, criticado pela falta de combate no meio de campo, o Botafogo teve como maior mérito na vitória diante do Vasco justamente a marcação. Segundo Jean, isso foi um pedido do próprio Alberto Valentim, pois ele sabia que o Vasco faria tudo para vencer em casa.


- A gente sabia que o Vasco viria com uma sede de vitória em casa. Valentim pediu agressividade, sem violência, na marcação e para que a gente não perdesse a cabeça, principalmente manter a organização - disse ele, que, mesmo com a forte marcação, só cometeu uma falta no jogo e levou cartão amarelo no lance.


Para a partida diante do Ceará na próxima quarta-feira, Alberto Valentim terá a volta de Matheus Fernandes. Resta saber se o comandante vai permanecer com uma pegada mais forte no meio ou colocar um time mais leve por atuar em casa.


Fonte: GE/Por Felippe Costa, Rio de Janeiro